Sines 4.0

Apagado por não fazer sentido, enganei-me no assunto / tópico (literalmente).

Edd :)

Last edited:
Ele não se refere ao projecto do hidrogénio verde (que por acaso estava a dar no 6a às 9) mas sim ao projecto do centro de dados. São projectos diferentes

A start campus vai investir até 3.500 milhões de euros num megacentro de dados global em Sines que criará até 1.200 empregos diretos altamente qualificados*e 8.000 indiretos até 2025. Este projeto é “sem dúvida,*o maior investimento estrangeiro que o país captou desde a Autoeuropa”

O Datacenter que foi feito pela PT na Covilhã, à data também teve imensa cobertura mediática, e foi uma realidade.

Não vejo porque este há-de ser diferente, salvaguardadas as devidas diferenças de dimensão do projeto. (o da Covilhã 'apenas' gerou cerca de 400 postos de trabalho diretos e representou um investimento de ~90 milhões)

Ele não se refere ao projecto do hidrogénio verde (que por acaso estava a dar no 6a às 9) mas sim ao projecto do centro de dados. São projectos diferentes
Não gosto de ti, porque tens toda a razão! Troquei-me. :sh)
Peço desculpa e vou apagar, pois não faz sentido. Os esquemas para sacar guito ao Zé Povo já são tantos que me enganei.

Não gosto de ti, porque tens toda a razão! Troquei-me. :sh)
Peço desculpa e vou apagar, pois não faz sentido. Os esquemas para sacar guito ao Zé Povo já são tantos que me enganei.

Lol. Eu também fui "enganado" pois pensava que o tópico se referia ao projecto do hidrogénio verde até ler o link. Fazia mais sentido um tópico acerca desse assunto, pois vai ser mais importante a nível nacional.
E o teu ponto de vista era importante para esse assunto.

Muito bom.... se hoje em dia um informático já escolhe para onde quer ir, o difícil vai ser encontrar bons profissionais.

Fiquei com 2 perguntas no ar,

Data center requer temperaturas baixas, sines não é propriamente uma zona fresca.

Isto vai gastar eletricidade, muita eletricidade, Portugal não tem eletricidade barata, até é das mais caras, e sendo a zona quente ainda mais gasta.

Ainda vamos ficar a saber muitos "detalhes" das contra-partidas, e isto se acontecer. Um projecto cheio de pressupostos num país enrolado em burocracia e detalhes em que tudo demora meses a ser aprovado. Vai ser sem duvida desafiante.

Não faz qualquer sentido investidores estrangeiros fazerem um investimento colossal destes em Sines, faria mais sentido fazê-lo numa zona mais fria e mais perto dos consumidores de serviços de data center, por exemplo no norte da Europa.

Portanto, mais uma vez, isto traz água no bico.

A pergunta a fazer é: o que é que o governo prometeu a estes investidores? Eletricidade "verde" de borla? De que forma é que os contribuintes vão ser (mais uma vez) prejudicados nesta negociata?

Dá-me a ideia de o governo querer "patrocinar" uma empresa qualquer "amiga", para um mega investimento de painéis solares na zona de sines.

Primeiro vieram com a ideia peregrina de usar a energia para produzir hidrogénio verde, e agora vem o datacenter ?

Hummmm... acho que anda um Sócrates 2.0 a magicar tudo isto...

Sim [:D], Sines não tem nenhum dos pressupostos para um investimento deste género, ainda vamos ler muito sobre este projecto.

A start campus vai investir até 3.500 milhões de euros num megacentro de dados global em Sines que criará até 1.200 empregos diretos altamente qualificados*e 8.000 indiretos até 2025. Este projeto é “sem dúvida,*o maior investimento estrangeiro que o país captou desde a Autoeuropa”

Desses postos de trabalho "Altamente qualificados", quantos serão ocupados por nacionais, ou serão para estrangeiros?

Sobre o projecto não vou opinar....

Mas sobre Sines não ser uma zona fresca?! Isso é falar sem ter conhecimento da realidade.

É uma zona fresca, e ainda tem o mar perto para arrefecer circuitos (tal qual como faziam em São Torpes com a Central Térmica) e ainda tem um espaço enorme plano, com muita exposição solar para a hidrólise do hidrogénio.

Sines é fresca porque é um cabo fustigado por uma nortada constante. As temperaturas são bastante amenas todo o ano.

É nesta zona que projectam a parte que precisa de estra fresca e junto ao mar para arrefecimento da instalação.

Para o interior é onde se colocarão as instalações solares para a hidrólise do hidrogénio.

Agora quanto ao projecto, sua viabilidade e etc não opino pois não sou adivinho.

Se correr bem ficarei agradavelmente supreendido se borregar ou for mais um sorvedouro inútil de dinheiro para encher os bolsos de alguns ficarei desgradavelmente não supreso.

Back