Slick 50

highlander

New member
ora bem, hoje lembrei-me de trazer às vossas considerações o famigerado "Slick 50" e outros produtos do género (Métal 5...). A questão é: isto serve para alguma coisa ou é uma merdoquice-tipo-banha-da-cobra? Pela minha parte e na base das minhas dúvidas estão dois relatos que ouvi, há uns tempos: um fulano que meteu Slick 50 numa Toyota Star Van com 280000km e aquilo "limpou-lhe" de tal maneira o motor que começou a mamar óleo desalmadamente... e colocar a trabalhar em frio era "pró tecto..." claro que o gajo raispartizava o Slick tanto quanto podia.
Por outro lado, um outro caramelo espetou com uma garrafita de Slick pra dentro do motor dum Uno 1.4 TurboD e, maravilha das maravilhas, até reduziu o consumo de óleo...

Afinal, quem tem razão? uns dizem que os re-metalizantes "limpam" a calamina do motor ( efeito semelhante ao GPL?); outros defendem que limpam mas a seguir aderem e preenchem as micro fissuras...

em que ficamos? há relatos de experiências por vossa parte? estes produtos são úteis ou prejudiciais? ou não fazem um corno, servem pra levar os eurís da carteira?

citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

Em caso de duvidas, Tá mas é quieto

não, não era para o meu caso... sou mais como o NMC:
citação:NMCPower Posted - 12/06/2006 : 17:36:11 Eu sou da opinião...nao deitar nada lá para dentro alem do Oleo e gasoleo...

queria era saber se isso é treta ou não...

O que ouvi dizer é que nos motores mais escafiados a coisa até resulta, agora num motor que está de perfeita saúde nem chegar perto é bom, é um bocado como os medicamentos que tomamos, ninguém toma medicamentos pra ficar bom de saúde quando já está e podem fazer mal, agora se estás doente o caso muda de figura. lol

Em tempos deram-me uma coisa dessas e quando mudei o óleo do carro que tinha na altura juntei a dita embalagem...se é bom ou mau não sei, vendi o carro uns meses depois...ainda estou vivo. :D

Eu usei slick 50 à uns 15mil kms no meu Patrol ,
a conclusão é brilhante !

menos uns euros na carteira !

O que fez ao motor não sei , mas aquele toc toc toc quando está frio , nunca mais fez .

há uns anos atrás tive um ax gti com um balurdio de kms, que mamava resmas de óleo,quando estava parado nas filas de transito tinha de fechar os vidros por causa do fumo branco.então aconselharam-me o slick 50 e assim fiz.ganhei com a diferença que o cheiro do fumo era ligeiramente diferente,de resto tudo igual.pode até ser bom,mas eu não acredito.
em contrapartida andam por ai uns produtos semelhantes,vendidos por um espanhol(basco) de nome Mayer,que já ouvi dizer que têem uns resultados bastante bons em termos de protecção das partes moveis do motor.

citação:Originalmente colocada por paulo_lanca

o ppl diz maravilhas dos faher !

epá é isso mesmo,não sei onde fui buscar o Mayer[8][8][8].

P.S. tou confuso,ou é Mayer ou Faher,já não tenho a certeza[8)].

Boas
Antes de mais deixem-me dizer que como já aqui foi dito as opinioes dividem-se. E porquê??

Eu penso como vocês, em caso de duvida mais vale estar quieto.

O que é o slick 50??
O slick 50 é um lubrificante á base de PTFE vulgarmente conhecido por teflon, que adere as superficies metálicas aumentando o poder lubrificante, logo diminuindo o atrito entre peças, o que resulta num menor aquecimento e menor desgaste.

Onde se recomenda ??
É assim da experiência que tenho sobre o produto (quase 20 anos), posso dizer que é óptimo em carros mais antigos já com umas dezenas de milhar de kilómetros (A partir dos 70/80 mil Kms).Pois quando o PTFE adere ás paredes dos cilindros vai "preenchendo" algum desgaste que possa existir, assim como amortece o funcionamento da distribuição reduzindo o ruído do Motor.

O slick 50 não provoca colmatação de filtros nem entupimento de segmentos de lubrificação.

O slick 50 não faz limpeza ao motor aumentando as fugas.
O que pode aumentar os consumos de óleo é o caso de motores antigos que tenham durante muito tempo funcionado com óleos de base mineral ou semi-sintéticos, e que comecem a utilizar óleo sintético.
Embora o óleo sintético ser o que tem melhor caracteristicas neste caso devido ao seu efeito detergente remove residuos podendo dar origem a consumo de oleo assim como aumento de ruido.

Mas atenção o slick 50 tem várias expecificações consoante o tipo de motores, tal como os oleos.

Existe para motores diesel, gasolina, com ou sem turbo, commonrail, transmissoes, caixas de velocidades, aditivos de combustivel, caixas de direcção etc.

Para carros novos não recomendo, pois pode alterar parametros de medida (por exemplo nos carros com avaliação computorizada do estado do oleo) bem como os aditivos para diesel podem danificar os injectores do sistema commonrail.

O teste que eu já fiz quando tinha o meu velho MERCEDES 190D foi uma análise respetrométrica em que se verifica qual o tipo e quantidades de metal existente no óleo usado, e com o slick 50 as quantidades reduziam.

Cumprimentos Rui Ribeiro.;)

Ja usei no panda cá de casa que estava a precisar de segmentos e ajudou a solucionar o problema!

citação:Originalmente colocada por paulo_lanca

o ppl diz maravilhas dos faher !

Uso disso nos carros, ja usava nas motos, sempre fui ceptico quanto ao uso desses produtos ate que vi uma demonstração a minha frente e fiquei convencido, por acaso so agora mais recentemente e apliquei no carro e tem um trabalhar muito mais certo e muito menos ruidoso, mai suave, no caso da Faher tens aditivos para carros "novos" poucos km, e para carros com mais km com é o caso do meu.... Ate agora sou um cliente satisfeito!!
É aonselhavel juntar nova doze de aditivo de 30k km, dizem eles.
O proximo passo é aplicar faher nas caixas do samuka e do carro.

@braços

Este tópico interessa-me, tenho uma C Jumper de 9 lugares com +- 300000Km's, seria útil aplicar esse produto?
Como é feita a adição? Mistura-se no combustivel? basta uma vez, ou tem de se ir aplicando?

citação:Originalmente colocada por fpniva

Este tópico interessa-me, tenho uma C Jumper de 9 lugares com +- 300000Km's, seria útil aplicar esse produto?
Como é feita a adição? Mistura-se no combustivel? basta uma vez, ou tem de se ir aplicando?

Boas

É assim no caso do slick 50 deves adquirir um compativel com motores diesel, depois adicionas uma embalagem de 750 ml quando fizeres a muda de óleo e filtro, reduzindo esses 750 ml no total do oleo, ou seja se a tua carrinha levar 6 litros de óleo colocas 5,25 + 0,750 que prefaz os 6 litros.

Cumprimentos Rui Ribeiro:);)

Essa embalagem de 750 ml é indicada para cilindradas entre 1400 e 3000cc.

Se a cilindrada for inferior a 1400cc, o que não é o teu caso, adiciona-se 500ml.

citação:Originalmente colocada por speedygonz@lez

citação:Originalmente colocada por fpniva

Boas

É assim no caso do slick 50 deves adquirir um compativel com motores diesel, depois adicionas uma embalagem de 750 ml quando fizeres a muda de óleo e filtro, reduzindo esses 750 ml no total do oleo, ou seja se a tua carrinha levar 6 litros de óleo colocas 5,25 + 0,750 que prefaz os 6 litros.

Cumprimentos Rui Ribeiro:);)

Essa embalagem de 750 ml é indicada para cilindradas entre 1400 e 3000cc.

Se a cilindrada for inferior a 1400cc, o que não é o teu caso, adiciona-se 500ml.
Tank's ;)

Back