Sistema de som

sony!
tem mais potência! 800w contra 600w :P
começar pelo pior sítio é escolher com base nos números... os fabricantes sabem disso e 'aldrabam' por onde mais podem, utilizando cada um a escala que mais lhes convém. Não faltam exemplos de aparelhos com piores 'números' mas melhor desempenho, sejam eles no aúdio ou no vídeo.

As vantagens das grandes superfícies é que se pode testar o aparelho antes de o comprar. E este é o melhor meio de desempate.

Além do mais, em áudio, mais watts não é sinónimo de melhor som... para isso, toda a gente comprava megafones!

Se fores ver a descrição técnica do sistema sony, são 170 watts nominais (que é a potencia que interessa).

Acham mesmo que esse sistemazinho tinha essa potencia toda??? 800watts nominais já é muito som, especialmente num hi-fi. Vejam colunas hi-fi da KEF ou da McIntosh e comparem a potencia com o respectivo preço, e depois já percebem que a maioria das marcas generalistas anunciam valores completamente irreais.

Voltando ao on-topic, se o objectivo for mesmo ter um sistema surround e não fores exigente a nível de qualidade de som, qualquer uma dessas propostas serve (entre ambas eu escolheria as yamaha).

Por aquilo que me disseram a Sony costuma aldrabar na potência de som. Eu não sou particularmente exigente mas preciso de saber qual se adapta mais às minhas necessidades, o amplificador Sony tem duas saídas HDMI e uma entrada, agora não consigo encontrar informações sobre o Yamaha...

EDIT: Já encontrei a ficha técnica do amp. Yamaha, e são ambos iguais naquele aspecto, duas entradas HDMI e uma saída.

Last edited:
Por aquilo que me disseram a Sony costuma aldrabar na potência de som. Eu não sou particularmente exigente mas preciso de saber qual se adapta mais às minhas necessidades, o amplificador Sony tem duas saídas HDMI e uma entrada, agora não consigo encontrar informações sobre o Yamaha...

EDIT: Já encontrei a ficha técnica do amp. Yamaha, e são ambos iguais naquele aspecto, duas entradas HDMI e uma saída.

Ao contrário... Tem duas entradas e uma saída. Assim podes ligar a PS3 e um outro leitor de DVD e através do AV escolhes qual a fonte que queres ver no LCD.

Eu ando ao pensar no mesmo que tu, um LCD e um kit AV mas tinha visto este:

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04104208&oid=6|24&c=1320649

Para ver só DVD e ouvir música escusas de estar sempre a ligar a PS3, usas o leitor do próprio AV, além de que ficas com um leitor de DivX.

Tiltslb,

Esquece as características de potência porque neste segmento são todas aldrabadas.

No dia em que quiseres ver o tamanho, peso e preço de um amplificador com 2x500 watt rms vais entender.

O melhor conselho que te posso dar é ires a lojas ouvir o sistema com os teus discos e os teus ouvidos. O sistema é para tu ouvires e tens de escolher o que te soar melhor.

Pois se calhar é o melhor que tenha a fazer, até porque à pouco disse que o Yamaha era igual ao Sony no que toca ao HDMI, mas segundo o que vi no site da marca, parece que isso não acontece apenas o da worten diz tal
coisa...

Aproveito este tópico para fazer uma pergunta aos entendidos, pois admito que não percebo nada de som.

Estou a construir uma vivenda e estou a pensar colocar na sala um televisor LCD full HD e queria ligá-lo a um sistema de som surround.

Para um sistema com uma qualidade mínima, quantas colunas de som são necessárias? Presumo que o mínimo são duas à frente e duas atrás da zona onde nos sentamos.

E woofers, sub-woofers e tweeters? São mesmo necessários? Em que locais devem ser instalados?

E finalmente... qual a melhor interface para ligar tudo isto? hdmi?

Ao contrário... Tem duas entradas e uma saída. Assim podes ligar a PS3 e um outro leitor de DVD e através do AV escolhes qual a fonte que queres ver no LCD.

Eu ando ao pensar no mesmo que tu, um LCD e um kit AV mas tinha visto este:

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04104208&oid=6|24&c=1320649

Para ver só DVD e ouvir música escusas de estar sempre a ligar a PS3, usas o leitor do próprio AV, além de que ficas com um leitor de DivX.

Eu dispenso o leitor porque já tenho um, que também lê Divx, mas como raramente é utilizado prefiro ligar tudo à Ps3, assim quando quiser ver filmes ou jogar não preciso estar a desligar de um lado para por no outro, e para além disso o espaço que neste momento está a ser ocupado pelo leitor de DVD será para o amplificador.

Mas falando do teu caso, e do pouco que percebo do assunto, geralmente aconselham a comprar em separado(eu não o faço porque não sou particularmente exigente com o som), e para aquilo que queres, que será sensivelmente o mesmo que eu, o amplificador é importante.

Cumps.

Aproveito este tópico para fazer uma pergunta aos entendidos, pois admito que não percebo nada de som.

Estou a construir uma vivenda e estou a pensar colocar na sala um televisor LCD full HD e queria ligá-lo a um sistema de som surround.

Para um sistema com uma qualidade mínima, quantas colunas de som são necessárias? Presumo que o mínimo são duas à frente e duas atrás da zona onde nos sentamos.

E woofers, sub-woofers e tweeters? São mesmo necessários? Em que locais devem ser instalados?

E finalmente... qual a melhor interface para ligar tudo isto? hdmi?

Também não sou craque na matéria mas acho que o conveniente são duas colunas à frente, duas atrás e uma no meio, por cima da Tv, mas também tens sistemas mais elaborados com um maior numero de colunas.

No que toca aos subwoofers são importantes porque as outras colunas, devido ao seu reduzido tamanho não têm capacidade para reproduzir sons graves, e mesmo que o tivessem a quantidade de energia despendida para tal desaconselhava o uso das mesmas.

Quanto à conexão a mais aconselhada deverá ser HDMI, não só porque a qualidade de transmissão de som melhora, como deixas de ter vários fios espalhados reduzindo tudo apenas para um...

Cumps.

Last edited:
Obrigado. O subwoofer tem que ser por cima da TV? Não pode ser por baixo?

Entretanto descobri que a wikipedia tem lá um excelente artigo: http://en.wikipedia.org/wiki/Surround_sound

O subwoofer não é em cima da Tv, a coluna central é que é, mas em cada uma diz qual é a sua posição:f.r.(front right), f.l.(front left), r.r.(rear right), r.l.(rear left) e center.

Em relação à posição do subwoofer não se tem alguma em concreto, eu pessoalmente vou pô-lo ao lado do móvel da Tv.

Vou ler esse artigo também para ver se fico a aprender mais alguma coisa:)

Cumps

Tens aqui uma imagem que exemplifica a melhor posição das colunas:

cxacdisposioim0.png

Excelente! Assim vou poder definir atempadamente o local de cada altifalante e vou deixar já canalizações próprias para cada um.

Não sabia que a localização do subwoofer era assim tão irrelevante.

exacto. o subwoofer não tem de estar à vista, podes esconde-lo algures na sala que sentes os graves na mesma. (mas talvez por baixo da tv será o melhor sitio)

Last edited:
Excelente! Assim vou poder definir atempadamente o local de cada altifalante e vou deixar já canalizações próprias para cada um.

Não sabia que a localização do subwoofer era assim tão irrelevante.

Eu presumo que o seja, mas talvez seja melhor informares-te com alguém que tenha mais conhecimentos do assunto, mas segundo esta imagem apenas fala da colocação do subwoofer onde o som fica melhor distribuido.

Boas pessoal

Acabei por comprar o Sony pois, para além de não encontrar em lado nenhum o Yamaha, optei pelo que tinha a opção de HDMI. Só após o Natal é que o vou montar por isso nessa altura dou o feedback...

Cumps.

Back