[Mercado] Segmento C - Época 2014/2015

Segmento C - Época 2014/2015

• Alfa Romeo Giulietta

Votos: 21 19,1%
  • Audi A3

Votos: 20 18,2%
  • BMW Série 1

Votos: 14 12,7%
  • Chevrolet Cruze

Votos: 2 1,8%
  • Citroën C4

Votos: 7 6,4%
  • Fiat Bravo

Votos: 3 2,7%
  • Ford Focus

Votos: 16 14,5%
  • Honda Civic

Votos: 7 6,4%
  • Hyundai i30

Votos: 2 1,8%
  • Kia Cee'd

Votos: 3 2,7%
  • Lancia Delta

Votos: 6 5,5%
  • Mazda 3

Votos: 13 11,8%
  • Mercedes Classe A

Votos: 21 19,1%
  • Opel Astra

Votos: 5 4,5%
  • Peugeot 308

Votos: 19 17,3%
  • Renault Megane

Votos: 8 7,3%
  • Seat Leon

Votos: 16 14,5%
  • Škoda Octavia

Votos: 18 16,4%
  • Toyota Auris

Votos: 6 5,5%
  • Volvo V40

Votos: 15 13,6%

• Total de eleitores
    110
  • Sondagem encerrada .

Bravo2011

New member
É o segmento mais disputado, com novas introduções e actualizações todos os anos, são carros que servem tudo e todos.
Há muito liderado pelo Golf, este segmento, é sem duvidas muito rentável, não só financeiramente mas também na percepção da qualidade da marca.

Desde simples actualizações até modelos totalmente novos, vamos tentar escolher os melhores dentro de uma lista de 20 modelos, das principais marcas.
Quais são as vossas preferências? Quais são os factores mais importantes na escolha de um carro neste segmento?!

Seria interessante cada membro dizer o seu top 3, 5 ou até mesmo 10 (ou menos) e justificar.

Start your engines!

O Golf não está na poll, visto já ser o número 1 do segmento (as vendas assim o ditam), é como se estivéssemos a eleger as melhores alternativas, no entanto podem e devem referir no vosso top!

Vou então dar inicio ao tópico, o meu top é:

Alfa Romeo Giulietta
Audi A3 (Sedan)
Mazda 3 (Sedan)
Volvo V40
Volkswagen Golf

Para mim há três factores principais, o design, motorização e segurança. Dentro destes 3 aspectos, no segmento C, os que referi são os que me mais me agradam!

No entanto também aprecio bastante o novo Focus, com o facelift o interior ficou muito mais agradável, o exterior já era bem conseguido, mas ficou ainda melhor, é um carro referencial na dinâmica e com os novos motores é sem duvida um dos melhores do segmento. A Peugeot, finalmente, a meu ver, criou um carro de peso no segmento, design bastante apelativo, ao contrario das gerações anteriores, plataforma de nível superior a grande parte da concorrência, boa gama de motores, e por aí fora. Uma verdadeira alternativa ao Golf.

Alfa Romeo Giulietta
Audi A3
Seat Leon
Ford Focus
VW Golf

São as minhas escolhas. Design apelativo, boas motorizações e acima de tudo, bastante fiáveis

Infelizmente não os conheço a todos, como tal fica mais dificil dar uma resposta.
O que posso dizer é que desses, se estivesse comprador ia ver o Leon, Octavia, Focus, Golf, 308, Megane e Astra. Espero não me esquecer de nenhum.

Sei perfeitamente que são todos do mesmo segmento, mas com posicionamentos (e preços) muito diferentes o que faz com que a comparação não seja muito justa, nomeadamente em termos de motorização. Por exemplo, pelo preço de um segmento premium com cento e poucos cv's minimamente equipado posso comprar um generalista com mais 30 ou 40 cv e mais dotação de equipamento.

Além disso, na lista falta do segmento o que mais tem crescido (não interessa se é moda ou não): os suvzinhos, tipo qashqai, asx, gla...

Por outro lado ainda, há aí carros recentemente chegados ao mercado como o 308 e outros que nem sei se ainda estão no mercado, caso do Bravo.

Tentando responder agora ao proposto e considerando que não conheço diretamente boa parte deles, simpatizo em particular com:

Classe A: adoro a estética e a "democratização" do acesso a um Mercedes;
Civic: simpatizo com aquele ar futurista (que inicialmente detestei) e o excelente 1.6 diesel;
Giulietta: sempre apreciei a estética e gostava de experimentar, mas com um motor melhor que o 1.6 diesel que é o único que conheço;
A34 sedan: uma estética clássica, mas jovem. O motor 1.6 tdi é que estraga o conjunto, mas para chegar a um motor decente... é preciso muito dinheiro!

Então colocas o Delta e Bravo na sondagem que são modelos que já nem se fabricam ou estão datados e não colocas o Golf?:sh)

O meu top 3 do segmento C atualmente é:
- Bmw Série 1
- Volvo V40
- VW Golf

Uma vez que o Golf não está na lista substituo por o A3 numa perspectiva de maior qualidade, ou pelo octavia/leon numa perspectiva de melhor preço.

Para o meu gosto, a V40 é o modelo que atualmente melhor conjuga o bom gosto, com boa estética, boa qualidade, motores dentro da média e boa relação conforto/dinâmica.

O Golf é sem dúvida o mais equilibrado em todos os parâmetros, sendo esse equilíbrio acima da média do segmento. Ao contrário de muitos não o considero feio nem sem sal... Tem uma estética neutra, mas não se pode considerar feio, principalmente se comparados com com alguns coreanos e japoneses.

O bmw série 1 F20 tem uma estética que aprendi a gostar com o passar do tempo. Em termos de design sempre gostei desde o lançamento do E87, tem uma frente comprida e umas linhas muito dinâmicas. Em termos de motores, na minha opinião o 16d é provavelmente dos melhores 1600cc do mercado (e não estou a falar só do número de cavalos mas sim da experiência de condução). Os N47 tiverem problemas crónicos de fiabilidade, mas não faltará muito até esse problema desaparecer uma vez que a nova vaga de motores está de chegada.

Neste segmento aprecio os mesmos factores que nos restantes: estética aceitável e que mexa com os sentidos sem precisar de ser arrebatadora, qualidade interior (materiais e montagem), bom motor (não necessariamente o mais potente, mas o mais agradável de conduzir e que melhores sensações me transmite), boa dinâmica sem comprometer em demasia o conforto (gosto de um carro confortável mas que não seja "barco" nas curvas).

No final da lista coloco:
- Megane - devido a uma má experiência com renaults, além de já ter convivido de perto com uma mégane III e fiquei bastante desiludido;
- Bravo/giulietta/Delta - Tem beleza e pouco mais. A nível de motor, conforto, dinâmica, interiores não são os piores mas também não são os melhores, estando em alguns aspectos inclusivamente abaixo da média do segmento.
- Kia Ceed e Hyundai I30 embora sejam fiáveis e tenham garantias alargadas perdem em tudo o resto.

Última edição:
Infelizmente não os conheço a todos, como tal fica mais dificil dar uma resposta.
O que posso dizer é que desses, se estivesse comprador ia ver o Leon, Octavia, Focus, Golf, 308, Megane e Astra. Espero não me esquecer de nenhum.

Sim, nem tu nem grande parte dos membros, eu também só conheço bem uma mão cheia deles, mas quase de certeza que a maioria sabe o aspecto de todos ou quase todos e respectivos dados, leu reviews, viu vídeos, etc. É uma simples sondagem para partilhar opiniões.

:)

Sei perfeitamente que são todos do mesmo segmento, mas com posicionamentos (e preços) muito diferentes o que faz com que a comparação não seja muito justa, nomeadamente em termos de motorização. Por exemplo, pelo preço de um segmento premium com cento e poucos cv's minimamente equipado posso comprar um generalista com mais 30 ou 40 cv e mais dotação de equipamento.

Além disso, na lista falta do segmento o que mais tem crescido (não interessa se é moda ou não): os suvzinhos, tipo qashqai, asx, gla...

Por outro lado ainda, há aí carros recentemente chegados ao mercado como o 308 e outros que nem sei se ainda estão no mercado, caso do Bravo.

Tentando responder agora ao proposto e considerando que não conheço diretamente boa parte deles, simpatizo em particular com:

Classe A: adoro a estética e a "democratização" do acesso a um Mercedes;
Civic: simpatizo com aquele ar futurista (que inicialmente detestei) e o excelente 1.6 diesel;
Giulietta: sempre apreciei a estética e gostava de experimentar, mas com um motor melhor que o 1.6 diesel que é o único que conheço;
A3 sedan: uma estética clássica, mas jovem. O motor 1.6 tdi é que estraga o conjunto, mas para chegar a um motor decente... é preciso muito dinheiro!

Claro que não é muito justo comparar de igual para igual, por exemplo o Série 1 com um C4, e por aí fora, mas se não te focares no preço, consegues sempre comparar equipamentos, design, mecânicas, e por aí fora. Dentro dos modelos que referi, existem desde premium até modelos quase low cost. São os tradicionais compactos familiares, não quis incluir SUV porque mesmo se enquadrando no segmento, não vejo espaço para eles nesta comparação. (Além de que a poll só me permite 20 entradas)

Também é verdade que estão nessa lista modelos que foram introduzidos ainda agora no mercado como o 308 e modelos em fim de vida como Bravo e Delta (ambos ainda se produzem até aproximadamente final deste ano), mas a meu ver ainda merecem ser referenciados, ainda conseguem 'competir' em alguns aspectos. Pelo menos eu consigo ver neles hipótese, mesmo em comparação com modelos que são bem mais recentes, dai o interesse deste tema.

Olha que o DELTA já não se produz...

Não afirmo com certeza, mas tenho ideia que a produção só termina por volta do inicio do ultimo trimestre do ano. Mesmo assim, ainda é um modelo que está disponível no mercado, ainda que residual.

Última edição:
Então colocas o Delta e Bravo na sondagem que são modelos que já nem se fabricam ou estão datados e não colocas o Golf?:sh)

Não coloquei o Golf porque já é o numero 1 do segmento (discutível, mas é pelas vendas, e não só), é um carro que não precisa de estar na poll.
Eu tinha dito em edit no primeiro post mas não ficou, já fui lá pôr.

Obrigado

Última edição:
Audi A3
VW Golf
BMW Serie 1
Volvo V40
Mercedes Classe A

A minha justificaçao porque sao dos segmento C que ja experimentei, e mais gostei, desde a sua construçao, solidez, estetica e gama de motores. Se o dinheiro nao fosse problema, eram todos com motores 2.0 sem qualquer kit estetico. So a V40 é que provavelmente ia para a Cross Country preta, acho o carro [br:)]

Claramente, neste momento, a minha escolha de um segmento C, ia para um A3, de preferencia tal como disse, com o 2.0 TDI (de 150cv ja me bastava). Acho o carro muito bem feito, bonito, e com um nivel de acabamento e solidez muito boa para um segmento C.

Destaco pela negativa, a fraca aposta do importador nacional da Mazda, o que nos limita a nível de opções de motorização.
Compreendo que a procura no nosso país pela marca sempre foi baixa, mas não poder sequer encomendar certas motorizações parece-me uma medida errada.

Audi A3
VW Golf
BMW Serie 1
Volvo V40
Mercedes Classe A

Só artilharia pesada!
Só não tenho o Série 1 no meu top, porque, sinceramente, não consigo gostar do design frontal, principalmente os faróis..
O Classe A, tem pormenores interessantes, mas não consigo gostar dele como um todo.
No meu top o A3 só perde para o Giulietta, porque sou um Alfisiti, a meu ver é sem duvida o melhor do segmento (A3), então se for o Sedan!
E o V40 também é fantástico, adoro os interiores, muito atenção ao detalhe, estilo muito próprio.

Olha que o DELTA já não se produz...

Olhe que sim, olhe que sim!

Tanto é que neste momento começou a ser vendida a versão GPL e tudo. Só não sei se são carros que estavam para lá amontoados e que estão a tentar escoar, mas também creio que não vão vender grande coisa, a menos que desçam o preço para metade!!!

A minha shortlist neste momento se estivesse comprador de carro seria (nenhuma ordem em especifico e a rondar os "25 mil euros"):

Seat Leon (1.4 TSi 150 Cv´s ACT)
Alfa Romeo Giulieta (1.4 EcoTubo 120 Cv´s GPL)
Skoda Octavia (1.4 Tsi 140 Cv´s)
Kia Ceed (GT 1.6 T 201 Cv´s)

Peugeot 308 - Actualmente é a melhor proposta do segmento.

Mercedes Classe-A - Estéticamente o meu preferido do segmento.

Renault Megane - Muito equilibrado em todos os critérios.

Skoda Octavia - Muito espaço e bom preço.

Voltar
Superior