Sitios Abandonados de Interesse

Hoje no JN vinha uma notícia sobre a Central de captação da Foz do Sousa.

O edifício encontra-se quase vazio, resultado de alguns saques e do abandono ao longo dos anos. Quando vi a noticia lembrei-me deste tópico. [:D]

Aqui fica o link
- JN

NuUma das principais artérias de Lisboa, estão estes, dos quais não tenho outra memória, a não ser de estarem abandonados.
Entretanto fizeram umas pinturas.[:cool:]

View attachment 89563

View attachment 89564

View attachment 89565

View attachment 89566

View attachment 89567

Um pouco de cultura. [;)]

PINTURA MURAL GIGANTE EM PLENO CORAÇÃO LISBOETA
Se passar pela Avenida Fontes Pereira de Melo em Lisboa vai poder observar esta incrível pintura mural, cuja autoria pertence à dupla de ilustradores brasileiros Gustavo e Otávio Pandolfo, mais conhecidos pelo nome de Os Gémeos.

Isso é o Forte de Nossa senhora da Graça em Elvas, certo?

É sim sr. [;)]

Enquanto era "gerido" pelo Exercito, nomeadamente pelo RI8 de Elvas, já estava ao abandono, no entanto ainda era área militar e ainda lá fazia uns exercícios.
Agora disseram-me que pertence a Estremoz, mas está completamente aberto e ainda mais degradado.

Já estava com um pouco de pressa e não fui muito mais ao interior, mas está praticamente igual ao que estava há 10 anos :sh)

Isso já foi há .. muitos.. Meses [;)]

Esta fábrica já está ao abandono há bastante tempo, mas dantes sim lembro-me de guardarem ali carros novos mas talvez se recuarmos 3 anos ou assim .

Essa fábrica tem uma história: Quando a makro na Quinta do Anjo ardeu, esta mudou-se para essa fábrica, tendo depois também ardido enquanto a makro ainda ai estava, dai o aspecto visual dela.
Falava-se na altura que foi para receber o dinheiro do seguro (verdade ou não, não sei).
Depois disso é que foi parque de estacionamento de carros novos.

Aproveita-as agora que qualquer dia encostam de vez...

Encostam num barco em direcção à América do Sul para mais 50 anos de serviço [:D]

Metal, a 3ª foto é impossível passar por aqui, só em sonhos [:D], quanto à 4ª foto foram renovadas há uns 10 anos e passaram a ter outra roupagem

5501.1234895690.jpg

As famosas (e horríveis) alfaces [:D]

Há aqui muitos aficionados por locais abandonadosapr:) (incluindo eu)[:p]

Em Esposende há lá uma casa, que mais parece um palácio, em frente ao mar que desde que me lembro está abandonado.:sh)

Alguém sabe o que é?

Um dia quando passar lá tiro umas fotos[;)]

Em que sitio de Esposende? Estas a falar do Forte de São João que tem o farol e é perto do bar da praia? Na foz do Cávado?

Em que sitio de Esposende? Estas a falar do Forte de São João que tem o farol e é perto do bar da praia? Na foz do Cávado?

É mais na Apúlia já pus uma foto da tal casa uns posts atrás[;)]

Mas não é um forte é mesmo uma casa

Isso é o Forte de Nossa senhora da Graça em Elvas, certo?
Conheci este local à cerca de 2 meses. Fui mais uns amigos até Badajoz e parámos em Elvas para almoçar. Reparamos em algo lá no cimo do "monte". Curiosos, fomos até lá. Ficamos deslumbrados com o que vimos e no estado em que está :sh)
Não dei descanso à maquina fotográfica [:D]

pois claro [;)]
Visitei esta estação nas minhas férias em 2006. Pelo que vejo nestas fotos, o seu estado mantém-se [8b] Na mesma zona, mais à frente fui dar uma olhadela na ponte que passa para Espanha e o primeiro túnel [;)]

Visitei esta estação nas minhas férias em 2006. Pelo que vejo nestas fotos, o seu estado mantém-se [8b] Na mesma zona, mais à frente fui dar uma olhadela na ponte que passa para Espanha e o primeiro túnel [;)]

Antes se mantivesse... Está cada vez pior, bem pior que em 2006.
Ainda me lembro dela com os vidros intactos...[s)]

Antes se mantivesse... Está cada vez pior, bem pior que em 2006.
Ainda me lembro dela com os vidros intactos...[s)]
Tenho um familiar que visitou o local à cerca de 1 mês. Tirou fotos pois sabe que gosto da coisa, mas ainda não tive oportunidade de vê-las [8b]

A magia de certos lugares recônditos reside na forma como eles nos dão essa maravilhosa sensação de ocultar eternamente todos os momentos que por eles passam. São momentos transformados em segredos, de um tempo que pára naquele espaço, num espaço que parou no tempo.
Para encontrar esses lugares é preciso ter algum espírito de aventura… E alguma genica nas pernas. O acesso deste paraíso bucólico a poucos quilómetros da Nazaré, faz-se por uma longa escadaria (quase) natural (e quase) infinita que nos vai transmitindo, ao longo do seu percurso, a sensação de estarmos prestes a encontrar o núcleo da terra. A descida termina numa pequena ponte improvisada sobre um pequeno riacho que por ali passa.
Depois vem a compensação do esforço da descida: um magnífico jardim natural que dá abrigo a duas áreas de descanso independentes, separadas por uma árvore tombada. Numa dessas áreas somos ainda presenteados com um baloiço construído sobre um ramo de uma das grandes árvores que cobrem quase todo o local. Enquanto ouvimos o canto dos pássaros e o barulho da água gelada que passa pelo riacho, concluímos que afinal o céu fica no centro da terra.

(Peço desculpas pela má qualidade das fotografias, mas uma handycam não foi feita para estes propósitos - fica a boa intenção) ;)

Tinha um montes de fotos dessas bandas, mas o disco externo foi-se, e foram-se as fotos.

Eu sei, deve ter sido a primeira e a última vez que andei nelas.

Que, segundo reza a lenda, esta semana foram grafitadas a dizer "Sucata Espanhola" [:D]

Olha que os camellos metem as 600 a um canto em muitos aspectos, em minha opinião.

Tenho um carinho especial pelas 600 (são alguns anos a percorrer o Douro de uma ponta à outra nelas) mas da maneira que estão, ou se modernizam ou se abatem (ou se impingem a alguém, se houver quem as queira...)

Tinha um montes de fotos dessas bandas, mas o disco externo foi-se, e foram-se as fotos.
Tenho de arranjar coragem para colocar umas quantas fotos (tiradas em 2006). Quando chego a casa a vontade de ligar o PC é pouca. Vou tentar passá-las para a pen e aqui no bules, na hora de almoço, coloco-as.

Hello novamente,
relativamente à antiga estação de Barca d´Alva, lembrei-me que tinhas a fotos num site. Deixo-vos umas quantas tiradas nas minhas férias em 2006.
Barca d´Alva_02.JPG

Barca d´Alva_03.JPG

Barca d´Alva_04.JPG

Barca d´Alva_05.JPG

Barca d´Alva_06.JPG

Barca d´Alva_07.JPG

Depois fui ver a ponte que atravessa para Espanha:

Barca d´Alva_08.JPG

Barca d´Alva_09.JPG

Já do lado espanhol, vista para as duas travessias do rio. A primeira é a rodoviária e a que está em segundo plano era onde o "quim" atravessava para o outro lado.

Barca d´Alva_10.JPG

A entrada do túnel (lado espanhol), praticamente a seguir à ponte

Barca d´Alva_11.JPG

E incansavel companheira de viagem [;)]
Barca d´Alva_12.JPG

Até breve!

Back