[Economia] Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

• Sim, coloco na máquina

Votos: 21 70,0%
  • Não, deito fora

Votos: 9 30,0%

• Total de eleitores
    30
Deram o exemplo do Japão, mas lá é um saco identificado por cada casa, para cada tipo de lixo e passam coimas facilmente.
Curioso, é como nos países europeus, onde existe sistema semelhante de vasilhame, mas essa observação de recolha de lixo doméstico urbano porta a porta, com respectivo horário e saco especifico para cada resíduo, a par de fiscalização rigorosa, passou despercebida :devilish:, só se focou e valorizou a questão do valor do imposto aqui a cobrar ao consumidor, como avanço radical no combate ao desperdício, :eek:

Menos, vá.

Ya, demorar 2 segundos a pôr as garrafas num saco (se fosse no lixo normal até demorava mais), e estar ali uns segundos junto à máquina, que são uns segundos que chego mais tarde a casa, isso custa os olhos da cara. Na 2.ª feira já vou ao meu banco pedir um crédito de empréstimo para "dinheiro gasto nos segundos que estou a pôr garrafas na máquina"...!!!

Acho que continuas a ter sorte.

Ontem fui ás compras e levei as volta. Então decidi contar o tempo.
Cheguei à máquina (só há uma naquele super). Tinhas 4 pessoas à frente. O primeiro tinha 2 carrinhos cheios. Meteu 170 garrafas e latas na máquina. Depois uma senhora 4/5. E depois uma família com dois sacos e 23 garrafas e latas.
Depois eu com as minhas 8.
No total foram 8m23seg que contabilizei desde que cheguei à fila. Para recuperar 0.80€.

E tive sorte que esta máquina é das rápidas, já usei uma que tem uma portinhola que fecha a cada garrafa que se mete, que é superrrrr lenta.

Mas resumindo a minha hora tem um valor de 5.78€...

Sim esta garrafa é de vidro.
ec09a54704957dc0f7723fad840d037c.jpg

Mas vidro tb tá incluido?
Anyway já tenho prali 1m2 de sacos com cenas pa reciclagem porque os ecopontos estão cheios.

Ecotonto é o que me sinto :cautious:

Olha, a mim, que para mim ainda só comprei prai umas 3 ou 4 garrafas de água de plástico e 4 latas de Desperados (não havia garrafa), para além de comprar uns sumos (tisanas, vá, para ser mais fino) para as marias cá de casa, tem corrido tão bem que há duas semanas saí para ir ás compras com 4 latas e 3 garrafas, na semana passada saí de casa com as mesmas da semana anterior + 3 garrafas e... está tudo ainda na mala do carro para ver se amanhã consigo apanhar a máquina a funcionar, que as duas maquinetas não estavam a funcionar quando entrei ou saí do supermercado.

Pareço o Lino, mas ao contrário (deve ser por eu não gostar nada do sistema) :LOL:
Ainda não foi desta...

Acho que continuas a ter sorte.

Ontem fui ás compras e levei as volta. Então decidi contar o tempo.
(...)
Mas resumindo a minha hora tem um valor de 5.78€...
Se me disserem que isto dá trabalho extra, nomeadamente para quem sempre fez a reciclagem toda by the book (e continua a fazê-la). Concordo, até pq estou nesse barco.

Se me disserem que vivem num pequeno T0 de 30m2 e andar a guardar garrafas/latas é um incomódo. Também percebo.

Agora, ou tenho tido muita sorte ou para aí em 60 garrafas/latas que já devolvi só uma deu erro e foram de facto 10cent perdidos. Foi com uma 7up zero de 1l. Ainda tentei de novo e nada.

Depois houve uma segunda vez (tb com 7up) que à primeira aquilo não deu. Guardei para o fim. No fim voltei a tentar e deu!

Portanto no geral sim, isto é chato. Mas basta guardar as garrafas e qdo volto às compras levo-as dentro de um dos sacos que vou usar para as compras e antes de entrar no super devolvo as garrafas. Com o voucher desconto no fim das compras.

Não acho que seja o fim do mundo em cuecas.

Quem se acha rico (ironicamente a maioria não é) e está-se a lixar para ser um cidadão como deve ser não devolva. É triste, mas tb não acho que devam ser obrigados a nada. Fica na consciência de cada um.

No Aldi da Aroeira, que é onde tenho devolvido a maior parte, sempre o fiz sem problemas.

No Alegro de Carnaxide, já por 2x que tive de voltar para o carro com as garrafas, porque a máquina estava fora de serviço.

Se me disserem que isto dá trabalho extra, nomeadamente para quem sempre fez a reciclagem toda by the book (e continua a fazê-la). Concordo, até pq estou nesse barco.

Se me disserem que vivem num pequeno T0 de 30m2 e andar a guardar garrafas/latas é um incomódo. Também percebo.

Agora, ou tenho tido muita sorte ou para aí em 60 garrafas/latas que já devolvi só uma deu erro e foram de facto 10cent perdidos. Foi com uma 7up zero de 1l. Ainda tentei de novo e nada.

Depois houve uma segunda vez (tb com 7up) que à primeira aquilo não deu. Guardei para o fim. No fim voltei a tentar e deu!

Portanto no geral sim, isto é chato. Mas basta guardar as garrafas e qdo volto às compras levo-as dentro de um dos sacos que vou usar para as compras e antes de entrar no super devolvo as garrafas. Com o voucher desconto no fim das compras.

Não acho que seja o fim do mundo em cuecas.

Quem se acha rico (ironicamente a maioria não é) e está-se a lixar para ser um cidadão como deve ser não devolva. É triste, mas tb não acho que devam ser obrigados a nada. Fica na consciência de cada um.

Acho que é essa precisamente a minha opinião.
Eu já fazia (e continuo a fazer) a reciclagem certinha e tudo. E por isso, isto acrescentou-me claramente um passo novo na rotina. E ai está ocupa espaço e dá algum trabalho.
Mas faço-o como sempre fiz a reciclagem que não pagava, mas também ganhava zero com isso.

Agora já tive diversas experiências em máquinas e nota-se que isso é de facto impactante na entrega, a tal máquina que tem uma portinhola que fecha a cada garrafa é absurdamente lenta. Já outras é só meter garrafas e vai tudo com uma velocidade brutal.

Chato é também parte que referes, levares as garrafas nos sacos das compras, chegar lá não funcionar e ficares sem sacos livres para as compras.

a tal máquina que tem uma portinhola que fecha a cada garrafa é absurdamente lenta. Já outras é só meter garrafas e vai tudo com uma velocidade brutal.

Pois, talvez também seja essa a minha sorte. A máquina que uso sempre (e até agora foi a única que sempre usei) é realmente extremamente rápida. Sem querer fazer publicidade, pois pode até ser uma boa dica, é uma que fica num supermercado Continente. Imagino que todas as lojas Continente usem o mesmo modelo, pelo que fica a informação. ;)

Pois, talvez também seja essa a minha sorte. A máquina que uso sempre (e até agora foi a única que sempre usei) é realmente extremamente rápida. Sem querer fazer publicidade, pois pode até ser uma boa dica, é uma que fica num supermercado Continente. Imagino que todas as lojas Continente usem o mesmo modelo, pelo que fica a informação. ;)

Não. Essa super lenta é uma mais compacta que estava num continente.
Eles usam de acordo com o espaço disponível.

Para mim há 1 falha enorme no sistema e que não se tem falado muito (mas julgo que há máquinas com isso, embora raras).

Quando devolvo as taras o dinheiro devia ir para a conta, não para um talão que me prende a 1 determinada loja.

Se vou ali na aldeia à lojinha da D. Maria, pago os 10 cêntimos mas depois não posso devolver lá a garrafa para comprar lá outra coisa qualquer. Nem a D. Maria vai pagar uns milhares para ter uma máquina daquelas.

Se nas cidades e Litoral não é problemático, no interior profundo isto é um problema sério ou um incentivo a que se perca este dinheiro e a tara vire efectivamente a imposto.

Isto é também um afunilar das pessoas às grandes superfícies e tal não devia acontecer.... mas lá está, quem está por trás deste sistema SDR são as grandes superfícies, logo aproveitam o sistema para "atrair/fidelizar" clientes nem que seja em cartel entre elas.

Já tive situações em que a entrega foi pacífica, outras em que estive quase 30m à espera e outras em que me vim embora pois estava a máquina avariada.

E sim, como alguns aí dizem, tempo é o bem mais precioso que temos.

Voltar
Superior