Sachs V5 - Desmontada! 18/01

Quase todas (mesmo) são assim.[;)]

Eheh olha que não ;)

Existem mudanças para todos os gostos especialmente nas clássicas de baixa cilindrada. Já vi motas com mudanças à esquerda invertidas, já vi motas com mudanças à esquerda só com o inversor em que se põe mudanças com o calcanhar e se tira com a ponta do pé, já vi este sistema à direita e motas com caixa normal também de direita. Existem ainda mudanças de punho. E provavelmente muitas mais.

Eu tenho cá por casa uma sachs saxonette de duas mudanças automáticas em que por exemplo a embraiagem só serve para por a mota a trabalhar, e depois de ela a trabalhar se lhe tocas a mota vai abaixo. Sei que existem também uma zundapp com este sistema porque lembro-me há muitos anos quando era puto conhecia um amigo que tinha assim este sistema também na sua motorizada.

Podes crer que tal como nos carros... são as peculiaridades que dão valor a um veículo clássico a par da sua originalidade. Outra é a história de corridas de determinado modelo mas ai até já entramos noutro campeonato. E é engraçado claro.

Salvo erro é aquela 'mini-manete' por baixo da manete direita.

img1791d.jpg

Aquela?? [:D][:D] Muito obrigado [;)]

Compra gasolina de mistura nova e enche o depósito, se a que estava lá foi a que usaste o mais certo é já não estar boa. Como é de mistura, com o passar do tempo o óleo e a gasolina vão-se separando e o óleo fica por baixo, passando primeiro para o carburador. Neste caso o que acontece é que o carburador apenas apanha óleo e este só não queima, chegando à vela isola-a e deixa de dar faísca. Limpa bem a vela e mete mistura nova. O melhor até é comprar uma vela nova, indicada para esse motor (Bosch W 260T1 ou equivalente).[;)]

Last edited:
Por acaso a ver estes topicos , fico sempre com a vontade de arranjar uma mota[:cool:] e ser claro eu mesmo a restaura-la[br:)]apr:)

E como eu nao tenho carta de mota para mim o ideal é mesmo uma destas de 50cc ou entao uma 125cc. mais potente já nao serve para mim pois nao tenho carta.

Exceptuando as clássicas, são quase todas assim.

Ficou melhor?[;)]

O post anterior foi com um sentido informativo e não de pôr em causa [;)]

Mas e também a título de curiosidade, ainda hoje há motas que usam sistemas não convencionais como por exemplo a Honda Innova 125. Mota muito comum na telepizza para distribuição em que também se joga com o calcanhar e se faz o ponto de embraiagem com o pé. As mudanças são manuais e as manetes em cima são como as scooters normais - travões.

Por acaso a ver estes topicos , fico sempre com a vontade de arranjar uma mota[:cool:] e ser claro eu mesmo a restaura-la[br:)]apr:)

E como eu nao tenho carta de mota para mim o ideal é mesmo uma destas de 50cc ou entao uma 125cc. mais potente já nao serve para mim pois nao tenho carta.

Uma carenada 125cc 2T é aposta segura. Uma Rg125, uma tzr125 são motas muito bonitas, andam bastante e se tiverem originais e em bom estado vão ser muito muito cobiçadas daqui a uns anos.

Face a estas clássicas de 50cc têm a grande vantagem de serem ainda mais práticas para o dia a dia pois aguentam um ritmo mais rápido e têm recuperações melhores que a maioria dos carros que andam na estrada.

Uma carenada 125cc 2T é aposta segura. Uma Rg125, uma tzr125 são motas muito bonitas, andam bastante e se tiverem originais e em bom estado vão ser muito muito cobiçadas daqui a uns anos.

Face a estas clássicas de 50cc têm a grande vantagem de serem ainda mais práticas para o dia a dia pois aguentam um ritmo mais rápido e têm recuperações melhores que a maioria dos carros que andam na estrada.

Uma 125cc tem a GRANDE vantagem de poder passar na ponte 25 de abril e andar nas AE... coisa que a 50cc não tem.[;)]

Mas detesto esses modelos que falaste...

Mas no meu caso em particular o fascinante seria mesmo restaurar a moto dar umas voltitas calmas e curtas, não me fascina nem velocidade, nem usar a moto no dia a dia.
Mas primeiro teria de aprender a andar de mota pois nem numa 50cc sei andar:sh)

.

Eu acho horriveis...nunca gostei.

Para mim uma 125cc seria algo desde estilo e de preferencia em vermelho
Sundownmax125sed.jpg

1278216958_7996710_1-Fotos-de--Vendo-Cg-Bolinha-125cc-1980-vermelha-1278216958.jpg

Eu acho horriveis...nunca gostei.

Para mim uma 125cc seria algo desde estilo e de preferencia em vermelho

Estava, agora mesmo, há procura de uma dessas, baratinha, para colocar o link aqui[:D], para ti.

A "minha" (do meu pai...) primeira moto foi uma CG....tinha eu 14/15 anos...foi nela que aprendia a conduzir 2 rodas, a fazer TT e a cair[:D]:sh)

Moto robusta, muito básica, mecânica acessível, e MUITO poupada...não gasta nada, nada, nada.....

2005%5C06%5C20%5Cbikepics-377834-320.jpg

Igual a esta....sentia-me o rei do asfalto[:D]

Fogo, estou a ficar velho....:sh)

Tiago Leal essa mota gosto, eu gosto de motas de aspecto classico, com cromados e motor á vista[;)] essa tinha de ser era em vermelho em vez de branco.

Voces entendidos em motas, digam-me uma coisa que me lembrei agora:

Há uns 2anos na casa de um cliente vi uma arrecadação cheia de "lixo" mas reparei que no meio do "lixo" estavam 2 motas , uma vespa de 125cc ou 150cc nem sei, e uma Famel Zundapp de 50cc ambas com ferrugem e com aspecto de avariadas e todas sujas e a precisarem de um restauro completo.
Em conversa falei sobre as motas e o dono da casa disse que tinham sido de um familiar distante que morreu e deixou essas motas mas sem documentos alguns. Sei que na altura se quisesse tinha ficado com as 2 por o preço que eu quisesse pois ele tava disposto a livrar-se daquele "lixo".

A pergunta que faço é a seguinte:

Uma mota de 50cc sem documentos como é? dá para se legalizar? dá para voltar a ter os documentos? e eventuais custos disso?

No caso de ser 125cc o processo é igual?

Tiago Leal essa mota gosto, eu gosto de motas de aspecto classico, com cromados e motor á vista[;)] essa tinha de ser era em vermelho em vez de branco.

Voces entendidos em motas, digam-me uma coisa que me lembrei agora:

Há uns 2anos na casa de um cliente vi uma arrecadação cheia de "lixo" mas reparei que no meio do "lixo" estavam 2 motas , uma vespa de 125cc ou 150cc nem sei, e uma Famel Zundapp de 50cc ambas com ferrugem e com aspecto de avariadas e todas sujas e a precisarem de um restauro completo.
Em conversa falei sobre as motas e o dono da casa disse que tinham sido de um familiar distante que morreu e deixou essas motas mas sem documentos alguns. Sei que na altura se quisesse tinha ficado com as 2 por o preço que eu quisesse pois ele tava disposto a livrar-se daquele "lixo".

A pergunta que faço é a seguinte:

Uma mota de 50cc sem documentos como é? dá para se legalizar? dá para voltar a ter os documentos? e eventuais custos disso?

No caso de ser 125cc o processo é igual?

Não sei o processo, mas uma vespa restaurada já começa a valer dinheiro[;)]

Estás registado no fórum dos Clássicos? Lá encontras a resposta, de certeza.[;)]

Sim o melhor...

Lembrei-me disto agora, pois ha muita mota a apodrecer por aí guardada em barracões e garagens mas sem documentos, e essas arranjam-se quase de borla, mas ha sempre a duvida de se é possivel legalizar e os eventuais custos disso.

Ja agora vou aproveitar e perguntar que motas me aconselham de 50cc e de 125cc [;)] para não cair no erro de um dia restaurar uma mota de 50cc que seja a pior delas todas[:cool:]

Sim o melhor...

Lembrei-me disto agora, pois ha muita mota a apodrecer por aí guardada em barracões e garagens mas sem documentos, e essas arranjam-se quase de borla, mas ha sempre a duvida de se é possivel legalizar e os eventuais custos disso.

Ja agora vou aproveitar e perguntar que motas me aconselham de 50cc e de 125cc [;)] para não cair no erro de um dia restaurar uma mota de 50cc que seja a pior delas todas[:cool:]

Visto agora ser possível conduzir uma 125cc com carta de carro, esquece as 50cc...[;)]

A pior em que sentido?

Visto agora ser possível conduzir uma 125cc com carta de carro, esquece as 50cc...[;)]

Pois.... se bem que a mota para mim era mais uma brincadeira que um transporte... mas a 50cc nao dá para ir a lisboa pela ponte nem andar na AE , neste aspecto é limitativa pois tinha de a levar no barco como uma bicicleta a pedal, mas pode ser algo mais economico em combustivel que a 125cc.

A pior em que sentido?

Imagina, eu percebo pouco de motos de 50cc, ou seja a vir a ter uma, não queria arranja-la e vir algum entendido depois dizer: "epá essa moto sempre foi má, tinha problemas de fabrica que só ficaram resolvido no medelo a seguir , ou uma que seja muito dificil arranjar peças, ou uma que gaste muito mais com as outras ou tenho um desenho mau..bla bla bla.

era mais nestes aspectos que me estava a referir.

Boas, isso da mota não pegar deve-se ao facto de a vela estar encharcada. Depois de ela ter estado a trabalhar deves ter acelerado demais o que fez entrar muita gasolina e encharcou a vela. Isso acontece muitas vezes, e como viste assim que abriste a tampa v5 estavam lá algumas velas suplentes e uma chave de velas. Tiras a vela que está na cabeça do motor e metes uma vela suplente. Colocas a mota em ponto morto e voltas a repetir o processo de dar ao kick starter. Assim que ela começar a trabalhar vai acelerando aos poucos e nunca a fundo. Em último caso engata-lhe uma segunda e dá-lhe um empurrão que ela pega logo. Tem atenção aos travões que podem não estar lá grande coisa e depois não a consegues parar...

Last edited:
Boas, isso da mota não pegar deve-se ao facto de a vela estar encharcada. Depois de ela ter estado a trabalhar deves ter acelerado demais o que fez entrar muita gasolina e encharcou a vela. Isso acontece muitas vezes, e como viste assim que abriste a tampa v5 estavam lá algumas velas suplentes e uma chave de velas. Tiras a vela que está na cabeça do motor e metes uma vela suplente. Colocas a mota em ponto morto e voltas a repetir o processo de dar ao kick starter. Assim que ela começar a trabalhar vai acelerando aos poucos e nunca a fundo. Em último caso engata-lhe uma segunda e dá-lhe um empurrão que ela pega logo. Tem atenção aos travões que podem não estar lá grande coisa e depois não a consegues parar...
Exactamente [;)] O meu avô prevenido já tinhas umas velas suplentes [:D][:D] E sim, também acelerei meio que fundo :(
Obrigado a todos [;)]

Pois.... se bem que a mota para mim era mais uma brincadeira que um transporte... mas a 50cc nao dá para ir a lisboa pela ponte nem andar na AE , neste aspecto é limitativa pois tinha de a levar no barco como uma bicicleta a pedal, mas pode ser algo mais economico em combustivel que a 125cc.

Imagina, eu percebo pouco de motos de 50cc, ou seja a vir a ter uma, não queria arranja-la e vir algum entendido depois dizer: "epá essa moto sempre foi má, tinha problemas de fabrica que só ficaram resolvido no medelo a seguir , ou uma que seja muito dificil arranjar peças, ou uma que gaste muito mais com as outras ou tenho um desenho mau..bla bla bla.

era mais nestes aspectos que me estava a referir.

Uma 125 com motor 4 tempos gasta pouco...gasta o mesmo, ou menos que uma 50cc 2 tempos, que gasta mistura (gasolina mais óleo), e que tem um motor muito mais rotativo.
Os motores 4 tempos são mais fiáveis também...

Uma CG como a que postei, em passeio, gasta uns 2 litros e tal ou 3, em 100 km's...[;)] Sem problema.

Back