Será o alternador?

ManuelJasmim

New member
hoje o ar condicionado do meu astra começou a querer parar e depois foi a direcção assistida que por momentos deixou de ser ... assistida.

Será o alternador?

depois disto desliguei o carro e fiz mais 100km sem problemas nenhuns (sempre com ar condicionado ligado)

hoje o ar condicionado do meu astra começou a querer parar e depois foi a direcção assistida que por momentos deixou de ser ... assistida.

Será o alternador?

depois disto desliguei o carro e fiz mais 100km sem problemas nenhuns (sempre com ar condicionado ligado)

é! é isso mesmo o alternador lol

não rapaz, o alternador n tem nada a haver, ou melhor, pode ter a haver mas nao é por estar avariado
o que se passou é que a correia k passa pelo alternador , AC e DA pode estar laça ou ter apanhado oleo, e patinou e ficaste momentáriamente sem AC e DA! (e alternador)

é! é isso mesmo o alternador lol

não rapaz, o alternador n tem nada a haver, ou melhor, pode ter a haver mas nao é por estar avariado
o que se passou é que a correia k passa pelo alternador , AC e DA pode estar laça ou ter apanhado oleo, e patinou e ficaste momentáriamente sem AC e DA! (e alternador)

A bateria foi-se, esta manhã não arrancou...não posso deixar de relacionar uma coisa com a outra.

A bateria foi-se, esta manhã não arrancou...não posso deixar de relacionar uma coisa com a outra.

Foi o alternador, quase de certeza! e tem cuidado porque se não funciona o alternador muito provavelmente não funciona o sistema de refrigeração e o carro pode queimar a junta! [;)]

Pode até ser só a correia, mas vai dar ao mesmo!!

Se acendeu a luz da bateria com o motor a trabalhar, pode muito bem ser o regulador do alternador que avariou.

Quanto ao resto não sei dizer. O melhor mesmo é verificar visualmente se possivel o funcionamento do compressor do ar condicionado e da direcção assistida (correia está larga e patina/escorrega ?)

Foi o alternador, quase de certeza! e tem cuidado porque se não funciona o alternador muito provavelmente não funciona o sistema de refrigeração e o carro pode queimar a junta! [;)]

Pode até ser só a correia, mas vai dar ao mesmo!!

Desculpa, mas és mecanico?

O alternador serve para ke? para carregar a bateria ou para fazer girar a bomba de agua?

Na maioria dos carros tens uma correia que vai do volante do motor até ao alternador, passa pela direcçao assistida e pelo ar condicionado, a bomba de agua é tmabem conduzida por 1 correia vinda do volante do motor, esta pode , ou nao, passar pelo alternador, o alternador não tem nada a haver com a bomba de agua para alem do facto que possivelmente a mesma correia que faz andar a bomba de agua é a que poderá (ou nao, dependendo dos modelos) fazer girar tambem o alternador.
edit: o k no astra com motores ecotec n é o caso
edit2: em 99% dos carros a bomba de agua é conduzida atravez da correia de distribuição.

Last edited:

porque a mesma correia que faz girar a direcção assistida tb faz girar o alternador, ela está a patinar.
O Que poderá acontecer, e isto é mto remoto, é que a mesma correia (no astra com ecotec é so 1 correia pra as 3 ) que passa pelo alternador, se o rolamento do alternador tiver gripado, ela desliza, o alternador nao gira e pronto, dá a chave e ve se ves o alternador a girar! se n vires, despaertas 2 parafusos (chave 13 se nao me engano) 1 de 1 lado e seguras do outro k é do rail de afinação e dps tiras outro em baixo.
Tiras o altenrador pra fora, desligas os 2 cabos, e giras o alternador á mao, se ele tiver colado é o rolamento ou pk partiste alguma coisa, mas olha que isto é MUITO dificil de acontecer, especialmente em andamento, deverias começar a ouvir a correia a chiar etc etc etc. porisso é que axo k nao é o alternador

Já está... (obrigado pelas dicas mas eu não percebo de mecanica)

Menos 502€ na carteira e uma bateria nova (145€) e um alternador novo (reconstruido)

O carro: astra 1.7DTI
Oficina: concessionário

ps:tenho a forte sensação que me foram ao bolso...

Já está... (obrigado pelas dicas mas eu não percebo de mecanica)

Menos 502€ na carteira e uma bateria nova (145€) e um alternador novo (reconstruido)

O carro: astra 1.7DTI
Oficina: concessionário

ps:tenho a forte sensação que me foram ao bolso...

tao mas kek o alternador tem a haver com a DA e o AC? não compreendi essa! o alternador tinha o rolamento lixado?
e precisavas de 1 bateria nova porque?
tens o alternador antigo?

DeepSnoozer, acho que tás a mandar postas de pescada para o ar

tmb tenho um Astra e ha pouco tempo aconteceu-me o mesmo. liguei o carro, luz da bateria acesa e sem DA (voltando pouco dps)
diagnostico: alternador a poder dar o berro a qq momento

trocou-se o alternador, e dps estragou a bateria (segundo o Eng. da Opel, estava a entrar em curto-circuito, por estar "habituada" à voltagem do alternador velho)

apartir daí, 0 problemas

tao mas kek o alternador tem a haver com a DA e o AC? não compreendi essa! o alternador tinha o rolamento lixado?
e precisavas de 1 bateria nova porque?
tens o alternador antigo?

"explicaram-me" que provavelmente foi um curto-circuito na bateria que rebentou com o alternador. Eu sinceramente não sei o que pensar, até tenho boa impressão da oficina, mas nunca fiando.

O alternador ficaram com ele...eu na altura nem me lembrei.

aconteceu-me o mesmo a mim
embora tenha trocado 1° o alternador

não percebo de mecanica, mas tenho 99% de certeza que não fui enganado

Fiz 330.000km com o meu ultimo carro (106 XS) e nem sequer "reparei" que tinha alternador...

O astra com 180.000km teve a 1ª avaria e foram logo 500€.

não te queixes... o meu foi com 87kkm
lol

€340 alternador, a bateria teve preço especial

tmb tenho um Astra e ha pouco tempo aconteceu-me o mesmo. liguei o carro, luz da bateria acesa e sem DA (voltando pouco dps)

trocou-se o alternador, e dps estragou a bateria (segundo o Eng. da Opel, estava a entrar em curto-circuito, por estar "habituada" à voltagem do alternador velho)

apartir daí, 0 problemas

mas a direcção assistida não é electrica! kd isso acontece é porque a correia ta a patinar e n tens direcção assistida e é obvoi k a luz da bateria fica acesa porque o alternador n estava a ser conduzido pelo motor

apartir daí, 0 problemas

quando a Da voltou a luz da bateria apagou?

a DA é hidraulica, mas com uns componentes quaisquer electricos
a luz apagou, não sei é se ao mesmo tempo que voltou a DA

diagnóstico confirmado por chefe de oficina e Eng.

a DA é hidraulica, mas com uns componentes quaisquer electricos
a luz apagou, não sei é se ao mesmo tempo que voltou a DA

diagnóstico confirmado por chefe de oficina e Eng.

tão agora observa o que aconteceu

a correia que faz girar a DA, AC e Alternador "patinou" geralmenet acontece mais quando tá frio do que quanto tá quente, e as 3 funções (ou 2) deixaram de funcionar explicando a luz do tablier e a DA
agora sobre a DA ter componentes electronicos:

Com licenca:

AHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHA

okay já tou melhor, descobre-me o fusivel pra direcção assistida então ;)

1 abraço

Bem, a verdade é que de acordo com o manual, a direcção assistida tem um fusivel (nº 23) de 10A.

hum.. agora fiquei mal [:D] [:)]

hj o dia n me ta a correr nada bem :p
mesmo assim se tirares esse fusivel a direcção assistida deixa de funcionar? não tem logica a bomba hidraulica continua sp a bombar liquido para dentro da caixa de direcção assistida... nem sei para ke é k é esse fucisvel, mas vou verificar ;)
1 abraço

edit: k astra tens? aki diz:

Fuse 23 (30A) - Windscreen wiper

Edit2: Já encontrei, pois é tens razão esta direcção assistida tem 1 sensor, aparentemente o fusivel 23 é partilhado pela TC e ABS assim como o Sensor da DA.
Nos meus carros todos a direcção assistida é 100% Hidraulica sem sensores nenhuns, basta meteres a bomba da direcção assistida a bombar pra caixa de direcção ,e kd tu mexes o volante o oleo "ajuda" :)

Edit3: Já agora peço desculpa ao ppl mas realmente n tava á espera k a DA tivesse 1 equipamento electronico, eu só estou habituado a trablahar com direcções assistidas 100% hidraulicas, sem instalação electrica nenhuma :p

Last edited:
Back