Segurança informática...

citação:Originalmente colocada por mundano

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Quantas pessoas conheces a quem já tenham roubado coisas importantes do computador como passwords de homebanking?

Eu nem sequer conheço muitas pessoas que usem homebancking..

Mas conheço muitas pessoas que ficaram com os seus sistemas infectados com mil e uma porcarias..

Para evitar a maior parte das porcarias basta a firewall do Windows XP SP2 e um cérebro.

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Para evitar a maior parte das porcarias basta a firewall do Windows XP SP2 e um cérebro.

Eu não digo o contrario, embora mesmo assim fiques sujeito a muitas vulnerabilidades à mesma... Mas a Lei de Murphy diz que se uma coisa é feita de forma que possa correr mal, é certo e sabido que alguém vai faze-la de forma a correr mal..

E as pragas do windows provam isso mesmo..

Mas o que tu disseste e que eu contrapus não foi isso..

Para windows:

Active virus shield... é de borla... e chega! Talvez seja melhor que qualquer AV pago!

Mas já agora... tb nao uso disso.. mas tb nao uso windows...

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Para windows:

Active virus shield... é de borla... e chega! Talvez seja melhor que qualquer AV pago!

Linux??

Para windows:

E não usando windows não é necessário nenhum AV?

citação:Originalmente colocada por mcabral

Para windows:

sendo Linux, Não

Não, visto que os virus para Linux e outros derivados de Unix (como o MacOS X) são tão raros e de propagação tão limitada que sempre que aparece um é logo feito um festival na comunicação social e depois o virus nunca chega a passar de um conceito, ou então nunca chega a se propagar realmente ou a ter implicações nestes sistemas...
Se formos a ver bem, a melhor maneira de não estar sujeito a virus, é usar outro sistema operativo que não o Windows, mas isso já requer uma certa força de vontade, e abertura de espírito...

Cumprimentos

n uso nada... apenas o router e a firewall do pc que serve de gateway! :P

fora de casa convém pelo menos uma firewall. Para os virus normalmente ter dois dedos de testa ajuda! quando as coisas correm mesmo mal, formata-se!

o pessoal preocupa-se imenso... voces tem o que nos pcs? segredos de estado? documentos confidenciais dos voos da CIA? Porra eu tenho um router e o mcaffee e pronto :D

citação:Originalmente colocada por Messerschmitt

o pessoal preocupa-se imenso... voces tem o que nos pcs? segredos de estado? documentos confidenciais dos voos da CIA? Porra eu tenho um router e o mcaffee e pronto :D

ahaha

sao os filmes caseiros... acho que é isso! :D

Tenho o NOD32 antivirus + Outpost Firewall + Spyware Doctor, todos actualizados diariamente
e até hoje tudo ok, mesmo andando por lugares suspeitos.

Pegando apenas no Linux..

Depende... Muitas maquinas Linux usam anti-vírus, não para se protegerem a si proprias, mas porque são servidores de ficheiros ou de email e assim impedem que os vírus se propaguem através dos seus serviços a maquinas com outros sistemas..

Tirando isso, é bastante inútil um anti-vírus para Linux. Porque os sistemas Linux são feitos tendo em conta vários conceitos como o principio do mínimo privilégio, mecanismos de isolamento de utilizadores, mecanismos de separação de privilégios, etc.. etc.. que tornam praticamente impossível um vírus propagar-se em Linux.

A isto soma-se outra coisa.. É que os sistemas Linux são geralmente compatíveis a nível de API's, mas não a nível de ABI's.. Ou seja, isto significa que um binário que é compilado para funcionar em Suse Linux, provavelmente não corre sequer numa maquina com Fedora Core.. O que torna ainda mais difícil a existência de vírus para Linux.

Acessos a contas bancárias, por exemplo.;)

Agradeço a participação, mas será possível concretizar? Não, porquê e que sugeres?

Não desenvolvi mais pois já dei a minha opinião e relatos de experiências em outros tópicos, e tive medo de me tornar redundante ou chato, qualquer dia ainda acham que sou algum fundamentalista anti-Microsoft... :D

Mas aqui vai: o Windows tem 2 grandes problemas de segurança: está muito mal concebido desse ponto de vista e é o sistema operativo mais usado, logo é natural que seja o mais visado pelos ataques.
Está mal concebido porque 99% das instalações (aposto que as vossas são todas assim) são feitas em modo de administrador e assim continuam. Nem se apercebem que isso acontece, pois o "natural" é o Windows funcionar assim. Na prática, isto permite que qualquer código executado por um programa possa fazer virtualmente qualquer coisa - desde escrever por cima de ficheiros do sistema, fazer instalações sem ninguém dar conta, até formatar o disco. Outra é, até ao XP, integrar o browser no sistema operativo, e ainda por cima permitindo a execução de programas em páginas da net numa linguagem proprietária (ActiveX), que basicamente pode fazer também tudo com o computador.
O Vista tenta emendar isso, mas de uma forma muito superficial...

Não acredito também que um programa faça tudo. Dou-te um exemplo, no meu local de trabalho, em que há um computador ligado a um servidor, e que tem uma instalação +/- "correcta" do Windows - não tem privilégios de administrador, alguém conseguiu infectar aquilo com spyware/adware a andar na net com o internet explorer... para limpara aquilo foi o cabo dos trabalhos - o Windows defender da MS não via nada, o Norton também não, o Adware também não, só à 4ª tentativa é que se arranjou um programa (acho que foi o spybot) que sim senhor, reconheceu a infecção e limpou-a.

Por isso não acredito que só um programa seja garantia de segurança do sistema...

Resumindo: farto de ter que andar com um SO em que é preciso comprar/instalar/manter/actualizar 3 ou 4 programas diferentes só para não ter medo de andar na net ou ver o e-mail, experimentei o Linux www.ubuntu.com . Com aqui a ajuda do Mundano e dos fóruns do ubuntu, lá consegui dominar +/- a coisa em alguns meses e estou satisfeitíssimo. Software livre, open-source, com uma qualidade e estabilidade espantosas, e... nada de vírus. [^]

Não me farto de passar a mensagem, porque cada vez que uso o computador continuo a achar impressionante como é que software grátis, desenvolvido por uma comunidade para a comunidade pode dar uma coça tão grande à toda poderosa Microsoft em muitos aspectos...

Portanto, nesta altura do campeonato em que os criadores de vírus/adware/spyware andam numa de gato e rato com as empresas que têm produtos comerciais nesta área, o meu conselho é só um se te preocupas com a segurança: usa Linux.

Muito trabalho feito, que não achava grande piada que desaparecesse de um dia para o outro...

PS: fora isso, muitos pc's que estão infectados, os donos nem se apercebem que estão... estão é a servir de "zombies" para um ataque a um servidor qualquer ou a servir de proxy para um tarado qualquer andar a trocar fotos de crianças nuas...

citação:Originalmente colocada por Avant

Agradeço a participação, mas será possível concretizar? Não, porquê e que sugeres?

Não desenvolvi mais pois já dei a minha opinião e relatos de experiências em outros tópicos, e tive medo de me tornar redundante ou chato, qualquer dia ainda acham que sou algum fundamentalista anti-Microsoft... :D

Mas aqui vai: o Windows tem 2 grandes problemas de segurança: está muito mal concebido desse ponto de vista e é o sistema operativo mais usado, logo é natural que seja o mais visado pelos ataques.
Está mal concebido porque 99% das instalações (aposto que as vossas são todas assim) são feitas em modo de administrador e assim continuam. Nem se apercebem que isso acontece, pois o "natural" é o Windows funcionar assim. Na prática, isto permite que qualquer código executado por um programa possa fazer virtualmente qualquer coisa - desde escrever por cima de ficheiros do sistema, fazer instalações sem ninguém dar conta, até formatar o disco. Outra é, até ao XP, integrar o browser no sistema operativo, e ainda por cima permitindo a execução de programas em páginas da net numa linguagem proprietária (ActiveX), que basicamente pode fazer também tudo com o computador.
O Vista tenta emendar isso, mas de uma forma muito superficial...

Não acredito também que um programa faça tudo. Dou-te um exemplo, no meu local de trabalho, em que há um computador ligado a um servidor, e que tem uma instalação +/- "correcta" do Windows - não tem privilégios de administrador, alguém conseguiu infectar aquilo com spyware/adware a andar na net com o internet explorer... para limpara aquilo foi o cabo dos trabalhos - o Windows defender da MS não via nada, o Norton também não, o Adware também não, só à 4ª tentativa é que se arranjou um programa (acho que foi o spybot) que sim senhor, reconheceu a infecção e limpou-a.

Por isso não acredito que só um programa seja garantia de segurança do sistema...

Resumindo: farto de ter que andar com um SO em que é preciso comprar/instalar/manter/actualizar 3 ou 4 programas diferentes só para não ter medo de andar na net ou ver o e-mail, experimentei o Linux www.ubuntu.com . Com aqui a ajuda do Mundano e dos fóruns do ubuntu, lá consegui dominar +/- a coisa em alguns meses e estou satisfeitíssimo. Software livre, open-source, com uma qualidade e estabilidade espantosas, e... nada de vírus. [^]

Não me farto de passar a mensagem, porque cada vez que uso o computador continuo a achar impressionante como é que software grátis, desenvolvido por uma comunidade para a comunidade pode dar uma coça tão grande à toda poderosa Microsoft em muitos aspectos...

Portanto, nesta altura do campeonato em que os criadores de vírus/adware/spyware andam numa de gato e rato com as empresas que têm produtos comerciais nesta área, o meu conselho é só um se te preocupas com a segurança: usa Linux.

Obrigado pela gentileza de voltares a dar a tua opinião.;)

já faz algum tempo que ando a pensar mudar para Linux, mas vou adiando, adiando. Como tenho usado pouco o portátil talvez o use como "laboratório"... Como nunca usei nenhum Linux o salto torna-se mais difícil, mas acho que não é nada que não se resolva com uns tutoriais ou uma pequena formação.

já faz algum tempo que ando a pensar mudar para Linux, mas vou adiando, adiando. Como tenho usado pouco o portátil talvez o use como "laboratório"... Como nunca usei nenhum Linux o salto torna-se mais difícil, mas acho que não é nada que não se resolva com uns tutoriais ou uma pequena formação.

Se o fizeres, 2 conselhos: 1º não esperes que o linux seja um windows "grátis", são 2 SO muito diferentes. 2º, não esperes saber mexer a 100% com o linux em um dia ou dois. Nem em uma semana ou duas. Também não o fizeste com o windows, só qua já não te lembras.

Volto outra vez a recomendar www.ubuntu.com . Não só tem um "live cd" em que podes conhecer o sistema a arrancar do cd, não é preciso instalar rigorosamente nada, e se achares por bem, tens lá um icone "install" escarrapachado no desktop, se te apetecer instalar mesmo. A instalação é facílima e rápida.

citação:Originalmente colocada por Avant

Se o fizeres, 2 conselhos: 1º não esperes que o linux seja um windows "grátis", são 2 SO muito diferentes. 2º, não esperes saber mexer a 100% com o linux em um dia ou dois. Nem em uma semana ou duas. Também não o fizeste com o windows, só qua já não te lembras.

Volto outra vez a recomendar www.ubuntu.com . Não só tem um "live cd" em que podes conhecer o sistema a arrancar do cd, não é preciso instalar rigorosamente nada, e se achares por bem, tens lá um icone "install" escarrapachado no desktop, se te apetecer instalar mesmo. A instalação é facílima e rápida.

OK, obrigado, vou experimentar esse.;)

citação:Originalmente colocada por mundano

Eu não tenho anti-virus, nem anti-spyware, nem personal-firewall, nem nada desses softwares e cá ando..

Deixa-me adivinhar...
Usas linux...

[^][^][^][^][^]

De facto o linux para segurança não há melhor,será também por isso que aqui à uns tempos se descobrio que a MS corria nos seus servidores Linux...

Axo que já está tudo explicado pelo MUNDANO, e não há necessidade de me alargar mais.

Não conheço a distribuição Ubunto, mas qualquer distribuição Linux é uma clara boa aposta.
Existem outras igualmente fáceis de instalar e operar, nomeadamente Suse, Mandriva, etc.
Pessoalmente uso Slackware, mas para utilizadores iniciais será complicado por tudo a funcionar, embora quanto por fim conseguem ficam a ter um conhecimento de linux muito mais profundo do que com as distribuições referidas em cima.
Mas aí vai o gosto e escolha de cada um.

Voltar
Superior