Roubo CGD e afins

Deixa lá os organismos públicos respirarem melhor recorrendo a formas de captação de receitas próprias, fáxabor [:p]

Alguma vez se viu em países evoluídos pagar-se para se ter um documento de identificação que é obrigatório e para uso do próprio Estado, como é o caso do BI?

Esta situação só por si já diz tudo!

Ter que pagar um documento do Estado para apresentar ao Estado é daquelas coisas que me revolta os fígados!

E tiveste tu muita sorte, porque no preçário CGD "Certidão/ Declaração/ Informação por escrito/liquidação provisória" é 35.00€ + IVA 23%. Portanto pagaste 36.90€ em vez de 43.05€.

E queixas-te? [:D]

E por que motivo quer a escola esse documento???? Eles que te reembolsem!

A escola precisa de um comprovativo para ver se eu ainda tenho direito a um subsidio. Mas mesmo nas creches da segurança social eles precisam de um comprovativo do banco para determinar a mensalidade a pagar...

A questão aqui é onde reclamar...Estive a ver no site do Millennium e o precário é igual!

Duas coisas que não percebo:

1 - para que é que a escola precisará dessa declaração?
2 - Nenhum desses documentos pode ser obtido através do netbanking?

Sou um utilizador do netbanking e não dá para tirar isso por lá. E nos formulários eles pedem mesmo uma declaração e não pode ser um extracto bancário :(

A escola precisa de um comprovativo para ver se eu ainda tenho direito a um subsidio. Mas mesmo nas creches da segurança social eles precisam de um comprovativo do banco para determinar a mensalidade a pagar...

A questão aqui é onde reclamar...Estive a ver no site do Millennium e o precário é igual!

A reclamação deve ser feita à organização onde te cobraram a massa.

Não estou a entender... reclamar, mas de quê? :confused:

Não estou a entender... reclamar, mas de quê? :confused:

Reclamar do preço excessivo por um papel!!! Aqui literalmente eles vão ao bolso dos clientes porque sabem de antemão que os pais necessitam dessa declaração anualmente!

Reclamar do preço excessivo por um papel!!! Aqui literalmente eles vão ao bolso dos clientes porque sabem de antemão que os pais necessitam dessa declaração anualmente!

Se consta do preçário, não vejo quem é que te vai dar razão.

Nos bancos, as reclamações registadas no livro são auditadas pelo BdP. O BdP vai confirmar que o banco está a seguir a regulamentação em vigor, portanto neste caso em concreto não vejo ponta por onde se pegue...

Reclama sim com a escola ou com o Min. da Educação por não aceitar um print do homebanking, e te obrigarem a desembolsar 40eur... Isso sim é escandaloso. O documento é exactamente para o mesmo efeito. Se eles quiserem confirmar se o documento é fidedigno, então que enviem para a caixa e eles dizem sim ou sopas..

As comissões sempre foram absurdas e cada vez estão piores.

O bcp cobra (para quem n tem conta ordenado ou isenção de taxas e afins). 1€ por cada transferência feita pelo cliente via Internet ou telemóvel. Ou seja eles n fazem "nada" o cliente faz tudo e ainda paga 1€. [:)]

Mas as comissões de gestão de empréstimos é outra, cobrar 5 ou 10 ou 20€ de 3 em 3 meses para gerir nada...

Eu acho engraçado o vosso conceito de 'eles não pagam nada'...

E os milhões que eles pagam à IBM/Oracle/... pelas mainframes/servidores que processam essas transferências? E os milhões que eles gastam em desenvolvimento de software para processar essas transferências e emissões de documentos? etc e tal..

Os bancos têm despesas enormes só em hardware/software, bem como empregam milhares de funcionários, que obviamente também têm de ser pagos.

Dai que as contas que têm pouca movimentação/dinheiro pagam comissões, algumas delas de valores absurdos. Simplesmente não lhes compensa manter esses clientes...

Agora gostava de perceber para que raio quer a escola um documento oficial com a prestação mensal do crédito à habitação....

Basicamente porque essa despesa mensal vai influenciar na mensalidade!

Eless podem pedir o que eles quiserem. Obrigarem a apresentação de um documento autenticado pelo banco (acaba por ser isso), quando uma cópia ou um print tem a mesma informação... isso é escandaloso.

Se consta do preçário, não vejo quem é que te vai dar razão.

Nos bancos, as reclamações registadas no livro são auditadas pelo BdP. O BdP vai confirmar que o banco está a seguir a regulamentação em vigor, portanto neste caso em concreto não vejo ponta por onde se pegue...

Reclama sim com a escola ou com o Min. da Educação por não aceitar um print do homebanking, e te obrigarem a desembolsar 40eur... Isso sim é escandaloso. O documento é exactamente para o mesmo efeito. Se eles quiserem confirmar se o documento é fidedigno, então que enviem para a caixa e eles dizem sim ou sopas..

Não se trata de fazer uma reclamação legal, mas sim uma reclamação comercial. É fazer sentir ao Banco que o cliente se sente lesado e defraudado na confiança que este lhe depositou. Num mercado tão maduro e concorrencial como é o sector bancário não faz sentido que um simples print assinado tenha uma margem de 1000% ou mais. Isto só sucede porque o sector bancário funciona na realidade em oligopólio com fixação tácita de preços. É um fenómeno perfeitamente identificado em Portugal. Há concorrência relativamente forte nos spreads de crédito, mas a 2ª margem é em larga medida "tabelada".

E não deixa de ser muito curioso que o BdP regule limites máximos para os DPs, diminuindo objectivamente a concorrência sob a capa da defesa dos interesses dos consumidores(!), mas depois no outro lado do balanço já não regule coisa nenhuma!

Eu não vejo que o facto dos valores constarem nos preçários seja razão para não se reclamar, mais ainda quando não existe uma alternativa. Neste caso, não tinha a quem recorrer para obter o tal documento que até foi requerido oficialmente!

Por falar em roubos...
Na sexta feira fui ao balcão levantar 1000€, hoje a conferir o extrato bancário deparo-me com mais de 3€ por levantar do meu dinheiro [8b][8b]

Eu reclamava era com a escola para me deduzir o preço da declaração nas mensalidades a pagar. Não pode ser só pedir papelada. Quando a Constituição diz que a educação é obrigatória, universal e gratuita não pode ser letra morta.

Quando comprei o apartamento, disseram que precisava de 3 cheques visados para o dia da escritura.
Levaram-me cerca de 10€ pelas 3 folhas de cheque e 37€ para cada um deles ser visado. O apartamento era propriedade do banco, comprado directamente ao banco e os cheques eram para pagar o banco. :sh)

Ao invés de uma transferência gratuita, tive de levar com ~125€ de taxas.

Curiosamente ontem fui fechar a minha conta na CGD. Tinha lá uma conta que já nem usava mesmo por já estar farto deles, mas com a falta de tempo para a ir fechar fui adiando, qual não é o meu espanto quando recebo uma carta em casa a dizer que tinha uma dívida de 10€ para com o banco e que se não a fosse pagar me metiam como devedor no Banco de Portugal.
Fui ver ao homebanking do que era os 10€, era de uma anuidade de um cartão, curiosamente o único cartão que tinha dessa conta tinha-o recebido em Outubro e pago a anuidade nessa altura, quando os questionei disso começaram a dizer que era de uns outros cartões que já tinha tido em que eu ia dizendo "esse já foi cancelado", até que chegaram ao ponto de não me conseguirem dizer de que cartão eram os 10€. Como eu não guardei os papéis de cancelamento dos outros cartões e como eram "apenas" 10€ e para não me chatear mais paguei e no momento que paguei pus o cartão MB em cima do balcão e disse "estão aqui os 10€, está aqui o cartão e quero encerrar a conta", e ainda tiveram a lata de me perguntar porque razão estava a encerrar a conta!!

Outros bancos que lido para conta pessoal é o ActivoBank, comissões 0. Para empresa estou com o Crédito Agrícola, já aí falaram atrás de pagar pelo NIB no dia de abertura, deram-mo grátis sem eu sequer ter pedido quando abri a conta, além disso também não pago comissões de gestão da conta, apenas anuidade dos cartões! São 2 bancos com que trabalho agora e que estou super satisfeito..

Back