PeLeve
Well-known member
Nada me move, devo sublinhar, contra quem quer que seja que tenha vindo das ex-colónias, até porque, devo dizer, tenho muitos amigos (funcionários públicos e do privado) e até familiares que durante muitos anos por lá fizeram vida, uma vida!citação:Originalmente colocada por Carlos.L
A mim parece que tens algo contra os ex-funcionários do ultramar que vieram compôr o QGA (Quadro Geral de Adidos).citação:Originalmente colocada por Pé Leve
Há 30 anos os supranumerários foram todos aqueles trabalhadores que regressaram, ou imigraram, de África e entraram na função pública portuguesa precisamente por essa porta, pois que não havia outra que pudessem usar! Serviu, portanto, essa figura para entrar na função pública, ao passo que, agora, será a porta de saída!...
O problema, quanto a mim, é que os que entraram desse modo foram precisamente os que alegaram já exercer funções no Estado lá, nas ex-colónias, coisa que, supõe-se, poderá não ter sido bem assim para muitos, sendo que, agora, não são esses os que irão preferencialmente para os quadros de supranumerários! E nem podiam ser, pois a grande maioria desses que entraram assim, reformou-se já e pesa, agora, na nossa Segurança Social...
Nas tuas sábias referências, todos eles (quantos?) vieram para funções para as quais não estavam habilitados.
O que te leva a pronunciar tão douta afirmação?
Dito isto devo dizer-te que ainda sou do tempo que em, na casa onde trabalho (...), os supranumerários faziam fila própria para receberem o vencimento e nós, os oriundos dos concursos públicos realizados cá, fazíamos outra, todos para recebermos o cheque do tão almejado vencimento!
Relativamente aos que, indevidamente, entraram nos quadros da função pública portuguesa e sem entrar em mais pormenores, deixa que te diga que, de muito perto, tive contacto com o derimir dessas situações (...) e onde se apurou que desde certificados de habilitações falsos, passando por declarações de serviço marteladas e até documentos de identificação marados (...), de tudo um pouco encontrámos, apesar da sensação da tal gota num oceano inalcançável...