Sines 4.0

É impressão minha ou li algures que isto é para "minerar" bitcoins!?

De qualquer forma, a coisa encaixa, a mineração de bitcoins consome muita energia, as linhas de alta potencia estão lá, vai haver uma central fotovoltaica, apoiada por baterias e a própria central a carvão... vamos ver se os Chineses não vão obrigar que ela continue a poluir...

Basicamente é um investimento que "ninguém" quer na sua terra, claro que cá é vendido como a ultima coca-cola do deserto.

A central a carvão já foi fechada, a central fotovoltaica vai substituir essa energia suja, eu sei que vos dói mas é mais um excelente investimento deste Governo. É meter gelo.

Eu estive para ir trabalhar para sines há relativamente pouco tempo e achei o imobiliário caro

Se se mantiver pouca oferta vai ser complicado. a malta tem de ir para santiago do cacém.

Não sei o que vai para la fazer mas ja tem site.

https://www.startcampus.pt/index.php/sines-4-0

Estive a ver o site, e saliento esta parte:

"the availability of low-priced energy from renewable sources, through very good connectivity to the national power grid and easy access to competitive green energy including solar, wind, hydro and (in the future) hydrogen; "

Portanto, tudo isto bate certo com as minhas desconfianças: há uma negociata em curso para a instalação de um mega parque de energia solar, cuja produção elétrica vai ser subsidiada pelos otários do costume.

E depois, os otários discutem futebol em vez disto: https://www.sic.pt/Programas/atuali...mais-impostos-cobrou-na-eletricidade-c2ed84f4

Ainda se fosse para um objetivo estratégico do País... mas não, isto é sempre para encher os bolsos das empresas "amigas" e as contas offshore dos políticos que decidem estes "investimentos" ruinosos.

PQP !

"the availability of low-priced energy from renewable sources, through very good connectivity to the national power grid and easy access to competitive green energy including solar, wind, hydro and (in the future) hydrogen; "

Portanto, tudo isto bate certo com as minhas desconfianças: há uma negociata em curso para a instalação de um mega parque de energia solar, cuja produção elétrica vai ser subsidiada pelos otários do costume.

E depois, os otários discutem futebol em vez disto: https://www.sic.pt/Programas/atuali...mais-impostos-cobrou-na-eletricidade-c2ed84f4

Ainda se fosse para um objetivo estratégico do País... mas não, isto é sempre para encher os bolsos das empresas "amigas" e as contas offshore dos políticos que decidem estes "investimentos" ruinosos.

PQP !

Qual é o problema dessa parte? Esta gente vê mal em tudo.

Então vamos ver se entendemos. Portugal, que é apenas o país com mais horas de Sol da Europa faz mal em investir em parques de energia solar numa altura em que a energia limpa e a descarbonização é cada mais uma prioridade dos países desenvolvidos e da UE?

Isto vale tudo para se bater neste Governo.

PQP !

O parque solar está em andamento, apesar de ser no concelho de Santiago do Cacem, fica muito perto. Já dá polémica, mas acho que vai mesmo acabar por avançar.

Sines é um local porreiro para se viver!
Ainda que algo "isolado" tem bom peixe, várias praias (incluindo uma urbana), as da Costa Norte são mais agrestes e não estás demasiado longe de tudo...
Pela negativa, a oferta de habitação não é muita e está cara. Além disso, é muito comum haver muitos dias de maresia em que não se chega a ver o sol. Também há alguma "mitragem"...

PS: nunca vivi em Sines, mas a família tinha lá casa e passávamos férias por aquelas bandas todos os anos e íamos lá com frequência...
PS2: imagino que com o fecho da central a qualidade do ar possa ter melhorado, mas perde-se a água quentinha de S. Torpes...

As casa em Sines, Santo André, Santiago do Cacem estão a preço absurdos. Não seria problema para mim, dado que tenho casa própria, mas em Santo André.

Estou há 25 anos em Lisboa, mas nunca consegui tirar o pé de lá. É a minha terra, e para mim, o melhor sitio em portugal para se viver. Sempre que posso lá vou eu.. E vai ser já hoje, aproveitando o tele-trabalho, estou um nómada digital.

Azia por não teres entrado no recrutamento para a Google no Lagoas Park?

Os planos da Google para o Lagos Park eram para um call center tecnológico.

Há uns anos atrás recusei um proposta da Google em Londres, para trabalho tecnológico a sério, para o projecto da Google Fibber, (passei por um processo muito moroso de 7 entrevistas espaçadas ao longo de 3 meses até me fazerem a proposta, que considerei demasiado baixa - 75 mil libras anuais).
Portanto, do meu lado não teria qualquer interesse em candidatar-me a um processo de recrutamento para um call center em Oeiras.

Além disso, sou doutorado e trabalho em R&D no sector privado com um salário muito acima da média nacional. Da empresa actual só pondero sair se aparecer uma posição de professor universitário. E mesmo assim ia perder dinheiro em termos salariais.

Qual é o problema dessa parte?

O problema é que para a energia solar ser barata, terá que ser subsidiada com os impostos dos otários - leia-se contribuintes.

Por mim, podem avançar com todos estes projetos à vontade, desde que não onerem os contribuintes.

O parque solar está em andamento, apesar de ser no concelho de Santiago do Cacem, fica muito perto. Já dá polémica, mas acho que vai mesmo acabar por avançar.

Ora cá está.

E depois para alimentar o datacenter durante a noite, nada como usar hidrogénio produzido durante o dia.

Pumba! Duas negociatas justificadas desta forma.

Paga otário!

Ora cá está.

E depois para alimentar o datacenter durante a noite, nada como usar hidrogénio produzido durante o dia.

Pumba! Duas negociatas justificadas desta forma.

Paga otário!

Hidrogénio que pode ser feito com Gás natural injetado[:D]

Qual é o problema dessa parte? Esta gente vê mal em tudo.

Então vamos ver se entendemos. Portugal, que é apenas o país com mais horas de Sol da Europa faz mal em investir em parques de energia solar numa altura em que a energia limpa e a descarbonização é cada mais uma prioridade dos países desenvolvidos e da UE?

Isto vale tudo para se bater neste Governo.
Ha vários problemas... Vê o 6a às 9 da semana passada. São vários parques solares para Sines e Santiago do Cacém que ou estão em terrenos expropriados pela ditadura (que agora estão em tribunal) ou estão em terrenos da REN e do ICN. A instalação dessas centrais fotovoltaicas vai ter o impacto ambiental similar a uma barragem, não só face ao número de árvores que é preciso arrancar mas também a perda de biodiversidade na região.

Ha vários problemas... Vê o 6a às 9 da semana passada. São vários parques solares em Sines e Santiago do Cacém que ou estão em terrenos expropriados pela ditadura (que agora estão em tribunal) ou estão em terrenos da REN e do ICN. A instalação dessas centrais fotovoltaicas vai ter o impacto ambiental similar a uma barragem, não só face ao número de árvores que é preciso arrancar mas também a perda de biodiversidade na região.

É esse mesmo o problema. O humano precisa de energia (muita), mas isto tudo bem visto, não há maneira de não haver impacto.

Fiquei com 2 perguntas no ar,

Data center requer temperaturas baixas, sines não é propriamente uma zona fresca.

Isto vai gastar eletricidade, muita eletricidade, Portugal não tem eletricidade barata, até é das mais caras, e sendo a zona quente ainda mais gasta.

Ainda vamos ficar a saber muitos "detalhes" das contra-partidas, e isto se acontecer. Um projecto cheio de pressupostos num país enrolado em burocracia e detalhes em que tudo demora meses a ser aprovado. Vai ser sem duvida desafiante.

A agua do mar, vai ser usada e bem, para refrigeração.

A localização também tem impacto por todos os cabos de fibra optica que entram (e vao entrar) por Sines.

É esse mesmo o problema. O humano precisa de energia (muita), mas isto tudo bem visto, não há maneira de não haver impacto.

Relativamente à energia solar, a instalação de painéis de auto-consumo deve ter um impacto ambiental menor que estes mega parques.

Mas se for para avançar com os mega parques, o mínimo que o governo deveria exigir é que por cada árvore cortada, deviam ser plantadas duas num outro local.

Mas já sabemos como funcionam os nossos gov€rnos.

Mas se for para avançar com os mega parques, o mínimo que o governo deveria exigir é que por cada árvore cortada, deviam ser plantadas duas num outro local.

Parece que a APA agora exige isso. Então ficam os painéis cercados por árvores e com "ilhas" de árvores espalhadas pela área das centrais fotovoltaicas...
Essas áreas de sombra vão reduzir a produção de energia significativamente.

O problema é que para a energia solar ser barata, terá que ser subsidiada com os impostos dos otários - leia-se contribuintes.

Por mim, podem avançar com todos estes projetos à vontade, desde que não onerem os contribuintes.

Só asneiras. Então Portugal tem a sorte de ser o país da Europa com mais horas de Sol e alguns portugueses acham má ideia a aposta em energia limpa e infinita como a Solar?

Até os Alemães que têm pouco Sol investem imenso em energia solar mas devem ser burros.

Ainda por cima esta central será em grande parte subsidiada pelos fundos da UE, será um dos maiores projetos da Europa nesta matéria.

Mas continua a bater no Governo porque sim.

Onde estou não consigo ouvir a noticia, mas digam-me uma coisa, porque o data center tem de ser numa zona fria?

Sines mesmo no verão não é quente, tem uma brisa maritima fresca.

Se fosse preciso frio , teriam escolhido a serra da Estrala para o data center, pelo que sei Sines é o centro do mundo a nivel logístico daí o interesse em ser em Sines pois é um excelente porto de aguas profundas e uma das principais portas da Europa.

Eu acho que se se deve investir e muito cá.

Onde estou não consigo ouvir a noticia, mas digam-me uma coisa, porque o data center tem de ser numa zona fria?

Num datacenter, gasta-se imensa energia, não só para alimentar eletricamente o hardware, mas também para o arrefecer.

Quanto mais fria for a zona, menos se gasta em arrefecimento.

Eu li algures que este datacenter iria consumir 450 MW de potência. Isto é metade da potência de um reactor nuclear, imaginem arrefecer isto.

Num datacenter, gasta-se imensa energia, não só para alimentar eletricamente o hardware, mas também para o arrefecer.

Quanto mais fria for a zona, menos se gasta em arrefecimento.

Eu li algures que este datacenter iria consumir 450 MW de potência. Isto é metade da potência de um reactor nuclear, imaginem arrefecer isto.

Se calhar os engenheiros arranjam um sistema arrefecido pelo agua do mar...[kiss] eu sempre ouvi dizer que a central de Sines era arrefecida pela agua do mar e por isso a praia de S. Torpes era mais quentinha[:cool:]

Back