SEC XXI

citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

citação:Originalmente colocada por M6

A minha opinião é que os "mais mecânicos" não são mais fiáveis/robusto, o que acontece é que os problemas que temos agora são distintos dos que tinhamos há 20 anos atrás, nada mais.

Pois eu tenho uma opinião diferente.
Enquanto que hoje em dia tens um chip avariado e o carro não te anda mais.
Outro exemplo é a falta de bateria. Antigamente um gajo empurrava o carro e não havia problema nehum. Hoje em dia na mesma situação não nos é aconselhado empurrar pois pode eventualmente ir gasolina não queimada para o catalisardor e incendiar. (com o carro a quente)
E isto são só dois entre muitos exemplos.
Como já referi acima, o que acontece é que os problemas, e obviamente as soluções, são outras.
Dantes tinhas de ter sempre o carburador bem afinado, ou os consumos disparavam, corrias o risco de não conseguir colocar o carro a trabalhar se estivesse muito frio, qualquer "puto" te conseguia abrir a porta e levar o carro, a suspensão, a resposta do motor, etc. eram sempre a mesma, hoje em não são raros os carros com botões "sport" e afins, dantes o "estacionamento de ouvido" queria dizer que "está bom" quando batias nos outros carros estacionados, hoje em dia "estacionar de ouvido" já é possível sem que haja contacto físico através dos sensores de parqueamento, dantes tinhas de parar o carro para ajustar o espelho retrovisor do lado direito, ou abrir o vidro do teu lado para ajustar o teu, hoje em dia controlas tudo com um dedo sem essas chatices.

Obviamente está tudo sujeito a avarias, quer as soluções sejam mecânicas ou electrónicas, agora não julguem que a culpa é da electrónica, pois isso só seria verdade se as soluções mecânicas nunca dessem problemas...

E quando o fecho centralizado avaria?
Pois...
Abres uma porta de cada vez como acontecia antes da sua invenção.

A única coisa critica, e que já vi 3 vezes, é a chave ficar descodificada, isso sim, é um pesadelo... [xx(]

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

E quando o fecho centralizado avaria?
Pois...

Se não tiveres fechaduras acredito que seja um problema.

Não estamos a falar das novas tecnologias?
Sim, mas não há nenhum carro ("normal" :D) que não tenha uma fechadura na porta do condutor. Essa fechadura é usada em várias situações, uma delas é para aceder ao carro quando ficas sem pilhas no comando.

citação:
corrias o risco de não conseguir colocar o carro a trabalhar se estivesse muito frio

tanga...a nao ser que a gasolina congele o que geralmente so acontece na serra da estrela no inverno.
Agora o carro podia parar se entrasse agua pro alternador

citação:
qualquer "puto" te conseguia abrir a porta e levar o carro

e continuam a conseguir... so que ja nao usam o "material
tradicional" agora usam as novas tecnologias.
Ate mesmo os imobilizadores sao uma anedota.

citação:
a suspensão
existem boas suspensoes em carros antigos e novos , assim como bons chassis, mas agora é mais facil disfarcar os problemas com os esp e companhias.
O problema é quando a electronica falha e o condutor é apanhado desprevenido.

citação:
dantes o "estacionamento de ouvido" queria dizer que "está bom" quando batias nos outros carros estacionados, hoje em dia "estacionar de ouvido" já é possível sem que haja contacto físico através dos sensores de parqueamento

Queres ver que quem nao tem sensores anda a estacionar os carros tipo "carrinhos de choque"?
Nao os tenho e ainda nao bati e acredita que o comprimento do carro é grandito.
Isso depende mais é da azelhice de quem conduz.

citação:
dantes tinhas de parar o carro para ajustar o espelho retrovisor do lado direito, ou abrir o vidro do teu lado para ajustar o teu, hoje em dia controlas tudo com um dedo sem essas chatices.

Eu nao ando a mexer dia sim dia nao , quer na posicao do banco nem dos espelhos nem nada.
Quando se entra no carro ve-se os espelhos se estao bem posicionados e ala que se faz tarde.
Nao tenho por habito andar a mexer nos espelhos pra ver a saia da jovem que vai la atras.

citação:
Obviamente está tudo sujeito a avarias, quer as soluções sejam mecânicas ou electrónicas, agora não julguem que a culpa é da electrónica, pois isso só seria verdade se as soluções mecânicas nunca dessem problemas...

Quanto mais electronica maior a probabilidade de avariar, porque nao só pode avariar um componente mecanico (tal qual um carro antigo) como tambem pode avariar um elemento electronico e lixar o esquema todo.
E nos carros sem electronica qualquer pessoa com um minimo de conhecimentos de mecanica consegue arranjar o carro na maior parte das vezes enquanto que hoje .. mudas o oleo e... chega senao tas sujeito a o carro acender a luz maravilha e parar.

Agora claro que os carros modernos sao mais confortaveis , melhor insonorizados , menor consumo (devido a electronica) , regra geral andam mais,sao mais seguros ... etc.

Tanto uns como outros tem as suas vantagens e desvantagens.

citação:
Posso garantir que 95% dos problemas que tive em carros são eléctricos "barra" electrónicos. E incluo carros alemães, espanhóis e ingleses. O japonês, por acaso, não padece da maleita mas a única coisa electrónica digna de nota é o ABS...

Os japoneses tem menos problemas electronicos porque , principalmente, os processos de controlo e qualidade sao substancialmente diferentes dos carros europeus.

citação:Originalmente colocada por MPT.H

citação:
Posso garantir que 95% dos problemas que tive em carros são eléctricos "barra" electrónicos. E incluo carros alemães, espanhóis e ingleses. O japonês, por acaso, não padece da maleita mas a única coisa electrónica digna de nota é o ABS...

Os japoneses tem menos problemas electronicos porque , principalmente, os processos de controlo e qualidade sao substancialmente diferentes dos carros europeus.

Ainda bem que alguém disse isto.
Os japoneses têm menos problemas que os outros, sejam
problemas mecânicos ou eléctricos, devido ao
melhor controle de qualidade e á filosofia de não usar
tecnologia enquanto não estiver convenientemente testada.

E essa tecnologia tanto pode ser mecânica como electrônica,
eles não têm nenhuma filosofia de evitar os componentes eléctrónicos,
simplemesnte evitam tudo o que não está bem testado, o que
me parece uma boa politica e leva a uma maior saisfação dos clientes
a longo prazo.

Vejamos o caso dos carros hibridos. Não me digam que fazer carros
hibridos é evitar a electrónica.:D
E no entanto, os carros hibridos, especialmente o Prius e o Lexus RX400h, estão no topo da fiabilidade nos seus segmentos.
Têm concerteza muitos mais componetes eléctricos e electrónicos que
a concorrência.

citação:

No meu caso o japonês é muito mais simples nesse aspecto que um britânico da época (que tem mais de 50 fusíveis...). Mesmo um alemão que tive do mesmo ano tinha injecção mecânica de gasolina. :D

citação:Originalmente colocada por João bernardo

Já repararam que antigamente para se poder ter um carro potente era preciso ter um motor "grande" duplo carburador,um bom distribuidor,umas velas de 4polos etc.....etc...Hoje com um mero chip ou uma repogramacão conseguimos ganhos de 30,40cv ou mais!!!![:0]!!!Até parece que os carros de hoje andam através de doping!!!:D

Consegues ganhos desse com repros em carros sobrealimentados.

Para ganhares 30 ou 40cv num carro atmosférico, este tem de ter um motor muito mas muito grande.

Onde é que ganhas 40cv numa repro num 1.6, 2.0 ou mesmo 3 litros atmosférico? Só se estiver de origem estupidamente castrado.

citação:
corrias o risco de não conseguir colocar o carro a trabalhar se estivesse muito frio

tanga...a nao ser que a gasolina congele o que geralmente so acontece na serra da estrela no inverno.
Agora o carro podia parar se entrasse agua pro alternador
Tanga??? Humm... Certo... Diz isso ao Fiat 124 e à Fabia do meu Pai quando apanhavamos neve em Castelo Branco...

citação:
citação:
qualquer "puto" te conseguia abrir a porta e levar o carro

e continuam a conseguir... so que ja nao usam o "material
tradicional" agora usam as novas tecnologias.
Ate mesmo os imobilizadores sao uma anedota.
Há uma grande diferença que não me parece que te tenhas apercebido: agora não são "putos", mas pessoal mais velho e com ferramentas bem diferentes do que os putos usam.

citação:
citação:
a suspensão
existem boas suspensoes em carros antigos e novos , assim como bons chassis, mas agora é mais facil disfarcar os problemas com os esp e companhias.
Havia boas suspensões e bons chassis em carros antigos assim como os há maus em carros antigos assim como os há bons e maus em carros novos...
O que referi não é nenhum disfarce, o que referi é a possibilidade de poderes adaptar o carro a um determinado tipo de condução, algo que a electrónica permite de forma simples, transparente e rápida.

citação:
O problema é quando a electronica falha e o condutor é apanhado desprevenido.
O mesmo é totalmente válido para a mecânica.

citação:
citação:
dantes o "estacionamento de ouvido" queria dizer que "está bom" quando batias nos outros carros estacionados, hoje em dia "estacionar de ouvido" já é possível sem que haja contacto físico através dos sensores de parqueamento

Queres ver que quem nao tem sensores anda a estacionar os carros tipo "carrinhos de choque"?
Nao os tenho e ainda nao bati e acredita que o comprimento do carro é grandito.
Isso depende mais é da azelhice de quem conduz.
Creio que não me fiz compreender: o que disse é que a electrónica apresenta um conjunto de vantagens e inovações que simplesmente não estavam disponíveis se os carros não usassem electrónica.

citação:
citação:
dantes tinhas de parar o carro para ajustar o espelho retrovisor do lado direito, ou abrir o vidro do teu lado para ajustar o teu, hoje em dia controlas tudo com um dedo sem essas chatices.

Eu nao ando a mexer dia sim dia nao , quer na posicao do banco nem dos espelhos nem nada.
Quando se entra no carro ve-se os espelhos se estao bem posicionados e ala que se faz tarde.
Isso é porque és o único condutor do teu carro e, tal como eu, também verifico se os espelhos estão bem posicionados, mas isso em nada invalida o que disse: a rapidez, facilidade e comodidade que se tem em controlar os espelhos com um dedo é muito superior ao ajuste manual.

citação:
Nao tenho por habito andar a mexer nos espelhos pra ver a saia da jovem que vai la atras.
Este teu comentário é totalmente descabido (já para não dizer infeliz), o que raio tem a tecnologia a ver com isto?

citação:
citação:

Quanto mais electronica maior a probabilidade de avariar, porque nao só pode avariar um componente mecanico (tal qual um carro antigo) como tambem pode avariar um elemento electronico e lixar o esquema todo.
citação:
Esse argumento já aqui foi apresentado e considerando essa linearidade essa teoria pode ser considerada verdadeira.
Não obstante, o trade-off entre facilidade, segurança, rapidez, comodidade, etc. que a electrónica proporciona é, para mim, muito superior, não a dispensando em detrimento de um funcionamento puramente mecânico.
E nos carros sem electronica qualquer pessoa com um minimo de conhecimentos de mecanica consegue arranjar o carro na maior parte das vezes enquanto que hoje .. mudas o oleo e... chega senao tas sujeito a o carro acender a luz maravilha e parar.
Essa é uma das razões pela qual os "mucânicos" ficaram com má fama: qualquer tipo com uma marreta e uma chave de fendas julgava que percebia de mecânica.
Mudas o óleo, e metes água no radeador e no mija-mija, caso contrário arriscas-te mesmo a mexeres onde não deves e pagar por isso. :D
Não tenho absolutamente problema nenhum (seja devido à electrónica ou a qualquer outro factor) em ter de entregar o carro nas mãos de quem percebe em vez de o entregar nas mãos de "ualquer pessoa com um minimo de conhecimentos de mecanica"...

citação:
Agora claro que os carros modernos sao mais confortaveis , melhor insonorizados , menor consumo (devido a electronica) , regra geral andam mais,sao mais seguros ... etc.

Tanto uns como outros tem as suas vantagens e desvantagens.
O trade-off é altamente positivo para a electrónica, apenas foi apresentada uma desvantagem: a probabilidade de mais falhas por haver maior número de peças envolvidas. Mas a verdade é que mesmo com mais peças envolvidas, não me parece que haja mais avarias exclusivamente devido à incorporação de componentes electrónicos num automóvel.

Tudo isto é muito bonito para pegar no telefone, chamar o reboque e rezar para que na oficina saibam qual é o problema. Ou pensam que os diagnósticos são à primeira?

Prefiro não estar dependente sob esse aspecto. Até porque dou por mim em situações que preciso de resolver na hora e não estou para aturar caprichos de um transístor que se lembra de entregar a alma ao criador.

Lido todos os dias com carros com e sem electrónica. E prefiro sempre as soluções mecânicas que a electrónica tenta substituir.

Por outro lado, toda a gente sabe que os componentes electrónicos são baratíssimos. Uma coisa que me transcende é o preço que qualquer construtor pede por um sistema de navegação ou por uma centralina. Aturar chupistas, não obrigado. :D

citação:Originalmente colocada por rui_cruz

Exemplos com neve?

Então tentem saber quantos Land Rover P38 (Range "new shape") se "deitaram" por apanhar temparaturas negativas. :D
O "stress" era o frio, se o carro pegasse então sim, a neve passa a ser o próximo obstáculo. :D

citação:Originalmente colocada por M6

citação:Originalmente colocada por rui_cruz

Exemplos com neve?

Então tentem saber quantos Land Rover P38 (Range "new shape") se "deitaram" por apanhar temparaturas negativas. :D
O "stress" era o frio, se o carro pegasse então sim, a neve passa a ser o próximo obstáculo. :D

Se pegasse, como pegaram, o "stress" era andar nos batentes da suspensão. Já me aconteceu num Range Classic e não recomendo a experiência.

Antigamente é que era, um gajo morava numa caverna, saia de manhã com uma moca na mão, ia matar coelhos à paulada, voltava pá caverna, desenhava o coelho na parede, dizia para a mulher "UGA UGA UH UH UH", assavam o coelho, comiam e iam-se deitar.

Aquilo é que era, bons tempos :D

É, antigamente era mesmo uma treta. :D

DSC00021.JPG

Voltar
Superior