Segmento B com caixa automática (subst. Clio de 2011)

É nestas alturas que referi que se vê que é um mero 1.0 com 3 cilindros.
Não vás por aí.
Botas essa caixa num 1.6 110 antigo e terás piores resultados.

A cena é que antigamente as caixas eram curtas e os motores não estavam estrangulados para obedecer pouco a ordens severas a baixas velocidades.

Os turbos anulam completamente a falta de cilindrada, se bem bem configurados, daí precisarem de menos RPM.

A cilindrada terá sempre a sua influencia claro mas não nessa medida que reportas das entradas em rotundas.

Não vás por aí.
Botas essa caixa num 1.6 110 antigo e terás piores resultados.

A cena é que antigamente as caixas eram curtas e os motores não estavam estrangulados para obedecer pouco a ordens severas a baixas velocidades.

Os turbos anulam completamente a falta de cilindrada, se bem bem configurados, daí precisarem de menos RPM.

A cilindrada terá sempre a sua influencia claro mas não nessa medida que reportas das entradas em rotundas.
Quanto mais cilindrada, mais força/binário terá o motor desde as primeiras rotações presumo eu.

Daí que quando troquei de 1.6 para 2.0 tdi a diferença foi um mundo.

Quanto mais cilindrada, mais força/binário terá o motor desde as primeiras rotações presumo eu.

Daí que quando troquei de 1.6 para 2.0 tdi a diferença foi um mundo.
Sim mas aí são 2 turbinados.

Claro que tambem te posso dizer que o meu 1.0 TSI tem o mesmo binário do 2.0 HDI 90 e durante muito mais RPM.
Isto só pa baralhar, porque na verdade há muitos factores mas sendo um deles a tal transmissão..
O que eu digo é, no teu caso acho que nao notas as limitações de um 1.0 mas sim da caixa, a menos que andes abaixo das 1500 RPM e se for assim vai haver aqui um arraial de porrada !!!! :LOL:

Sim mas aí são 2 turbinados.

Claro que tambem te posso dizer que o meu 1.0 TSI tem o mesmo binário do 2.0 HDI 90 e durante muito mais RPM.
Isto só pa baralhar, porque na verdade há muitos factores mas sendo um deles a tal transmissão..
O que eu digo é, no teu caso acho que nao notas as limitações de um 1.0 mas sim da caixa, a menos que andes abaixo das 1500 RPM e se for assim vai haver aqui um arraial de porrada !!!!
Sim ando abaixo das 1500 rpm, tanta vez. E é mesmo nessa faixa que se nota as diferenças que eu falo. O meu chip ainda é de turbo diesel.

Agora a questão é que por exemplo o hdi 90 terá mais binário às 1500 que o tsi e com isso anda com mais suavidade mais depressa.

Já me passou a fase de andar a puxar o Primera 1.6 depois das 4000rpm para aquilo andar sempre em zona optima de potência.

Eu evito ao máximo andar abaixo das 1750 rpms. Estou a falar de um 2 litros turbo diesel que até não tem uma caixa muito longa.
Por exemplo, vou muitas vezes em 4a a +- 80 km/h a sensivelmente 2000 rpms e segundo o indicador do carro deveria colocar 6a.
Não me tenho dado mal com isto. Os consumos no dia a dia andam nos 5 baixos e o FAP não se tem queixado.

Eu acho piada a quem anda a ver a que rpm pode andar com o carro...

Hoje andei no gasolinas... desde os 45km/h que ele anda em 5ª velocidade na caixa manual... daí aos 210 km/h a caixa é automática... o gajo responde tão bem que eu só desejo que toda aquela gente aventesma me saia do caminho!

Uso a 1ª para arrancar até aos 15 km/h... depois 2ª até aos ~30...

Por vezes passo da 2ª pra 4ª até aos 45 ou... a mesma 4ª também vai aos 190 num "ápice". Depois 5ª para relaxar a partir dos 45 ou 80 ou 195...

Quanto gasta? Em média ao fim de um ano? Algo como 7,5... vá lá!!! Não mais de 8!

Sem preocupações... se o turbo (que não tem!) gosta dessas rpm... se a caixa auto (que não tem!) se dá bem ou se tem que ir ao médico?

Pelo amor da Santa... Já não se fazem carros como d'antes?

Há uma coisa que ainda não atino com o 1.0 tsi, que é aqueles momentos que estás quase parado mas não totalmente tipo entradas de rotundas ou curvas nos parques de estacionamento e levas a 2ª metida e quando tiras o pé da embraiagem para andar o motor cala-se.

Isso e quando precisas de fazer um arranque rápido. Quando arrancas parece que o carro leva 1 segundo para reagir aos inputs. A solução é meter o turbo já a fazer pressão com toques no acelerador.

Isso e quando precisas de fazer um arranque rápido. Quando arrancas parece que o carro leva 1 segundo para reagir aos inputs. A solução é meter o turbo já a fazer pressão com toques no acelerador.
O corsa da minha maria num arranque de kick-down simplesmente ignora e faz um arranque suave. É mesmo à prova de stress no motor e transmissão.

Mas no Ibiza é ao contrário.
Carrega-se com força e nem o controlo de tracção o safa, ele vomita mm potência e binário para as rodas.

Eu acho piada a quem anda a ver a que rpm pode andar com o carro...

Hoje andei no gasolinas... desde os 45km/h que ele anda em 5ª velocidade na caixa manual... daí aos 210 km/h a caixa é automática... o gajo responde tão bem que eu só desejo que toda aquela gente aventesma me saia do caminho!

Uso a 1ª para arrancar até aos 15 km/h... depois 2ª até aos ~30...

Por vezes passo da 2ª pra 4ª até aos 45 ou... a mesma 4ª também vai aos 190 num "ápice". Depois 5ª para relaxar a partir dos 45 ou 80 ou 195...

Quanto gasta? Em média ao fim de um ano? Algo como 7,5... vá lá!!! Não mais de 8!

Sem preocupações... se o turbo (que não tem!) gosta dessas rpm... se a caixa auto (que não tem!) se dá bem ou se tem que ir ao médico?

Pelo amor da Santa... Já não se fazem carros como d'antes?
cada carro/motor/transmissão tem a sua " personalidade " portanto é adaptar ao que há.
Existem diversas variáveis como deves saber.

Os carros de antigamente tinham escalonamentos optimizados para qq um andar sempre perto das RPM ideais.

Muitos carros modernos exigem alguma dedicação para não entrar em sub rotação.

Novamente: cada condutor tem que se adaptar ao carro, salvo quando há protecções excessivas, aí não há volta a dar.

Pelos teus posts deduzo que tenhas muito pouco contacto com carros recentes.

Dou o exemplo do meu Smart: em Eco, muda de mudança o mais rápido possivel. Mesmo que carregue mais no pedal (sem chegar ao kickdown), ele mete uma ou 2 abaixo, o turbo enche e sai muito bem do trânsito. Em modo Sport, sobe bem mais as rotações entre cada mudança. Mas mesmo em ambiente urbano, o Eco é suficiente e os arranques são bastante interessantes.

Bom, e começa a desenhar-se um certo padrão: fora os PodreTech e os seus preços de saldo (pois, pois...), o que mais aparece nas buscas é o Corsa E com a caixa EasyTronic.

E neste mesmo fórum existe um tópico com 13 anos mas que responde a muitas das dúvidas sobre essa caixa. Só que aqui trata-se um Corsa C, acredito que a do E seja bem mais evoluída e menos problemática, esperemos:

Voltar
Superior