Ryanair - Ajuda!

Não é assim tão linear e depende também do humor dos funcionários. Como em tudo na vida, ó que é preciso são bons conhecimentos [:D][:D]

Permite-me discordar uma vez que estamos a falar da ryanair!

Com a "guerra" que o O'Leary abriu à bagagem de porão não duvido que ele tenha dado expressas indicações aos funcionários para cobrarem cada kg de peso extra! Se ele já faz circular entre as tripulações um comunicado em que os incentiva a perder e peso, reduzindo assim o consumo de combustível do avião...
[:)]

Com a "guerra" que o O'Leary abriu à bagagem de porão não duvido que ele tenha dado expressas indicações aos funcionários para cobrarem cada kg de peso extra! Se ele já faz circular entre as tripulações um comunicado em que os incentiva a perder e peso, reduzindo assim o consumo de combustível do avião...

sim é possível. Estava a falar das companhias em geral, e mais particularmente da TAP. Os limites de peso da TAP são para inglês ver , ou seja, não é muito invulgar um gajo conseguir levar o dobro do que é permitido, desde que saiba com quem lidar ;)

Isso obviamente foi uma medida de publicidade, do género das de viajar de pé, só um piloto, reduzir cabin crew e por máquinas de venda.

De todas as maneiras, da experiência que tenho, o peso da mala de porão e as dimensões da mala de cabine sempre mas sempre foi verificado religiosamente na Ryanair. E tenho +- uns 20 voos com eles.

Já na Tap e British, é muito mais facilitado.

Last edited:
Xiii já nem me recordava deste tópico... [:D]

Bem quanto às bagagens de mão a Ryanair cada vez se estica mais; em outubro passado fui a Liverpool e como achei que não valia a pena levar mala de porão comprei propositadamente um saco de mão dentro das medidas estipuladas pela companhia (55x40x20cm) e lá fui eu. Quando cheguei ao portão de embarque, que se apresentava deveras demorado começo a prestar atenção ao porquê da demora: estavam muito zelosas as meninas no que tocava às dimensões e obrigavam toda a gente a enfiar os trolleys naquela estrutura horrorosa de ferro, se entrar pode passar mas o tragicómico daquilo foi ver pessoas a enfiar à pressão os trolleys, que por norma são todos semi-rigídos, e depois não os conseguirem sacar para fora, uma velhota coitada teve de pedir ajuda a dois senhores e estava a ver que não a tiravam... [:D]:sh)

Ora eu apesar de ter um saco dentro das dimensões estiupuladas o mesmo era quadrado e não rectangular logo só a muito custo ia lá enfiar o saco, ainda que este fosse maleável e em pele. Vá lá que chegando a minha vez a funcionária optou por não tentar a brincadeira mas lixou-me de outra forma e fica o aviso à navegação:

Eu levava uma pequena mala a tiracolo, um pouco maior que tamanho A4 e ela ordenou-me que a guardasse dentro do meu saco. Ora a minha sorte foi que o meu saco ia cheio mas não ia a abarrotar e com algum esforço lá consegui dividir o que levava na sacola entre os bolsos do casaco e no espaço que sobrava no saco de viagem. Correu bem mas da próxima já não arrisco...

Outra coisa engraçada é entramos no avião e já termos de andar com as malas aos pés, qualquer dia voamos com a bagagem no próprio colo...

Bem quanto às bagagens de mão a Ryanair cada vez se estica mais; em outubro passado fui a Liverpool e como achei que não valia a pena levar mala de porão comprei propositadamente um saco de mão dentro das medidas estipuladas pela companhia (55x40x20cm) e lá fui eu. Quando cheguei ao portão de embarque, que se apresentava deveras demorado começo a prestar atenção ao porquê da demora: estavam muito zelosas as meninas no que tocava às dimensões e obrigavam toda a gente a enfiar os trolleys naquela estrutura horrorosa de ferro, se entrar pode passar mas o tragicómico daquilo foi ver pessoas a enfiar à pressão os trolleys, que por norma são todos semi-rigídos, e depois não os conseguirem sacar para fora, uma velhota coitada teve de pedir ajuda a dois senhores e estava a ver que não a tiravam... [:D]:sh)

Ora eu apesar de ter um saco dentro das dimensões estiupuladas o mesmo era quadrado e não rectangular logo só a muito custo ia lá enfiar o saco, ainda que este fosse maleável e em pele. Vá lá que chegando a minha vez a funcionária optou por não tentar a brincadeira mas lixou-me de outra forma e fica o aviso à navegação:

Eu levava uma pequena mala a tiracolo, um pouco maior que tamanho A4 e ela ordenou-me que a guardasse dentro do meu saco. Ora a minha sorte foi que o meu saco ia cheio mas não ia a abarrotar e com algum esforço lá consegui dividir o que levava na sacola entre os bolsos do casaco e no espaço que sobrava no saco de viagem. Correu bem mas da próxima já não arrisco...

Outra coisa engraçada é entramos no avião e já termos de andar com as malas aos pés, qualquer dia voamos com a bagagem no próprio colo...

Pior que a traquitana de ferro é o instrumento de cartão... Ainda consegues aldrabar o primeiro, já o segundo...

A uns amigos meus em Stansted até as malas de mão pesaram. A mim nunca aconteceu mas verificarem a mala na gaiola é mato.

Nessa situação da pesagem das malas, pelo que me contaram, aconteceu uma situação curiosa: estávamos em Janeiro e a mala excedia ligeiramente os 10kg. As senhoras da Ryanair mandaram tirar peso (ou a mala seguia para o porão) e o meu amigo assim fez: sacou de uma duas camisolas mais grossas e vestiu-a. Problema resolvido [:D]

A uns amigos meus em Stansted até as malas de mão pesaram. A mim nunca aconteceu mas verificarem a mala na gaiola é mato.

Nessa situação da pesagem das malas, pelo que me contaram, aconteceu uma situação curiosa: estávamos em Janeiro e a mala excedia ligeiramente os 10kg. As senhoras da Ryanair mandaram tirar peso (ou a mala seguia para o porão) e o meu amigo assim fez: sacou de uma duas camisolas mais grossas e vestiu-a. Problema resolvido [:D]

Em Budapeste, a mala não me cabia na gaiola de ferro, por causa do que tinha no bolso exterior. Por isso, saquei o que lá estava, tudo para os bolsos do casaco.
A mala ficou mais leve, coube na geringonça, e o meu casaco ficou com mais uns 5 kgs. [:D]

Esta parte é deprimente.

A última viagem que fiz foi com a Ryan e por acaso só levava uma mochila, mas é horrivel essa parte. Ainda por cimo duvida q a estrutura deles respeite as próprias medidas...

Esta parte é deprimente.

A última viagem que fiz foi com a Ryan e por acaso só levava uma mochila, mas é horrivel essa parte. Ainda por cimo duvida q a estrutura deles respeite as próprias medidas...

Por acaso acho que respeita... mas ver o pessoal a meter as malas lá varia entre o cómico e o trágico! Já vi de tudo, até a implicarem com as rodas, que passavam para cima da estrutura, logo altura a mais, resultado, o gajo à pancada partiu as rodas! e a mala lá ficou com as medidas! Geralmente eles têm pouca compreensão.
Em Stansted é norma pesarem as malas, pelo menos das vezes que fui, só uma vez não pesaram, é o aeroporto onde as regras me parecem mais apertadas. Pelo contrário no Porto acho que é senão onde facilitam mais, deve andar perto, e isso muitas vezes "engana" as pessoas, partem na maior e no regresso lixam-se e obviamente não compreendem como foram sem problemas e no regresso obrigam-nos a pagar.

Eu só tive problemas na 1ªvez, só levei mala de porão para 2pessoas, e nem uma mala de cabine, nem uma simples mochila, para lá Ibéria sem problemas, para cá, limite de 15 kilos para 2pessoas, 1ªpesagem, 22kilos (9*7=63€), toca a sacar coisas de dentro, praí há 5ªtentativa e depois de já ter 2 sacos do feira nova cheios a servir de mala de mão, com 2 camisolas vestidas, deu um kilo mais e lá paguei 9€, para não me chatear mais.
Desde aí dezenas de viagens com problemas zero. mesmo a máquina fotográfica por vezes implicam, mas como já sei, geralmente levo casaco fecho na altura de passar (fico um pouco mais barrigudo) e antes de chegar ao avião já vou com a máquina na maior.
Quem já viaja com eles habitualmente não tem o mínimo de problemas, o pior é os outros que não conhecem as regras.

Em Budapeste, a mala não me cabia na gaiola de ferro, por causa do que tinha no bolso exterior. Por isso, saquei o que lá estava, tudo para os bolsos do casaco.
A mala ficou mais leve, coube na geringonça, e o meu casaco ficou com mais uns 5 kgs. [:D]

Foi como eu, lá fui eu para dentro do avião com os bolsos cheios de tralha, o que valeu é que tinha muitos bolsos mas como depois um gajo lá dentro nem espaço tem para guardar o casaco e geralmente está sempre quente lá tive de viajar com o casaco no colo... :sh)

Nesse dia apanhei uns malucos do Apoel que vieram ver o jogo com o Porto para a Champion, omg que eufóricos iam, as hospedeiras não faziam nada deles e uma festa daquelas porque tinham cá empatado, imagino quando os venceram em casa duas semanas depois... [:D]

Boas.
Tenho umas dúvidas. Quando fiz o check in online da ryanair, eles pedem o número do cartão de cidadão. Eu só pus os 8 algarismos sem por os outros 4 caracteres. Acham que vai haver problema?
Outra dúvida, depois de imprimir o cartão de embarque o número do cartão de cidadão e a respectiva validade não aparecem no mesmo, há algo errado ou é normal?

Boas.
Tenho umas dúvidas. Quando fiz o check in online da ryanair, eles pedem o número do cartão de cidadão. Eu só pus os 8 algarismos sem por os outros 4 caracteres. Acham que vai haver problema?
Outra dúvida, depois de imprimir o cartão de embarque o número do cartão de cidadão e a respectiva validade não aparecem no mesmo, há algo errado ou é normal?

Boas João e desde já bem vindo ao Fórum Autohoje!

Quanto à tua questão... bem eu agora não estou recordado como era mas dava para colocar mais algarismos ou preencheste até não dar mais? Se não apareceu pode ser por não estar bem preenchido...

Vou ver se tenho ali o cartão de embarque da ultimo voo... [;)]

João está tudo certo, pelo menos à partida. Eles lá só verificam o nome na entrada, por isso não tens problemas de certeza.
O numero do cartão é só mesmo o número. E não aparece no bilhete.
No bilhete só aparece o nome da pessoa e a nacionalidade , e por baixo número de bagagens que levas.
Depois tem referencia reserva e horario das portas e do voo.
Curioso , acho que deixaste a dúvida no meu blog...

Last edited:
Obrigado pelas respostas.
Lá, (no site), quando estava a por os números do Cartão de cidadão cabiam mais algarismos, mas decidi por não por, mas depois fiquei com dúvidas, mas assim fico mais descansado.

paulofer, provavelmente fui eu que fui parar ao teu blog (livro de viagens?), pesquisei o que aqui perguntei pela net e não encontrei informações quanto a isso, e fui parar ao teu(?) blog.
Assim duas respostas com a mesma informação aumentam a fidelidade [:D].

É mesmo o meu blog:) Por acaso falta lá um bilhete naquele tópico, e ainda mais uns pormenores relacionados com o check in... com o tempo vou actualizando. Aquilo ainda dá muito trabalho.
Tenho aqui um bilhete da última viagem feita à semanas. Por isso tenho a certeza, tens tudo certo, não te preocupes.

Back