S2000 vs Boxster S vs M3 vs outro?

DV82

Well-known member
Caros,

Poderei estar a ponderar em breve a compra de um brinquedo, para uso ocasional, onde factores como qualidade, fiabilidade, manutenção, consumos, não são primordiais, mas ainda assim uma mais valia. Procuro alguma exclusividade e fun factor, para umas curvas, passeios ao fim de semana, eventualmente uns TDs, se puder ter potencial de valorização melhor, e se puder dar cartas em alguns dos factores ao início mencionados, melhor ainda...

Posto isto, e dentro do meu gosto pessoal, tenho o S2000 como uma referência desde sempre, se bem que um Boxster S consiga dar tanto em performance e certamente um pouco mais em qualidade. Fugindo ao conceito destes dois, o M3 sempre mexeu comigo, seja E36 como E46 (sei que este último é melhor em tudo, mas a imperfeição do E36 sempre me deixou uma certa água na boca).

O orçamento seria para rondar os 25.000-30.000€...

Posto isto, qual escolheriam e porquê? Algum outro que juntariam à lista? Na minha óptica e conhecimento, o S2000 seria a escolha, mas talvez informação adicional na primeira pessoa acerca do Boxter S ou M3 ou outro, possam ajudar a equacionar outros em deterimento do Honda.

Obrigado.

PS: como informação adicional, gosto muito de hatches também, mas não estão no meu leque de escolha nesta fase, pelo que MRS, VW GTIs, Leons, etc, estão fora do baralho para o que pretendo.

O s2000 tem um vtec sound orgásmico. Não posso opinar sobre os outros porque foi o único que exprimentei.

O m3 é o meu preferido, seguido do boxster.
O som esganiçado do honda (então quando corta[:vm)]) é do mais parolo que existe!
Um 6 cilindros é sempre mais nobre e um deleite para os ouvidos.

M3 E46 é de longe o melhor "pacote" do grupo... Quer em qualidades como carro (é o que tem o interior mais composto e actual) quer em qualidades desportivas... O seu motor com os seus 340cv são qualquer coisa. Caixa manual claro esta, a SMG estraga o conjunto.
(Se estivermos a falar do boxster 986)

Se estiveres virado para um roadster, não ponderias um Mazda Mx-5 ?

Nada contra o MX5, muito pelo contrário, mas tendo em conta os "adversários" apresentados, não acho que traga nenhuma vantagem, a não ser talvez no preço.

Alguém que tenha experimentado o S2000 vs Boxster S?

Mais sugestões aceitam-se :)

Last edited:
M3 E46 é de longe o melhor "pacote" do grupo... Quer em qualidades como carro (é o que tem o interior mais composto e actual) quer em qualidades desportivas... O seu motor com os seus 340cv são qualquer coisa. Caixa manual claro esta, a SMG estraga o conjunto.
(Se estivermos a falar do boxster 986)

Embora não seja um dos factores principais, o M3 não estará bem acima dos outros no que diz respeito a manutenção aliado a uma menor fiabilidade?

Boa alternativa.

Que tal o Cayman dinamicamente comparando com o Boxster? Se bem que o facto de o segundo ser cabrio, tem o seu quê de muito interessante.

Partilham mesma plataforma, o boxster é um roadster, o seu nome deriva de boxer (arquitectura do motor), sendo uma junção entre a palavra boxer e a palavra roadster. O cayman é um coupé, o seu nome deriva do réptil caimão (caiman) e não das ilhas Cayman como alguns acham.

Ambos, devido a terem motor central e uma excelente distribuição de peso entre eixos são extremamente eficazes, mas ao contrario de um M3, é dificil controlar uma saída de traseira, vulgo drift, tendem a ser menos divertidos. A escolha deve depender do tipo de uso que se quer dar ao carro

O conceito roadster é mais de carro de lazer que o coupé (M3).

O facto de serem cabrio, baixinhos e de 2 lugares tornam-nos mais especiais e diferentes.

Um Boxster S, seja ele qual for, é globalmente melhor que o S2000, se for um 987 (mais recente que o 986) a diferença então é enorme, mais sólido, melhores interiores, melhor motor, melhor condução, mais especial por ter o motor atrás.

Para daily o M3 é o melhor.

Se estas a pensar numa futura venda já e em não perder muito, terão de sofrer poucas alterações ou nenhumas.

Neste pressuposto stock, o Boxster S, de preferência o 3.2. com 280cv seria a minha escolha equilibrada: Melhor qualidade, dinâmica, previsibilidade e andamento em pista, feedback de condução muito bom.

Quase todos os S2000 com andamentos bem acima da média em pista estão bastante alterados o que significa que, é preciso investir bastante em alguns componentes para ter um carro eficaz (pelo menos no circuito).
No Boxster basicamente não tens de mexer em nada. Acho que o Honda esta com preços algo exagerados neste momento em Portugal. Não deixa de ter uma legião de admiradores e de ser um excelente carro.

O M3 E46 também é um modelo muito interessante e seria escolha se precisasse de 3 ou 4 lugares/mais polivalência mas não o vejo como um carro propriamente ágil e, do que me apercebi, tem também uns travões fracos.
Azar ou não, tenho conhecimento directo de 2 casos de motores partidos neste carro.

E já agora, no molhado, o Boxster S é também a escolha acertada :).

Last edited:
Se estiveres virado para um roadster, não ponderias um Mazda Mx-5 ?

25 a 30mil para poder gastar (ou seja, mais do que a média dos portugueses que compram carros novos) e vens falar em mx-5 quando há coisas usadas muito mais aliciantes? claro que consomem mais, gastam mais, pagam mais de selo, mas também têm outras armas e não só desvantagens.

hoje vi um M3 E36 cabrio de 97, é um carro bastante raro de se ver e permite um bom fun facto, que alia desportividade a ritmos de passeio e ao sol ou ao por do sol, uma noite fresca até, pouca desvalorização e custos não muito elevados. seria aliciante q.b. possuíres um ou nem por isso?

eu preferia um cayman a um boxter, apesar de ser quase só a questão do teto, mas acho o boxter o porsche dos pobres e o cayman traz sempre mais algum estilo, especialmente se não for em preto.

Dinamicamente, esse carro nada tem que ver com os três do post inicial. É um carro muito virado para o passeio, ainda que tenha um excelente motor.

Quanto ao resto, descartaria sempre o S2000 pela questão do preço. Nesta altura, parecem-me excessivamente caros. Além disso, se for um dos primeiros, vais ver que é um carro difícil de guiar a sério. Tens muita malta que os adora porque só anda a direito e pode esgaçar o motor como em nenhum outro carro, e tens muitos que já gastaram rios de dinheiro.

As versões a partir de 2004 já são bastante melhores, mas ainda mais raras.

O M3 E46 e o Boxster são muito diferentes. O primeiro tem um motor do caraças e uma excelente dinâmica. Ainda assim, o feeling e a interatividade não é a do Boxster. Ainda assim, só estou a falar do 987. O 986 descartaria.

Back