Saxo 1.5 d - Opiniões

JtdZep

New member
Boas tardes,

Caros possuidores de Saxo´s 1.5d, digam de vossa justiça relativamente aos vossos bólides [:p]

Gostava de saber quais os cuidados a ter com o modelo / motor em questão, defeitos crónicos, etc.

O carro já foi adquirido, no entanto gostava de saber um pouco mais sobre o mesmo.

A versão é a Velours Enterprise de 2003 e passou recentemente a barreira dos 114.000 Km com todas as revisões anteriores feitas na marca.

Até agora já diagnostiquei alguns problemas que julgo serem de fácil resolução:

- Ponteiro do conta rotações oscila a partir das 2500 rpm (pelo que estive a ver no autodata existe uma ficha castanha mesmo de frente quando se abre o motor, deve estar a fazer mau contacto)

- Luz do travão de mão acende por vezes em andamento (deverá ser o contacto do travão de mão)

- Ruido proveniente do acrilico (a chapa onde apoia o acrilico tem folga...já me lembrei de por silicone de uma ponta à outra).

Agradeço desde já todas as opiniões

Com os km's que tem, esse carro ainda está em rodagem. :)

verifica melhor a causa da luz dos travões acesa e bons quilómetros... nas calmas, claro.

Por aqui rola um 106 1.5d XRA com 185.000, ainda em rodagem portanto... [;)]

Quanto ao ponteiro deve mesmo ser um problema de mau contacto.
O mesmo está a acontecer no interruptor do travão de mão.
No que diz respeito ao acrílico, o meu é de 98 e tem rede metálica. Podes sempre colocar borracha de câmara de ar entre as calhas e o acrilico. O silicone pode dar mais trabalho se um dia por qualquer motivo tiveres que retirar o separador.

Quanto a defeitos crónicos:

Até agora só tive que trocar as relas todas(180.000), pois costumam verter líquido refrigerante (e quando rebentam vai todo fora). Penso ser defeito destes motores.
Mudei também o radiador (180.000) e a tampa do vaso de expansão (160.000) que deixava sair líquido.

De resto é pôr gasóleo (muito pouco) e andar.
Faço mudas de 10.000 em 10.000 com semi sintéctico.

Last edited:
Fiável. Muito económico, ágil e com performances modestas.
Pela negativa tem uma posição de condução algo estranha e os bancos são fracos. Nas versões melhor equipadas os bancos são bem melhores. É muito ruidoso acima dos 120km/h e ruidos parasitas da zona de carga é mato.

A luz de travão de mão é muitas vezes partilhada com a de baixa de óleo dos travões. Não sei se é o caso do Saxo, mas tem em atenção isso.

tenho o saxo 1.5d do ano 2000 com 68 000 Kms sim muito poucos comprei há 3 meses a um professor que mudou de ilha... :D que belo negócio avarias até agora nada só tive de fazer uma grande revisão devido ao desmazelo do prof....

mudei tambores de travoes, bobines de travão, discos de travão, pastilhas, kit de correia de comando, filtro de ar, filtro de habitáculo (lavei) e pouco mais.

Mudo de oleo de 10 000KM a 10 000KM uso oleo 100% sintético com classificação CF.

é um pouco barulhento os ruidos parasitas que tinha dei conta do recado visto ser algo engenhoso :D fiquei com o carro silencioso.

apenas oiço a rodagem do carro + barulho do motor+ Musica heehehhehe tá bom o meu bolide custou-me apenas 3.500 € XD

Fiável. Muito económico, ágil e com performances modestas.
Pela negativa tem uma posição de condução algo estranha e os bancos são fracos. Nas versões melhor equipadas os bancos são bem melhores. É muito ruidoso acima dos 120km/h e ruidos parasitas da zona de carga é mato.

é do que a minha esposa se queixa mais (o carro é para ela).

a versão mais equipada na altura era a Exclusive, não era?

Será possivel fazer troca por troca?

Se sim tentava encontrar algum batido e comprava os bancos.

A luz de travão de mão é muitas vezes partilhada com a de baixa de óleo dos travões. Não sei se é o caso do Saxo, mas tem em atenção isso.

também me lembrei logo dessa situação, mas o nivel está entre o máximo e o minimo, deve mesmo ser o tal contacto.[;)]

tenho o saxo 1.5d do ano 2000 com 68 000 Kms sim muito poucos comprei há 3 meses a um professor que mudou de ilha... :D que belo negócio avarias até agora nada só tive de fazer uma grande revisão devido ao desmazelo do prof....

mudei tambores de travoes, bobines de travão, discos de travão, pastilhas, kit de correia de comando, filtro de ar, filtro de habitáculo (lavei) e pouco mais.

Mudo de oleo de 10 000KM a 10 000KM uso oleo 100% sintético com classificação CF.

é um pouco barulhento os ruidos parasitas que tinha dei conta do recado visto ser algo engenhoso :D fiquei com o carro silencioso.

apenas oiço a rodagem do carro + barulho do motor+ Musica heehehhehe tá bom o meu bolide custou-me apenas 3.500 € XD

a citroen preconiza mudas de óleo (e revisão) de 15 em 15.000 Km, alguma razão especial para estares a fazer mudas antecipadas?

relativamente ao preço, o meu pouco mais caro foi [;)]

é do que a minha esposa se queixa mais (o carro é para ela).

a versão mais equipada na altura era a Exclusive, não era?

Será possivel fazer troca por troca?

Se sim tentava encontrar algum batido e comprava os bancos.

É possível fazer a troca dos bancos. Os Exclusive, VTS ou VTL têm melhores bancos.

a citroen preconiza mudas de óleo (e revisão) de 15 em 15.000 Km, alguma razão especial para estares a fazer mudas antecipadas?
não é isso que diz no manual do nosso saxo 1.5d. a revisão é de 10 em 10 mil, podendo ser extendida aos 15 mil se o uso for moderado e essencialmente de autoestrada...

andei a trabalhar com 1 durante 1 ano, e como carro de trabalho não é nada mau, é económico, robusto e fiável, também achei confortável. O pior é o ruído...

Este fim de semana dexei o GP na garagem e dei todas as minhas voltas no Saxo, atestando o despósito à partida.

No final da noite de ontem fui atestar novamente o depósito e percorri 480 Km com 20.7 Litros...o que dá uma média de 4,3 L /100 Km. Fiquei :eek: !

É que não andei propriamente devagar...realmente é um motor muito económico.

Constatei outra coisa, o facto de a luz de travão de mão acender está directamente relacionado com o problema do conta rotações. Ou seja, esta situação acontece quando o ponteiro do conta rotações começa a ficar cada vez mais instável e apesar de o ralenti do motor ser certinho, acaba por tocar algumas vezes nas 0 rpm, fazendo com que a luz acenda.

Já andei a mexer na tal ficha castanha, melhora no inicio, mas volta ao mesmo passado alguns Km.

Para a semana talvez dê uma saltada à Citroen.

andei a trabalhar com 1 durante 1 ano, e como carro de trabalho não é nada mau, é económico, robusto e fiável, também achei confortável. O pior é o ruído...

concordo em absoluto contigo.

na minha opinião os pontos menos bons são precisamente o ruido e a posição de condução.

Este fim de semana dexei o GP na garagem e dei todas as minhas voltas no Saxo, atestando o despósito à partida.

No final da noite de ontem fui atestar novamente o depósito e percorri 480 Km com 20.7 Litros...o que dá uma média de 4,3 L /100 Km. Fiquei :eek: !

É que não andei propriamente devagar...realmente é um motor muito económico.

Constatei outra coisa, o facto de a luz de travão de mão acender está directamente relacionado com o problema do conta rotações. Ou seja, esta situação acontece quando o ponteiro do conta rotações começa a ficar cada vez mais instável e apesar de o ralenti do motor ser certinho, acaba por tocar algumas vezes nas 0 rpm, fazendo com que a luz acenda.

Já andei a mexer na tal ficha castanha, melhora no inicio, mas volta ao mesmo passado alguns Km.

Para a semana talvez dê uma saltada à Citroen.

Sim relamente é um motor económico, mas pela experiência que tive com esse motor também não andas-te propriamente depressa. [;)]

Bons km's

[;)]
Sim relamente é um motor económico, mas pela experiência que tive com esse motor também não andas-te propriamente depressa. [;)]

Bons km's

depende do que consideras depressa [:p]

vou dizer te os trajectos que fiz:

1) Caldas da Rainha - Lx - Caldas da Rainha pela A8, sempre entre os 130 / 140 Km/h (mais as voltinhas em Lx totalizou cerca de 200 Km)

2) Caldas da Rainha - Nazaré - Caldas da Rainha - Nazaré - Caldas da Rainha - Nazaré - Caldas da Rainha e mais umas voltinhas no total de 280 Km (todos estes Km foram feitos na Nacional às velocidades que o trânsito / condições de estrada permitia)

Ou seja, não andei nem de perto a trabalhar para os consumos...imagina se andasse

Back