RTP prepara série sobre o regicídio

Os indivíduos que assassinaram o Rei e o Príncipe são... heróis?... Assassinos são heróis no teu conceito?...
Toda a nossa história é feita de assassínios. Uns mais directos que outros. E nisso a monarquia tem um historial de todo o tamanho.

Agora, ao ver o Duarte a não sequer saber falar direito, dou graças a Deus por existir uma República.

E é um grande motivo de júbilo.

Ao menos, os burros e incompetentes podem ser postos na rua.

Coisa que seria impossível de fazer com o Duarte e Isabelinha.

Toda a nossa história é feita de assassínios. Uns mais directos que outros. E nisso a monarquia tem um historial de todo o tamanho.

Agora, ao ver o Duarte a não sequer saber falar direito, dou graças a Deus por existir uma República.

E é um grande motivo de júbilo.

Ao menos, os burros e incompetentes podem ser postos na rua.

Coisa que seria impossível de fazer com o Duarte e Isabelinha.

Realmente agora estas muito bem com o Sr. Eng. (o primeiro) e a sua matilha [:vm)]

Última edição:
Claro, lúcido, informado, ciente do que é preciso para Portugal, um Senhor, assim foi D. Duarte na sua entrevista concedida à SIC Notícias, que terminou há poucos minutos!

Independentemente da monarquia ser um mau regime (e era), o regicídio é crime. Um homicídio cobarde.

E se alguém agora decidir que a Democracia é um mau regime? Isso dar-lhe-á moral para assasinar o Presidente e o Primeiro-Ministro? Mesmo que implantasse um regime melhor?

Como se pode constatar ao longo destes 100 anos de república tivemos carbonários, anarquistas e sobretudo maçons liberais a fazerem o possível por tomarem o poder e distribuirem os seus "irmãos" pelo aparelho do Estado em cargos diversos desde os cargos políticos aos judiciais, do militar ao alto funcionário público.

Depois da catástrofe da primeira república tivemos o país na banca rota e em consequência um beato que para restaurar as finanças fechou o parlamento e governou em partido único (ditadura) durante quase meio século com as consequências que todos sabemos.

Neste tópico parece-me que o espírito dos que "defendem" a monarquia é tudo menos anti-republicano... como se sabe esses dois regimes podem coexistir pacificamente como na Espanha, Bélgica, Dinamarca, Inglaterra, e na Ásia como na Tailândia etc...

Não me lembro da fonte - desculpem - mas li recentemente que as despesas inerentes[SIZE=-1] à[/SIZE] presidência de Cavaco Silva rondaram os 16 milhões de Euros enquanto o Rei de Espanha gastou cerca de 8 milhões de Euros...

No que diz respeito a eleger por o sufrágio universal directo estou mais de acordo com os que dizem que na realidade escolhemos aqueles políticos que nos apresentam e que vão servir sobretudo interesses partidários e elitistas, e é o que se tem visto com o Bloco Central... o chichi e o cócó... over and over again...

Continuo a não ver a vantagem da monarquia..

Que aura, que superioridade tem????

Comparando excelentes monarcas com excelentes republicanos em que é que superioriza o monarca???

o que faz alguém abdicar de liberdades e direitos, para se subjugar a "superiores"

O que é que faz alguém aceitar ser vitaliciamente súbdito de alguém??

O que faz alguém aceitar a inevitabilidade da hereditariedade monárquica em detrimento da meritocracia???

O que faz alguém aceitar um poder não renovável por sua vontade???

O que faz no fundo um monarca ser melhor que um republicano???

Ainda não vi NADA neste e noutros tópicos que respondam a esta questão..

Estão todos a assumir que monarquia é bom e republica é má!!!???

O que faz o bom ou mau são as pessoas envolvidas e os actos tomados, e isso é INDEPENDENTE do regime vigente...é uma característica intrínseca ás pessoas não ao regime....

...
Depois da catástrofe da primeira república tivemos o país na banca rota e em consequência um beato que para restaurar as finanças fechou o parlamento e governou em partido único (ditadura) durante quase meio século com as consequências que todos sabemos.

...

Carta D'El Rei D. Carlos I

9-5-907

Meu querido João

Depois da nossa conversa tive varias outras noticias de differentes origens que todas confirmam a maneira de vêr e de proceder em que hontem ficamos de accordo. Vamos por certo ter uma campanha sobretudo contra nós dois, mas para isso é que cá estamos. Campanha baseada na minha carta ao Hintze, e nas tuas antecedentes affirmações.

Mas a minha carta ao Hintze não condemna em absoluto as dictaduras.
Dizia que n'aquelle momento as não achava convenientes, o que não queria dizer que n'outros, e este é um d'elles, eu não as acceite e, o que é mais, até as ache convenientes e necessarias.

E ainda que eu tivesse declarado absolutamente o contrario, diria que não é homem de Estado, nem sabe servir o seu Paiz aquelle que julgando ter affirmado um erro, se não penitenceie d'elle e não esteja prompto, reconhecendo-o, a seguir caminho diverso que julgue mais opportuno e conveniente.

Quanto ás tuas affirmacões … provaste á saciedade que as quizeste seguir; deste uma sessão parlamentar, nunca vista, mas chegaste ao fim, como chegaram todos aquelles que estão de sangue frio e não levados por mesquinhas considerações pessoaes ou partidarias, convencido que não era d'alli que poderia vir o restabelecimento da disciplina social, nem o renascimento do nosso Paiz. N'este sentimento acompanha-te, acompanha-nos, por certo grande parte do Paiz; deixemos, pois, fallar quem falla e continuemos serenamente, com calma, mas com firmeza a nossa obra. N'este caminho encontrarás tu e os teus collegas todo o meu appoio o mais rasgado e o mais franco, porque considero que só assim, dadas as circumstancias em que nos encontramos, poderemos fazer alguma cousa boa e util para o nosso Paiz. Desculpa esta massada, mas tive receio que da nossa conversa d'hontem te tivesse ficado alguma duvida sobre a minha maneira de pensar.
Sempre teu amigo obrigado

Carlos R.

[in, Cartas D'El Rei D. Carlos I a João Franco Castello-Branco seu ultimo Presidente do Conselho, Livrarias Aillaud e Bertrand, 1924, 5ª ed., p.119-120]

Carta D'El Rei D. Carlos I

9-5-907

Meu querido João

Depois da nossa conversa tive varias outras noticias de differentes origens que todas confirmam a maneira de vêr e de proceder em que hontem ficamos de accordo. Vamos por certo ter uma campanha sobretudo contra nós dois, mas para isso é que cá estamos. Campanha baseada na minha carta ao Hintze, e nas tuas antecedentes affirmações.

Mas a minha carta ao Hintze não condemna em absoluto as dictaduras.
Dizia que n'aquelle momento as não achava convenientes, o que não queria dizer que n'outros, e este é um d'elles, eu não as acceite e, o que é mais, até as ache convenientes e necessarias.

E ainda que eu tivesse declarado absolutamente o contrario, diria que não é homem de Estado, nem sabe servir o seu Paiz aquelle que julgando ter affirmado um erro, se não penitenceie d'elle e não esteja prompto, reconhecendo-o, a seguir caminho diverso que julgue mais opportuno e conveniente.

Quanto ás tuas affirmacões … provaste á saciedade que as quizeste seguir; deste uma sessão parlamentar, nunca vista, mas chegaste ao fim, como chegaram todos aquelles que estão de sangue frio e não levados por mesquinhas considerações pessoaes ou partidarias, convencido que não era d'alli que poderia vir o restabelecimento da disciplina social, nem o renascimento do nosso Paiz. N'este sentimento acompanha-te, acompanha-nos, por certo grande parte do Paiz; deixemos, pois, fallar quem falla e continuemos serenamente, com calma, mas com firmeza a nossa obra. N'este caminho encontrarás tu e os teus collegas todo o meu appoio o mais rasgado e o mais franco, porque considero que só assim, dadas as circumstancias em que nos encontramos, poderemos fazer alguma cousa boa e util para o nosso Paiz. Desculpa esta massada, mas tive receio que da nossa conversa d'hontem te tivesse ficado alguma duvida sobre a minha maneira de pensar.
Sempre teu amigo obrigado

Carlos R.

[in, Cartas D'El Rei D. Carlos I a João Franco Castello-Branco seu ultimo Presidente do Conselho, Livrarias Aillaud e Bertrand, 1924, 5ª ed., p.119-120]

ADF

Aqui falamos do período conhecido como a "ditadura de João Franco", essa sinistra personagem que se esfumou quase de imediato depois do regicídio.

Recordemos que o encerramento do parlamento se deveu a ser um "palramento" mais do que outra coisa e que um golpe de estado seria o cenário mais provável nos anos entre 1900 e 1910 se não tivessem abatido o Rei e o Príncipe.

Quem não perceber isto... bem!...

Mas que outra hipótese tinha a população, para fazer valer os seus desejos de mudança, do que acabar com o regime vigente dessa maneira???

Que ferramenta legitima e legal tinham de dizer que já não queriam a monarquia?????

É que a população Não tinha o direito de escolha!!!!!

Teve que o adquirir á força.....

Quem não percebe isto.....bem!

Mas que outra hipótese tinha a população, para fazer valer os seus desejos de mudança, do que acabar com o regime vigente dessa maneira???

Que ferramenta legitima e legal tinham de dizer que já não queriam a monarquia?????

A população não, um grupo terrorista à procura de poleiro, como acontecera noutros países do mundo!

E para quem não estava convencido na altura, basta ver o que aconteceu a seguir:sh)

(não estou com isto a dizer que deviamos viver numa monarquia mas sim a fazer uma interpretação dos factos)

A população não, um grupo terrorista à procura de poleiro, como acontecera noutros países do mundo!

E para quem não estava convencido na altura, basta ver o que aconteceu a seguir:sh)

(não estou com isto a dizer que deviamos viver numa monarquia mas sim a fazer uma interpretação dos factos)

A população sim....

pois mesmo com a eliminação do rei, ainda existia monarquia para dar continuidade ao regime caso fosse necessário...

Nesse momento a população podia tomar a decisão de reinstaurar da monarquia ou implantar a republica

A população preferiu não dar hipótese á continuação do regime monárquico aderindo em força ao regime republicano...

Por isso foi sim uma escolha da população

Seja qual for a dificuldade que a sociedade esteja a atravessar a solução nunca é o assassínio. No caso os tempos que se seguiram foram bem piores...

A população sim....

pois mesmo com a eliminação do rei, ainda existia monarquia para dar continuidade ao regime caso fosse necessário...

Nesse momento a população podia tomar a decisão de reinstaurar da monarquia ou implantar a republica

A população preferiu não dar hipótese á continuação do regime monárquico aderindo em força ao regime republicano...

Parece-me que a população não foi ouvida nem achada... havia isso sim uma força republicana apoiada pelo Grande Oriente Lusitano (Maçonaria Irregular) a moldar a opinião pública através dos seus intelectuais e jornalistas.

A morte de D. Manuel II e de D. Luís Filipe causou profundo desgosto e repugnância na esmagadora maioria da população, tanto que a monarquia acabaria em Outubro de 1910, ou seja, quase 3 anos depois do regicídio.

Para que conste o 5 de Outubro de 1910 foi tal como o 25 de Abril uma manifestação espontânea da população lisboeta que ao ver o embaixador da Alemanha a passar no seu carro pensou tratar-se da Implantação da República e saiu [SIZE=-1]à[/SIZE] rua para celebrar dando apoio aos militares revoltosos e [SIZE=-1]à[/SIZE] carbonária que finalmente conseguiu derrotar o exército real.

A população sim....

Talvez por isso é que os Republicanos eram uma minoria:sh)

Ou pensas que que já havia telefones, jornais, TV e internet e quando dissessem que iamos ficar sem rei, o povo ia bater palmas?:sh)

Seja qual for a dificuldade que a sociedade esteja a atravessar a solução nunca é o assassínio. No caso os tempos que se seguiram foram bem piores...

A solução não é, mas foi o assassínio...
aprenderam com os exemplos monárquicos que a ele recorreram em iguais períodos de luta pelo poder e sucessão dentro do regime monarquico...

Eu só gostava de saber o porquê de atribuirem uma "aura" de superioridade á monarquia....

Como regime é discriminatório, hereditário... não tendo NADA que o superiorize.

Como pessoas monárquicas, elas são penas isso mesmo, pessoas como qualquer outra, com todas as virtudes e defeitos, em que por uma questão de regime, por decreto, usufruem de direitos, regalias, e funções, que por decreto estão impedidas ao resto da população não NOBRE....

Pergunto-me portanto o que tem os monárquicos ( supostamente bem formados e cultos) de superior FACE a pessoas republicanas igualmente bem formadas, cultas...

Qual a diferença, para alem de desigualdade de oportunidades, desigualdade de direitos, hereditariedade de cargos, e proteccionismo entre boas pessoas?...

Independentemente do regime defendido, são todos pessoas absolutamente normais.....
com boa formação, e educação, todos e qualquer um, como pessoas, pode exercer convenientemente as funções para as quais é designado....

Se me dizem que os monárquicos são melhor formados ( o que eu duvido) respondo que se toda a população tivesse as mesma oportunidades que a monarquia, também a população não nobre seria igualmente educada formada e culta...

Uma boa republica é melhor que qualquer boa monarquia, com a vantagem que se a republica for má, pode ser legitimamente mudada e remodelada de acordo com as vontades da maioria dos cidadãos..

....Uma monarquia se for má temos que aguentar com ela, ou ilegitimamente aboli-la, como foi o caso...

O que tem de bom afinal uma monarquia para ser "tão" defendida??

Ainda não obtive resposta a esta questão....

Continuo a não ver a vantagem da monarquia..

Que aura, que superioridade tem????

Comparando excelentes monarcas com excelentes republicanos em que é que superioriza o monarca???

o que faz alguém abdicar de liberdades e direitos, para se subjugar a "superiores"

O que é que faz alguém aceitar ser vitaliciamente súbdito de alguém??

O que faz alguém aceitar a inevitabilidade da hereditariedade monárquica em detrimento da meritocracia???

O que faz alguém aceitar um poder não renovável por sua vontade???

O que faz no fundo um monarca ser melhor que um republicano???

Ainda não vi NADA neste e noutros tópicos que respondam a esta questão..

Estão todos a assumir que monarquia é bom e republica é má!!!???

O que faz o bom ou mau são as pessoas envolvidas e os actos tomados, e isso é INDEPENDENTE do regime vigente...é uma característica intrínseca ás pessoas não ao regime....

Ou a estas

Vamos lá ver:

Actualmente e no futuro, em Portugal a monarquia está fora de hipótese, a meu ver uma vez que já não há qualquer ligação possível e não faz sentido.

Agora, se a implantação da 1º República foi boa solução?
Quase de certeza que não e possivelmente tinha-se vivido bem melhor na altura como monarquia. Se a monarquia ainda existisse actualmente, possivelmente não seria nem pior nem melhor.

Coisas boas da monarquia.
Pelo menos os ingleses e espanhois gostam.
Mas acrescentava que numa monarquia não é preciso fazer jogos e joguinhos para "chegar ao poleiro". É capaz de ficar mais barato e com menos falsidade.
Não existem figuras tristes como a que fez Jorge Sampaio ao colocar o seu partido à frente do seu dever de PR.

Coisas más, também podem acontecer.
Se aparece algum rei que bate mal das ideias, mas isso até em democracia pode acontecer, como já aconteceu principalmente na Alemanha e acontece um pouco por todo o mundo.

Resumindo:
Monarquia em Portugal-> já não faz sentido.
Se a história tivesse sido diferente-> uma opção muito válida e talvez até melhor que a actual.

Voltar
Superior