Sintomas dos segmentos estragados

Kadett

New member
quem pode dizer-me mais alguns sintomas que os motores têm quando os segmentos já eram? alem de desaparecer 1 litro de oleo em 500 Km, aparecer oleo no filtro do ar e sair muito fumo:sh) pelo tubo respirador do motor (sinal de desgaste de algum cilindro e/ou segmentos) e fumo excessivo no escape, há mais alguns?

Obrigado.

Última edição:
Já agora, óleo em demasia no tubo de respiro indica algum problema mecânico?
Conheço um clio que me parece estar com esse tubo com muito óleo, mas não vejo mais nenhum sintoma.

Um bom teste é tirares a vareta do óleo com o carro a trabalhar,aceleras um pouco,se enviar gases por ai tens um problema de segmentação.

Cuidado para não ficarem cheios de oleo, usem um lenço de papel dobrado para meter a 1/2 palmo da saida do tubo da vareta do oleo.

Isto porque esse tubo liga directamente com o carter que por sua vez tem ligação com a cambota, as bielas e a parte de baixo dos pistões, assim se os segmentos não desempenharem a sua função (isolar o que se passa na parte de cima do pistão) os gases das combustão vão conseguir passar pelos segmentos e acabam por ir parar ao carter, quando se tira a vareta eles saem por ai, juntamente com "espirros" de oleo, a quantidade de oleo no lenço pode ser um bom indicador do estado dos segmentos.

Cuidado para não ficarem cheios de oleo, usem um lenço de papel dobrado para meter a 1/2 palmo da saida do tubo da vareta do oleo.

Isto porque esse tubo liga directamente com o carter que por sua vez tem ligação com a cambota, as bielas e a parte de baixo dos pistões, assim se os segmentos não desempenharem a sua função (isolar o que se passa na parte de cima do pistão) os gases das combustão vão conseguir passar pelos segmentos e acabam por ir parar ao carter, quando se tira a vareta eles saem por ai, juntamente com "espirros" de oleo, a quantidade de oleo no lenço pode ser um bom indicador do estado dos segmentos.[/quote]

Pelos vistos ha muitos carros que vêm com os segmentos lixados logo em novos... Segundo o "teste da vareta".

Isto porque esse tubo liga directamente com o carter que por sua vez tem ligação com a cambota, as bielas e a parte de baixo dos pistões, assim se os segmentos não desempenharem a sua função (isolar o que se passa na parte de cima do pistão) os gases das combustão vão conseguir passar pelos segmentos e acabam por ir parar ao carter, quando se tira a vareta eles saem por ai, juntamente com "espirros" de oleo, a quantidade de oleo no lenço pode ser um bom indicador do estado dos segmentos.[/quote]

Pelos vistos ha muitos carros que vêm com os segmentos lixados logo em novos... Segundo o "teste da vareta".

Especialmente os BMW's 316, 318, etc! [:D]

Em todos eles, ao retirar a tampa do óleo com o motor a funcionar, não só deitam pequenos respingos como o regime do motor baixa, "aninha". Acontece em todos aqueles em que já testei, e um deles, um 316i tem 90mil kms, está novo (está mesmo).

É como as gajas há umas mais laças que outras...

Um bom teste é tirares a vareta do óleo com o carro a trabalhar,aceleras um pouco,se enviar gases por ai tens um problema de segmentação.

Esse teste ainda não fiz, mas acredito que saia fumo uma vez que pelo tubo de respiração do motor, aquilo mais parece um tubo de escape.
Hoje desliguei-o porque estava a custar a pegar (a quente) visto que os gases andam por todos os lados, especialmente junto ás velas, depois já pega melhor,mas tive que colocar novamente porque em cada semafore que parava toda a gente dizia-me que o motor estva a arder, imaginei o fumo que sai por aqui. Falta de compressao tambem existe, o gajo está um "pastel" para desenvolver. Oleo no escape ainda não vi, tenho que verificar amanha. E começo a pensar que o problema do relanti estar a oscilar demasiado estará tambem relacionado com estes problemas. Ao que parece e pelo que li das vossas opinioes, vou mesmo ter um trabalhinho extra este fim de semana.

Última edição:
quem pode dizer-me mais alguns sintomas que os motores têm quando os segmentos já eram? alem de desaparecer 1 litro de oleo em 500 Km, aparecer oleo no filtro do ar e sair muito fumo:sh) pelo tubo respirador do motor (sinal de desgaste de algum cilindro e/ou segmentos) e fumo excessivo no escape, há mais alguns?

Acho que o meu carro (vw polo 6n de 97) tem o mesmo problema. Está a trabalhar em 3 cilindros só. Alem de ter os mesmos sintomas o carro ainda se desliga em andamento, quando preciso de parar. Mas se tirar rapidamente o pé da embraiagem ele volta a ligar-se. O motor engasga em andamento, não tem potencia e bebe bem (antes 10€ dava para 100km, agora da para 80km e quando dá). Não percebo muito de mecânica. Mas acho que o problema é este. Depois de mudar velas, comprar cabos das velas e montar tudo ou depois de deitar 75€ fora porque o carro ficou igual, meti o carro a trabalhar e tirei os cabos das velas um por um e reparei que a rotação não atenuou quando tirei um cabo o que significa que aquele cilindro não esta a queimar certo? Se for mesmo este o problema quando deve custar o arranjo?

Se não está a trabalhar um cilindro poderá ser por esse motivo os outros sintomas e não de segmentos gastos.
Primeiro é ver velas, depois talvez os cabos e a bobine.. bom era consultares um mecanico.

Já agora o meu 106 rallye bebe 1L de oleo a cada 2000km +/-...
É um facto que estes carros bebem um bocado de oleo (principalmente quando a rotação anda nos limites), mas até que ponto é normal já não sei...
Fumo só noto quando ligo o carro que sai uma "bombada" de fumo branco mas depois de uns 5 seg para de fazer.

Alguma opinião?

Se não está a trabalhar um cilindro poderá ser por esse motivo os outros sintomas e não de segmentos gastos.
Primeiro é ver velas, depois talvez os cabos e a bobine.. bom era consultares um mecanico.

Já agora o meu 106 rallye bebe 1L de oleo a cada 2000km +/-...
É um facto que estes carros bebem um bocado de oleo (principalmente quando a rotação anda nos limites), mas até que ponto é normal já não sei...
Fumo só noto quando ligo o carro que sai uma "bombada" de fumo branco mas depois de uns 5 seg para de fazer.

Alguma opinião?

A bombada de fumo branco que falas será por ventura vapor...[;)]

Penso que se puxas bem pelo carro meter 1l de oleo a cada 2000km não será nada de mais...penso eu de que![;)]

Pode ser de manha.. mas acontece isso mesmo depois do carro estar quente mas parado mais de 30 min...
Já pensei que poderá ser os vedantes das valvulas estragados e possa estar a escorrer oleo para dentro dos cilindros...
Penso que so abrindo para ver..

Agora a minha maior duvida é se esse litro de oleo a cada 2000km n será muito.........:confused:

è que faço a revisão a cada 6000km e tenho de andar a atestar para aí umas 2 ou 3 vezes :P

já agora uso castrol 15w40

Pode ser de manha.. mas acontece isso mesmo depois do carro estar quente mas parado mais de 30 min...
Já pensei que poderá ser os vedantes das valvulas estragados e possa estar a escorrer oleo para dentro dos cilindros...
Penso que so abrindo para ver..

Agora a minha maior duvida é se esse litro de oleo a cada 2000km n será muito.........:confused:

è que faço a revisão a cada 6000km e tenho de andar a atestar para aí umas 2 ou 3 vezes :P

já agora uso castrol 15w40

Correcto. Pode ser pelas válvulas. Peugeot 106 Rallye e 15W40? E que tal um 10W40? Semi-sintético..

Voltar
Superior