Será OBD ou OBD2

estava com a ideia de comprar o ELM327 OBD2 Bluetooth Scanner, será que este dá

o problema que poderás vir a ter por o teu carro ser antigo, não é o ELM327 obd2 funcionar, mas sim os softwares que ai andam que a compatibilidade é garantida em viaturas recentes, em antigas nem por isso, no teu caso o mais indicado será um equipamento mais virado para a vertente profissional, só que naturalmente é muito mais dispendioso mesmo os mais acessíveis...

convinha ver se arranjavas um emprestado para testar, do que ir gastar dinheiro para nada...

o problema que poderás vir a ter por o teu carro ser antigo, não é o ELM327 obd2 funcionar, mas sim os softwares que ai andam que a compatibilidade é garantida em viaturas recentes, em antigas nem por isso, no teu caso o mais indicado será um equipamento mais virado para a vertente profissional, só que naturalmente é muito mais dispendioso mesmo os mais acessíveis...

convinha ver se arranjavas um emprestado para testar, do que ir gastar dinheiro para nada...

O ELM327 é limitado em protocolos, independentemente do software que se use.
Apenas suporta as ligações físicas e de rede que o protocolo OBDII implementa.
Por vezes há software que ultrapassa isso, se for o mesmo tipo de sinal (KWP2000 por exemplo), mas basta que o bitrate seja diferente, ou que seja um sinal fora dos 5 do OBDII, que já não é possível contornar.

O ELM327 é limitado em protocolos, independentemente do software que se use.
Apenas suporta as ligações físicas e de rede que o protocolo OBDII implementa.
Por vezes há software que ultrapassa isso, se for o mesmo tipo de sinal (KWP2000 por exemplo), mas basta que o bitrate seja diferente, ou que seja um sinal fora dos 5 do OBDII, que já não é possível contornar.

não me estás a dar novidade nenhuma eu tenho equipamentos e softwares obd2 e estou consciente dos protocolos e da limitações destes dispositivos, sobretudo em viaturas muito antigas, dai que como só usei até hoje tudo em viaturas recentes, e nunca testei numa tão antiga, não faço a mínima ideia se ele teria alguma hipótese de se safar, por isso disse para ele arranjar um e testar, pois os softwares disponibilizados ai não servem para todas as viaturas, muitas só com software e cabo OBD2 especifico, ou uso de maquina profissional como tinha referido...

não me estás a dar novidade nenhuma eu tenho equipamentos e softwares obd2 e estou consciente dos protocolos e da limitações destes dispositivos, sobretudo em viaturas muito antigas, dai que como só usei até hoje tudo em viaturas recentes, e nunca testei numa tão antiga, não faço a mínima ideia se ele teria alguma hipótese de se safar, por isso disse para ele arranjar um e testar, pois os softwares disponibilizados ai não servem para todas as viaturas, muitas só com software e cabo OBD2 especifico, ou uso de maquina profissional como tinha referido...

Acredito que conheças perfeitamente as limitações práticas do ELM327, como ferramenta de comunicação. Não era esse o meu ponto.

A minha intervenção, era apenas no sentido de dizer que em muitos casos, não é por uma questão de software que o ELM327 não é compatível com veículos antigos, mas sim por uma limitação de hardware.

Mesmo nos veículos mais recentes, totalmente compatíveis com a norma OBD2, existe na mesma limitação de hardware comparativamente à ferramenta de comunicação do fabricante, por exemplo.
Muitas vezes, não é por uma questão de software (ou falta dele) que não se torna possível extrair mais funcionalidades do ELM327, como ferramenta de comunicação.

Para o autor do tópico, se calhar um op-com seria a melhor solução.
Mesmo assim, não tenho certeza, se será totalmente compatível com todas as funcionalidades de comunicação deste veiculo em particular.

Voltar
Superior