Scooter MBK

hardmotion

New member
Estava eu a ver classificados e encontrei um anuncio de venda de uma scooter MBK MACH G de 2004, que me chamou a atençao por me parecer barata. Depois de alguma pesquisa vi que pertencia de alguma forma à Yamaha!

Alguem tem algum conhecimento sobre esta marca (MBK) e, mais especificamente, sobre esta scooter? Tem boa fiabilidade?

Na! É igual à Yamaha Jog R!

Mas a minha dúvida é se só muda mesmo a marca ou se muda mais alguma coisa...

Tu não tinhas escrito MBK Booster no início? Tinha ideia que sim....

As MBK já existem à muito tempo e sempre foram iguais às Yamaha. Presumo que continuem a ser[;)]

Tenho amigos que já tiveram MBK Booster da década de '90, e eram iguais.

Em relação ao preço, não estou a par disso, mas costumavam ser um pouco mais baratas que as Yamaha.

Que idade tens? Tens carta? Qual a utilização que vais dar à moto? Km's semanais, tipo de percursos, com ou sem pendura, etc[;)]

Segundo o teu perfil, tens 20 anos. Tens?

Não sei quanto queres gastar, nem sei se tens carta, mas uma scooter 50cc tem MUITAS limitações e, por vezes, não é a escolha mais económica, ou mais racional[;)]

Tinha escrito MACH G [;)]

Eu como nunca tinha ouvido falar de MBK fiquei mesmo curioso...:confused:

Tenho 20 anos e carta de ligeiros há ano e meio. A scooter é pa fazer percurso casa-faculdade e pa andar pelo Porto...percursos normais de cidade...normalmente sem pendura...

Será uma boa aposta? Tem compartimento para o capacete certo? E quanto a consumos?

Obrigado pela ajuda [;)]

(já me inscrevi no forum de motociclismo mas a conta nao foi activada..)

Tinha escrito MACH G [;)]

Eu como nunca tinha ouvido falar de MBK fiquei mesmo curioso...:confused:

Tenho 20 anos e carta de ligeiros há ano e meio. A scooter é pa fazer percurso casa-faculdade e pa andar pelo Porto...percursos normais de cidade...normalmente sem pendura...

Será uma boa aposta? Tem compartimento para o capacete certo? E quanto a consumos?

Obrigado pela ajuda [;)]

(já me inscrevi no forum de motociclismo mas a conta nao foi activada..)

Não sei se tem compartimento para capacete, mas passa na Yamaha e confere, são iguais.

Tens carta de ciclomotor? Se não tens, vais circular com ela ilegalmente, e não podes fazer um seguro. Mesmo que esteja em nome de outra pessoas com carta de ciclomotor para fazeres seguro, o mesmo não se vai responsabilizar porque não estás habilitado para tal.

O tipo de percurso tem subidas acentuadas, certo? Aí, vais ver bem as limitações da scooter... e tens que fazer algum IC? As 50cc não podem circular em IC nem em AE..

Já ponderaste tirar a carta de moto? Por pouco dinheiro consegues uma 125cc a 4t, que gasta 3 l/100 ou 3,5, anda bem melhor que a scooter, é mais estável, é muito fiável, pode andar em AE e IC, podes andar com pendura mais facilmente do que numa 50cc, etc[;)]

Os consumos de uma 50cc variam MUITO com o tipo de percurso, até com o peso do condutor, devido ao baixo peso do conjunto (um condutor com 65kg ou com 100 kg tornam as prestações e consumos muito diferentes)

Creio que, em litros, deve rondar o que acima referi, da 125cc, ao qual terás que adicionar o preço do óleo do autolube.

Last edited:
Carta de ciclomotor nao tenho mas para conduzir uma 50cc preciso apenas de uma licença que me fica por menos de 50€...penso eu.

Quanto ao percurso, não sei se conheces a zona do Porto, mas basicamente é percorrer a circunvalação...tem algumas subidas realmente...mas nada de muito acentuado.. IC e AE não tenho de fazer.

Eu não ponderei a carta de moto porque é uma despesa grande, tenho em ideia que andará à volta dos 400€ e também não tenho muito tempo livre pa isso agora..pensei numa scooter baratinha mesmo para fazer percursos pequenos. Casa-faculdade sao 5/6 km..

Carta de ciclomotor nao tenho mas para conduzir uma 50cc preciso apenas de uma licença que me fica por menos de 50€...penso eu.

Quanto ao percurso, não sei se conheces a zona do Porto, mas basicamente é percorrer a circunvalação...tem algumas subidas realmente...mas nada de muito acentuado.. IC e AE não tenho de fazer.

Eu não ponderei a carta de moto porque é uma despesa grande, tenho em ideia que andará à volta dos 400€ e também não tenho muito tempo livre pa isso agora..pensei numa scooter baratinha mesmo para fazer percursos pequenos. Casa-faculdade sao 5/6 km..

Ok, circunvalação não é via reservada a automóveis, e 5 ou 6 km's fazem-se bem de sooter 50cc[;)] Se não estás com disponibilidade para tirar a carta de moto, tudo bem. Vai-te informar sobre a carta de ciclomotor, tenho ideia que os preços subiram bastante há uns tempos. 5 ou 6 contos custou a minha, na câmara, em 1995 (estou a ficar velho[8b] )

Quanto é que vai custar, se não é indiscrição?[;)]

Ah, e não te esqueças: luvas, capacete integral (nada de "penicos"), um casaco, de preferência resistente, com protecções, e nada de t-shirts, calções, chinelos, etc

Uma queda, mesmo a 50 ou 60 km's/h, já pode fazer MUITO estrago[;)]

E que tal a MBK MACH G/YAMAHA JOG R de 2004 por 650€? [;)]

Se estiver estimada, revisões feitas e com poucos km's, é muito bom negócio. Aliás, pelo que custa nova, até acho 650€ um preço demasiado barato.... Já a viste? está em bom estado? ou viste só o anuncio?

A Jog nova custa 1963€ e a MBK também. Por acaso fiquei surpreendido, dantes as MBK eram mais baratas que as Yamaha... E as 50cc estão caríssimas, agora...:sh) (estou mesmo a ficar velho:sh) )

edit:: já vi que só viste o anuncio. Esse preço é estranho.... Elas novas custam 1963€; 650€ por uma com 3 anos apenas....
Se estiver boa, aproveita!

Sim, claro! Segurança acima de tudo!

Como disse em cima a moto que vi estava a 650€ e parecia em boas condiçoes...agora é questao de ver ao perto. E um dia destes vou-me informar do novo preço da licença.[;)]

Mas mais concretamente sobre aquela scooter, alguma opiniao?

EDIT: Eu também achei muito barata...mas so vi o anuncio e as fotos dela...pelo exterior parecia-me bem... (até eu já me sinto velho [:p])

Last edited:
Sim, claro! Segurança acima de tudo!

Como disse em cima a moto que vi estava a 650€ e parecia em boas condiçoes...agora é questao de ver ao perto. E um dia destes vou-me informar do novo preço da licença.[;)]

Mas mais concretamente sobre aquela scooter, alguma opiniao?

Vê o meu post anterior.

Sobre a scooter, não sei nada..e o mercado das 50cc "morreu", há uns anos, quando passou a ser permitido a um puto de 16 anos andar com uma 125[8b] [8b] Não vai ser fácil encontrares opiniões[;)]

Mas pelo que se vê "no papel", há algo que não bate certo...

Na Motociclismo aparece a MBK com 2,7 e a Jog com 4,6 cv...

Na Motojornal não aparece a MBK, e a Jog tem 3 cv...

O Melhor é ires á Yamaha, e tentares também ir a um vendedor MBK, para te informares melhor.

De qualquer das maneiras, qualquer uma delas serve perfeitamente para fazeres 5 ou 6 km's para cada lado.... Para "viagens" maiorzitas, já têm algumas limitações...

Com 4,6, anda razoavelmente. Espera uns 70 km/h de velocidade máxima, ou pouco mais (80, talvez)

Com 3 cv, é lenta, deve dar uns 60km/h...Mas para o percurso que é, serve, é bem melhor do que andar a pé, e não estás sujeito a horários, como nos Transportes Públicos. As revisões das 50cc são baratinha (fora da marca) e simples.

Last edited:
Back