Eu só gostava de saber o porquê de atribuirem uma "aura" de superioridade á monarquia....
Como regime é discriminatório, hereditário... não tendo NADA que o superiorize.
Como pessoas monárquicas, elas são penas isso mesmo, pessoas como qualquer outra, com todas as virtudes e defeitos, em que por uma questão de regime, por decreto, usufruem de direitos, regalias, e funções, que por decreto estão impedidas ao resto da população não NOBRE....
Pergunto-me portanto o que tem os monárquicos ( supostamente bem formados e cultos) de superior FACE a pessoas republicanas igualmente bem formadas, cultas...
Qual a diferença, para alem de desigualdade de oportunidades, desigualdade de direitos, hereditariedade de cargos, e proteccionismo entre boas pessoas?...
Independentemente do regime defendido, são todos pessoas absolutamente normais.....
com boa formação, e educação, todos e qualquer um, como pessoas, pode exercer convenientemente as funções para as quais é designado....
Se me dizem que os monárquicos são melhor formados ( o que eu duvido) respondo que se toda a população tivesse as mesma oportunidades que a monarquia, também a população não nobre seria igualmente educada formada e culta...
Uma boa republica é melhor que qualquer boa monarquia, com a vantagem que se a republica for má, pode ser legitimamente mudada e remodelada de acordo com as vontades da maioria dos cidadãos..
....Uma monarquia se for má temos que aguentar com ela, ou ilegitimamente aboli-la, como foi o caso...
O que tem de bom afinal uma monarquia para ser "tão" defendida??