SATA I, SATA II, afinal existem diferenças ou não?

PeLeve

Well-known member
Estive a ler alguns artigos e discussões sobre o tema mas fiquei ainda com algumas dúvidas sobre o que se designa sobre SATA I e SATA II ("SATA II e SATA a 3Gb/s, a confusão"), parecendo que esta segunda designação apenas serviu até dada altura como designação comercial para os SATA I!...[8]

Mas, na prática, quais as diferenças, como se detectam, têm ligações diferentes?...

Se a tua board suportar, SATA II é mais rápido que SATA I. As ligações são as mesmas (podes ligar um disco de SATA 2 numa board que só suporte SATA 1, tens só de configurar os jumpers), mas a taxa de transferência é mais rápida se puderes aproveitar a velocidade extra. Caso contrário, é igual.

Quanto à velocidade, ela nunca é igual à taxa máxima de transferência de dados, porque está dependente de vários outros factores do funcionamento do disco. Há discos SATA 1 que pouco mais oferecem em termos de velocidade que os IDE 133, por exemplo, mas isso é por limitações mecânicas do disco e não do interface de transferência de dados.

Esqueci-me de acrescentar o modo de detecção. O mais fácil e óbvio é olhares para o autocolante que vem colado no disco e que diz se este é SATA I ou SATA II. :p

citação:Originalmente colocada por pamaro

Esqueci-me de acrescentar o modo de detecção. O mais fácil e óbvio é olhares para o autocolante que vem colado no disco e que diz se este é SATA I ou SATA II. :p
Sim, mas parece que a discussão naqueles sítios que mencionei é precisamente essa, pois parece que existem HD que trazem a referência a SATA II mas que são SATA I!...

E, sim, a minha board refere compatibilidade com SATA 3Gb/s!

Hmmm... isso é estranho. Pode ser erro de fabrico ou marketing enganoso dos fabricantes... mas é assim. SATA 1 é 1.5 Gb/s, SATA 2 é 3 Gb/s de taxa máxima de transferência. Claro que a taxa efectiva pode ser inferior, devido às limitações que mencionei... só se for a isso que eles se estão a referir.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve
parece que existem HD que trazem a referência a SATA II mas que são SATA I!...
há discos sata 2 que vêm de fábrica configurados como sata 1. é preciso fazer download de uma aplicação do fabricante para alterar isso.
foi o caso de um disco hitachi que comprei para a minha irmã... tive de sacar o programa de gestão da hitachi, e lá é que seleccionei sata 2. corri benchmarks antes e depois, e a diferença confirmou-se.

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

o meu cunhado tem uns discos SCSI U160 10k rpm, e não são mais rápidos que um simples disco ide normal...

Deves tar a gozar...

Normalmente os discos SCSI cilindram os discos IDE/SATA normais...

Por exemplo, o topo de gama SATA da Maxtor, dá 7.200rpm e tempos de resposta de 9,0 ms, é bom, sim...

O topo de gama Serial Atached SCSI (SAS) da Maxtor, dá 15.000rpm (o dobro), e o tempo de resposta máximo é de 3,0 ms...

É claro que o SATAs actualmente estão nos 300GB e 500GB, os SAS, 150GB :)

o meu cunhado tem uns discos SCSI U160 10k rpm, e não são mais rápidos que um simples disco ide normal...
meteo numa maquina decente.
comparado comum IDE deve ser 2,5 vezes mais rapido..
no minimo

Eu tenho um SATA I e realmente estou FARTO DISTO.
Como é um dos 1ºSATA I que saiu não o acho nada mais rapido k os IDE alias axo igual senão mais lento. Isto a copiar/mover files e em loads pesados. Depois outra coisa que me irrata CONSTANTEMENTE é a ***** do ruido, NUNCA mas NUNCA vi um disco tão ruidoso. Para terem uma ideia tenho uma grafica 6600gt com o cooler a 50% em 2d para n fazer barulho, tenho uma fan OUT e um artic Frezer 7pro+ na caixa e.... oiço bem é o disco.
Estou ansioso€€€ de trocar isto por um SATA II.
Ja li varias reviews e dizem que estes defeitos/caracteristicas são de ser uma 1ª versão. e por ser dos 1s sata i. para todo o caso agora so vem sata ii

tão a falar de SCSI mas o problema é k requerem placas controladoras (a maioria das boards n suporta SCSI, alias axo k 99% das boards ao publico n o faz) e tem o inconveniente do preço.

È lento, é barulhento e rastaparta é o que eu digo disto.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve
parece que existem HD que trazem a referência a SATA II mas que são SATA I!...
há discos sata 2 que vêm de fábrica configurados como sata 1. é preciso fazer download de uma aplicação do fabricante para alterar isso.
foi o caso de um disco hitachi que comprei para a minha irmã... tive de sacar o programa de gestão da hitachi, e lá é que seleccionei sata 2. corri benchmarks antes e depois, e a diferença confirmou-se.
Mas isso não faz nenhum sentido comprar quase "gato por lebre", comprar um SATA II e depois estar a completar a configuração que já devia vir de origem...

Ou seja, o melhor é ver bem as "specs" do HD antes de o comprar!;)

citação:Originalmente colocada por Shark

Eu tenho um SATA I e realmente estou FARTO DISTO.
Como é um dos 1ºSATA I que saiu não o acho nada mais rapido k os IDE alias axo igual senão mais lento. Isto a copiar/mover files e em loads pesados. Depois outra coisa que me irrata CONSTANTEMENTE é a ***** do ruido, NUNCA mas NUNCA vi um disco tão ruidoso. Para terem uma ideia tenho uma grafica 6600gt com o cooler a 50% em 2d para n fazer barulho, tenho uma fan OUT e um artic Frezer 7pro+ na caixa e.... oiço bem é o disco.
Estou ansioso#8364;#8364;#8364; de trocar isto por um SATA II.
Ja li varias reviews e dizem que estes defeitos/caracteristicas são de ser uma 1ª versão. e por ser dos 1s sata i. para todo o caso agora so vem sata ii

tão a falar de SCSI mas o problema é k requerem placas controladoras (a maioria das boards n suporta SCSI, alias axo k 99% das boards ao publico n o faz) e tem o inconveniente do preço.

È lento, é barulhento e rastaparta é o que eu digo disto.

O barulho não tem nada a ver com ser SATA ou não.

sim eu sei mas a verdade e k este sata faz um barulho imenso e n e nada rapido. Claro esta estou a generalizar mas este k era dos 1ºs e assim.

citação:Originalmente colocada por pmct

meteo numa maquina decente.
comparado com um IDE deve ser 2,5 vezes mais rapido..
no minimo

está num p4 com 1GB de rambus ram... um computador que foi caríssimo há uns anos atrás.

citação:Originalmente colocada por Shark

sim eu sei mas a verdade e k este sata faz um barulho imenso e n e nada rapido. Claro esta estou a generalizar mas este k era dos 1ºs e assim.

É um Maxtor? Esses costumam ser conhecidos por serem barulhentos. Se queres silêncio, vai para um Seagate.

Voltar
Superior