RTP prepara série sobre o regicídio

Quero dizer "prestar homenagem".

Sem querer entrar em polémicas, apenas digo que um pais que se esquece do seu passado não tem futuro.

Não é à toa que nas sondagens uma elevada percentagem de pessoas preferiam ser espanhóis!

É engraçado vermos que os outros povos da península tudo fazem para serem mais autónomos e, quem sabe, independentes! Enquanto que nós vamos no caminho oposto!

Quem não aprende com o passado não consegue olhar o futuro.

De facto curioso, mas preocupante...

Mas um deputado vai protestar contra esta proibição do governo....e curiosamente até nem é o deputado do PPM, que esse só serve mesmo é para cantar o fado...
http://dn.sapo.pt/2008/01/31/nacional/defesa_proibe_exercito_evocacao_a_dc.html
O ministro da defesa sacode a agua do capote, responsabilizando o exercito pela decisão de não participar nas cerimonias do regicidio.
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=78358

quais ideais monárquicos? os que dizem que "há pessoas melhores do que outras à nascença"? [:vm)]

viva a igualdade de direitos!
Não. Nada disso é dito pelas monarquias modernas. Todos os homens nascem livres e iguais e é assim que deve ser

Com Monarquia ou com República se nasceres numa família portuguesa daquelas, por exemplo, no geral e em abstracto, que têm apelidos com nomes estrangeiros, certamente que as tuas oportunidades serão diferentes das dos demais...

De facto curioso, mas preocupante...

Nem por isso... :)

Monarquia não é obrigatoriamente igual a totalitarismo e república não é forçosamente igual a democracia.
O oposto também é verdade.

A 1ª república foi uma desilusão, digam ou escrevam o que quiserem para a glorificar. A monarquia espanhola deu um precioso contributo para a transição para a democracia, sem cometerem os erros que nós cometemos (já os tinham cometido todos, na guerra civil, bem sei...)

Dá que pensar, esta coisa da monarquia. Estaríamos melhor, estaríamos pior?...

Já agora, não sou monárquico, nem deixo de ser! Apenas observo e penso.

Nem por isso... :)

Monarquia não é obrigatoriamente igual a totalitarismo e república não é forçosamente igual a democracia.
O oposto também é verdade.

A 1ª república foi uma desilusão, digam ou escrevam o que quiserem para a glorificar. A monarquia espanhola deu um precioso contributo para a transição para a democracia, sem cometerem os erros que nós cometemos (já os tinham cometido todos, na guerra civil, bem sei...)

Dá que pensar, esta coisa da monarquia. Estaríamos melhor, estaríamos pior?...

Já agora, não sou monárquico, nem deixo de ser! Apenas observo e penso.
Muito bem visto! [;)]

Estou curiosíssimo por ver o que a RTP vai dizer acerca deste tema...

Irá mostrar toda (ou a possível dentro do tempo disponível do programa) as teorias/opiniões dos historiadores/investigadores que estudam este caso da história contemporânea portuguesa, onde à distância de um século as provas do acto, os depoimentos das testemunhas envolvidas directamente e indirectamente, os documentos históricos permitem o seu estudo até um determinado ponto, após este ponto a diversificação de pontos de vista histórico são inevitáveis pela própria natureza dos blocos digamos em disputa.

Ver som e imagem sobre o assunto em http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&ContentId=234887

Estou curiosíssimo por ver o que a RTP vai dizer acerca deste tema...

É curioso que os que gostam de atacar os ideais monárquicos, normalmente sem substância, não trocam agora opiniões sobre os factos históricos que ora regressam à tona!...

Onde andam, nomeadamente a exposição dos ditos à população em geral, movimentos de cidadãos pelo ditos, participação politica activa dos ditos.

Resume-se a quê concretamente, a artigos de opinião?, aparecimento casual da figura de proa do bloco?

Onde andam, nomeadamente a exposição dos ditos à população em geral, movimentos de cidadãos pelo ditos, participação politica activa dos ditos.

Resume-se a quê concretamente, a artigos de opinião?, aparecimento casual da figura de proa do bloco?
Boa pergunta! Mas eles andam, certamente, por aí...

Portugal começou sendo uma monarquia. Quem estivesse mal, que se pusesse a milhas, ok?

Se equacionarmos a questão da figura do Presidente da República e do Rei concluimos que a diferença é meramente simbólica e se tivermos como representante do Estado e da Nação um bom rei, um homem culto e defensor do país, da sua soberania e imagem no estrangeiro porque não?

O que simplesmente me deixa de pé atrás seria se por arrasto não viriam os brasonados, os pedantes monárquicos e as "elites" mamar da teta do Estado...

Eles lá sabem...

Entretanto em 2007 Aquilino Ribeiro foi trasladado para o Panteão Nacional...
Proponham fazer o mesmo ao Buiça e ao Costa. Se for o grupo certo a propôr, a AR aprova. Certinho!

Eu só gostava de saber o porquê de atribuirem uma "aura" de superioridade á monarquia....

Como regime é discriminatório, hereditário... não tendo NADA que o superiorize.

Como pessoas monárquicas, elas são penas isso mesmo, pessoas como qualquer outra, com todas as virtudes e defeitos, em que por uma questão de regime, por decreto, usufruem de direitos, regalias, e funções, que por decreto estão impedidas ao resto da população não NOBRE....

Pergunto-me portanto o que tem os monárquicos ( supostamente bem formados e cultos) de superior FACE a pessoas republicanas igualmente bem formadas, cultas...

Qual a diferença, para alem de desigualdade de oportunidades, desigualdade de direitos, hereditariedade de cargos, e proteccionismo entre boas pessoas?...

Independentemente do regime defendido, são todos pessoas absolutamente normais.....
com boa formação, e educação, todos e qualquer um, como pessoas, pode exercer convenientemente as funções para as quais é designado....

Se me dizem que os monárquicos são melhor formados ( o que eu duvido) respondo que se toda a população tivesse as mesma oportunidades que a monarquia, também a população não nobre seria igualmente educada formada e culta...

Uma boa republica é melhor que qualquer boa monarquia, com a vantagem que se a republica for má, pode ser legitimamente mudada e remodelada de acordo com as vontades da maioria dos cidadãos..

....Uma monarquia se for má temos que aguentar com ela, ou ilegitimamente aboli-la, como foi o caso...

O que tem de bom afinal uma monarquia para ser "tão" defendida??

Eu só gostava de saber o porquê de atribuirem uma "aura" de superioridade á monarquia....

Como regime é discriminatório, hereditário... não tendo NADA que o superiorize.

Como pessoas monárquicas, elas são penas isso mesmo, pessoas como qualquer outra, com todas as virtudes e defeitos, em que por uma questão de regime, por decreto, usufruem de direitos, regalias, e funções, que por decreto estão impedidas ao resto da população não NOBRE....

Pergunto-me portanto o que tem os monárquicos ( supostamente bem formados e cultos) de superior FACE a pessoas republicanas igualmente bem formadas, cultas...

Qual a diferença, para alem de desigualdade de oportunidades, desigualdade de direitos, hereditariedade de cargos, e proteccionismo entre boas pessoas?...

Independentemente do regime defendido, são todos pessoas absolutamente normais.....
com boa formação, e educação, todos e qualquer um, como pessoas, pode exercer convenientemente as funções para as quais é designado....

Se me dizem que os monárquicos são melhor formados ( o que eu duvido) respondo que se toda a população tivesse as mesma oportunidades que a monarquia, também a população não nobre seria igualmente educada formada e culta...

Uma boa republica é melhor que qualquer boa monarquia, com a vantagem que se a republica for má, pode ser legitimamente mudada e remodelada de acordo com as vontades da maioria dos cidadãos..

....Uma monarquia se for má temos que aguentar com ela, ou ilegitimamente aboli-la, como foi o caso...

O que tem de bom afinal uma monarquia para ser "tão" defendida??

Como se pode constatar ao longo destes 100 anos de república tivemos carbonários, anarquistas e sobretudo maçons liberais a fazerem o possível por tomarem o poder e distribuirem os seus "irmãos" pelo aparelho do Estado em cargos diversos desde os cargos políticos aos judiciais, do militar ao alto funcionário público.

Depois da catástrofe da primeira república tivemos o país na banca rota e em consequência um beato que para restaurar as finanças fechou o parlamento e governou em partido único (ditadura) durante quase meio século com as consequências que todos sabemos.

Neste tópico parece-me que o espírito dos que "defendem" a monarquia é tudo menos anti-republicano... como se sabe esses dois regimes podem coexistir pacificamente como na Espanha, Bélgica, Dinamarca, Inglaterra, e na Ásia como na Tailândia etc...

Não me lembro da fonte - desculpem - mas li recentemente que as despesas inerentes[SIZE=-1] à[/SIZE] presidência de Cavaco Silva rondaram os 16 milhões de Euros enquanto o Rei de Espanha gastou cerca de 8 milhões de Euros...

No que diz respeito a eleger por o sufrágio universal directo estou mais de acordo com os que dizem que na realidade escolhemos aqueles políticos que nos apresentam e que vão servir sobretudo interesses partidários e elitistas, e é o que se tem visto com o Bloco Central... o chichi e o cócó... over and over again...

O Senhor D. Duarte, Duque de Bragança, falará na SIC Notícias às 22h30m!
Se mais argumentos não houvesse, a presença de D.Duarte dissipa todas as dúvidas sobre o porquê do fim da monarquia.

Outra coisa. Antigamente, havia dinossauros, a monarquia e o benfica era campeão.

Tudo mudou. [:D]

Os meus mais sinceros cumprimentos à República e aos heróis que a tornaram possível.

Se mais argumentos não houvesse, a presença de D.Duarte dissipa todas as dúvidas sobre o porquê do fim da monarquia.
O D. Duarte explica o porquê do fim da Monarquia? Não me parece que ele seja tão velho...

Outra coisa. Antigamente, havia dinossauros, a monarquia e o benfica era campeão.
Ena que grande confusão de épocas... [:D]

Tudo mudou. [:D]

Os meus mais sinceros cumprimentos à República e aos heróis que a tornaram possível.
Os indivíduos que assassinaram o Rei e o Príncipe são... heróis?... Assassinos são heróis no teu conceito?...

Voltar
Superior