Segmento B com caixa automática (subst. Clio de 2011)

se achas que tens razão, que fazer? tens ali os prints com a informação oficial. Volto a dizer, Jazz de 2009 tem 4 velas, ponto final.

Ver anexo 14729063
E pronto, levas a taça e com razão.

Fui eu que me equivoquei. Realmente só tem 4 mas mais valia que não tivesse nenhuma, pois é um pincel para as tirar. é um facto que eu nunca tive um destes.

O que vem reforçar que o motor é então diferente do anterior que tinha 8 velas.

Contudo, continuo a não recomendar esta geração.

Em 2020 comprei um de 2018 de nova geração com metade desses Km por 12k...
Sim os carros estão caros, mas diria que a caixa auto acresce uns bons 2K a brincar...pelo menos quando andei à pesca do Ibiza, mas tb o orçamento era 18 a 20K.

Mas cada vez há mais procura por auto, normal, cada vez as caixas estão melhores e uma manual é uma coisa troglodita que está ali num carro moderno.

Quanto ao 1.2 TSI tenho ideia que o 1.0 é melhor em performance e consumos. Mas nunca testei o 1.2, foi só de outros comentários pelo forum.

Guisas, estás equivocado, 8 velas só os motores i-dsi da 1ª geração, os i-vtec só levam 4 e quando o CB manda levar. O meu, com 10 anos, é que pediu a troca das velas (iridium) e ficou para o novo dono.

Ver anexo 14729057
Consumos: o meu 1.4 i-vtec de 100 cv ficou com uma média de 70.000km de 5,x e tenho o recorde de ir a Viseu e voltar (750km) e chegar com média CB 4,6.
Agora, a caixa auto dos de 2ª geração é que poderá ter pior utilização que a CVT das gerações posteriores. E só existe com o motor 1.4, com 1.2 só manual.
O Civic de fins de 2010 com esse mesmo motor 1.4 I-VTEC levou as 4 velas só mesmo aos 120k kms (era o que estava no plano dele).

Ok mas pelos vistos não recomendas nenhuma....tavas a dizer que nos ultimos 15 ou 20 anos ou similar, não há nada de jeito

Então ? De um modo geral é como disse.

Ainda não li aqui alguém a dizer: compra o X que é muito bom e não dá raia....

Talvez a 3a geração do jazz, tenho ouvido bem dela, mas não há muitos por donde escolher. Vai calhar no período que a Honda decidiu deixar de vender por cá.

Agora, comparado com a "1a" - isto porque a 1a geração do jazz é uma coisa totalmente diferente- comparando com a 1a de cá, tem mais eletrónicas e sensores, enfim, coisas que estão lá mesmo para avariar !

O Civic de fins de 2010 com esse mesmo motor 1.4 I-VTEC levou as 4 velas só mesmo aos 120k kms (era o que estava no plano dele).

Os da 1a geração é matemático, aos 45k, ali à volta disto, lá vão 8 NGK.

é preciso um cuidado extremo para puxar o "pingarelho" que prende a ficha do cabo da bobine, pois se não parte, de estarem ressequidos. Já parti um ou outro.

Última edição:
Por isso é que é bom falar aqui antecipadamente destas coisas - temos uma imagem de "betão armado" da Honda e afinal também fazem porcaria de vez em quando...

Vamos ser honestos - para uso intensivo em cidade, carros segmento B/C fiáveis que aguentem tudo e mais alguma coisa sem grandes queixumes, só mesmo atmosféricos. Mas há alguns turbinados com historico de fiabilidade (Tce´s, por ex).

Juntando cx auto à equação, o universo cai drasticamente. Sobram os Honda (Jazz) e Toyota (Yaris), os coreanos também, a preços muito acima da baliza do Lino, depois os PSA Puretech (de fugir), Ford Fiesta, Opel Corsa, Renault Clio / Captur, Nissan Juke, Mitsubishi Spacestar...e mesmo assim, os que fui vendo ao longo de vários meses, muiiiiito raramente aparecem à venda abaixo de 10k.

Volto a dizer, destes segmentos e cx auto, parecem ter ouro atualmente. Há uns anos pagavam para os vender....

Vamos ser honestos - para uso intensivo em cidade, carros segmento B/C fiáveis que aguentem tudo e mais alguma coisa sem grandes queixumes, só mesmo atmosféricos. Mas há alguns turbinados com historico de fiabilidade (Tce´s, por ex).

Juntando cx auto à equação, o universo cai drasticamente. Sobram os Honda (Jazz) e Toyota (Yaris), os coreanos também, a preços muito acima da baliza do Lino, depois os PSA Puretech (de fugir), Ford Fiesta, Opel Corsa, Renault Clio / Captur, Nissan Juke, Mitsubishi Spacestar...e mesmo assim, os que fui vendo ao longo de vários meses, muiiiiito raramente aparecem à venda abaixo de 10k.

Volto a dizer, destes segmentos e cx auto, parecem ter ouro atualmente. Há uns anos pagavam para os vender....
Eu diria é que os atmosféricos vão andar sempre mais esforçados em regimes mais altos, mesmo para uma condução mais simplória.

Caixas auto não conheço o histórico de muitas mas a DSG parece ser fiável.
Quanto a motores, 1.0 TCE e 1.0 TSI assim como GM 1.0T ( e eventualmente mais alguns ) cumprem mais que bem a função.

Se tivermos " medo " destes, temos medo de tudo.

Agora como dizes e bem e como também já referi, a caixa auto anda muito cara.

Mas é a diferença entre se ter uma coisa decente ou um trambolho.

Então ? De um modo geral é como disse.

Ainda não li aqui alguém a dizer: compra o X que é muito bom e não dá raia....

Talvez a 3a geração do jazz, tenho ouvido bem dela, mas não há muitos por donde escolher. Vai calhar no período que a Honda decidiu deixar de vender por cá.

Agora, comparado com a "1a" - isto porque a 1a geração do jazz é uma coisa totalmente diferente- comparando com a 1a de cá, tem mais eletrónicas e sensores, enfim, coisas que estão lá mesmo para avariar !
Há uns anos ouvi alguém dizer " carro que não dá problemas, é aquele que se compra novo 0KM e guarda-se na garagem ".

Posto isto claro que há casos a evitar mas referi no post acima alguns exemplos que não há que ter medo.

0kms? às vezes se fores ao supermercado ou ao pão com ele, nem isso! é tentar, hoje em dia, escolher o (possivelmente) menos problemático.

0kms? às vezes se fores ao supermercado ou ao pão com ele, nem isso! é tentar, hoje em dia, escolher o (possivelmente) menos problemático.
Era naturalmente uma força de expressão, usada por alguém que não tinha medo do carro avariar.

Claro que é chato, claro que o dinheiro custa a ganhar a todos, claro que temos que evitar escolher os problemáticos, mas há motores considerados fiáveis, mesmo que seja apenas uma picuinhisse, não há que ter medo.

Sim, que o tempo dos W123, W124 , W201, já lá vão.

Voltar
Superior