[Lan?amento] Salão Automóvel de Lisboa 2015 - 30 Out - 8 de Nov.

Reparei num pequeno "fail": Na Ford, tinham lá um Mondeo Vignale, em que na matrícula traseira a designação do modelo estava como "Vigneli"...Era só copiar o nome do friso traseiro para a matrícula.

Estou a ponderar ir pois tenho saudades desde o último... Só estou com dúvidas se vai compensar os kms que tenho de fazer [;)]

A ir não é tanto pelas novidades é mesmo pela possibilidade de no mesmo local ver o um vasto leque de automóveis com tudo o que isso implica.

Depois da minha visita, e consoante as expectativas que levava, resumo a minha apreciação:

Principais surpresas:

1. Superb. Quando um Skoda faz corar um VW Passat... Esqueçam os logos no capot...
2. MX-5. Nunca achei nada demais os MX-5. Esta é a geração da unanimidade. Estética perfeita, barato, qualidades aerodinâmicas suficientes para o passeio domingueiro. A configuração vermelho + jantes antracite é a config a escolher.
3. BMW X1. Fantástico salto qualitativo. É mais um X3 rodas baixas do que propriamente a evolução do X1 anterior. Interior peca bastante nos bancos com fraco apoio (resolúvel) e tablier igual ao série 2.

Principais desilusões:

1. Mercedes C coupé. Aquela traseira à classe S, nem com kits AMG, lá vai. Pena. De resto, onde estão as configurações clássicas da saudosa Mercedes? Aquele stand estava rodeado de putos...
2. Ford (stand completo). A nova grelha dos Ford não é mesmo do agrado. Até a S-Max que era assumidamente uma das SAV mais bonitos do mercado, a levou...
3. Ausência da FCA. A relação com a ACAP não é a melhor ao que parece. Perdem os fãs e perdem as marcas que representa.

Melhores sensações:
1. A bordo de um AMG GT S [br:)][br:)][br:)]

- Jag XE e XF - estavam trancados, mas começa a parecer uma salsicha, diferentes tamanhos, como alguns alemães. Agradáveis de olhar, mas as óticas traseiras necessitam de umas mexidas.

Concordo em absoluto. Vi o XE pela primeira vez ontem e estava à espera de um factor "uau" que não existe. Os farolins traseiros são enormes e dominam a traseira, e são totalmente banais. A dianteira também tem algo que não joga a 100%. Desiludiu-me bastante.
E depois de ver como virá o novo XF, ainda mais desiludido fico com uma marca que, com o lançamento da 1ª geração do XF e do actual XJ, conseguiu dar uma pedrada no charco e afastar-se das convenções estéticas que guiavam a marca nas décadas anteriores. Mas parece que a imaginação estagnou de repente...

Crash, quanto tempo demoraste a ver o salão?

Isto assumindo já que a maioria das pessoas deve levar menos tempo que tu.

E fotos ?

Fotos infelizmente não.
Falta de hardware!

Estive lá dentro umas 4h, mas mesmo assim não deu para ver tudo...
Acabei por passar ao lado de algumas marcas.
Isto devido às pessoas com quem ia, que "obrigou" a paragens prolongadas em alguns stands, com 4 marmanjos enfiados dentro de alguns carros a discutir cenas sobre o carro em questão [:D]

Modelos que obrigaram a paragem prolongada para troca de opiniões:
Volvo XC90, - apreciar esta nova Volvo, alguns problemas de acesso à 3ª fila de bancos. Um fascínio pouco natural de 2 individuos pelo S60 Cross Country.
Skoda Superb - a surpresa, sem dúvida. Muito bem executado por fora, como por dentro, e bagageira gigante. Preferimos ficar dentro do Superb mais que no Passat [:D]
Audi Q7 - rodámos os botõezinhos todos, a aferir o peso e qualidade dos clicks[:D] Mais nenhuma marca pensa nestas coisas...
Lexus IS, - Dissonância entre exterior e interior. E descobri alguns ressentimentos pessoais de personagens para com o interior do carro.
Citroen DS5, - Sim, mais ressentimentos pessoais de algumas pessoas no interior do DS5, e várias falhas ergonómicas, e um relógio inexplicável.
o novo Opel Astra, - percepção de uma criatura com mais qualidade e interior mais apelativo, com muitos menos botõezinhos. E uma idiotice de um falso tablet preso ao encosto do banco do condutor.
Opel Astra GTC OPC - para comparar com o novo, confirmando a existência de muitos mais botões.[:D]
Nissan e-NV200 - não perguntem... mas depois ainda fomos coscuvilhar com atenção a versão furgão que se encontrava na rua[:D]

Já agora, uma pergunta para quem já conduziu... Renegade! Aqueles pilares A devem ser dos mais largos que já vi até hoje. Engenhosamente, estando inclinados, acaba por parecer muito mais estreito do ponto de vista do condutor, mas o pilar do lado do pendura aparece em toda a sua gloriosa largura. Aquilo não interfere com a visibilidade?

Fui lá hoje e gostei, achei os espaços bem organizados e focados nos carros. Deu para sentar em quase todos e inclusive ver de perto (abrir a porta) dos maseratie aston martin (lindos!). Só a sensação de estar sentado em alguns carrinhos daqueles uma pessoa fica maluco, como os Porsches, o I8, mustang, mercedes AMG etc...e nunca mais acho que o meu Mini é um carro baixo para entrar lol...

O que menos gostei foi os comes e bebes que são fraquissimos e alguns são na rua (comer à chuva e frio...que bom...), o facto de haver poucos ou nenhuns brindes...e de ainda não lá estar a CLUBMAN!! [s)]
O que mais gostei foi grandes maquinas que lá estão (obvio) , as babes dos stands ([br:)][br:)])

Fui lá hoje e gostei, achei os espaços bem organizados e focados nos carros. Deu para sentar em quase todos e inclusive ver de perto (abrir a porta) dos maseratie aston martin (lindos!). Só a sensação de estar sentado em alguns carrinhos daqueles uma pessoa fica maluco, como os Porsches, o I8, mustang, mercedes AMG etc...e nunca mais acho que o meu Mini é um carro baixo para entrar lol...

O que menos gostei foi os comes e bebes que são fraquissimos e alguns são na rua (comer à chuva e frio...que bom...), o facto de haver poucos ou nenhuns brindes...e de ainda não lá estar a CLUBMAN!! [s)]
O que mais gostei foi grandes maquinas que lá estão (obvio) , as babes dos stands ([br:)][br:)])

Não dá, portanto, para sair e comer qualquer coisa ali na zona e depois voltar a entrar?

Quando fui ao salão de Madrid em 2012 que foi no IFEMA sempre havia uns comes "normais", tipo Burger King e afins dentro do parque de feiras.

Ao user LFCAP um muito obrigado pelas fotos.
Como em todo existe sempre gente que está pronta para falar mal.
Seja como for é uma boa notícia poder ter este salão em Portugal de novo com mais ou menos novidades as carteiras não andam folgadas e como tal é sempre um regalo para os olhos poder apreciar tanta máquina (sem olhar a marcas) junta.
apr:)
Quero ver se passo lá pois é quase uma obrigação [kiss]

O bilhete diz que não dá para voltar a entrar...

Mas há comes (bifanas e assim...) lá dentro, dá para desenrascar.

Quanto ao recheio, acho que vale bem a pena por 6€.

O que não gostei, novo a4. O interior pode estar melhor construído, mas aquela junção entre as saídas de ventilação é horroroso. Acresce que o modelo em exposição não correspondia à descrição em papel. Estava com muita expectativa com este carro, talvez por isso a maior desilusão.

Gostei de ver o a6 com mais de 50k euros investidos, bem como alguns modelos da familia rs (3 e o 5).[:cool:]

O superb está engraçado, acho-o melhor conseguido que a geração que substitui.

Também gostei de ver o M5, embora não aprecie a sua aparência, o carro naquela configuração fica imponente!

Gostei de ver o c coupé. Acho-o muito bem conseguido (à escala do S é certo), mas com uma cor brilhante deve ficar no ponto. O interior está muito bom[br:)] Para mim foi a surpresa do salão.

A jaguar foi um fiasco. Não se admite que outras marcas com modelos a ultrapassar e bem os 100k euros deixem a malta ver os carros à vontade (x6, rs5, lexus até a própria range rover) e um "mísero" xe de 40k nada. Não é este o espirito que se quer se pretendem fazer concorrência ao trio alemão. Acresce que com vidros fumados nem a espreitar se via algo lá dentro...

Fiquei decepcionado com a honda. O novo civic tem pormenores que num carro de 2015 me fazem confusão. O acabamento superior das porta [8b]

Bem, em traços gerais gostei do que vi e se me lembrar de mais detalhes partilho[;)]

Cump.

Pessoal que foi, qual o C W205 na mostra ?

Não havia. Quer dizer estava lá o coupé[;)]

Na estrela havia um G todo equipado, o C coupe, um E 300h, um glc, um gle, um cla 45 break, a45 e um espetacular amg gt. Acho que era tudo...

Edit: Faltou o B elétrico e um gla

E tudo de portas abertas (aquele motor do gt[br:)]).

Cump.

Last edited:
Estive por lá.
Sem dúvida que o salão já teve melhores dias.
Não existe "branding". Talvez por contenção de custos, todos os espaços são idênticos.
Dá para focar nos carros, o que até nem é mau. Mas pelo menos, os espaços poderiam estar com melhor apresentação.

Concordo.

Como seria de esperar algumas marcas colocaram restrições no acesso aos modelos ou trancaram os mesmos.
Não se percebe é que no mesmo stand tenhamos modelos que têm full access e outros estão trancados... [8b]

Mas aqui fica a minha impressão:

1. O salão tem um preço de entrada aceitável. Mas tb se fosse 5,00€, melhor seria [;)]

2. Para quem está comprador, tem ali uma oportunidade de ouro para ver todos os modelos que lhe possam interessar e até solicitar test drive. apr:)

3. Pena não terem sido os importadores a estar presentes, pois sempre seria um salão com outro "glamour" [s)]

4. Modelos que me impressionaram pela positiva (em ordem descrescente):

- BMW X1: dá gosto finalmente ver a BMW seguir o caminho certo quer em termos de design como de argumentos, para não falar na qualidade construção e materiais utilizados que é irrepreensivel.
- Volvo XC90: apesar do novo design não agradar a todos, o qualidade de construção, robustez e espaço interior são referenciais.
- Audi A6: o equilíbrio deste modelo está muito acima dos restantes modelos da marca. Claro que 49k de extras ajudam muito para quem entra ali.
- MB C Coupe: o carro tem um design fabuloso e com a cor exposta, é qq coisa...
- Jaguar F-Type: estive sentado lá dentro e apesar de quase claustrofóbico nota-se que está ali a bandeira da Jaguar. Design de cortar a respiração (seja qual for o ângulo). É e vai continuar a ser um best seller.
- BMW i8: algo que nenhuma marca até ao momento conseguiu produzir numa linha de montagem. O impossível tomou forma.
- VW Touran: é incrivel como um carro aparentemente com dimensões reduzidas consegue oferecer aquele espaço interior.
- Hiundai Santa Fé: muito evoluído face aos modelos da marca anteriores, a rever: um carro que custe mais de 50k no mínimo tem de oferecer portão da mala eléctrico.
- Skoda Superb: muito bons argumentos e que pode deixar muita gente a pensar no momento de passar o cheque... A rever: quando se vai para um salão a ideia é que publico consiga ver o modelo mais bem equipado possível e isso está longe de acontecer na FIL.
- Audi Q7: apesar de um exterior algo controverso e pouco apelativo, o interior é soberbo, talvez o melhor que experimentei.
- Staf Honda e MB: as melhores "companhias femininas" dos veículos expostos.

5. Modelos e situações que não me impressionaram ou que são um autêntico fiasco (sem ordem especial):

- Stand Porsche: compreendo que se controle entradas, mas dai a ter os modelos fechados... vergonhoso, mais valia não terem estado presentes!
- Audi A4: o design é mais do mesmo. Até passei pelo modelo sem me aperceber que era o novo!
- Ford (qualquer modelo): quem percebe minimamente de automóveis e está habituado aos padrões europeus (sobretudo alemães) basta observar e sentir os pormenores de construção para saber que falta ali mt coisa. Exemplos: o portão traseiro do Vignale é plástico! Será que valia a pena colocar o Mustang num pedestral? Só se for pelo 5.0 e pela novidade em Portugal porque de resto não se justifica.
- MB GLE Coupe: ainda que tenha um frente muito bem conseguida, aquela linha lateral a cair para a mala... muito complicada de digerir e a habitabilidade traseira bastante sofrível. Ainda assim, qualidade de materiais e construção irrepreensível.
- MB GLC: no conjunto parece um bom carro (bem construido e bons materiais), mas novamente o problema da linha lateral a cair para a mala... desta vez é porque parece que alguém por dentro lhe deu um "coice" e voilá! esticou. Definitivamente a MB não acertou esta linha à primeira. Keep Trying.
- Range Rover (Evoque e Discovery Sport): pretende-se que a LR seja uma marca de luxo certo? Ainda assim resolveram levar para o salão modelos sem que tivessem full extras? bastante decepcionante.
- Lexus RC-F: quase não tenho palavras, mas começando pelo facto de estar trancado (se calhar ainda bem), o carro até chama a atenção pela parte traseira, mas após observar aquela frente... parece que sofreu um acidente antes de ter sido ali colocado!
- Stand BMW: se temos alguns modelos com total acesso, para quê vedar outros? Não se compreende que um M5 esteja trancado quando é possível sentar num i8...

Dito isto, o salão merece uma visita. [:cool:]

Aqui fica o guia: http://www.autohoje.com/salaoautomovel2015/

Last edited:
A minha impressão do salão automóvel...

Tamanho - Acho 2 pavilhões o tamanho ideal para passar uma tarde (isto para quem vai ver as novidades/carros todos). Devo lá ter passado umas 4 horas, e ao fim deste tempo já não tinha paciência para ver outros dois pavilhões (isto quando comparado com os anos anteriores);
Preço - 6€ é o preço certo para um salão com dois pavilhões apenas. Parabéns.
Marcas a destacar (gosto pessoal...) - Audi é vencedora aqui. Todos os carros estavam abertos, 90% deles em que em extras dava para comprar uma casa no Cacém (sem menosprezo para quem lá mora) - Babei-me com o RS5, RS3 e S1; Mercedes também muito bem aqui - carros todos abertos, aquele G e GT... Skoda - Não querendo ser repetitivo, a Superb está soberba, a Octavia RS idem; Porsche (devo ter tido sorte na hora provavelmente) - Penso que estavam todos abertos, sem nenhum dos vendedores a olhar de lado para nós; KIA - gostei no geral.

Deixaram-me de pé atrás a BMW (versões de entrada abertas, interiores pobres em comparação com a concorrência - MB e Audi), FORD (nunca gostei e ainda não é desta que gosto...), MINI (tudo muito sem luz, sem alegria/animação, stand encostado a um canto...), VW (nada de virar a cabeça sem ser o XL1 que por acaso estava fechado), HONDA (pobre type-r... Desde o EK que foi sempre a descer, e agora o salto descendente ainda foi maior para os puristas - motor turbo e carro à Need For Speed...)

Last edited:
Tenho que ver se consigo ir, pelos relatos fiquei vontade e fui sempre a todos até agora.

Há aqui algumas constatações interessantes e repetidas o que de alguma forma as valida.

Toda a gente ficou bem impressionada com o Skoda Superb, todos acharam que o X1 está melhor, todos ficaram bem impressionados com os interiores dos Audi e do Volvo XC90, etc.

Não havia. Quer dizer estava lá o coupé[;)]

Na estrela havia um G todo equipado, o C coupe, um E 300h, um glc, um gle, um cla 45 break, a45 e um espetacular amg gt. Acho que era tudo...

Edit: Faltou o B elétrico e um gla

E tudo de portas abertas (aquele motor do gt[br:)]).

Cump.

Por acaso apreciei um destes dias toda a montra mas num concessionário.
Desde o AMG GT até G 350 Bluetec sem esquecer o novo S e claro o GLE estava lá tudo e adinda um SLS [br:)]

Back