salário de bagageiro

Mas claro que sim, tens razão quando uma pessoa deve sonhar alto e fazer por conseguir isso! E claro nada é melhor que um curso superior estou de acordo.;) Agora por uma pessoa não ter o canudo vai-se matar?

citação:Originalmente colocada por Speedy

Mas claro que sim, tens razão quando uma pessoa deve sonhar alto e fazer por conseguir isso! E claro nada é melhor que um curso superior estou de acordo.;) Agora por uma pessoa não ter o canudo vai-se matar?
Não. O que precisamos é de pessoal para as obras e recolha do lixo dado que os emigrantes estão a ir para outras paragens. :) ;)

Pronto tudo bem! Ás perguntas que fiz respondeste com ironia, mas tu é que sabes, secalhar achas que não percebo o que dizes. Tu é que sabes.;)

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

É porreiro ser bagageiro...

E perdi eu tempo a escrever um tópico sobre o que se passa em Portugal. [8]

Realmente o nosso destino é ter um ordenado baixo e receber boas gorjetas.

Boa Portugal. Estás quase lá.

Não é nada de especial, mas também não é nenhum emprego que não seja digno....Não ser digno é andar a roubar...
Nem todos podemos ser doutores e engenheiros. Quem desempenharia a mão de obra depois?;)

Apoiado..não somos todos iguais e não pensamos todos da mesma forma..
Não digo que não devemos ser ambiciosos (antes pelo contrario)..mas é uma profissão digna como outra qualquer..
Já vi muitas riquezas começarem de baixo..;)

Penso que o Carlos não estava a dizer que a Profissão é ou não digna.

A verdade é que em Portugal estamos sempre a oferecer trabalhos de valor baixo e esperar que se tire mais algum de lado.

Em vez de se pagar um ordenado de jeito pelo trabalho (bares, restaurantes, discotecas, hoteis etc etc). Não, o tuga ofereçe o mínimo que pode por lei e o empregado que se safe com as grojas.

Se querem que vos diga cada vez tenho menos vontade de dar grojas nos restaurantes. Pq eu quando trabalho dou o meu melhor, e não é por isso que recebo mais ou menos.

Se era esse o aspecto que o Carlos queria sublinhar, óbvio que também não concordo.
Se uma pessoa vai para uma profissão a pensar o que vai tirar pela porta do cavalo, algo está mal, muito mal.

Agora eu depreendi que ele queria dizer outra coisa com " [...]Claro que receber o ordenado mínimo, numa funçãozinha qualquer sempre é melhor que ir roubar para as esquinas [...]".
Só queria salientar que às vezes precisamos de de receber o ordenado mínimo numa funçãozeca qualquer como sendo um pequeno estágio para partirmos para outras aventuras e outras ambições.

O meu sonho sempre foi tirar um curso, mas aconteceram-me coisas a nível da minha saúde que fizessem com que tirasse o 12º em 4 anos...posso dizer que a minha média ficou em 15 e tal ao longo do ensino secundário. Não era mau aluno nem nenhum baldas.
Entretanto o tempo passou-se e eu vejo-me apertado. Naturalmente que tenho que fazer pela vida e é por isso que estou à espera que comece um curso não universitário, mas profissional para apanhar de novo o fio à meada.

Talvez um dia tire um curso de noite ou qualquer coisa. Nem sempre tudo é como nós queremos ou sonhamos, por isso se for preciso para me desenrascar nem que tenha que ir varrer o chão da rua....não é por isso que não terei ambição para ser outra coisa qualquer...Quem diz eu, diz outra pessoa qualquer.
Os meus dois melhores amigos estão em cursos universitários....um está em medicina e o outro em eng. civil...falto eu para eng. mecânica...talvez um dia.;)

citação:Originalmente colocada por carlos pinto

pá,tenho 25 e tenho o 12ano completo,de qualquer forma vou mandar o curriculum,acham necessário uma carta á parte a apresentar-me e a explicar o motivo de concorrer?
É necessário, por todos os meios, que consigas uma entrevista pessoal
e aí deves ir super aprumado da ponta dos cabelos até à biqueira dos sapatos.
O teu aspecto físico e a maneira como te apresentas pessoalmente, é determinante.

Já trabalhei num hotel e pelo que os bagageiros me contavam, aquilo recebia-se mesmo bastante dinheiro. Obviamente que é de fases, no verão és capaz de duplicar ou triplicar o ordenado e no inverno pouco mais acima do base recebes.
O bom dos hotéis é teres as refeições pagas, eu tomava pequeno almoço, almoço, lanche e jantar, mas não recebia o subs. de almoço. acho que mesmo assim compensava.
penso que terás que estar também preparado a fazer turnos.

Se era esse o aspecto que o Carlos queria sublinhar, óbvio que também não concordo.
Se uma pessoa vai para uma profissão a pensar o que vai tirar pela porta do cavalo, algo está mal, muito mal.

Agora eu depreendi que ele queria dizer outra coisa com " [...]Claro que receber o ordenado mínimo, numa funçãozinha qualquer sempre é melhor que ir roubar para as esquinas [...]".
Só queria salientar que às vezes precisamos de de receber o ordenado mínimo numa funçãozeca qualquer como sendo um pequeno estágio para partirmos para outras aventuras e outras ambições.

O meu sonho sempre foi tirar um curso, mas aconteceram-me coisas a nível da minha saúde que fizessem com que tirasse o 12º em 4 anos...posso dizer que a minha média ficou em 15 e tal ao longo do ensino secundário. Não era mau aluno nem nenhum baldas.
Entretanto o tempo passou-se e eu vejo-me apertado. Naturalmente que tenho que fazer pela vida e é por isso que estou à espera que comece um curso não universitário, mas profissional para apanhar de novo o fio à meada.

Talvez um dia tire um curso de noite ou qualquer coisa. Nem sempre tudo é como nós queremos ou sonhamos, por isso se for preciso para me desenrascar nem que tenha que ir varrer o chão da rua....não é por isso que não terei ambição para ser outra coisa qualquer...Quem diz eu, diz outra pessoa qualquer.
Os meus dois melhores amigos estão em cursos universitários....um está em medicina e o outro em eng. civil...falto eu para eng. mecânica...talvez um dia.;)
Não é minha intenção minimizar ninguém, mas apenas forçar um pouco a um alcance superior. Comom não tenho muito tempo disponível, vou para explicações mais curtas, recorrendo por vezes à ironia, mas sem intenção de ofensa.

Também na minha vida andei a servir à mesa e balcão, fui empregado de loja e numa lavagem de automóveis. Mas sempre como período transitório. E por muito boas gorjetas eu recebesse (nas lavagens é um espectáculo o amor que o pessoal tem pelos carros), sempre quis ir mais além.

E no caso do carlos pinto, li que ia abandonar 6h por dia em frente a computadores para ser bagageiro... Geralmente é ao contrário.

O SilverArrow captou perfeitamente o sentido. Independentemente das nossas capacidades, geralmente claudicamos muito cedo.

Falta-nos aquela visão para ir mais longe. E mais tarde, já é tarde.

Tenho um amigo, que tem agora 35 anos. Muito cedo abandonou os estudos (não havia razão para isso) e dedicou-se ao mundo da moda e aquilo era gajas e gajas e mais gajas.
Entretanto casou e teve que arranjar emprego, e conseguiu um bom emprego para a época e para as suas habilitações. Agora, com 2 filhos e a mulher em casa ele vê que o emprego porreiro de há 10 anos, hoje não é grande coisa e para progredir só lhe resta estudar e estudar a sério pois só com o curso de Economia é que tem hipóteses de progredir no emprego dele.

Sabem o que se passa agora com ele? Tem uma vida de sacrifício, não tem tempo para a mulher e os miúdos e vê os colegas todos a passar-lhe à frente. Quando acabar de tirar o curso, eu não sei se os filhos e a mulher estarão à espera. O Emprego e os amigos também.

Vocês desculpem, mas não há histórias destas com finais felizes.

E tal como tu Speedy, este meu amigo está a fazer um esforço tremendo. Mas tem de ser.

E aquilo de roubar para as esquinas, é uma esforça de expressão no seguimento de uma frase tua.

Boa sorte para ti. :) ;)

(...)

Tenho um amigo, que tem agora 35 anos. Muito cedo abandonou os estudos (não havia razão para isso) e dedicou-se ao mundo da moda e aquilo era gajas e gajas e mais gajas.
Entretanto casou e teve que arranjar emprego, e conseguiu um bom emprego para a época e para as suas habilitações. Agora, com 2 filhos e a mulher em casa ele vê que o emprego porreiro de há 10 anos, hoje não é grande coisa e para progredir só lhe resta estudar e estudar a sério pois só com o curso de Economia é que tem hipóteses de progredir no emprego dele.

Sabem o que se passa agora com ele? Tem uma vida de sacrifício, não tem tempo para a mulher e os miúdos e vê os colegas todos a passar-lhe à frente. Quando acabar de tirar o curso, eu não sei se os filhos e a mulher estarão à espera. O Emprego e os amigos também.

(...)

Hoje um gajo mata-se a estudar, sai para o mercado de trabalho e ninguém o quer pq não tem experiência e, se o aceitarem, dão-lhe um salário de miséria. Para compensar, estuda mais uns anitos, gasta mais uns valentes euros e, com sorte, talvez aos 35 já esteja a trabalhar nalguma coisa de jeito... se calhar sem mulher e sem filhos, uma vez que a precaridade e a instabilidade laboral não dá para fazer milagres.

...mas vai daí, espero bem estar errado!

citação:Originalmente colocada por RedHeart

Hoje um gajo mata-se a estudar, sai para o mercado de trabalho e ninguém o quer pq não tem experiência e, se o aceitarem, dão-lhe um salário de miséria. Para compensar, estuda mais uns anitos, gasta mais uns valentes euros e, com sorte, talvez aos 35 já esteja a trabalhar nalguma coisa de jeito... se calhar sem mulher e sem filhos, uma vez que a precaridade e a instabilidade laboral não dá para fazer milagres.

Podemos dar as voltas que quisermos, mas nós nascemos para trabalhar. Como tal, quanto mais cedo nos prepararmos, melhor.

Noutro dia, um colega da minha mãe que é médico e com uma re****ção assinalável, estava cá em casa a lamentar-se que a vida tinha sido injusta com ele. Para ascender ao sítio onde está, teve uma vida de sacrifício e que só a partir dos 50 eé que começou a ter um bocado de tranquilidade. Entretanto os filhos cresceram com um pai ausente.

Ok, encomendou agora o carro de sonho, um Porsche Carrera 4, mas tem que guiar com cuidado, pois está a chegar aos 60 anos e não quer ficar pendurado num poste....

Valeu a pena?

Podemos dar as voltas que quisermos, mas nós nascemos para trabalhar. Como tal, quanto mais cedo nos prepararmos, melhor.

Noutro dia, um colega da minha mãe que é médico e com uma re****ção assinalável, estava cá em casa a lamentar-se que a vida tinha sido injusta com ele. Para ascender ao sítio onde está, teve uma vida de sacrifício e que só a partir dos 50 eé que começou a ter um bocado de tranquilidade. Entretanto os filhos cresceram com um pai ausente.

Ok, encomendou agora o carro de sonho, um Porsche Carrera 4, mas tem que guiar com cuidado, pois está a chegar aos 60 anos e não quer ficar pendurado num poste....

Valeu a pena?

Isto são coisas que dá para encher 100 páginas. Depende de muita coisa. Eu só concordo com curso superior, se for realmente aquilo que a pessoa quer. Senão é perda de tempo. São 5 anos perdidos de novas experiências que podem determinar aquilo que realmente queremos.
E depois há limites para tudo. Uma pessoa tem que ver até onde é capaz de ir e aquilo que perde com isso. Tomar uma decisão e ir em frente.

Nã, não dá para 100 páginas porque não estamos a falar do José Veiga ou do Pinto da Costa. :D :D

Esta conversa de curso superior pode parecer um pouco elitista e num País como o nosso em que a formação nas Universidades nem sempre é o que seria desejável, o caso complica-se. Mas passemos adiante.

Hoje, qualquer País civilizado tem uma taxa superior a 50% de pessoal licenciado. Alguma razão há-de ser.

Porque o mundo está cada vez mais competitivo. E se um gajo for agora para pedreiro e ganhar mais que um engº civil, é óbvio que quando estiverem com 30 anos, o engº civil passa-lhe à frente que nem um foguete.

O nosso ensino pode estar mal estruturado e pouco adequado à realidade moderna, mas não há volta a dar. Uma pessoa desqualificada será sempre uma pessoa desqualificada.

E se 500 eur por mês a um puto de 19 anos parece uma fortuna, com 25 os possíveis 700 já parecerão pouco e aos 35 os possíveis 800, uma coisa de nada. E aí entra na engrenagem. E já não tem espaço de manobra para mudar seja o que for.

Carlos.L afinal até estamos de acordo.;)
Com tudo explicadinho percebi ehehee
Cada vez mais temos que pensar em progredir porque é como disseste, o que é muito bom hoje, amanhã pode não ser. E o que vejo é que cada dia temos que ser mais polivalentes.
Cumps.;)

Daquilo que eu vejo na Alemanha, há muitos cursos, mas também há mercado. Por exemplo no meu caso, engenharia mecânica...Há muitos ramos mesmo(automóvel, fluidos, desenvolvimento do produto, estruturas, impressão,...), e aquilo que escolhes na faculdade, será aquilo que iras trabalhar futuramente. Em Portugal não. Por exemplo na Feup tens 7 opções no 5ºano, escolhes uma, e depois vais trabalhar para a área da outra opção.

Em relação ao teu exemplo. E se o pedreiro durante esse tempo todo até aos 30 anos tiver um pouco de juízo e em vez de estoirar o dinheiro em cerveja, juntar e um dia começar por conta própria? Aconteceu isso a um amigo meu, estava em França a trabalhar para uma empresa de revestimentos e hoje é dono dela! Não é grande, mas é o suficiente para estar agora a contratar pessoal e ganhar mais de 5000 euros por mês. Ele tem minha idade, não tem curso, anda de Audi A3 e vai começar a construir casa daqui a uns tempos e eu ainda nem a ***** do curso acabei, e ando a pé!

E depois de que te adianta teres um canudo se depois te acomodas numa empresa a ganhar um ordenado miserável? Conheço uma rapariga, eng Química da Feup, acabou com boa média, está naquela cena da Galp acima do Porto (esqueci-me do nome) já a 5 anos e ainda está com 1000 euros de ordenado (espero não estar a ofender ninguém ao chamar ordenado miserável a 1000 euros, mas é o que penso, 5 anos de estudos mais 5 anos de trabalho, deveria estar a ganhar muito mais!).

Basicamente eu e tu (CarlosL) estamos a ver as coisas de sítios diferentes. Tu estás a ver a coisa a nível económico, e eu estou a ver a nível pessoal.

Valeu a pena?

Se me permitires que altere um bocadinho a tua frase eu diria "Podemos dar as voltas que quisermos, mas nós nascemos para trabalhar. Como tal, quanto mais cedo nos começarmos</u>, melhor."

Não me parece que aos 50 anos esteja muito preocupado em ter um Porsche... acho mais provável preferir um bom e confortável Mercedes :D
Para quê andar feito escravo toda uma vida, não usufruir da sua família e amigos, apenas para ter algo bom já no fim? Provavelmente vai ter o gosto de possuir um belo de um Carrera 4 e, no entanto, será um estranho para os filhos (se é que realmente foi um pai ausente), que para mais não serviu do que por a comida em cima da mesa e garantir que têm roupas de marca.

Voltar
Superior