Serie 3 ou 5

Serie 3 ou 5

• Serie 3

Votes: 3 11.5%
  • Serie 5

Votes: 16 61.5%
  • Outro

Votes: 7 26.9%

• Total voters
    26

MS2

New member
Boas a todos, embora não coloque muitos comentarios sou seguidor assiduo do forum.
E venho colocar este topico para sugestões imaginem o seguinte cenario.

Uma compra a efetuar no final do ano ou talvez mesmo para o proximo (embora não seja assim tão relevante para o caso).

• Com um budget maximo de 24/25k.
  • Para manter durante 8 a 10 anos.
  • Habitação sem garagem,
  • Seguro contra todos os riscos (relevante nos custos de manutenção),
  • Para casal com prespectiva de 1/2 filhos no decorrer dos proximos anos
  • Sem conhecimentos de mecanica e sem conta aberta em oficina (se é que me entendem).
  • Com o preço dos combustiveis como estão e piorar a cada dia, mas sendo a performance uma questão essencial, não para divertimento em cidade(curvas e arranques) mas no contexto de velocidade media AE 150km/h, boas reprises e que não me deixe mal em ultrapassagens.
  • Usado, no maximo com 4 anos
Os carros que mais me seduzem pelo value for money para as premissas acima são os serie 3 e 5 (touring de preferencia) por 24k encontram serie 5 touring de 2008 inclusive as vezes parece que os serie 3 são mais caros que os serie 5.

O que pretendia era opiniões acerca de qual da serie escolher vantagens e desvantagens da serie 3 (o inverso do indicado para a serie 5) para a serie 5 (será algo como maior consumo, maiores custos de manutenção (seguro,revisões etc) menor performance, mais espaço, maior valor de retoma (se bem que com 12 anos já não será mt elevado), e se quiserem dar outras sugestões embora esteja mais virado para BMW. Para novo por esse budget seria a Megane GT Line ou o Chevy Cruze sw a sair a meio do ano, o que pouco tem a ver com o que estaria mais inclinado como usado.

Boas,

Se quiseres uma opinião de um utilizador BMW, vou deixar a minha, e está de acordo com o que votei na tua sondagem.

Compra outro, por exemplo Toyota Avensis, pois se é para manter 8/10 anos julgo que é o mais fiável. Ou então Honda Accord.

Eu comprei uma série 3, nova, nem 1 ano tem e até ao dia de hoje nunca tive descanso, é só problemas, já levou 4 embraiagens e continua sem resolução. Daqui a 1 ano pretendo vender, prefiro perder dinheiro do que andar chateado. Imagina se apanhas a minha, nacional e revisões na marca, bom negócio e tal. Bmw é só show-off. Se queres dormir descansado, opta por outra.

É a minha experiência, obviamente que entendo quem está satisfeito.

Cumps e boa sorte.

O meu voto é idêntico ao Rtativo, não porque conheça a fundo a BMW, mas pela fiabilidade e durabilidade indiscutíveis que oferecem as marcas japonesas.

Felicidades.

Boas,

Se quiseres uma opinião de um utilizador BMW, vou deixar a minha, e está de acordo com o que votei na tua sondagem.

Compra outro, por exemplo Toyota Avensis, pois se é para manter 8/10 anos julgo que é o mais fiável. Ou então Honda Accord.

Eu comprei uma série 3, nova, nem 1 ano tem e até ao dia de hoje nunca tive descanso, é só problemas, já levou 4 embraiagens e continua sem resolução. Daqui a 1 ano pretendo vender, prefiro perder dinheiro do que andar chateado. Imagina se apanhas a minha, nacional e revisões na marca, bom negócio e tal. Bmw é só show-off. Se queres dormir descansado, opta por outra.

É a minha experiência, obviamente que entendo quem está satisfeito.

Cumps e boa sorte.

Aposto que é um diesel.

Para o autor do tópico deixo a minha sugestão que não o deve deixar mal em ultrapassagens: BMW 530 LCi 272cv TAE, € 29.100, Porto Salvo - Standvirtual

Boas, por acaso tenho um carro de marca Japonesa, um Mitsubishi Outlander e embora esteja satisfeito com o apoio do concessionario a fiabilidade não é tão boa como poderia parecer a partida, resolveram-me tudo o que apareceu mas tambem estou na garantia é normal, mas depois da garantia acabar espero que não aparecam muitas surpresas.
A questão é que atendendo as premissas que coloquei performance/consumos no minimo identicos ao 520d touring, espaço no minimo do serie 3, e como tive uma experiencia de retoma interessante com um mercedes 220 com 17 anos que ainda rendeu 5000€, a nivel de retoma será um factor a ter em conta.
Estou a ter em conta as vossas opiniões que vão contra a minha ideia inicial, o que é certo é que nem a toyota avensis nem a honda accord criam o impacto visual que o serie 3/5 touring criam, mas tem outras vantagens claro, deduzo que os custos associados sejam menores.
Mais opiniões?

Pois os consumos associados são incomportaveis, teria de ser muito mais barato de forma a conseguir investir numa conversão gpl que no carro desses será um valor muito avultado.

Deverá ser algo na ordem dos 2.000€.

Como não falaste em quantos kms fazes...

Mas eu pensaria seriamente em algo do género.

Deverá ser algo na ordem dos 2.000€.

Como não falaste em quantos kms fazes...

Mas eu pensaria seriamente em algo do género.

Será algo entre os 20/25 k anuais.
Para ser praticavel teria de ser algo pelos 20/21k€ para com a conversão rondar os 24k€, isto sem atender ao efeito desvalorização. Não ponho de parte a hipotesse gpl mas a oferta a gasolina no que toca a BMW não é tão intensa o que fazer com que seja um produto mais dificil de arranjar.

A ideia será 8-10 anos num usado de no maximo 4 anos, será para manter ate o carro ter 12 anos, sei que os custos de manutenção aumentam ao longo do tempo mas isso seja o carro que for vai acontecer, um carro novo tem no maximo tem 5 anos de garantia.
A questão está em fazer um investimento de 24k por um chevy ou megane quando com esse valor se poderia comprar um serie 5 com 3 anos. A nivel de value for money faz mais sentido o BMW é nesse aspecto que esta o meu dilema

Já passei por esses dilemas e o melhor não é comprar novo, nem demasiado usado. No meio termo está muitas vezes a melhor opção. Não te esqueças que, em princípio, saltares um ou dois segmentos repercute-se nos gastos com a manutenção do veículo... Boa compra.

Apenas para dar o meu contributo para fins estatísticos, oa melhores negócios que fiz em termos de custo/qualidade foram com carros usados com menos de dois anos. De entre esses, apenas um foi comprado a um stand (aliás, empresa de gestão de frotas).

Eu faço o contraponto do Rtativo... 17 anos de experiência com a marca sem problemas de maior...

Não tens nada a temer na BMW, podes ter é em carros usados, sejam eles de que marca forem...

Neste caso escolheria um série 5, boa sorte com a escolha...

Boas, tem noção de quanto difere o seguro e manutenções entre um serie 5 e serie 3 320d/520d de 2008/2009 respectivamente?
Quais os problemas tipicos, manutenções programadas dispendiosas que ambos os modelos tem?
Consumos que ambos os modelos apresentam em andamento de 140/150 em AE.
E cidade sem arranques mas com um pé relativamente pessado em estrada aberta.

Last edited:
Devido aos recentes desenvolvimentos com os motores diesel BMW, acho que teria muito cuidado a comprar BMW nos próximos tempos.
Mas sendo usado com alguns anos, é mais fácil saber se é de uma série problemática ou não.

Também estás a pedir conselhos com muita antecedência. Daqui a meio ano vais ter que analisar a questão outra vez.

Hum será sempre usado, no caso do serie 5 atendendo ao budget terá sempre de ser o modelo antigo de 2008/2009. E na serie 3 tambem deverá ser por ai. Vem ambos equipados com 2000cc de 177cvs ja conhecido.
Os valores de revisão, manutenção e seguros não deverão alterar muito, quanto muito na altura posso ter de comparar com a opção chevy cruze sw nova mas de resto não deverá haver muitas variações nas opções nem alteração das opções.

Eu ia para o 3 mas também sou suspeito (não sou apreciador de carros grandes).

O 5 ganhar em espaço e qualidade, mas acho que o 3 chega perfeitamente para a esmagadora maioria dos casos nestes aspectos. E depois é mais barato (ou pelo mesmo dinheiro trazes uma motorização acima ou com mais equipamento), anda mais, curva melhor, bebe menos...

Eu ia para o 3 mas também sou suspeito (não sou apreciador de carros grandes).

O 5 ganhar em espaço e qualidade, mas acho que o 3 chega perfeitamente para a esmagadora maioria dos casos nestes aspectos. E depois é mais barato (ou pelo mesmo dinheiro trazes uma motorização acima ou com mais equipamento), anda mais, curva melhor, bebe menos...
´

Boas mas ai é que esta a diferença de valores do serie 3 para o serie 5 não é assim por ai alem, e para o mm nivel de equipamento motorização e idade anda ela por ela.
Agora sim anda mais (não sei o quanto mais a nivel de performance) e bebe menos (não tenho noção dos valores para ambas as versões em situações reais de AE 150KMH constantes e cidade relativamente rapido quando possivel). Mas o 520d já não anda mal e o espaço e sempre algo que dá jeito

Atenção que a manutenção do Série 5 é muito mais cara que a do série 3. [;)]

Não deixa de ser curioso que nos preços dos usados, não há grandes diferenças entre:

BMW Série 3 e série 5;
Audi A4 e A6;
Mercedes Classe C e Classe E;

Parece que os carros do segmento E desvalorizam imenso e não são de venda fácil...

Last edited:
Back