Sitios Abandonados de Interesse

Ok, vinha aqui perguntar se era esse.[;)]

Já agora, descobri aqui um site com fotos do abandono do Ramal de Moura.

Ramal de Moura :: Fotopic.Net

E a página principal com muito material interessante.

ADCosta :: Fotopic.Net

A família é daí pertinho, e em pequeno ainda fui às festas da terrinha que é lá nesse monte.

Por acaso há uns meses descobri ali umas paisagens bem giras, mas acho que não se adequa a isto, dado que não são sítios.

Esse ramal tá como todos os outros que foram abandonados. A maior parte deles fechou toda na mesma altura, e foi o sr Cavaco que mandou.

Como o Forum ontem estava mais em baixo do em cima, aqui ficam as fotos de ontem.

Dois ''palacetes'' abandonados a poucas dezenas de km's de Lisboa, praticamente lado a lado.

P1930106.JPG

P1930107.JPG

P1930108.JPG

P1930112.JPG

A poucas dezenas de metros destes dois, avistei uma outra quinta, em que da estrada conseguiria ver o interior dos imóveis, no entanto, como começou a chover com grande intensidade, não foi possível de obter fotos.

Estes edificios são conhecidos por Lar Panorâmico de Camarate e serviram para alojar provisoriamente portugueses vindos da ex-colónias nos anos 70.

Em 1991 o proprietário dos imóveis entrou com um processo para reaver o imóvel ''alugado'', tendo a ordem d o Tribunal de Loures para desocuapr os edificios em 1993.

Desde essa data até hoje, encontram-se assim.

P1930116.JPG

P1930120.JPG

P1930121.JPG

P1930122.JPG

Sim, Alentejo, perto de Serpa, por baixo de uma ponte.

Não conheço bem a zona, mas mais à frente (de Serpa em direcção a Beja) há um cruzamento que diz Apeadeiro do Guadiana.
Sendo eu um fã de tudo o que tenha a ver com comboios/ferrovias, mesmo que seja material abandonado, estas fotos "mexeram" comigo [:D]
Conseguem ajudar-me com a localização do local, através de googlemaps?
Obrigado [:cool:]

A fábrica, segundo o que me pareceu, era a antiga fábrica de mobiliário ''Altamira'', e fica situada à saída da Amoreira para Alcabidche, junto ao cemitério.
Parece ser um local com interesse para visitar/fotografar. No entanto, tem aspecto de ser utilizado para outras "coisas". Quando é este o tipo de situação, nunca arrisco a ir só. Também pode acontecer o contrário. Ter "bom" aspecto e ser-mos apanhados de surpresa por algo ou alguém :sh)
Resumindo, o melhor é nunca ir só. Mas por vezes não resisto [8b]

Sendo eu um fã de tudo o que tenha a ver com comboios/ferrovias, mesmo que seja material abandonado, estas fotos "mexeram" comigo [:D]
Conseguem ajudar-me com a localização do local, através de googlemaps?
Obrigado [:cool:]

Não sei se já alguém respondeu:

http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=37.981763,-7.653769&spn=0.002334,0.006866&t=k&z=18

A entrada da estrada que dá acesso ao apeadeiro fica um pouco mais para o lado de beja (+/-) a 2 quilometros da ponte.
LOL quando andava no politécnico em Beja de vez em quando ia até aí passear! Ainda me lembro que foi na altura do cometa hale-bopp, ao regressar ai da ponte já o ceu estava estrelado e o cometa ficava mesmo por cima da cidade de Beja. Eram umas lindas fotografias se já houvessem máquinas digitais!

Last edited:
Não sei se já alguém respondeu:

Google Maps

A entrada da estrada que dá acesso ao apeadeiro fica um pouco mais para o lado de beja (+/-) a 2 quilometros da ponte.
Varycela, obrigado pelo link com a localização. É um local que irei visitar. Vamos ver quando é que disponibilidade permite :sh)

Last edited:
Também gostas de comboios? Tens aí muita linha abandonada para conhecer[:cool:]
Pois, os comboios, são umas das várias pancas [;)] Realmente, existe muita "coisa" para ver. A disponibilidade é que não é muita e por vezes também é complicado arranjar companhia para tal. Depois arrisca-se a ir a estes locais sozinho.

Palácio de Manique do Intendente

Palácio de Manique do Intendente

Alimentando um pouco mais este tópico, deixo-vos meia dúzia de fotos que tirei este ano. Trata-se do palácio de Manique do Intendente, que se encontra na localidade com o mesmo nome.
Peço desculpa por não conseguir colocar a fotos a aparecer e terem de abrir uma por uma (se poderem ajudar, melhor).DSC03225.JPG

DSC03226.JPG

DSC03227.JPG

DSC03228.JPG

DSC03229.JPG

DSC03230.JPG

DSC03233.JPG

DSC03234.JPG

DSC03235.JPG

DSC03236.JPG

DSC03238.JPG

Last edited by a moderator:
Pois, os comboios, são umas das várias pancas [;)] Realmente, existe muita "coisa" para ver. A disponibilidade é que não é muita e por vezes também é complicado arranjar companhia para tal. Depois arrisca-se a ir a estes locais sozinho.

Eu gosto da temática da Ferrovia, por acaso. Zona a sul do Tejo tens aí algumas linhas abandonadas que ainda podes visitar, mas talvez não por muito tempo.

Back