[Economia] Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

• Sim, coloco na máquina

Votos: 17 68,0%
  • Não, deito fora

Votos: 8 32,0%

• Total de eleitores
    25
Os aterros estão cheios e Portugal não recicla nada em percentagem, vamos ter de lidar com este tipo de medidas e respeitar com muita educação, não é que me apeteça também mas temos de ser cidadãos melhores!

Os aterros estão cheios e Portugal não recicla nada em percentagem, vamos ter de lidar com este tipo de medidas e respeitar com muita educação, não é que me apeteça também mas temos de ser cidadãos melhores!
Cidadãos melhores...
pois, olha, fazemos assim
Pagas-me 1 aéreo por cada "utente" volta que vai depositar as garrafinhas com um carro com FAP off ou a deitar mais fumo que o normal.

Tas a ver onde quero chegar? isto nao muda mentalidades nenhumas, tal como não mudou os sacos de plastico a pagantes ou os açucares taxados ou os ecopontos ou o que quer que seja.

Claro, tem o seu resultado, sim, mas fraco, porque além destas medidas eu acho que é preciso explicar bem às pessoas todos estes assuntos e sim elas vão consumir isso se por ex a CS em vez de estar sempre a dar as mesmas coisas em horario nobre nos noticiarios cheios do mesmo, se focasse mais em conteúdos úteis pois muita.

Uma trabalheira, portanto...

Se isto fosse pela reciclagem, as garrafas de iogurte (que ainda por cima são muit mais single use que uma de água) também estavam incluidas.
Ou as de azeite, ou óleo.

Mas isto é negócio, assim a reciclagem que recebem é 100% limpa. Garrafas quase lavadas e latas. 100% lucro na reciclagem. São dois materiais já separados.

o que precisamos é pessoas com boas ideias para chegarem ao poder político…

O melhor que conseguem meter lá é um que reclama por tudo e por nada. Mas ainda não propôs muito mais que tirar as burcas…

Se acham que está tudo mal e que têm a alternativa força, estou cá para votar em vocês!

Têm surgido várias notícias, é um facto que em Portugal enterra se tudo… precisamos de reciclar muito mas muito mais!!!

Se calhar o problema maior não é no gerador do resíduo não o colocar no sítio certo, pode ser por inundação do sistema de reciclagem que não tem capacidade para o actual (creio que até é isso que se passa muito na realidade), mas tem de se educar as pessoas a separar ao mesmo tempo que se aumenta a capacidade. E ir buscar financiamento a algum lado, neste caso aos que poluem e não se preocupam com isso…

Nas férias acumulei as garrafas e depois levei uma vez a uma grande superfície. Que tinha 2 máquinas. Mas pequenas...

Meto, 1, 2, 3 garrafas, pimbas a máquina dá erro. Deu-me 0.30€ e ficou desligada.
Passei para a outra meto duas garrafas, pimbas erro. A máquina dá só 0.10€ pelas duas...

Chamei um assistente. Foi desbloquear as máquinas, mudar os sacos, bla bla.
Começo a usar uma, mais 5/6 garrafas, erro...
Passei novamente para a segunda. mais umas 10 garrafas... erro...
Voltei à primeira e consegui acabar.

No final fiquei com 5 talões da transação. Perdi uns 15min ou mais, gastei esse tempo de um funcionário e lá consegui descontar os meus 3.20€ nas compras.

Um sucesso.

Em vez de deixares acumular as embalagens, sempre que possas vais colocando as garrafas na máquina e acumular o valor em cartão de supermercado.

Por exemplo, o Pingo Doce tem a hipótese da devolução ser para o cartão PoupaMais, em vez do talão. Talvez outros supermercado tenham uma solução semelhante.

Têm surgido várias notícias, é um facto que em Portugal enterra se tudo… precisamos de reciclar muito mas muito mais!!!
Fazer prospecção de recurso na nossa ZEE, como os noruegueses, escoceses, russos, islandeses, e no território da Gronelândia se faz, ou pensas que é com acções deste calibre que se debate no tópico, que a economia portuguesa se torna competitiva, precisamos de recursos naturais, Drill baby drill!

Os noruegueses são muito ciosos da reciclagem sentados em cima das maiores reservas de gás natural e pitroil da Europa, a par dos russos, piqueno pormenor, :devilish:

Se isto fosse pela reciclagem, as garrafas de iogurte (que ainda por cima são muit mais single use que uma de água) também estavam incluidas.
Ou as de azeite, ou óleo.

Mas isto é negócio, assim a reciclagem que recebem é 100% limpa. Garrafas quase lavadas e latas. 100% lucro na reciclagem. São dois materiais já separados.
Exactamente. Escolheram os dois materiais, PET e alumínio, com mais valor para a industria de reciclagem.

Deviam era criar condições para as pessoas poderem reciclar, e não é só papel, plástico e vidro. Aqui na zona é frequente os ecopontos estarem a abarrotar. E se tiver uma embalagem maior de cartão nem sequer lá entra.
Cada vez mais dá vontade de meter tudo no lixo normal sem me chatear.

Exactamente. Escolheram os dois materiais, PET e alumínio, com mais valor para a industria de reciclagem.

Deviam era criar condições para as pessoas poderem reciclar, e não é só papel, plástico e vidro. Aqui na zona é frequente os ecopontos estarem a abarrotar. E se tiver uma embalagem maior de cartão nem sequer lá entra.
Cada vez mais dá vontade de meter tudo no lixo normal sem me chatear.
É como aqui.

Afinal, recicla-se ou não? Se há ecopontos a abarrotar...ao menos ng pode dizer que não são usados.

Também seria bom questionar que raio as empresas de gestão de residuos andam a fazer para não recolherem ecopontos com a devida regularidade...

Em vez disso, toma lá sistemas voltinha.
Vai ser um fartote quando as máquinas estiverem velhinhas , se agora parecem um Puretech, daqui a um ano vão parecer um Morris Marina Diesel !!

Por acaso reparei nisso em Portimão os ecopontos não fazem a recolha tão regular que faziam outros anos , quanto à reciclagem em Portugal para mim acabou !!!

Que é quase o mesmo que dizer que há falta de espaço para painéis solares, porque se destrói floresta ou vegetação.

Espaço para aterros há muito, mas existe dificuldade em expandir os existentes ou arranjar sítio para novos, por várias razões, a mais importante porque as pessoas não os querem ao pé, o que é normal.

Ainda há de nascer a pessoa que quer viver ao pé de uma aterro.

Mas há também de haver muita gente a comer tudo sem sentido crítico, que é o teu caso.

O meu sentido crítico é separar o lixo e meter na máquina até que haja uma medida melhor.

Podes criticar mas primeiro faz, para ver se tens abertura a fazer alguma coisa pelo País ou se a ideia é só ser do contra.

O problema central agora é se o Luís Neves pode ou não usar um golf gtd, ninguém quer saber disto para nada, pro ano continuamos a chorar porque vem mais uma kristen.

É óbvio que a solução é taxar o consumo, como se faz com esta ecotaxa parva, ganha juízo, a seguir vais escrever que o minério raro extraído sobre a supervisão de uma clássica AK-47 algures em África é do mais ecológico para o planeta, fora a moralidade aplicada sobre esses territórios, mas o balofos dos consumidores europeus estão a combater a poluição, menos cinismo Ó GT :eek::devilish:

A Europa pratica este tipo de medida, se lá funciona (tem taxas de reciclagem muito maiores) aqui também acaba por funcionar.
Ninguém gosta de olhar para a fatura e vir lá os 10cent a negrito, mas há como os recuperar, é simples, é um processo fácil para quem quiser…

Lamento mas já aceitei, dói menos

Isso não é sentido crítico nenhum. Isso é a obrigação que te passaram.

Eu faço a separação e consumo muitas garrafas, mas faz-me perder mais tempo e faço mais viagens porque não tenho nenhuma mansão para ter 2 sacos grandes a ocupar 2-3m2 de espaço em casa ou a bloquear-me o acesso a algo.

E alterou-me os padrões de consumo.

Tal como acontece com alguns relatos de outros users.

Ninguém gosta de ser obrigado a ter mais trabalho para realizar algo que já fazia.

O resto é dispersão de argumentação.

A Europa pratica este tipo de medida, se lá funciona (tem taxas de reciclagem muito maiores) aqui também acaba por funcionar.
Ninguém gosta de olhar para a fatura e vir lá os 10cent a negrito, mas há como os recuperar, é simples, é um processo fácil para quem quiser…

Lamento mas já aceitei, dói menos
Para começar há nuances, sim, depois a recolha de resíduos urbanos é realizada porta a porta e com regras muito apertadas, a começar na fiscalização de quem é suíno e suja a via pública, coisa inimaginável para um qualquer nativo desta choldra, depois ainda há o aproveitamento económico do lixo recolhido, como em centrais de biomassa, que irão reduzir o impacto de o preço da energia, vês isso ocorrer nesta choldra?

Não seja obtuso ao defender esta ecotaxa com o exemplo de fora, quando todo o ecosistema vindo de fora é pensado para devolver o investimento realizado ao consumidor privado, que paga a sua implementação.

Última edição:
E alterou-me os padrões de consumo.
O vidro agora é gourmet, quando era o padrão dos anos 80 e 90, boiões de iogurte, garrafas de sumo, água, etc. etc, etc, mas o consumismo desenfreado vendeu-se, a industria como é óbvio aproveitou a oportunidade de facturar e reduzir a despesa de produção.

Eu estou como o @GT_racing aceitei, consumo, guardo, entrego. Custa, mas faço.

Por isso mesmo, também critico a medida. E as desculpas que reciclamos pouco, que é verdade, mas mesmo assim não estamos muito longe das metas da UE o que é giro, porque podemos estar abaixo nas metas todas, mas na reciclagem temos de estar a par.. Quando o ordenado, quando o que o estado entrega de serviços, etc etc está Muito abaixo das médias Europeias, não se pode esperar que o Povo seja Manso e recicle o mesmo que a União europeia. É a verdade.

Depois o que muitos dizem, fala-se que estamos abaixo na reciclagem, mas nem tudo é culpa das pessoas. Os ecopontos estão em todas as cidades a abarrotar, e muitas centrais de processamento estão completamente lotadas o que faz com que excendentes de reciclagem vão para o lixo geral, isso é mais do que sabido. Por isso na verdade as pessoas reciclam mais do que os valores indicam, o País é que não recicla o que as pessoas reciclam.

O investimento em Reciclagem é baixissimo. ESte ano são 236 milhões de euros. Mas em 2024 eram 122 milhões e de 2023 para trás abaixo dos 100 milhões.

Por curiosidade o Sistema Volta custou 150 milhões. Ou seja cerca de 60% de todo o orçamento para reciclagem de tudo. E comparandop com 2024, mais do que todo o orçamento anual dedicado à reciclagem.

E depois há outro ponto que muitos não sabem ou fazem vista grossa.
Todos os empreendimentos novos construídos, tudo o que é ilhas ecológicas são os promotores a construir. Não são as Câmaras e/ou os estados...

Voltar
Superior