[Economia] Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

• Sim, coloco na máquina

Votos: 18 69,2%
  • Não, deito fora

Votos: 8 30,8%

• Total de eleitores
    26
Em mafra foram instalados no ano passado uns ecopontos digitais nas ruas. Instalavas uma app, e quando fosses aos ecopontos colocar vidro, papel e plasticos, por cada artigo aquilo dava-te um valor ( nao sei precisar qual) que depois podias usar em descontos nas lojas aderentes do concelho de mafra.

raramente vi alguem usar isto...

https://www.youtube.com/watch?v=zOmSBt_HkvE

Muito bom, mas é demasiado libertário para os ecotontos de serviço.

Mais honesto que o SDR diria eu, não afecta ng embora limite isso a quem tem smartphones mas isso já é outra questão, e velha.

Se visses o vídeo institucional de apresentação, terias observado que havia (há) alternativa com um cartão físico.

Muito bom, mas é demasiado libertário para os ecotontos de serviço.

Se visses o vídeo institucional de apresentação, terias observado que havia (há) alternativa com um cartão físico.

De facto não vi, não, obrigado pela info, e sendo assim, melhor ainda !!!

Deveria ter tido mais sucesso...

O moralismo ecológico fica muito bem na internet.

Só faltava os ecopontos de algumas zonas serem recolhidos com frequencia em vez de ficarem semanas entupidos é que assim quem é que fica com vontade de reciclar? ou guardas em casa ( como eu ) ou botas no lixo comum.

Como todos temos telhados de vidro na ecologia, eu prefiro nunca apontar o dedo a quem não recicla, não vá alguém apontar-me o dedo quando faço viagens de 10KM de carro quando EU as podia fazer belamente de bicicleta.

Todos os sistemas têm falhas, claro, mas pela minha amostragem (que vale sempre o que vale), vejo nas minhas proximidades os caixotes de indiferenciado a abarrotar, com uma percentagem significativa de material reciclável (a bela caixa de cartão de minis, com as minis vazias ainda dentro, garrafões de água vazios, por exemplo), com os ecopontos sem estarem cheios literalmente encostados ao caixotes do lixo indiferenciado. Infelizmente, vejo isto quase diariamente. Já os ecopontos cheios, é bem mais raro do que isso.

Desculpa, mas acho que estás a pegar um bocado não numa exceção, mas numa minoria de situações. Nisto, a culpa é dos consumidores. O que leva a que tu, consumidor, quer antes já separasses quer não, pagues para garantir que separas.

Todos os sistemas têm falhas, claro, mas pela minha amostragem (que vale sempre o que vale), vejo nas minhas proximidades os caixotes de indiferenciado a abarrotar, com uma percentagem significativa de material reciclável (a bela caixa de cartão de minis, com as minis vazias ainda dentro, garrafões de água vazios, por exemplo), com os ecopontos sem estarem cheios literalmente encostados ao caixotes do lixo indiferenciado. Infelizmente, vejo isto quase diariamente. Já os ecopontos cheios, é bem mais raro do que isso.

Desculpa, mas acho que estás a pegar um bocado não numa exceção, mas numa minoria de situações. Nisto, a culpa é dos consumidores. O que leva a que tu, consumidor, quer antes já separasses quer não, pagues para garantir que separas.

Nao percebi bem o ultimo paragrafo, tás a dizer que por uns pagam todos?
isso é uma bela desculpa pa subir preços da água por ex.

Anyway mantendo nos contentores, onde eu morava antes sim o lixo comum a abarrotar e os ecopontos nao.

Agora onde estou é ao contrário, mas por culpa dos ecopontos que sao recolhidos poucas vezes ao mês.

Eu acho que teve / tem pouco sucesso porque tambem nao ha trabalho de marketing local entre os restaurantes / lojas / serviços aderentes ao tal cartao onde podemos usar os descontos e a interacao com a populacao.

A ideia é dentro do concelho de mafra, com aquele cartao que tens dinheiro acumulado, usar nas lojas e etc de mafra.

Nao percebi bem o ultimo paragrafo, tás a dizer que por uns pagam todos?
isso é uma bela desculpa pa subir preços da água por ex.

Estou a dizer mesmo isso. Éramos tão poucos a separar o lixo, estávamos tão longe das metas europeias que a solução foi arranjar forma de nos por a pagar para garantir que reciclamos. Mesmo com custos ambientais que eu ainda não ouvi ninguém a falar, e gostava mesmo de ouvir o que custou (ambientalmente) produzir e manter as máquinas ligadas, quanto polui o sistema de recolha novo, etc.

Não me parece que isto possa servir de desculpa para aumentar o valor da água, eles conseguem subir a água na boa sem desculpa nenhuma. No limite continuam a poder colocar a culpa o consumidor, que esbanja água em barda (ainda assim deverá ser menos do que os próprios sistemas de distribuição). Olha, podem subir o preço com a desculpa de ser necessário fazer obras nos sistemas de distribuição.

31,20€

Fizeram-se umas contas e 1 pessoa comprando um pack de 6 garrafas /latas por semana... dá 31,20 eur por ano

Se pensarmos em 6(ou 12) milhoes de pessoas que habitualmente consomes 6 unidades por semana...isso dá perto de 190.000.000 de euros (ou 380.000.000) por ano

Se estimarmos que 10% (ou 20%) das embalagens não são nunca devolvidas ao sistema volta .... vejam o que sobra nas contas das empresas que criaram e gerem este sistema !
É sempre win-win !

Claro que não estamos a contar com festivais, concertos, provas ao ar-livre, restaurantes, etc

Ainda no sábado fui devolver 5€ de garrafas! 🫠

A beber águas de 0,50l no carro, durante todo o dia, a bagageira parecia um ecoponto...

Última edição:
Nas férias acumulei as garrafas e depois levei uma vez a uma grande superfície. Que tinha 2 máquinas. Mas pequenas...

Meto, 1, 2, 3 garrafas, pimbas a máquina dá erro. Deu-me 0.30€ e ficou desligada.
Passei para a outra meto duas garrafas, pimbas erro. A máquina dá só 0.10€ pelas duas...

Chamei um assistente. Foi desbloquear as máquinas, mudar os sacos, bla bla.
Começo a usar uma, mais 5/6 garrafas, erro...
Passei novamente para a segunda. mais umas 10 garrafas... erro...
Voltei à primeira e consegui acabar.

No final fiquei com 5 talões da transação. Perdi uns 15min ou mais, gastei esse tempo de um funcionário e lá consegui descontar os meus 3.20€ nas compras.

Um sucesso.

Comigo o sistema não funciona. Não utilizo nem pretendo utilizar nenhuma máquina. Vai tudo diretamente para o lixo (no caso ecoponto). Tempo é dinheiro, não compensa perdê-lo para descontar uns cêntimos nas compras.

31,20€

Fizeram-se umas contas e 1 pessoa comprando um pack de 6 garrafas /latas por semana... dá 31,20 eur por ano

Se pensarmos em 6(ou 12) milhoes de pessoas que habitualmente consomes 6 unidades por semana...isso dá perto de 190.000.000 de euros (ou 380.000.000) por ano

Se estimarmos que 10% (ou 20%) das embalagens não são nunca devolvidas ao sistema volta .... vejam o que sobra nas contas das empresas que criaram e gerem este sistema !
É sempre win-win !

Claro que não estamos a contar com festivais, concertos, provas ao ar-livre, restaurantes, etc

Isso é uma estimativa muito exagerada. Há muita gente que consome 0 por semana, e acredito que a maior parte seja abaixo de 6, apesar de haver alguns que ultrapassam largamente esse número.

Aliás, a estimativa oficial é de 3.28 embalagens por pessoa por semana, cerca de metade do que calculaste

Essas contas cá em casa são a duplicar... E depois a duplicar novamente.

Somos dois mas cada um bebe aproximadamente duas garrafas de água por dia. Ao fim de 7 dias temos aproximadamente 28 garrafas para devolver. Felizmente há mais que espaço para as acumular mas não me estava a ver a ir depositar mensalmente cerca de 112 garrafas...

Cada um comprou uma garrafa de 3 litros da Eco Waters, compramos exclusivamente garrafões agora e enchemo-las todos os dias de manhã.

images

Aqui já se terminou com tudo o que é taxado pela voltinha.

Remédio santo.

Felizmente não se vê ng na aldeia a chafurdar os ecopontos à procura de garrafinhas, como assisti por ex numa grande cidade.
Queremos aproximarmo-nos da europa e somos cada vez mais terceiro mundistas.
Chafurdar no lixo, quem não gosta?

Tem resultado bem, no início pensei que fosse prejudicar muito mas uma pessoa habitua-se, volta e meia levo um saco cheio ao supermercado, o mesmo que uso para trazer as compras, e é fácil fazer 1/2€.
Dantes já as metia no contentor amarelo por isso a separação já existia, no caso agora vale alguma coisa separar…

Tem resultado bem, no início pensei que fosse prejudicar muito mas uma pessoa habitua-se, volta e meia levo um saco cheio ao supermercado, o mesmo que uso para trazer as compras, e é fácil fazer 1/2€.
Dantes já as metia no contentor amarelo por isso a separação já existia, no caso agora vale alguma coisa separar…
Vale o mesmo: zero. ( financeiramente ).

Pode não ter lucro, mas tem não prejuízo, quem não fizer a devolução tem prejuízo, ou simplesmente não consome.

Portanto, está uma medida bem aplicada!

Pode não ter lucro, mas tem não prejuízo, quem não fizer a devolução tem prejuízo, ou simplesmente não consome.

Portanto, está uma medida bem aplicada!
Muitíssimo bem aplicada, quem já cumpria com a reciclagem fica tipo WTF, mas pronto já dei a minha opinião sobre isso, sendo certo que como referiu o Two, isto NADA tem a ver com ambiente, embora queiram passar essa mensagem.

Voltar
Superior