Rodagem

Zarb

New member
Puxar ou não pelo carro ainda na rodagem?

Alguns entendidos, depois dos 1.000 km, convém puxar um pouco por ele. Entendendo-se como breves acelerações a maiores rotações, progressivamente. Agora uns segundos, amanhã 10 segundos, para a semana 30 seg, etc. Claro que não é ir em altas até ao Porto...

Opiniões?

Puxar dentro dos 1.000 km esporadicamente até 70% das RPM, sem acelerar a fundo (pressao nos pistoes), de resto ter bom senso. A partir dos 1.000 km +/- podes andar sempre a dar lhe.

Ha OEM que fazem testes a quente em motores no final da linha, quantos exatamente nao sei (3 por dia ??) e estes motores sao postos com 0km na red line durante horas. E sobrevivem perfeitamente e trabalham com os parametros pretendidos e componentes com os desgastes previstos.

Rodagem hoje certamente nao é o mesmo de ha 20 anos.

Os motores de certa forma já vem com mais rodagem em relação a tempos mais antigos.
Eu trabalho numa fabrica onde se produzem segmentos para motores, estes já sofrem um certo acamamento em camisas durante a sua produção. Quando montados num motor o comjunto segmentos pistão e camisa já tem "folgas" minimas o acamamento é mais rapido.
Acho que mesmo antes de ser montado o motor já sofre uma pré rodagem.

Estou na "rodagem" de um diesel e os primeiros 300km foram cidade a ritmos normais sem esticoes , os 300km em AE a 130/140 e uns esticoes a 150.
Em rpm não passei as 2500

Diria que até aos 1.000 km:

- Evitar regimes altos (acima de 3.500/4.000 rpms a gasolina e acima 2.500/3.000 a diesel)
- Não fazer acelerações bruscas (tudo progressivo e suave)
- Evitar velocidades estabilizadas (não usar CC)
- Evitar esforços grandes, como andar com o carro muito carregado ou rebocar alguma coisa
- Evitar percursos pequenos em que o carro não aquece completamente
- Evitar regimes muito baixos

Depois dos 1.000 km até aos 1.500/2.000 km

- Progressivamente puxar pelo carro, utilizando todas as rpms (ir ao corte de vez em quando) se não passámos das 4.000 até aqui começamos a levá-lo às 4.500/5.000 depois 5.500/6.000, etc.

A partir daqui conduzir normalmente

num carro novo, por norma nunca abuso do motor durante os 1ºs 1000km's, sempre na descontra, depois até perfazer 10.000km's ai sim já o posso esticar sem grandes problemas, mas ir ao corte nem pensar, nunca levo em troca de velocidade mais que o necessário, apenas o suficiente até transitar para velocidade seguinte...

apesar de como já foi dito hoje em dia não necessitamos de ter tantos cuidados na rodagem como antigamente...

Puxar dentro dos 1.000 km esporadicamente até 70% das RPM, sem acelerar a fundo (pressao nos pistoes), de resto ter bom senso. A partir dos 1.000 km +/- podes andar sempre a dar lhe.

Ha OEM que fazem testes a quente em motores no final da linha, quantos exatamente nao sei (3 por dia ??) e estes motores sao postos com 0km na red line durante horas. E sobrevivem perfeitamente e trabalham com os parametros pretendidos e componentes com os desgastes previstos.

Rodagem hoje certamente nao é o mesmo de ha 20 anos.

é verdade que os limites estão cada vez menores em termos de "erro de manufactura". Mas no km 0 colocar no red line não será que isso vai trazer problemas de compressão (embora só mais para meio da vida útil do motor)??

Acho que mesmo antes de ser montado o motor já sofre uma pré rodagem.

Sinceramente acho que isso é um mito urbano... mas alguém com conhecimento de causa (por exemplo, experiência em fábrica automóvel que se pronuncie). Claro que estamos a falar de carros normais, nada de Ferraris ou Lambos...

Estou na "rodagem" de um diesel e os primeiros 300km foram cidade a ritmos normais sem esticoes , os 300km em AE a 130/140 e uns esticoes a 150.
Em rpm não passei as 2500

os primeiros 300 km feitos em cidade não é pouco útil para a rodagem da caixa? Haverá engrenagens que ainda não viram a luz do dia digo eu:confused:

Não há por aí eng. mecânicos ou simples bate-chapas que tragam algum conhecimento de causa?

- Evitar regimes altos (acima de 3.500/4.000 rpms a gasolina e acima 2.500/3.000 a diesel)
- Evitar esforços grandes, como andar com o carro muito carregado ou rebocar alguma coisa

- Progressivamente puxar pelo carro, utilizando todas as rpms (ir ao corte de vez em quando) se não passámos das 4.000 até aqui começamos a levá-lo às 4.500/5.000 depois 5.500/6.000, etc.

2000
2000 km para rodagem não será pouco? e por outro lado, ir ao corte /subir as rotações até lá acima com apenas 1.000 km não será cedo demais:confused:

num carro novo, por norma nunca abuso do motor durante os 1ºs 1000km's, sempre na descontra, depois até perfazer 10.000km's ai sim já o posso esticar sem grandes problemas,

10.000 ou 1.000? Fazem 10.000 km para rodagem? Também não diria ser preciso tanto (ou foi um 0 a mais?).

Em relação a isto só altero o seguinte:

Regime máximo sigo a regra dos 2/3 do regime máximo. Se o regime máximo fôr 4500rpm não passo das 3000rpm.

Depois dos 1000kms exigo gradualmente mais ao motor, mas com a diferença que, seja nesta fase ou depois, ir ao corte só se for por distração.

os primeiros 300 km feitos em cidade não é pouco útil para a rodagem da caixa? Haverá engrenagens que ainda não viram a luz do dia digo eu:confused:

Não há por aí eng. mecânicos ou simples bate-chapas que tragam algum conhecimento de causa?

É possível, infelizmente não houve alternativa

Puxar ou não pelo carro ainda na rodagem?

Alguns entendidos, depois dos 1.000 km, convém puxar um pouco por ele. Entendendo-se como breves acelerações a maiores rotações, progressivamente. Agora uns segundos, amanhã 10 segundos, para a semana 30 seg, etc. Claro que não é ir em altas até ao Porto...

Opiniões?

A rodagem não é só motor mas todos os componentes do carro inclusive os travões que precisam de acamar.
Principalmente bom senso e muitas regras do dia a dia que só se fazem no início quando novo têm mais impacto do que muitas outras coisas na longevidade do motor.
Vai controlando níveis nestes primeiros tempos just in case, de resto é usufruir da máquina.
Nada de andar em mudanças altas com rotações baixas, mais vale puxar mais um bocadinho que deixar o motor a "morrer"
Na minha mais recente aquisição o vendedor só disse: não conduzas como um velho que isso dá má imagem à marca [:D]

Nada de andar em mudanças altas com rotações baixas, mais vale puxar mais um bocadinho que deixar o motor a "morrer"

Isto.

Ora aqui está algo que não se deve fazer nunca, seja novo ou velho. Em especial fazer subidas em sub-rotação.

Back