Sangrar depósito liquido refrigerador

rc

New member
boas

alguem sabe onde fica a "válvula" para sangar este deposito num Astra G 1.4?

costuma ser na parte de baixo do radiador

Olha, no meu antigo rover para sangrar o depósito do líquido de refrigeração tinha de desenroscar um parafuso que estava na parte direita do motor... e num sitio bem tramado para o fazer! [:D][;)]

O que se sangra é o circuito, não o depósito.
Se não estou em erro, nesse motor basta abrir a torneira da chaufagem, colocando na posição do máximo de quente, e conforme se vai metendo líquido de refrigeração (no caso de este faltar), ele sangra sozinho (há um tubo que faz retorno ao frasco).
Convém deixar abrir o termostato para ter a certeza de que fica bem sangrado e depois de frio voltar a verificar o nível, repondo se necessário.
Por regra é assim nos carros alemães.

Olha, no meu antigo rover para sangrar o depósito do líquido de refrigeração tinha de desenroscar um parafuso que estava na parte direita do motor... e num sitio bem tramado para o fazer! [:D][;)]

Pois, aí está a confusão, sangar não é esvaziar, é tirar o todo o ar do circuito, que ocupa espaço onde devia estar o anti-congelante.

Se não estou em erro, nesse motor basta abrir a torneira da chaufagem, colocando na posição do máximo de quente, e conforme se vai metendo líquido de refrigeração (no caso de este faltar), ele sangra sozinho (há um tubo que faz retorno ao frasco).
Convém deixar abrir o termostato para ter a certeza de que fica bem sangrado e depois de frio voltar a verificar o nível, repondo se necessário.
hmmm
eu preciso de mudar o liquido que lá está, pois aquilo é só água.
onde dizes que fica a torneira?

nem todos os carros teem torneira[;)] há carros que teem uma torneirinha pequenina na parte de baixo do radiador e outros nao,se o teu nao tiver torneira,se for esse o caso tens de tirar o tubo que fica em baixo no radiador,a agua sai e depois poes de volta o tubo e poes o anti congelante,depois é só seguir o que o telmauto te disse,isso é fácil sou eu que faco em todos os meus carros[;)]

Nenhum tem torneira no radiador, tem é um tampão roscado, na parte inferior, normalmente em plástico, com um vedante e que tem uma saliência que pode ter diversos feitios, normalmente desapertada com um alicate ou à mão. Serve para esvaziar o circuito, pois fica na parte mais baixa.
Quando não existe tira-se o tubo inferior do radiador, como já foi dito.
Torneira tem a chauffage, que é o que fazemos abrir quando passamos o manípulo para a posição de quente, fazendo assim passar a água pelo radiador de chauffage, que deve estar aberto quando se pretende sangrar o circuito.

Naaa... isto não tem nada que saber, o people é tem preguiça de olhar para as coisas e ver como funcionam, querem tudo na teoria e as unhas pretas ficam mal, as garinas não gostam... [;)]

Naaa... isto não tem nada que saber, o people é tem preguiça de olhar para as coisas e ver como funcionam, querem tudo na teoria e as unhas pretas ficam mal, as garinas não gostam... [;)]

eu não tenho esse problema, falta-me é um sitio para mexer no carro, e ferramentas...faço tudo á porta de casa
se bem que um "professor" presente não era mal pensado[:D]

O meu clio 1.9D não tem [s)]
Aliás, já me meti várias vezes debaixo dele e nunca consegui descubrir. Acabei por o meter na oficina e pagar uma grande conta. Já não sei quanto, mas na altura disseram-me que foi caro.[8b]

é verdade... por acaso tenho que admitir que sou perguiçoso!:sh)
e além disso, não tenho jeitinho para mecânica

mas vou tentar procurar a tal tampa no fundo do radiador

Nenhum tem torneira no radiador, tem é um tampão roscado, na parte inferior, normalmente em plástico, com um vedante e que tem uma saliência que pode ter diversos feitios, normalmente desapertada com um alicate ou à mão. Serve para esvaziar o circuito, pois fica na parte mais baixa.
Quando não existe tira-se o tubo inferior do radiador, como já foi dito.
Torneira tem a chauffage, que é o que fazemos abrir quando passamos o manípulo para a posição de quente, fazendo assim passar a água pelo radiador de chauffage, que deve estar aberto quando se pretende sangrar o circuito.
para mim,torneira ou tampao roscado[:D] como tu dizes pode ter vários feitios e para mim vai dar tudo a mesma,o que interessa é que ele percebeu,mas nao te chateies por eu ter dito que o radiador tinha uma "torneirinha" [;)]

Boas amigo,

Se calhar consegues-me ajuda.

No meu Clio 2 1.9D andei a ver tudo e mais alguma coisa sem encontrar nada onde possa fazer a purga ao sistema de refrigeração.

Quero mudar o liquido mas claro, depois queria tirar tudo o ar do circuito. Só que não encontro nada onde posso fazer isso.

No meu antigo Clio (Clio 1 1.2) tinha na parte superior do radiador uma torneira para o efeiro), neste nada...

Falaram-me que seria no termostato mas também lá não encontro nada.

Consegues-me ajudar?

Cumprs e obrigado [;)]

Já fiz isso várias vezes, tanto no 1.4 como no 1.7 dti.

Na parte inferior do radiador tens uma torneira pequena, é só abrir e deixar sair o liquido todo.
Em seguida rodas a posição da sofagem para o quente e começas a encher pelo vaso de expansão.Não é necessário abrir o que quer que seja para purgar uma vez que o sistema faz isso sozinho.

Toma atenção que ao ligar o motor pela primeira vez o liquido é capaz de baixar abruptamente e convém repores logo.

Cumprimentos.

Boas!

Durante o Verão andei a meter água destilada no circuito e ele funcionou na perfeição. No entanto, agora que se começam a aproximar os dias frios acho que é sem dúvida melhor substituir a água por anticongelante.

A dúvida é a seguinte: Posso ir gradualmente acrescentando anticongelante sempre que precisar de repor o nível? Neste momento tenho apenas água destilada no circuito. Assim ia gradualmente aumentando a quantidade de anticongelante ao longo do tempo, aos poucos de cada vez.

Ou tenho de sangrar o circuito para esvaziar toda a água e pôr apenas anticongelante?

Já sei que a melhor opção é a segunda. É a mais sensata. Mas é a que dá mais trabalho e como da última vez que sangrei o carro sozinho correu mal, e agora não me dá jeito nenhum levá-lo ao mecânico, preferia optar pela primeira, desde que não seja prejudicial.

Que dizem? A mistura água destilada - anticongelante é prejudicial?

Obrigado. :)

Que dizem? A mistura água destilada - anticongelante é prejudicial?

O anticongelante, que se compra já diluído, é diluído em água destilada portanto... podes meter.

Se comprares concentrado, é para diluires em água... destilada, de preferência.

Mas não é bom sintoma ser preciso ir atestando...

Obrigado pela ajuda. Vou procurar então essa mistura já diluída para ir acrescentando. :)

O meu carro não bebe assim nada de extraordinário, julgo eu.. Acrescento um bocadinho de água a cada 2 ou 3 semanas, depende. No Verão era de 2 em 2, agora nem isso.. Geralmente encho até estar a meio entre o min. e o máx; sempre que se aproxima do min. acrescento novamente até ao meio.

Acredito que pode estar ali qualquer coisa errada.. mas ele tem funcionado perfeitamente.. É o que se quer.

É um carro já com 8 anos, mas para já tem de ir funcionando. Só lá para o Verão é que me vou aventurar num carro mais actualizado. :-|

Obrigado mais uma vez. ;)

Back