será a manutenção dos ALFA's assim tão cara?

Aos 60000Km. Revisão normal + mudança do kit de distribuição... Lá vão 900€ ou mais :sh)

A minha revisão do 60000kms foi feita numa oficina bem conceituada entre os Alfistas e ficou em aproximadamente 540€.

Com mudança do variador de fase e kit de distribuição mais o básico.

Cumpts

Obrigado!

Estou a ver que o meu realmente está aquecer um pouco demais porque em andamento normal ou a puxar um pouco mais o ponteiro da temperatura anda exactamente nos mesmos sítios que o teu. Só forçando o andamento como é o caso na A24 para manter os 120 nas subidas é que ele começa a dar de si, evidenciando que está com pouco caudal de arrefecimento pois mal tiro o pé ele desce logo. Provavelmente deve ser o radiador que tem favos entupidos, terá de ser revisto ou até mesmo substituído por um novo.

Cyber, essa temperatura é demasiada, mesmo em carga. O mal deve estar do actuador electrico que faz disparar a ventoinha. Não seria o primeiro a acontecer. Tens que mandar verificar, e com o calor do verão (onde anda ele?), o quanto antes.

Tendo eu comprado um 147 em segunda mão com aproximadamente 56000kms, quando terei eu de ir à revisão com ele?

Se alguém souber de oficinas "alfistas" que a façam mais barata aqui na zona centro, podem dizer....:p

Se não estou enganado, foi um dos conselhos que dei quando ias comprar: se estiver perto da marca dos 60 ou 120.000kms, seria bom vir com a revisão feita.
De qualquer forma, agora é hora: 60.000, correia de distribuição tensores e verificar variador de fase.

P.S. Mas ele não é de 2001? Então deveria ter mudado em 2004 e 2007 (de 3 em três anos).

Se não estou enganado, foi um dos conselhos que dei quando ias comprar: se estiver perto da marca dos 60 ou 120.000kms, seria bom vir com a revisão feita.
De qualquer forma, agora é hora: 60.000, correia de distribuição tensores e verificar variador de fase.

P.S. Mas ele não é de 2001? Então deveria ter mudado em 2004 e 2007 (de 3 em três anos).

Devia, mas não me parece que muita gente vá nessa. Eu não ficava descansado se não fizesse essa revisão...

Cyber, essa temperatura é demasiada, mesmo em carga. O mal deve estar do actuador electrico que faz disparar a ventoinha. Não seria o primeiro a acontecer. Tens que mandar verificar, e com o calor do verão (onde anda ele?), o quanto antes.
Ó Hugo, a temperatura é demasiada, se realmente ele estiver a marcar bem...

O meu tem os mesmo sintomas e com o ALFADiag ja verifiquei que marca mais do que na realidade está...

Convinha verificar a diferença entre a temperatura lida pela centralina e a temperatura mostrada no tablier...

E já agora, porque fiquei com o bichinho atrás da orelha, onde está esse actuador ?

É que eu sempre achei que 88 / 89º em andamentos banais, ligeiramente acima do que me parece normal, esperava algo mais para os 84 / 85º, gostava de verificar o mesmo para tirar as teimas... [;)]

É assim,

Eu já fiz uma experiência que foi desligar a ficha do sensor de temperatura no termostáto e ele arrancou o ventilador na 1ª velocidade, alterando segundos depois para a 2ª. Pelo que li isto significa que essas resistências estão a funcionar mas fiquei com dúvidas na mesma porque eu já constatei que se deixar o carro ao ralenti ele não liga a 1ª velocidade, engrena logo a 2ª quando marca sensivelmente 110º.

Tendo em conta o que tenho lido, ele devia accionar a 1ª aos 100 e qualquer coisa graus e depois caso fosse necessário a 2ª aos 110º. No meu caso ele só liga a 2ª aos 110º mas conforme disse anteriormente, se desligar o sensor ele passa pelas duas velocidades. Estou com a pulga atrás da orelha..

Vocês recordam-se a que temperatura ele acciona o ventilador e em que velocidade quando se encontra em ralenti?

Se forem bastante tempo a dar "calor", principalmente em subidas, até onde vai o ponteiro da temperatura? Esta era muito importante que alguém me pudesse respoder.

Abraço!

PS: o vendedor hoje tem de ir à Alfa buscar um carro e já vai falar com eles.

É assim,

Eu já fiz uma experiência que foi desligar a ficha do sensor de temperatura no termostáto e ele arrancou o ventilador na 1ª velocidade, alterando segundos depois para a 2ª. Pelo que li isto significa que essas resistências estão a funcionar mas fiquei com dúvidas na mesma porque eu já constatei que se deixar o carro ao ralenti ele não liga a 1ª velocidade, engrena logo a 2ª quando marca sensivelmente 110º.

Tendo em conta o que tenho lido, ele devia accionar a 1ª aos 100 e qualquer coisa graus e depois caso fosse necessário a 2ª aos 110º. No meu caso ele só liga a 2ª aos 110º mas conforme disse anteriormente, se desligar o sensor ele passa pelas duas velocidades. Estou com a pulga atrás da orelha..

Vocês recordam-se a que temperatura ele acciona o ventilador e em que velocidade quando se encontra em ralenti?

Se forem bastante tempo a dar "calor", principalmente em subidas, até onde vai o ponteiro da temperatura? Esta era muito importante que alguém me pudesse respoder.

Abraço!

PS: o vendedor hoje tem de ir à Alfa buscar um carro e já vai falar com eles.
É assim, o traço que fica no meio da posição 90 e 130 é o 110 .

no meu normalmente o ponteiro marca na casa dos 92 / 93, quando na realidade anda nos 88 / 89 .

A 140 / 150 o ponteiro sobre para os 96 / 97, ainda não liguei o portatil nessa altura para verificar na realidade que temperatura é...

A puxar a sério por ela o ponteiro sobe ligeiramente acima do sitio dos 100, atingindo por vezes um máximo na posição 105...

Dado que só existe traço para os 90 / 110 / 130 , as minhas indicações são meramente especulativas...

A ver se amanha trago o portatil comigo e verifico pelo caminho as diferentes temperaturas reais lidas pela centralina para tirar teimas...

Pois, o meu já estava a passar da marca dos 110º mas também a A24 é puxada. Ia com 4 pessoas, AC, 30º de temp. exterior e uns quilómetros a subir. Ele até então aquecia mais menos o que teu aquecia mas pelo que descreves eu acho que ele estava sempre uns 5º ou 10º mais quente que o teu no mesmo tipo de situações. Acho que ele está realmente a aquecer um bocado.

Em termos de comportamentos os nosso carros estão semelhantes pois o meu ou anda em cima dos 90º ou nos 91º/92º. Ainda ontem ou antes de ontem encontrei um tópico no antigo forum de um Alfa 110 que mudou o termostáto e ficou a marcar o mesmo por isso até aqui acho que está tudo bem.

Abraço.

Pois, o meu já estava a passar da marca dos 110º mas também a A24 é puxada. Ia com 4 pessoas, AC, 30º de temp. exterior e uns quilómetros a subir. (...)
Isso de ser puxada não é desculpa...

EU ja fiz tiradas de quase 30 minutos na A1, com o carro cheio, nos 180 / 200 continuamente, prego a fundo, e o ponteiro andava mais perto dos 110, mas nunca bateu la, nem passou...

Mas como existe um problema conhecido com os mostradores da consola central, não é só os da temperatura, também com os de combustivel, em alguns casos marcam o que lhes apetece, podes até estar com a temperatura correcta, mas isso só consegues confirmar ligando o portatil ao carro e verificar pelo caminho...

Amanha já vou tirar as teimas... [;)]

Ja agora, quando lhe mudaram o termoestato colocaram um liquido de refrigeração como-deve-de-ser ?

É que ha por ai muitas marcas que não passam de "agua com corante"...

Ah pois não, não é desculpa. Ele tem que aguentar, era o que mais faltava. [;)]

O anticongelante é o de origem, até foi mudado na Alfa onde o carro costumava ir pois é da mesma zona.

Abraço.

O meu 1.6 TS não passa dos 90º nem que vá às 6500rpm em 5ª (200Km/h). Mas também só andei uma vez a essa velocidade. É raro passar os 160Km/h.

Última edição:
Voltar
Superior