citação:
Originalmente colocada por Avant
citação:Originalmente colocada por mcabral
Agradeço a participação, mas será possível concretizar? Não, porquê e que sugeres?
Não desenvolvi mais pois já dei a minha opinião e relatos de experiências em outros tópicos, e tive medo de me tornar redundante ou chato, qualquer dia ainda acham que sou algum fundamentalista anti-Microsoft...
Mas aqui vai: o Windows tem 2 grandes problemas de segurança: está muito mal concebido desse ponto de vista e é o sistema operativo mais usado, logo é natural que seja o mais visado pelos ataques.
Está mal concebido porque 99% das instalações (aposto que as vossas são todas assim) são feitas em modo de administrador e assim continuam. Nem se apercebem que isso acontece, pois o "natural" é o Windows funcionar assim. Na prática, isto permite que qualquer código executado por um programa possa fazer virtualmente qualquer coisa - desde escrever por cima de ficheiros do sistema, fazer instalações sem ninguém dar conta, até formatar o disco. Outra é, até ao XP, integrar o browser no sistema operativo, e ainda por cima permitindo a execução de programas em páginas da net numa linguagem proprietária (ActiveX), que basicamente pode fazer também tudo com o computador.
O Vista tenta emendar isso, mas de uma forma muito superficial...
Não acredito também que um programa faça tudo. Dou-te um exemplo, no meu local de trabalho, em que há um computador ligado a um servidor, e que tem uma instalação +/- "correcta" do Windows - não tem privilégios de administrador, alguém conseguiu infectar aquilo com spyware/adware a andar na net com o internet explorer... para limpara aquilo foi o cabo dos trabalhos - o Windows defender da MS não via nada, o Norton também não, o Adware também não, só à 4ª tentativa é que se arranjou um programa (acho que foi o spybot) que sim senhor, reconheceu a infecção e limpou-a.
Por isso não acredito que só um programa seja garantia de segurança do sistema...
Resumindo: farto de ter que andar com um SO em que é preciso comprar/instalar/manter/actualizar 3 ou 4 programas diferentes só para não ter medo de andar na net ou ver o e-mail, experimentei o Linux
www.ubuntu.com . Com aqui a ajuda do Mundano e dos fóruns do ubuntu, lá consegui dominar +/- a coisa em alguns meses e estou satisfeitíssimo. Software livre, open-source, com uma qualidade e estabilidade espantosas, e... nada de vírus. [^]
Não me farto de passar a mensagem, porque cada vez que uso o computador continuo a achar impressionante como é que software grátis, desenvolvido por uma comunidade para a comunidade pode dar uma coça tão grande à toda poderosa Microsoft em muitos aspectos...
Portanto, nesta altura do campeonato em que os criadores de vírus/adware/spyware andam numa de gato e rato com as empresas que têm produtos comerciais nesta área, o meu conselho é só um se te preocupas com a segurança: usa Linux.