Rover... Será um risco comprar usado?

O carro foi comprado usado, com cerca de 2 anos de uso. Ele diz que o carro é fiavel, e eu nem sequer coloco isso em questao. Eu fiz cerca de 5 mil kms nele, e nao tive nenhum problema. O carro ate tem bom aspecto. Tem todas as revisoes em dia. Mas a nivel qualitativo achei-o muito fraco. Muito desactualizado. A base deve ser muito antiga.

Meados dos anos 90! Para ai 95/96!

Qual risco? Já vi aí gente a fazer críticas sérias ao modelo, andando nele 1 ou 2 vezes... Olha, eu ainda tenho um rover200 docklands desde novo (Set1998), está com 140k e posso falar da minha longa experiência de quase 9 anos de uso.
Não te preocupes com peça, há e vai havendo, embora caras (sempre foram). A estética é um factor relativo, mas considero o 200/25 um dos carro mais bonitos do mercado (no exterior). O interior tem um aspecto clássico e algo envelhecido. Os materiais podiam ser melhores e não há rigor na montagem; mas garanto que não tenho assim tantos ruídos parasitas e não há peças a caír.
Quanto motor de 105cv 1994cc com turbo (geometria fixa), injecção directa (injector bomba) e intercooler é muito fiável. Tem um consumo razoável e é muito barulhento (à semelhança dos tdi). Compra à confiança. Com a falância da Rover os carro usados estão a ser vendidos abaixo do valor real... eu compraria outra vez sem problemas.
Agora se queres houvir gente que andou em rovers durante 9 minutos em vez de 9 anos, fica à vontade.

Qual risco? Já vi aí gente a fazer críticas sérias ao modelo, andando nele 1 ou 2 vezes... Olha, eu ainda tenho um rover200 docklands desde novo (Set1998), está com 140k e posso falar da minha longa experiência de quase 9 anos de uso.
Não te preocupes com peça, há e vai havendo, embora caras (sempre foram). A estética é um factor relativo, mas considero o 200/25 um dos carro mais bonitos do mercado (no exterior). O interior tem um aspecto clássico e algo envelhecido. Os materiais podiam ser melhores e não há rigor na montagem; mas garanto que não tenho assim tantos ruídos parasitas e não há peças a caír.
Quanto motor de 105cv 1994cc com turbo (geometria fixa), injecção directa (injector bomba) e intercooler é muito fiável. Tem um consumo razoável e é muito barulhento (à semelhança dos tdi). Compra à confiança. Com a falância da Rover os carro usados estão a ser vendidos abaixo do valor real... eu compraria outra vez sem problemas.
Agora se queres houvir gente que andou em rovers durante 9 minutos em vez de 9 anos, fica à vontade.

Como eu disse atras eu andei com o carro mais de 15 dias. E o carro é uma SUCATA autentica. Diria mesmo que não vale nada, mas é a minha mera opinião.
Se acha que é bom, vá em frente. Agora a minha opiniao vale tanto como a sua. É apenas por mero acaso, que os rover não têm valor nenhum no mercado de usados. [:)]

Como eu disse atras eu andei com o carro mais de 15 dias. E o carro é uma SUCATA autentica. Diria mesmo que não vale nada, mas é a minha mera opinião.
Se acha que é bom, vá em frente. Agora a minha opiniao vale tanto como a sua. É apenas por mero acaso, que os rover não têm valor nenhum no mercado de usados. [:)]

Os Rover não têm valor nenhum no mercado de usados não por serem maus mas porque a Rover já não existe e as pessoas têm receio de não encontrarem peças, como o autor do tópico. Isso já se tornou num mito, toda a gente que conheço que não tem ou nunca teve Rovers acredita nessa mentira dita muitas vezes, quem os tem sabe que não fica apeado por falta de peças. Mas os mitos acabam sempre por vencer.[8b]

Eu há uns meses conduzi um Yaris que se estava a desfazer todo por dentro, que bela trampa que a Toyota me saíu. Ou será que era por o carro estar todo escafiado?

Vai lá dar uma voltinha no Rover 400 do Jetboy que sempre foi estimadinho e quero ver se manténs a mesma opinião sobre a marca.

Fantástico 15 dias (eu andei 216 quinze dias).
O carro que andaste é uma sucata... então não devia estar na estrada mas sim na sucata. Não quer dizer que todos os 200/25 são assim.
Quando alguém profere uma observação/opinião/sugestão presumo que é dela e não de outrem (o que toda a gente tem direito de a ter, felizmente).
Se a tua opinião vale tanto como a minha não sei, mas quem tem de decidir isso é o reponsável pelo post.
Não é mero acaso, por vários factores passados mas principalmente pela falência da MG-Rover. Agora não percebo a risota... tens algum gozo na falência de uma empresa. Acho que um amante de automóveis não pode estar satifeito por um dos fabricantes (seja qual for) deixe de existir.

Acho que não vou mas é perder mais tempo contigo (presumo que ainda és um jovem de tenra idade com muito para aprender. Bye Bye

Realmente entender Português é complicado![:D]

Eu apenas falei da minha experiencia. Dei a minha opinião. Cada tem a sua ideia, e pensa o que quiser. O argumento do reduzido valor de retoma, se dever ao facto da marca ter falido, é o seu argumento. Mas não me convence.
Algumas marcas que já não existem, tem carros antigos com valores susbtanciais. Os rover não tem valor de mercado, porque não há procura. Se não há procura, os preços descem.

O carro do jetboy pode ter muito bom aspecto, mas o motor (julgo) que é a gasolina. Pelo que já li, e pelas pessoas com que falo, esse motor é muito fragil. Esse assunto já aqui foi mais que debatido.

Quem vai comprar o carro, é que sabe se o produto satisfaz as suas necessidades. As minhas não satisfaz. Nem de longe.

Ainda bem que reconheces que a tua opinião sobre a Rover pouco ou nada vale.

A minha opiniao vale tanto como a tua e a de qualquer pessoa. A diminuta procura deve-se ao facto dos individuos não perceberem nada de automoveis. Só os iluminados aqui do forum, é que são supremamente inteligentes e só vêm virtudes nos modelos.
Onde é que esta a rover?
Ah, pois. [:D]

A minha opiniao vale tanto como a tua e a de qualquer pessoa. A diminuta procura deve-se ao facto dos individuos não perceberem nada de automoveis. Só os iluminados aqui do forum, é que são supremamente inteligentes e só vêm virtudes nos modelos.
Onde é que esta a rover?

Já te explicaram que a diminuta procura acontece porque as pessoas têm medo de á primeira avaria terem de vender o carro ao sucateiro por não haver peças, os Rover têm qualidades e defeitos como quaisquer outros carros, não é preciso ser-se iluminado nem do fórum para entender isso.

Onde é que esta a rover?

Não podes ir por aí, existe muitas marcas já falidas e por isso ñ deixeram de ser boas marcas, ou até melhores do que algumas de hoje em dia.

Mas cada marca tem o seu momento mau, e as suas fraquezas.

Se disseres que a Rover era um pouco antiguada, e que a nivel de interior ñ inovou é verdade.

Mas mesmo assim teve as suas altas.

Tenho um Rover 213SE que ainda está em melhor estado ao fim de 19 anos. do que certos carros.

Podes ñ ter gostado da condução para ti teve os tem os seus defeitos. Mas ñ venhas dizer q é menos marca lol.

Infelizmente o problema da Rover é que nos últimos 25 anos andou a ser empurrada de mão em mão....não é mais do que um exemplo do percurso da industria automóvel britânica!

Puderá ser, como qualquer carro em 2ª mão.

Da experiência que tive (um 200 e um 25) posso-te dizer que o 200 nunca deu problemas de maior, tirando os defeitos usuais (queimou a junta aos 90.000 km, as dobradiças do portão traseiro e respectivos suportes tiveram que ser substituidos devido a ferrugem e um problema na porta do condutor, que foi resolvido com a substituição da mesma). Quanto ao 25 foi o maior erro da minha vida tendo mesmo chegado ao ponto de o entregar à troca (depois de o mesmo ter sido recusado na troca de um Mini e dum Ford) passados 7 meses (mudou 2 vezes de amortecedores traseiros, sem que o problema ficasse resolvido, estoirou 2 injectores, a gestão electronica do motor era errática, arranjou e pintou as celebres dobradiças do portão traseiro, deixava entrar água pelo tecto de abrir tendo sido mudado e outras coisas relacionadas com a falta de qualidade de montagem. Até já gozavam comigo na oficina dizendo que o carro tinha sido feito na hora do chá...).

[;)]

Last edited:
Rover... Será um risco comprar usado?

Não tem qualquer risco!
Em termos de peças e assistência tens isso assegurado por muitos e bons anos. [;)]

Em relação ao estado do carro, depende imenso da trato (ou da falta dele), por parte dos proprietários. Um carro que em 10 anos e 200mil kms tenha sido tratado ao pontapé não poderá estar em grandes condições...
Eu quando passo dos meus Rovers para 90% dos carros com mais de 2 anos, parece que entro dentro dum chasso, e porquê? pela falta de trato e cuidados por parte dos donos. Os meus Rovers estão NOVOS, e não, não estão parados numa garagem, vão a caminho dos 200mil...

Bom, o 200/25 é dos Rovers com pior qualidade de construção, mas ainda assim está perfeitamente dentro da média do segmento, pior numas coisas, melhor noutras. Muito bons materiais no topo do tablier e portas (almofadado, como na época poucos havia) contrastando com plásticos maus na consola e parte inferior do tablier. A suspensão é de facto dura, eu também não aprecio isso, no entanto tem mais conforto que muitos rivais germânicos.

A mecânica (motor série-L) é fiável, mas sobre isso já há muitos tópicos!

Já agora, para o Autofan, não sei que Renault tens, eu tenho um Laguna II de Out/2003, comprado novo.

É um excelente carro, com óptimas qualidades (motor, conforto, equipamento, estética que adoro), mas gostaria que tivesse a mesma qualidade interior e aprumo de montagem e refinamento interior que o meu Rover 400. Ou então que tivesse menos barulhos parasitas que o meu 214 SEi de 1995 com 150mil kms, só pedia isso!
Mas não é por isso que ando a dizer mal generalizado da Renault, acho-a aliás uma excelente marca, tal como todas, com os seus "defeitos".

Ah, a estima tem sido a mesma em todos os carros, a melhor possível! [;)]

Já agora, para o Autofan, não sei que Renault tens, eu tenho um Laguna II de Out/2003, comprado novo.

É um excelente carro, com óptimas qualidades (motor, conforto, equipamento, estética que adoro), mas gostaria que tivesse a mesma qualidade interior e aprumo de montagem e refinamento interior que o meu Rover 400. Ou então que tivesse menos barulhos parasitas que o meu 214 SEi de 1995 com 150mil kms, só pedia isso!
Mas não é por isso que ando a dizer mal generalizado da Renault, acho-a aliás uma excelente marca, tal como todas, com os seus "defeitos".

Ah, a estima tem sido a mesma em todos os carros, a melhor possível! [;)]

Não sei porque razão hei-de ter um Renault só por ter ao lado o simbolo! Já tive mais que um simbolo. A minha opiniao sobre a Rover é absolutamente imparcial, e com base apenas na qualidade apercebida, que o carro em questão me transmitiu.
Todas as marcas são fiaveis. Todos os carros podem dar problemas. Todos podem avariar. O carro diz muito do dono.
A minha opinião mantenho-a. Felizmente nem todos temos a mesma opinião.[;)]

As peças são carissimas.

Eram mais caras.... antes da falência! [:D]

O preço das peças, em geral, é agora muito aceitável, alinha-se com a maioria das marcas (desde que faliu, deixou de ser premium[:D]). Fujam é do serviço das oficinas autorizadas, mão-de-obra caríssima! :(

Tive q pagar o arranjo de um recentemente.
O preço das peças, é simplesmente hilariante, dcpa, mas comparando c outras marcas generalistas as da rover sao mais caras.

Bem eu já tive 2 Rovers: um Sportcoupé 2.0 e um 220SDi. Posso dizer q não tive razão de queixa de nehum deles...apenas revisões e pouco mais. O diesel, para a altura, era um excelente motor, ao nivel dos Ibiza 110cv, apesar de mais barulhento. Não era um primor a curvar mas nos interiores estava em bom nivel p a altura (os estofos eram melhores q a maioria dos carros do segmento). Em relação ao otto, foi talvez o melhor carro q tive e ainda hoje me penitencio por me ter desfeito dele.

E agora q se fala tanto em marcas premium, dou-vos um exemplo do q era premium em 2000 e agora: rebentei a bomba injectora Bosh do 220SDI, tinha a garantia expirado à cerca meio ano. O carro ficou parado na JOP durante quase um mês, pq a Rover Portugal não tinha p substituir. Foi-me fornecido um 400 p eu andar pq precisava de carro mas como não tinham nenhum diesel deram-me um veiculo substituição a gasolina. O chefe da oficina sugeriu-me q guardasse todos os talões de gasolina.
No final de um mês, qd o fui buscar, para além de não ter pago um tostão pela substituição, ainda me pagaram não a diferença da gasolina p gasoleo, mas os talões de combustivel na totalidade!
Isto, meus amigos, é q é premium! Queria ver a BMW ou Mercedes a fazer isso nos dias q correm... Talvez por isso a Rover foi à falencia...

Sim esprit falamos disso no cafézinho... há determinadas peças(em particular para o meu por exemplo) em que nos levam o couro e o cabelo...
Se eu for a uma casa de peças e pedir digamos um espelho retrovisor para um 214 custa X, se for para o 216 coupé custa 2X... e são iguaisinhos.

Agora sei que te referes por exemplo ao farolim e para-choques traseiro, certo? E sim isso foi e é bem caro, por exemplo o farolim para o meu custava 146€+IVA(na marca)...

Back