Saddam Hussein EXECUTADO esta madrugada

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos MrGrieves
  • Data de início Data de início
Crimes ... crimes ... de guerra e genocidios ...

Pois é, uns ganham as guerras, "constroiem" ou criam os Tribunais e instruem de como se deve processar os julgamentos !!

É assim não é !

Lista de Crimes de Guerra praticados pelos NAZIS na WWII

citação:German perpetrated crimes
According to the Nuremberg Trials, there were four major war crimes that were alleged against German military (and Waffen-SS and NSDAP) men and officers, each with individual events that made up the major charges.

1. Participation in a common plan of conspiracy for the accomplishment of crimes against peace

2. Planning, initiating and waging wars of aggression and other crimes against peace

Planning and executing a campaign of invasion of its European neighbors, as well as the conspiracy to violate the Treaty of Versailles and the Treaty of Saint-Germain through the remilitarization of the Rhineland, and the annexations of Austria and Czechoslovakia.
3. War Crimes These were limited to atrocities against combatants or conventional crimes committed by military units(see War crimes of the Wehrmacht), and include:

Invasion of Poland, in the period of 1st September- 25th October 1939 German Wehrmacht during its military actions engaged in executions of Polish POWs, bombed hospitals, murdered civilians, shot refugees, executed wounded soldiers. The cautious estimates give a number of at least 16,000 murdered victims[2]
Pacification Operations in German occupied Poland, during the occupation of Poland by German Reich, Wehrmacht forces took part in several pacification actions in rural areas, that resulted in murder of at least 20,000 Polish villagers
Le Paradis massacre, May 1940, British soldiers of the Royal Norfolk Regiment, captured by the SS and subsequently murdered. Fritz Knoechlein tried, found guilty and hanged.
Wormhoudt massacre, May 1940, British and French soldiers captured by the SS and subsequently murdered. No one found guilty of the crime.
d'Ardenne Massacres, June 1944 Canadian soldiers captured by the SS and Murdered by 12th SS Panzer Division Hitlerjugend. SS General Kurt Meyer (Panzermeyer) sentenced to be shot 1946; sentence commuted; released 1954
Malmedy massacre, December 1944, United States POWs captured by Kampfgruppe Peiper were murdered outside of Malmedy, Belgium.
Gardelegen (war crime)
Marzabotto massacre
Sant'Anna di Stazzema
Cefalonia Massacre
Oradour-sur-Glane
The annihilation of the Czech city of Lidice
Massacre of Kalavryta
Distomo massacre
The suppression of the 1944 Warsaw Uprising
The treatment of Soviet POWs throughout the war, who were not given the protections and guarantees of the Geneva Convention
Unrestricted submarine warfare against merchant shipping.
4. Crimes against Humanity These were crimes that were committed well away from the lines of battle and were unconnected in any way to military activity.

The major crime was the Holocaust, including:
The construction and use of Vernichtungslagern, most prominently at Auschwitz, Treblinka, Majdanek, Belzec, Sobibór, and Che#322;mno
The employment of other camps across Europe, including Dachau, Sachsenhausen, Mauthausen and Bergen-Belsen which served unofficially as death camps to a degree
Death marches of prisoners, particularly in the last months of the war when the aforementioned camps were being overrun by the Allies
The widespread use of slave and unfree labor by the Nazi regime, including the use of concentration camp and extermination camp prisoners as slaves
The establishment of Jewish Ghettos in Eastern Europe
The use of SSEinsatzgruppen, mobile extermination squads
Babi Yar
Rumbula
Dnepropetrovsk
Ninth Fort
Simferopol
The massacre of 100,000 Jews and Poles at Paneriai
The suppression of the 1943 Warsaw Ghetto Uprising which erupted when the SS came to clear the ghetto and send all of the occupants to extermination camps
Izieu Massacre
Other crimes against humanity included:

The Porajmos, the Nazi pogrom against the Romany peoples of Europe
The #321;apanka or "Catching Game," -- Nazi roundups of Poles in the major cities for slave labor and other purposes
Nikolaev Massacre
Operation Tannenberg, the AB Action and the Massacre of Lwów professors, all Nazi actions in Poland meant to mass murder the Polish intelligentsia and other potential leaders of resistance.
The Nazi T-4 Euthanasia Program, an aborted eugenics program meant to kill German children who were mentally or physically handicapped. 200,000 people were gassed to death due to this program.
Well over 10 million people were systematically killed by the Nazi regime (Some accountings place the figure at over 20 million) from crimes against humanity, in particular the Holocaust. Of this figure, the largest amount of deaths happened among the Jews. The common estimate is that 5 to 6 million Jews were killed by the Nazis, although a complete count may never be known. After the war, the Nazi regime was put on trial in two tribunals in Nuremberg, Germany by the victorious Allied powers from 1945 to 1949. The first tribunal indicted 24 major Nazi war criminals, and resulted in 19 convictions (of which 12 led to death sentences) and 3 acquittals. The second tribunal indicted 185 members of the military, economic, and political leadership of Nazi Germany, of which 142 were convicted and 35 were acquitted. In subsequent decades, approximately 20 additional war criminals who escaped capture in the immediate aftermath of World War II were tried in West Germany and Israel. In Germany and many other European nations, the Nazi Party is outlawed.

NUREMBERGA condenou-os, e as penas foram cumpridas ou executadas.

Lista de Crimes de Guerra dos Aliados na WWII

Massacre de Katyn

Evacuação do Leste da Prussia

Evacuation of Karafuto and Kuriles

Massacre de Canicatti

Massacre de Biscari

Massacre de Dachau

Massacre de Prisioneiros de Guerra Alemães no Utah

Morte de Prisioneiros de Guerra por Fome no Campos de concentração no Reno

Massacres de Foibe

Bombardeamento de Dresden

Afundamento do WILHELM GUSTLOFF

Então é bom, que nós, como pessoas de bom senso, saibamos reconhecer que estes outros actos existiram!!

Os Bombardeamentos de aldeias na Coreia do Norte, Vietname, Laos, Cambodja, Afganistão, Angola, e não só por forças dos EUA, mas também por forças da Inglaterra, França, Coreia, China, Vietname, Ex-URSS, Cuba (casos de Angola).

Mas para estes ninguém instituiu um tribunal pois não !?

Já agora
War Criminals: Theirs and Ours

A Internet é um poderoso auxiliar de pesquisa, haja vontade de perceber e ir um pouco mais além.
:)

A "justiça dos vencedores" é um fenómeno de uma singularidade extrema (catalogado mesmo como evento exótico...) desde as primeiras guerras humanas.

citação:Originalmente colocada por AutoFan

Quer que eu ponha aqui videos do regime iraquiano, inclusivé com os filhos do saddam, a torturar pessoas e a mata-las?
A sua lista de conhecimentos tb está bastante incompleta!

E vc sabe o sofrimento que havia naquela ditadura? Maniaco? maniaca é a sua argumentação. Sem duvida que o saddam era um cordeiro!:D
Foi feita justiça "á lá texas"? ainda bem! foi do mesmo modo que esse tirano fez a milhares de pessoas!
Já que adivinha tanto, adivinhe em que site está o video do Saddam que a fox news tem, que ainda nao o vi!

Que idade vc tem? vc está preocupado com os militares que morreram no iraque?
Cresca, e preocupe-se com os milhares de militares OBRIGADOS e FORÇADOS a combater sem receberem NADA, e que foram TIRADOS ás FAMILIAS para irem combater para as antigas colonias.
Já devia saber que os militares americanos são PROFISSIONAIS, e portanto, como em qualquer profissao, o risco de morrer, é uma possibilidade.
Mas ganham salarios elevadissimos, e estao protegidos pelo governo.
Muitos portugueses que foram tirados ás familias, nunca poderam sequer ser enterrados em Portugal! Porque não insurge sobre isso?
[:o)]

A sua argumentação tb tem um grande fundamento!! Riu-se muito? não se incomode,que eu da sua ainda me estou a rir!

Apenas queria que me respondesse o porquê dos americas nunca condenarem o massacre de Sabra e Chatila comandado por Ariel Sharon?
Quando começar a haver condenação por parte dos americanos em relação a este massacre, ai eu me calarei perante este julgamento. Até lá equipararei Saddam a Sharon com o comum de ambos terem sido fantoches nos interesses americanos.

Sobre a minha idade... não me faça rir... sobre a guerra do ultramar... infelizmente não me faça chorar...sobre esta frase... ”Mas ganham salarios elevadissimos, e estao protegidos pelo governo”Não duvide que estão tão bem protegidos que o governo deles nem sequer assinou o TPI.
Sobre os meus argumentos, não se ria demasiado, senão deixa de ter tempo para argumentar, pois pelos vistos não contra argumentou nada do que eu disse.

E sobre (mas mais parece sob...) os vencedores da 2ª Guerra mundial pesam, pelo menos dois crimes contra a humanidade de uma gravidade monstruosa:

Os bombardeamentos sobre várias cidades alemãs, depois de conhecida a incapacidade de resposta das defesas alemãs;

e os bombardeamentos de Tóquio com as bombas incendiárias (80.000 mortos civis), e os inacreditáveis bombardeamentos atómicos de Hiroshima e Nagasaki.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve
Com o devido respeito é aqui dito que o julgamento de Saddam foi uma fraude política, um favor feito aos americanos, e, no final, "coroado" com uma estúpida pena de morte...

Já tens dito isso várias vezes. Supondo que tenhas acompanhado e conhecas o julgamento, será que podes ser mais explicito e partilhares com a gente os pormenores em que te baseias para afirmar que o julgamento foi uma fraude ?

citação:Originalmente colocada por Liberal

Com o devido respeito é aqui dito que o julgamento de Saddam foi uma fraude política, um favor feito aos americanos, e, no final, "coroado" com uma estúpida pena de morte...

Já tens dito isso várias vezes. Supondo que tenhas acompanhado e conhecas o julgamento, será que podes ser mais explicito e partilhares com a gente os pormenores em que te baseias para afirmar que o julgamento foi uma fraude ?

Simples... para quem não sabe, aquele tribunal nasceu por um decreto, assinado pelo na altura, administrador delegado Paul Bremen. Se isto não é uma fantochada?...

A mim chocou-me ver as imagens pré e pós execução.
Os executores são da mesma estirpe má, que Saddam era. Não houve dignidade alguma naquele acto (se é que há na pena de morte?). Até insultos houve!

Quanto ao julgamento, penso que não era possivel outro desfecho, tanto os governantes iraquianos e os americanos, queriam a pena de morte de Saddam. Neste tipo de julgamentos não há justeza possível. É a justiça do vencedor...

citação:Originalmente colocada por Excalibur

Pois é Excalibur, metes o dedo na ferida. O post que eu aqui citei ontem (do João Miranda do blogue Blasfémias) diz tudo o que há a dizer sobre este assunto.
Este tópico está cheio de almas ofendidas e escandalizadas, mas na verdade, a maioria escreve pura retórica ideológica. Na verdade estão-se nas tintas que o Saddam tenha sido enforcado, e pior, estão-se nas tintas para as vítimas do mesmo. O que interessa é a politica e despejar frases decoradas da cartilha, ou seja, acusar o Bush e os imperialistas dos americanos.

Ainda há poucos dias na primeira linha das celebrações com champanhe pela morte do Pinochet vieram declarações festivas de partidos curiosos. Sim, são partidos curiosos que há em Portugal, um por exemplo (o PCP) é o tal que professa uma ideologia que massacrou muito mais gente que o nazismo, e que tem um lider parlamentar que até afirmou de que duvidava que a Coreia do Norte fosse uma ditadura. Outro partido curioso é o BE, um partido sempre pronto a acusar o Bush e sempre presente em manifestações de "paz", mas que conta entre os seus militantes alguns condenados por terrorismo e crimes de sangue em Portugal.

Viva a retórica, abaixo o Bush !

P.S. Como gosto de aprender e admito que posso estar errado em muitas coisas, agradecia que os foristas me dessem algum exemplo similar, dum ditador que foi preso em condições semelhantes, ou seja, não linchado na hora como é costume, levado a julgamento público, seja este ou não uma fraude. Agradeço exemplos, para perceber o que houve de tão mau neste. E já agora gostaria que alguém me explicasse a enorme contradição da afirmação que a ideia sempre fora eliminar o Saddam e sendo assim o estranho facto de não o terem feito de imediato, longe das câmaras e sem estas chatices dos julgamentos. Afinal os americanos são tão sinistramente maus, que não custaria nada espetar uma bala na cabeça do homem logo quando foi detido... e inventar uma desculpa, pois afinal eles são tão mentirosos quanto imperialistas...

OUTROS DITADORES

BENITO MUSSOLINI

O ditador fascista italiano, no poder entre 1922 e 1945, e a amante, Clara Petacci, foram executados em Abril desse ano por um membro da resistência.

ADOLF HITLER

Ainda no o período da II Guerra Mundial, mas na Alemanha, o odiado líder nazi suicidou-se, curiosamente poucos dias depois da morte de Mussolin.

NICOLAE CEAUSESCU

Depois de uma revolta anti-comunista na cidade romena de Timisoara, o ditador e a mulher, Helena, foram executados, após um julgamento sumário, em 1989.

S. MILOSEVIC

Quando morreu, em Março, estava a ser julgado no TPI, em Haia, na Holanda, acusado de planear uma limpeza étnica para a ex-Jugoslávia e de crimes de guerra.

CHARLES TAYLOR

O ex-presidente da Libéria, que fugiu do país em 2003, está preso em Haia a aguardar julgamento por crimes de guerra durante a guerra civil da Serra Leoa.

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=226020&idselect=9&idCanal=9&p=200

citação:Originalmente colocada por FGO
Simples... para quem não sabe, aquele tribunal nasceu por um decreto, assinado pelo na altura, administrador delegado Paul Bremen. Se isto não é uma fantochada?...

É apenas isso que tens para dizer ? No final da II Guerra Mundial como foram decretados os julgamentos de Nurenmberga ?
Sobre o julgamento de Saddam, sobre as provas e testemunhos. Há alguma coisa que queiras partilhar ? Houve provas ou não houve ? Foram inventadas ? A defesa do Saddam defendeu-se dessas provas ? E de que forma ? O que é que achas que foi fraudulento no julgamento ?

Liberal, os americanos, até agora, apenas conseguiram revelar uma evidência: são os mais medíocres dos imperialistas.

Quando à incorrecção se associa e acumula a mediocridade, os efeitos são devastadoramente ridículos.

Tal é o exemplo (que ao menos sirva de mau exemplo para o futuro...) do conservador unilateralismo americano.

Pois é Excalibur, metes o dedo na ferida. O post que eu aqui citei ontem (do João Miranda do blogue Blasfémias) diz tudo o que há a dizer sobre este assunto.
Este tópico está cheio de almas ofendidas e escandalizadas, mas na verdade, a maioria escreve pura retórica ideológica. Na verdade estão-se nas tintas que o Saddam tenha sido enforcado, e pior, estão-se nas tintas para as vítimas do mesmo. O que interessa é a politica e despejar frases decoradas da cartilha, ou seja, acusar o Bush e os imperialistas dos americanos.

Eu não critico só os EUA, nas inumeras intervenções que aqui tenho feito neste fórum tenho criticados todas as formas de crimes de guerra, perpretadas pelos mais diversos paises.

Aliás no post anterior:

citação:Os Bombardeamentos de aldeias na Coreia do Norte, Vietname, Laos, Cambodja, Afganistão, Angola, e não só por forças dos EUA, mas também por forças da Inglaterra, França, Coreia, China, Vietname, Ex-URSS, Cuba (casos de Angola).

Por isso quando ataco os EUA não são só estes que ataco, mas convenhamos quem armou e fomentou algumas das acções de Saddam Hussein na decada de 80 foram os aliados ocidentais.

E como alguém muito bem disse uns posts atrás, a forma como ocorreu a execução, e forma como foi obtido e divulgado um video realizado por um telemóvel é algo que deve ser condenável tendo em conta que se pretende ser diferente nos actos em relação á pessoa que se condenou e vai executar.

Eu não critico só os EUA, nas inumeras intervenções que aqui tenho feito neste fórum tenho criticados todas as formas de crimes de guerra, perpretadas pelos mais diversos paises.

Eu sei que não, e tens o meu respeito por isso. Por estranho que possa parecer, eu não estou aqui a defender o Bush, personagem pela qual não tenho a menor simpatia, muito menos pela corrente neo-conservadora e religiosa americana que acho sinistra desde há muito.

O que estou a criticar é a leveza com que as pessoas fazem todo o tipo de afirmações e a quase "simpatia" que reina aqui pelo Saddam, pessoas que muitas vezes ignoram ostensivamente a realidade politico-estratégica de todo o mundo ocidental (em todos os quadrantes) desde há décadas. E o exemplo que deste foi nesse sentido. Duma enorme ignorância histórica.

O julgamento de Saddam, com todos os defeitos que se conhecem (os reais e os inventados) foi um julgamento muito mais justo e civilizado do que é comum numa situação destas, e sem qualquer dúvida, muito mais justo do que aquilo que o regime de Saddam fez aos seus próprios julgados.

Mesmo na questão da pena de morte, basta olhar para o mapa-mundo onde a pena está em vigor, para concluir que quem mistura o julgamento de Saddam com a questão da pena de morte não sabe bem (intencionalmente ou não) do que está a falar, pois mais uma vez o que realmente importante é tirar dividendos politicos (ou outros quaisquer) desta questão e não resolver/criticar/debater a questão em si.

Dou-te mais uns exemplos:

Recentemente foi em viagem à Palestina uma delegação europeia, onde iam destacados membros do BE (Bloco de Esquerda). No regresso fizeram os tradicionais relatórios sobre a tragédia dos palestinianos. Não vou sequer falar disso, vou apenas perguntar: Alguma dessas pessoas que foram à Palestina fizeram alguma declaração critica sobre a pena de morte na Palestina ? Quer no local, quer à posteriori ?
Se houver, agradeço que me informem. Pago um jantar a quem me indicar tal informação.

Outro exemplo: na Libia, estão no corredor da morte 5 enfermeiras bulgaras e um médico palestiniano, condenados à morte por causa duma infecção de HIV em transfusões de sangue num hospital. Quantas notícias houve sobre este caso comparativamente à indignação sobre a pena de morte dum sanguinário como o Saddam ? Quantos post's houve aqui no Forum sobre estes 6 profissionais de saúde condenados à morte por pelotão de fuzilamento ?

Não houve nenhum, porque nestes casos não dá para acusar o Bush, portanto não merece sequer o trabalho de teclar um post.

Outro exemplo: na Libia, estão no corredor da morte 5 enfermeiras bulgaras e um médico palestiniano, condenados à morte por causa duma infecção de HIV em transfusões de sangue num hospital. Quantas notícias houve sobre este caso comparativamente à indignação sobre a pena de morte dum sanguinário como o Saddam ? Quantos post's houve aqui no Forum sobre estes 6 profissionais de saúde condenados à morte por pelotão de fuzilamento ?

Não houve nenhum, porque nestes casos não dá para acusar o Bush, portanto não merece sequer o trabalho de teclar um post.

Acho que houve menção ao caso, se não estou em erro alguém abordou o assunto.

Pelas razões que demonstram estas noticias, e para não transformar tudo isto num triste espectáculo deplorável cheio de especulações é que deveria ter existido um cuidado extremo.

citação:Saddam Hussein não morreu da forma serena que o vídeo mostrado no dia da sua morte dava a entender. Um novo filme ontem divulgado por canais de TV árabes (e disponível, sem cortes, na internet) permite ouvir a troca de insultos que teve lugar no enforcamento. Pouco antes de se entregar nas mãos de Alá – numa oração interrompida pela abertura do alçapão da forca – Saddam respondeu aos insultos de verdugos e testemunhas da execução, afirmando: “Este enforcamento é uma vergonha”; e acrescentando, “esta sim é uma demonstração de coragem” (em alusão à forma como enfrentava a morte, de rosto descoberto e cabeça fria).

Diário de Referência

citação:O governo iraquiano ordenou o início de uma investigação para apurar a origem das filmagens ilegais, feitas por telemóvel, da execução de Saddam Hussein e que foram divulgadas nas televisões árabes e estão a ser difundidas, sem cortes, na Internet.

Diário de Refrência

Pelas razões que demonstram estas noticias, e para não transformar tudo isto num triste espectáculo deplorável cheio de especulações é que deveria ter existido um cuidado extremo.

citação:Saddam Hussein não morreu da forma serena que o vídeo mostrado no dia da sua morte dava a entender. Um novo filme ontem divulgado por canais de TV árabes (e disponível, sem cortes, na internet) permite ouvir a troca de insultos que teve lugar no enforcamento. Pouco antes de se entregar nas mãos de Alá – numa oração interrompida pela abertura do alçapão da forca – Saddam respondeu aos insultos de verdugos e testemunhas da execução, afirmando: “Este enforcamento é uma vergonha”; e acrescentando, “esta sim é uma demonstração de coragem” (em alusão à forma como enfrentava a morte, de rosto descoberto e cabeça fria).

Diário de Referência

citação:O governo iraquiano ordenou o início de uma investigação para apurar a origem das filmagens ilegais, feitas por telemóvel, da execução de Saddam Hussein e que foram divulgadas nas televisões árabes e estão a ser difundidas, sem cortes, na Internet.

Diário de Refrência

no portal do SApo tem la o video completo, e por muito mal que ele tenhA FEITO aos iraquianos e á humanidade, a forma como foi tratado e julgado é vergonhosa

É, também, por isso que nem vou tocar mais neste tema, pois que coisas dessas dão-me sempre volta ao estômago...

A questão é que para as pessoas tudo tem de ser um espetaculo "Hollywoodesco", gravado e difundido em tempo record.

Contudo, em paises ditos civilizados por exemplo e disso os EUA são um exemplo, a familia ou ministério Publico poderiam intentar um processo por violação dos direitos Humanos e contra a dignidade Humana e perseguir o autor do Video Ilegal.

As violações dos Direitos Humanos que Saddam Violou e fez tábua rasa, mas esses mesmos direitos violados e esquecidos estão aqui a ser aplaudidos, sem que disso se dêm conta.

Voltar
Superior