Rover 414 - queimou a junta

citação:Originalmente colocada por XlPower

Ainda bem que o Rover 414 do meu sogro só tem cerca de 40.000 kms.
Tenho que o avisar que está quase na hora de ter outra avaria. :D
É que já foi o radiador, a centralina, e mais umas coisas pequenas...

Falta de uso sem dúvida.

o rover 414 sli de 94 do meu pai está neste momento numa oficina para ser arranjado no montijo.
qual o problema??? pela 2ª vex é a junta! :s
Na 1ª vez, quando ele abriu o capot viu que nao tinha a tampa do deposito da agua... aqueceu e morreu. mudou-se logo o motor numa oficina em chelas. parece que o motor mais a mao de obra fikou por 1000€.
na 2ª vez, de manha a chover, o rover aqueceu, foi ao intermarche pos água, oleo e quando estava a ir para casa começou a deitar muito fumo branco. (passados 5 minutos de o abastecer devidamente com agua e oleo).
agora, estao a pedir 500€ pela mao de obra e o arranjo da junta. para meter um motor usado da HONDA fikaria 850€ + mao de obra.
o que acham que deviamos optar? novo motor ou arranjar o junta??

Arranjar esse motor num sítio onde o saibam fazer, lavar bem todo o circuito de arrefecimento com um desengordurante, substituir os tubos de borracha que não fiquem impecáveis por dentro (ou fiquem duvidosos), substituir bomba de água e termostato (podem fazer um furinho de 3 mm de diâmetro no termostato novo, na parte que ficará virada para cima), usar kit de juntas da Payen, substituir o oil rail (peça onde apertam os 10 parafusos compridos - retirar tampa do cárter e aproveitar para limpar bem essa zona) que se compra na Land Rover para os motores gasolina 1.8 (é igual para os 1.6 e 1.4) (a cola para colar esse oil rail também pode ser na Land Rover ou num ex-concessionário Rover), se for preciso depois posso procurar a refª disso para não haver dúvidas e não te darem o oil rail antigo.

Lavar bem esse radiador. Se houver dúvidas, trocar isso porque se arranja +ou- barato. Ver se está na altura de mudar a correia de distribuição e o tensor, mudar os retentores das árvores de cames (devem vir no kit da Payen, portanto é mudar tudo o que lá vier).

Se o motor estiver muito sujo de nanha, mesmo após a limpeza possível, fazer os 1os 3-4 mil km com um óleo Mobil, Castrol, BP para motores diesel com viscosidade 10W40. No final desses 3.500 km renovar esse óleo pelo equivalente para motores a gasolina também 10W40 e substituir o filtro de óleo.

O anticongelante é um qualquer que permita funcionar a -35ºC, é a única hipótese de se arranjar um fluido em condições, senão ainda te pespegam com um de supermercado com 10% de anticongelante e 90% de água destilada.

No final, realizar um teste de pressão ao circuito de arrefecimento para ver se há fugas. Substituir a tampa do vaso de expansão (e apertá-la no sítio...)

Não deixem facear a cabeça se ela não estiver empenada (nem todos os aquecimentos resultam em empenos), porque isso irá retirar o tratamento térmico de endurecimento que lhe deram no fabrico.

Medir o comprimento livre dos parafusos e montar todos novos se algum deles já estiver fora da tolerância. E não me lembro assim de mais nada importante (há mais uma coisa, mas quem vai fazer essa operação tem obrigação de saber ver se o bloco está capaz ou não).

Queimar a junta desse motor significa que vai necessitar de substituir a cabeça do motor quase certamente, acho que o orçamento até nem está muito puxado se lhe substituirem a cabeça por uma nova. A cabeça de motor é o calcanhar de aquiles desses motores, mais tarde ou mais cedo todos dão esse problema infelizmente.

citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

citação:Originalmente colocada por jomaso

esses motores tinham esse grave problema...
conheço um do ano do teu com 120000kms e já levou 4 juntas. é muito fraco mesmo.

Mas não devia.
O problema destes Rover levarem juntas é que as de origem são muito fracas (à base de silicone). Aquando da substituição 2ª junta, esta já deveria ser em condições.

Era isso que ia dizer, eles deviam ter posto logo a junta melhor aquando a primeira muda...

o meu levou a 1º junta aos 58.000 e a segunda aos 83.200.

(eu nunca queimei as juntas, ainda havia estanquicidade na câmara de combustão. Das 2 vezes descobri o problema numa fase embrionária, ainda com bastante água no circuito do motor. Nas 2 situações a água saia para fora do bloco e apercebi-me de humidade no chão da garagem. Escorriam umas gotinhas no bloco).

Na 1º vez ainda fui à Rover (onde sempre fiz as revisões) e pedira-me entre 300 a 400 CONTOS !!
Mudei na oficina de uma amigo por 120 CONTOS, mas com revisão completa.

A junta que foi colocada aos 58.000 era igualzinha à que vinha de origem. Durou 25.200 km.
A segunda é de uma marca conceituada e tem "mais borracha". Só o jogo de juntas parece-me que custou mais de 30 contos. Ainda só fiz 12.000 km... estou para ver daqui a uns tempos...

UMA PERGUNTA IMPORTANTE: Nos vossos Rovers 414/400 se vocês estiverem parados numa fila de trânsito alguns minutos o ponteiro da temperatura pode subir até 2/3, 3/4 e depois baixa para o meio ?

Pergunto isto porque o meu Rover foi assim dede novo (1996). Nesta 2º mudança da junta mudamos os sensores do ponteiro da temperatura, o termostato, (e parece-me um outro sensor) e o ponteiro nunca mais fez isso. Está sempre no meio.

O que me leva a desconfiar que o carro sempre sofreu de pequeninos escaldões que foram estrangando as juntas.

citação:Originalmente colocada por JPR

Nesta 2º mudança da junta mudamos os sensores do ponteiro da temperatura, o termostato, (e parece-me um outro sensor) e o ponteiro nunca mais fez isso. Está sempre no meio.

Isso é o normal, tipo 1 ou 2 mm abaixo do meio, faça sol ou chuva, frio ou calor. Parece que tem um iman naquele sítio. :D

se já se sabe que a junta de origem é má... porque não trocá-la logo antes de começar a dar problemas? era uma prevenção, que pelos vistos custa 150€ e evita que depois se gastem 1000€ a arranjar a junta e o que danificou...

quanto ao tópico, 1000€ parece-me muito. Vai a uma oficina da rua, e gastas bem menos, como já foi dito... e todas as reparações têm garantia... agora tens é que escolher bem a qual oficina é que vais, porque algumas nem faturas passam lol.

citação:Originalmente colocada por LH

se já se sabe que a junta de origem é má... porque não trocá-la logo antes de começar a dar problemas?

Desde cerca do ano de 2000 que as juntas de origem são boas (não confundir com juntas adquiridas no mercado de reposição, com excepção de uma ou duas marcas muito conceituadas), portanto não há qualquer motivo para mexer nesse local se não houver problemas evidentes.

O essencial é manter o sistema de arrefecimento em bom estado, trocar o anticongelante nos prazos previstos pelo fabricante do carro e utilizar um bom anticongelante de acordo com as especificações do mesmo fabricante. O resto é o normal que se deve fazer em qualquer carro: evitar acelerações muito fortes nos primeiros 2-3 minutos com o motor ainda frio (para evitar eventuais choques térmicos quando o termostato começar a abrir - daí o furinho opcional mencionado acima, embora eu não o use).

No caso de ser necessário adicionar água/anticongelante então desconfiar de fugas e tratá-las assim que possível, em vez de se andar anos (como há muitos casos assim) a meter "mijinhas" de água todas as semanas ou todos os meses para compensar o nível que baixou no reservatório de expansão. Se o líquido foge, então de certeza que há um local por onde ele está a fugir e não deveria haver.

Back