Será k vi bem, não há aki topico do Pinto da Costa

Estado
Não está aberto a mais respostas.
pinto_da_costa.jpg

O PC em formato Terminator, vai sair do Futuro enviado, pelos seus capangas, para eliminar a Carolina.[}:)][}:)][8)]

Vamos ver se se chega a alguma conclusão, mas há fortes indicios do que a Ex querida do PC disse possa ser verdade.

"FUI PERSEGUIDO" (Carlos Teixeira)

Carlos Teixeira, procurador, chegou a ter protecção policial durante o período (Abril de 2004) em que foram detidos vários arguidos do processo ‘Apito Dourado’.

Correio da Manhã – Durante a fase de investigação do processo ‘Apito Dourado’ foi alvo de algum tipo de perseguição?

Carlos Teixeira – Em 2004 fui perseguido duas vezes. Perseguições de automóvel. Foram ambas nas ruas de Gondomar, onde resido. Reportei essa situação à minha hierarquia [o actual procurador-geral distrital do Porto, Pinto Nogueira].

– Teve protecção policial?

– Sim, durante pouco mais de uma semana, em Abril de 2004 [altura em que foram detidos vários arguidos do processo ‘Apito Dourado’, caso de Valentim Loureiro]. Depois considerei que não valia a pena. Não dei qualquer importância a essa situação.

– As perseguições de que falou aconteceram antes ou depois de ter dispensado a protecção policial?

– Algum tempo depois.

– Reconheceu a pessoa que o perseguiu?

– Na segunda vez que fui perseguido, reconheci-a perfeitamente.

– É arguido no processo ‘Apito Dourado’?

– Não posso falar sobre isso. Digo, apenas, que reconheci o indivíduo, apesar de ele ter tentado esconder a cara com o braço quando parei o meu carro ao lado do dele.

– Chegou a falar com esse indivíduo?

– Não. Encostei o carro ao lado do dele para ver se ele me enfrentava. E olhei para ele. O indivíduo tentou esconder a cara com o braço. Depois fui-me embora e ele veio atrás de mim.

– Alguma vez sentiu que teve a integridade física em risco?

– Não.

– A sua família também chegou a ser importunada?

– Que eu saiba, não.

– Conhece outras pessoas – juízes, magistrados do Ministério Público ou inspectores da PJ – que intervieram no processo ‘Apito Dourado’ que tenham sido perseguidas?

– Sei que aconteceram algumas coisas a outras pessoas, mas não vou dizer o que sucedeu nem quem são.

– Chegou a ter medo?

– Não. Nunca deixei de fazer o que tinha de ser feito.

Carlos José do Nascimento Teixeira nasceu em Vinhais (Bragança), no dia 15 de Março de 1965. Divorciado, dois filhos, tirou o curso de Direito na Universidade de Coimbra e é adepto do Rebordelo (equipa que milita da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Bragança). Além de procurador no Tribunal de Gondomar, desde 1997, é formador no Centro de Estudos Judiciários.
Joaquim Gomes / Octávio Lopes
In CM Hoje

Nisto a sabedoria popular é uma fonte de inesgotável:

" Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades. "

Exclusivo CM

2006-12-09 - 13:00:00

‘Apito Dourado’ - chantagem era o objectivo
Detectives espiam vida de magistrados

Os vários magistrados do processo ‘Apito Dourado’ foram submetidos durante meses a fio, em 2004 e 2005, à vigilância de detectives privados, visando a sua vida privada e familiar, incluindo a orientação sexual. Carlos Teixeira, procurador titular do ‘Apito Dourado’, foi o mais visado, chegando a ser perseguido durante a noite à saída do Tribunal de Gondomar. As vigilâncias incluíram dirigentes e inspectores da PJ, além de funcionários judiciais, para tentar condicionar e obstruir a acção dos profissionais da Justiça.

As vigilâncias ilegais serviriam para fazer chantagem a juízes e a magistrados do Ministério Público, tentando perturbar as investigações criminais à corrupção na arbitragem do futebol, mas os objectivos frustraram-se, apenas tendo sido afastado o então subdirector da PJ do Porto, Reis Martins, porque tinha um processo disciplinar em curso, na ocasião em que dirigia a investigação do ‘Apito Dourado’.

Segundo apurou o Correio da Manhã junto de várias fontes ligadas ao processo, as vigilâncias e as perseguições tiveram a participação de elementos ligados à DINFO (antiga Secreta militar) e de um antigo inspector-chefe da Polícia Judiciária, que possui uma empresa de segurança e detectives privados, que tem entrada condicionada na Directoria da PJ do Porto.

O escândalo só não foi mais longe porque os magistrados e os investigadores da Polícia Judiciária nunca se intimidaram, já que não tinham telhados de vidro. Apenas Reis Martins se debatia com uma investigação, por alegadamente ter ajudado a agredir os assaltantes do filho, com apoio de elementos do corpo de segurança da PJ e agindo à revelia do piquete. Teve de pedir a aposentação, não só para escapar ao procedimento disciplinar como para evitar a publicação de notícias do caso quando supervisionava as investigações criminais ao ex-presidente da CM do Marco, Avelino Ferreira Torres.

As perseguições só acabaram quando Pinto Nogueira, que era coordenador do ‘Apito Dourado’, sendo agora o procurador distrital da República no Porto, denunciou então tal situação numa entrevista ao ‘DN’, mas as vigilâncias terão continuado.

ESPIAR É CRIME QUE DÁ PRISÃO

Espiar a vida de um cidadão é um crime previsto e punido com pena de prisão até um ano ou com multa até 240 dias, tratando-se de devassa da vida privada.

De acordo com o artigo 192.º do Código Penal, quem sem consentimento e com intenção, devassar a vida privada das pessoas, designadamente a intimidade da vida familiar ou sexual, está sujeito a prisão até um ano ou multa até 240 dias.

A devassa tipificada pelo Código Penal contempla interceptar, gravar, registar, utilizar, transmitir ou divulgar conversa ou comunicação telefónica, ou então captar, fotografar, filmar, registar ou divulgar imagem das pessoas ou de objectos ou espaços íntimos, assim como observar ou escutar às ocultas pessoas que se encontrem em lugar privado. É ainda punido divulgar factos relativos à vida privada ou doença grave de outra pessoa.

A Constituição da República Portuguesa, no seu artigo 26.º, n.º 2, determina que “a lei estabelecerá garantias efectivas contra a utilização abusiva ou contrária à dignidade humana de informações relativas às pessoas e famílias”, no âmbito dos direitos, liberdades e garantias.

O CASO DO DIVÓRCIO DE CARLOS TEIXEIRA

Carlos Teixeira, procurador adjunto do Ministério Público de Gondomar responsável pelas investigações do ‘Apito Dourado’, foi o mais visado, porque não se limitaram a vigiá-lo mas ainda a persegui-lo a alta velocidade quando saía do Tribunal de Gondomar.

O caso do divórcio de Carlos Teixeira, saídas do magistrado e colegas, para jantar, onde iam comer, o que comiam e quanto pagavam, ou se as refeições eram oferecidas, tudo era alvo do interesse dos detectives.

UMA AMIGA DA JUÍZA 'RIVAL' DO GONDOMAR

Uma das atoardas que tentaram montar contra Ana Cláudia Nogueira – a primeira juíza de instrução criminal do ‘Apito Dourado’ – era que era muito amiga de uma nora de José Oliveira, presidente do Dragões Sandinenses, o rival do Gondomar SC, preterido na subida à Honra em 2003/04. Tentaram desacreditar a imagem da jovem magistrada que nunca hesitou a autorizar investigações criminais a alguns dos mais poderosos do futebol português.

Também a vida pessoal da juíza foi passada a pente fino pelos detectives, ao ponto de saberem que queria construir uma vivenda na sua terra natal, cidade de Espinho.

RESPONSÁVEIS DA PJ TAMBÉM FORAM VIGIADOS

Reis Martins foi o único responsável da PJ do Porto que saiu, porque tinha algo que o comprometia, o caso da agressão aos assaltantes do filho, apesar de nessa ocasião ainda não ter sido repreendido por escrito por fazer justiça pelas próprias mãos. Mas o próprio director da PJ do Porto, juiz Ataíde das Neves, entretanto promovido a desembargador, colocado na Relação de Coimbra, também foi vigiado. As idas ao golfe e as saídas à noite foram ainda objecto de vigilâncias ilegais.

A coordenadora de investigação criminal, Edite Dias, responsável da 1.ª Secção Regional de Investigação de Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira da PJ do Porto, também viu a sua vida privada vasculhada, assim como o chefe da 1.ª brigada, António Gomes.

FUGAS DE INFORMAÇÃO IRRITAM JUÍZES

As constantes fugas de informação no ‘Apito Dourado’ têm irritado todos os magistrados que trabalham neste processo, chegando a promover reuniões com funcionários judiciais, o que nunca resultou, pois as fugas não partiram do tribunal.

No entanto, é certo e sabido que têm partido dos arguidos as revelações em segredo de justiça, até por só depois de serem notificados os arguidos é que as fugas de informação surgem cirurgicamente. O Ministério Público de Gondomar tem todas as provas nesse sentido.

E os que mais se queixam da violação de segredo de justiça são aqueles que mais depressa dão para a Imprensa muitas fotocópias de peças processuais do ‘Apito Dourado’, para denegrirem outros arguidos ou para tentar que outros dirigentes de clubes sejam também eles arguidos, partindo dos dirigentes do Norte as tentativa para envolver dirigentes de clubes do Sul. E as fugas de informação são no caso ‘Apito Dourado’ uma das armas privilegiadas para se desacreditar o processo e até os próprios responsáveis, com a divulgação de escutas telefónicas da Polícia Judiciária, a fim de serem envolvidos Luís Filipe Vieira e José Eduardo Bettencourt, por nunca terem sido chamados ao processo do ‘Apito Dourado’.

A PJ terá agora como testemunha Carolina Salgado, depois da publicação do seu livro.

AS FASES SEGUINTES

INSTRUÇÃO DO PROCESSO

Na próxima terça-feira começa a instrução com inquirição de testemunhas indicadas pelos arguidos, mas sempre à porta fechada, por pedido de alguns arguidos.

DEBATE INSTRUTÓRIO

Na presença dos arguidos, advogados e Ministério Público esgrimem argumentos perante o juiz de instrução criminal.

DECISÃO INSTRUTÓRIA

Juiz decide se mantém inalterada a acusação do Ministério Público ou altera parte do libelo acusatório, reti-rando um ou outro aspecto da acusação, passando o processo à fase pública.

MARCAÇÃO DO JULGAMENTO

Tribunal de Gondomar marca julgamento, com tribunal colectivo (três juízes), no qual nunca poderá participar o seu juiz de instrução criminal.

UM PROCESSO COM MUITA GENTE GRANDE

Pinto da Costa, na qualidade de presidente do FC Porto, Pinto de Sousa (antigo presidente do Conselho de arbitragem), José Luís Oliveira (vice-presidente da Câmara de Gondomar e ex-presidente da comissão administrativa do Gondomar Sport Clube) e Valentim Loureiro (antigo presidente da Liga e actual presidente da mesa da assembleia geral daquele organismo) são os rostos mais mediáticos de um processo que tem 27 arguidos, entre os quais 12 árbitros ou ex-árbitros e ainda dirigentes ligados a estruturas do futebol.
Joaquim Gomes, Porto

Sabem o que eu,acho que o dinheiro que ela vai ganhar com o livro nao vai chegar para pagar aos advogados e que isto de fazer acusaçoes e muito facil o problema e depois provar que sao verdadeiras.

hum... é sempre bom saber que pessoas do meio judicial quando estão a ser vigiadas por detectives, ou outros, resolvem o problema indo a um jornal mandando umas directas, já no caso casa pia, a filha da inspectora também era seguida, ficando o problema resolvido quando a dita inspectora foi para um café "mandar umas bocas"... oi ? policia? interceptar? investigação dos detectives? prender? não?

Agora controlam-se Juizes e outros agentes ligados á justiça.

Pressionam-se e movem-se os Lobbies

Tudo em nome da "Negociata Futebolices".

Onde isto irá chegar !! :(

Mas agora vejo, se é por causa do JNPC isto deve ser mentira, no minimo é uma cabala dos poderes centrais do SUL. [8)]

[8]

citação:Originalmente colocada por ManymilesR

O nível de cultura do nosso pais está mesmo em baixo...por alguma razão estamos na cauda da europa...com livros destes a beste seller de natal!!!

O problema não é o nivel de cultura do Livro, ou se a "badalhoca" que dormiu com quem dormiu revela agora segredos de travesseiro.

O problema é e continuará a ser estas historias mal contadas sobre o futebol e determinados "barões" do Futebol.

Dos meandros pouco claros e da partilha de poder de "batata a ti batata a mim".

E antes que venham para ai falar de Veigas e Vieiras, só lembro que estes se lesaram alguém, lesaram os clubes envolvidos nas transacções, o jogador e eventualmente o estado, ninguém mais.

Com a corrupção, prejudica todos, os clubes envolvidos (não é prestigiante qualquer clube ganhar por "jogos" e manobras pouco claras e de bastidores), os clubes prejudicados, a verdade desportiva, os adeptos, a justiça e até o próprio estado, em suprema análise sai defraudada a sociedade que permite que estas situações subsistam e continuem a ocorrer.

(Teoria Benfiquista Mode ON)

o problema é que o Pinto da Costa manda no mundo!!!

é intocável!!!! ele até a UEFA e a FIFA controla!!!!
até o FBI e a CIA estão na alçada dele!! incluisive tenho uma amigo de um amigo que diz que a guerra do Iraque começou por causa do Pinto da Costa!

(Teoria Benfiquista Mode Off)

[:p][:p]

citação:Originalmente colocada por Filipe Dias

(Teoria Benfiquista Mode ON)

o problema é que o Pinto da Costa manda no mundo!!!

é intocável!!!! ele até a UEFA e a FIFA controla!!!!
até o FBI e a CIA estão na alçada dele!! incluisive tenho uma amigo de um amigo que diz que a guerra do Iraque começou por causa do Pinto da Costa!

(Teoria Benfiquista Mode Off)

[:p][:p]

[ C. Darwin Mode ON ]

Sabes, no mundo os seres nascem livres !
20061211103442_burro.jpg

20061211103548_burro2.jpg

Posteriormente deixam-se dominar e usar
burrocarga1sa8.jpg

Outros porem além de usados permanecem cegos (imagem cada vez mais rara)
20061211104055_burro com palas.jpg

[ C. Darwin Mode OFF ]

Sou Portista e moro em Lisboa, tenho 27 anos, consequentemente toda a minha infãncia e adolescência foram passadas com mtas vitórias do FCP e com muitas, mas mesmo muitas discussões com amigos Benfiquistas, principalmente Benfiquistas, já que curiosamente os Sportinguitas nestas questões são menos radicais!;)

Em todas estas discussões de anos e anos existiram sempre 2 denominadores em comum:

- a incapacidade de a maioria dos Benfiquistas admitir que o FCP tem tido desde os inícios dos anos 90 melhores equipas e uma estrutura do clube mais sólida e competente

- o escape destas discussões á falta de melhor é sempre, mas sempre que o Pinto da Costa compra os árbitros...

Para mim, desde que o Mourinho ganhou tudo o que havia para ganhar que ligo menos ao futebol, talvez pelas dezenas de títulos que tive a opurtunidade de comemorar durante os meus anos de vida, sim, porque eu não vivo de história, mas sim do presente!

qualquer pessoa que é culpada e com provas do mesmo que seja condenada, seja do FCP, seja do SLB, seja deputado, seja Ministro, seja Técnico de computadores, etc, etc...deve ser condenada!

agora frases como:

- a culpa é do Pinto da Costa comprar os árbitros, ou o Pinto da Costa manda na Polícia e nos Juízes todos...
estas junto-as às 11.000.000.000 vezes que já ouvi e valem tanto como a 1ª que ouvi em 1990...muito pouco!

;):)

citação:Originalmente colocada por Excalibur

citação:Originalmente colocada por ManymilesR

O nível de cultura do nosso pais está mesmo em baixo...por alguma razão estamos na cauda da europa...com livros destes a beste seller de natal!!!

O problema não é o nivel de cultura do Livro, ou se a "badalhoca" que dormiu com quem dormiu revela agora segredos de travesseiro.

O problema é e continuará a ser estas historias mal contadas sobre o futebol e determinados "barões" do Futebol.

Dos meandros pouco claros e da partilha de poder de "batata a ti batata a mim".

E antes que venham para ai falar de Veigas e Vieiras, só lembro que estes se lesaram alguém, lesaram os clubes envolvidos nas transacções, o jogador e eventualmente o estado, ninguém mais.

Com a corrupção, prejudica todos, os clubes envolvidos (não é prestigiante qualquer clube ganhar por "jogos" e manobras pouco claras e de bastidores), os clubes prejudicados, a verdade desportiva, os adeptos, a justiça e até o próprio estado, em suprema análise sai defraudada a sociedade que permite que estas situações subsistam e continuem a ocorrer.

Subscrevo e acrescento que a raiz deste problema esta nos saloios de palito na boca, com a peid@ sentada na tasca a cheirar a oleo e a lerem A Bola ou o Record comendo pataniscas de bacalhau ou coiratos e a espumarem de raiva em nome de uns m****s quaisquer que sao apenas presidentes de clube X ou Y!

Esses saloios podem ate ser da classe alta e em vez do palito fumarem um cubano e beberem um Verynights.

Amigos... companheiros! compatriotas! :D

[caps lock mode on] O FUTEBOL TORNOU-SE PURA E SIMPLESMENTE NUM EXCELENTE NEGOCIO E VIVE DOS ADEPTOS QUE PAGAM AS QUOTAS E OS BILHETES CARISSIMOS PARA ESSES CHULOS DOS PRESIDENTES E RESTANTES "DONOS DOS JOGADORES" GANHAREM A VIDA A FARTAZANA!

OS ADEPTOS SAO UMA FERRAMENTA INDISPENSAVEL PARA O SUCESSO DOS PRESIDENTES/NEGOCIANTES/TRAFICANTES/MAFIOSOS...

E NA QUALIDADE DE PORTISTA DECLARO QUE O SR. PINTO DA COSTA NAO PASSA DE UM VELHO INCENDIARIO COM A CANTIGA DO "HOMEM DO NORTE" E DO "PUORTO" NUM PAIS TAO A SUL DA EUROPA E TAO PERTO DE MARROCOS!!! [caps lock mode off]

A tremer nas bochechas da cara e a ferver...
s22.gif
(deem-me um copinho de agua com acucar se faz favor)... [}:)]

Jorge Correia

citação:Originalmente colocada por Filipe Dias

agora frases como:

- a culpa é do Pinto da Costa comprar os árbitros, ou o Pinto da Costa manda na Polícia e nos Juízes todos...
estas junto-as às 11.000.000.000 vezes que já ouvi e valem tanto como a 1ª que ouvi em 1990...muito pouco!

Onde viste esta frase aqui neste tópico para vires com essa tirada ???

O que se fala é da suspeições e do mistério das "fugas de informação", que permitem alguém estar ao corrente das acções de investigação, o que se fala é dos indicios ( agora confissão publica de um dos mandantes envolvidos ) sobre o susto que era preciso dar a um tal Vereador Bexiga, de que resultaram ofensas corporais graves.

Já acima tinham falado de palas, eu só aproveitei para ilustrar.

Seja qual seja o nome do corrupto, venha de onde venha, deve pagar.

citação:Onde viste esta frase aqui neste tópico para vires com essa tirada ???

por outras palavras a conversa é sempre a mesma!

em relação ás palas, se alguém por aqui tiver provas dos indícios que fala, tem a obrigação de as apresentar ao Ministério Público! em caso contrário é apenas mais bitaite, para juntar aos outros!!![8]

Se ela tinha alguma coisa a dizer que fosse à Judiciária.

Por outro lado se a Margarida Rebelo Pinto escreve livros porque é que a Carolina não pode ?

Por causa do livro já vai a PJ e a procudoria investigar algumas das declarações..

Foi essa a razão que criei este topico, ou seja a parte que me interessa, ver se os velhos com a maluqueira das gajas novas e para mais onde as arranjam, depois verem a sua proteção que durante tantos anos criaram para tapar as trafulhices, cair por causa das tais gajas..

E sinto que vai acontecer isso ao Pintinho.. pelo menos beliscado já está..

PS: E nem falo no outro caso do de Gondomar.. esse então é vergonhoso ao maximo, aldrabar as pessoas para terem lucros imobiliarios de ai uns 300% em dias, pagamento via paraisos fiscais, usando a politica e futebol... basta ver as noticias..

no Jn

"MP vai investigar livro de Carolina Salgado

O Ministério Público vai analisar o livro de Carolina Salgado para determinar se as acusações feitas a Pinto da Costa constituem matéria para abrir processos de investigação, confirmou a responsável da Direcção Central de Investigação e Acção Penal.

A responsável pela DCIAP, Cândida Almeida, garantiu ao jornal '24 Horas' que ainda não há qualquer investigação em curso relacionada com as denúncias feitas no livro contra o presidente do F.C. Porto, mas adiantou que este será lido e analisado para ver se é necessário proceder a investigações para apurar a verdade dos factos descritos.

Cândida Almeida lembra que existe uma equipa na DCIAP que analisa a imprensa e outras publicações e que, por vezes, em resultado dessa análise, são espoletados processos de investigação, que em muitos casos não confirmam as suspeitas.

Segundo a magistrada, depois da análise do livro da ex-companheira de Pinto da Costa, e antes de qualquer eventual investigação, terá de ser feito um cruzamento de dados com os restantes departamentos do Ministério Público para verificar se já existem processos de investigação em curso relacionados com as denúncias feitas.

Carolina Salgado lançou um livro em que denuncia alegadas situações de corrupção desportiva, evasão fiscal, violação do segredo de justiça, agressões, perjúrio e fuga à justiça, que envolvem o presidente portista, arguido no processo "Apito Dourado".

Por outro lado, o "Correio da Manhã" diz mesmo que Carolina Salgado será constituída arguida se confirmar ao Ministério Público a co-autoria moral no caso das agressões a Ricardo Bexiga.

Velentim não comenta

Entretanto, Valentim Loureiro recusou comentar o livro de Carolina Salgado, afirmando ainda não o ter lido. "Ainda não o li, não posso fazer qualquer comentário", afirmou o autarca de Gondomar e ex- -presidente da Liga Portuguesa de Futebol, que já foi notificado pelo juiz da abertura da instrução do processo "Apito Dourado". "Já recebi a notificação, mas ainda não fui informado sobre a data do julgamento", disse o autarca, em Melres, à margem da cerimónia do Dia Municipal do Bombeiro.

O Tribunal de Gondomar deliberou, a 20 de Novembro último, a abertura da instrução do processo "Apito Dourado", solicitada pela maioria dos 27 arguidos.

Os arguidos, entre os quais se contam Valentim Loureiro, o seu vice-presidente, José Luís Oliveira, e Pinto de Sousa, do Conselho de Arbitragem, são suspeitos de ter montado um esquema para induzir os árbitros a beneficiar o Gondomar Sport Clube.

O processo envolve ainda outros 24 arguidos, também acusados de crimes de corrupção, cometidos no âmbito da sua actividade desportiva."

Estado
Não está aberto a mais respostas.
Voltar
Superior