Smart Roadster Brabus [AjUdA!!!]

HugoRomeiro

New member
Bom dia pessoal,

apesar de nao ter sido um membro muito activo (por motivos profissionais), nao tenho deixado de de vez enquando vir ca dar umas espreitadelas ao que se passa no forum, contudo, por ver que existe muita gente entendida no ramo automovel (pelo menos mais que eu) e por ja ter visto que existe "malta" do forum com smart´s, pedia a vossa ajuda para uma situação a qual vou passar a relatar (antevenho ja as minhas desculpas pela extensão do texto:S):

- Um amigo meu, adquiriu um smart roadster brabus importado, o qual parece ter um desempenho em estrada um pouco "esquezito"!!!

Definir esquezito: nao passar dos 180km/h em plano e levar "ratadas" de clios dcis de 105cv´s (o que nao deveria acontecer, nao só pela aerodinamica, como também pela rotatividade dos motores a gasolina turbo)

Gostaria que me dissessem, se possivel, quais as diferenças de pressões de turbo dos smart´s a gasolina, principalmente, o de 82cv´s e do 101cv´s e também se soubessem, quais os valores de vel. maxima atingidas de ponteiro por ambas as versões!

Tenho a noção (e o dono tambem) de que o carro possa ter sido "impinjido" tipo gato por lebre, e que o carro possa tar aldrabado ao ponto de lhe terem metido o Kit completo brabus (até tem o Kit LSD, portas a abrir para cima), mas a tampa do motor nao diz nem Brabus, nem nada!!!

O carro em arranque nao consegue sequer ir a frente do clio 105 (testes realizados com carros de amigos nossos)

Mais uma coisa...estive a ver na internet, e os contakm´s dos brabus roadster marcam 220km/h de ponteiro e o do meu amigo só tem escala até aos 200!!! Será que é o quadrante do brabus antigo, por ser de 2003, ou será que é o principio de uma verdadeira "enrabadela"?!!?

Um obrigado desde ja a todos e cumprimentos ;)

Hugo Romeiro

Viva Hugo,

Podem ter acontecido duas coisas.
  1. O carro é de 82cv e podem ter colocado escape e alguns extras da brabus (por exemplo modelo bluewave, completamente brabus por fora, mas o motor é de 82cv) Podes no entanto confirmar se é brabus ou não pelo numero do chassi. Manda pm que confirmo-te isso.
  2. Se for mesmo brabus o motor ou o turbo ou filtro poderá ter algum problema.
Cumprimentos,

PS: Atenção que se for de 82cv NÃO É BRABUS, BRABUS são os de 101cv

Last edited:
Os Smart Roaster não vêm limitados aos 180kms/H?
Eu andei com um de 82cv's (não era o brabus) e ele cortava aos 180kms/H.

Pelo que tenho lido e ouvido, não... mas essa é a velocidade normal (sem repo) nos de 82cv uns dão uns pozitos mais, mas é tudo por ai

Off topic:
Não ia muito mais além disso... mas garanto-te que cortava muito antes do redline.O mesmo acontecia com o fortwo de 62cv mas aos 140km/h [br:)]

Que carros fáceis de conduzir.
O Ronco e o DumpVal do roadster era algo mesmo descomunal!

On Topic:
O teu amigo tem o de 82cv com 99.9% de certeza.

obrigado a todos os membros que me responderam,

realmente a vel. maxima é de 190km/h reais, so que de ponteiro dao sempre mais!!!

Pois realmente nos tambem achamos que é o dos 82 cv´s

O carro como é importado, será que houve em 2003 alguma edição de brabus com 82cv´s??

realmente a vel. maxima é de 190km/h reais, so que de ponteiro dao sempre mais!!!

O carro como é importado, será que houve em 2003 alguma edição de brabus com 82cv´s??

Não me parece ...

O mais provavel é ter comprado um Smart com os kit's estéticos opcionais da Brabus ... só a parte de motor é que nao é brabus ...

Compras uma Box á Brabus e pronto já tens um Smart Brabus ...

Há muitos assim em PT ... e muitos a vender gato por lebre.

Os brabus SÃO todos de 101cv, pois todos os brabus (mesmo os mais fracos em extras versao finale) para serem brabus tem motor, suspensões e escapes pelo menos (para fazerem os 101cv)

De 2003 NÃO é BRABUS, houve em 2003 um edição especial denominada bluewave (a tal que já referi) têm os exteriores do brabus, mas não tem suspensões nem motor brabus (nem sei se terá o escape).
Os brabus só sairam em 2004, em 2005 brabus xclusive e em 2006 brabus finale.
O carro do teu amigo é azul certo?

Cumprimentos

Last edited:
Boas..

Os smart Roadster nao estao limitados.. o meu é o de 82cv's e cola nos 190 a vontade.. ja passou os 200 a descer (GPS)

As portas LSD não são de série ou mesmo extra da Smart...

O que poderá ter acontecido, foi ele ter comprado a versão bluewave.. ou seja, equipamento = brabus (tem suspensao, jantes, escape duplo, etc etc, tudo como o brabus), motor = 82cv's...

Mais alguma coisa envia-me pm.

1 abraço

Panda_N_Shark,

ja falei com o meu amigo e ele confirmou..o carro dele é a versão bluewave, mas ele afirma que o vendedor lhe disse que o motor era brabus e que tinha 101cv´s!!!

ele neste momento esta a trabalhar, mas que a noite me da o numero de chassis e depois envio-te amanha por PM o numero de chassis e se puderes fazias-me esse grande favor mesmo!!! ;)

O carro dele é de Dezembro de 2003, realmente, mas como foi uma serie produzida na alemanha talvez tenha iniciado a produção dos brabus em 2003 lá e em 2004 cá (penso eu de que..)

O carro tem escape ao meio,com duas ponteiras saidas.

Ah..e realmente o carro é azul!!!

Será que mediante ser a versao bluewave, so por ai, quererá dizer que nao é brabus mesmo?! Bluewave nao sera apenas uma versao de equipamento que a brabus lançou??

Abraço ;) e obrigado a todos por me estarem a ajudar!!!

ja agora..todos os brabus, desde que foi iniciada a produção brabus, sairam sempre com o quadrante a marcar 220km/h ou houve produções em que os contakm´s apenas marcavam 200??

Será que isso tambem pode querer dizer alguma coisa??

abraço

Boas Hugo

Tens várias formas de descobrir se é brabus ou não. A mais certa é o numero do chasi. No entanto sendo bluewave é certo que o motor não é brabus, podes também ver o motor e confirmar se diz brabus, porque se for diz brabus e não smart, logico que na alemanha como cá tb ha quem aldrabe isso ... dai não ser uma fonte tão segura.

Voltando a outra questão sendo de 2003, é mesmo impossivel ser brabus, a versão bluewave saiu em 2003 com tudo brabus (menos motor como já aqui foi dito) para aqueles que não queria esperar pelo brabus, e assim sempre se venderam mais alguns ;)

Podes enviar pm na mesma, está à vontade, mas basta veres se os numeros do chasis correspondem a estes 6 (são logo os primeiros 6 depois das 3 letras)
452.437 são a referência para os brabus cabrio e 452.337 para a versão coupé.

Pelo que sim a versão bluewave foi uma semi-versão do brabus que viria a sair mais tarde, em que a diferença é o motor.

Cumprimentos,

sim, claro que enviarei via pm o numero de chassis do carro!!!

Nao ha nada melhor, do que sermos ajudados por quem percebe mais do assunto do que nós proprios, aliás, só hoje é que me dediquei em aprofundar os meus conhecimentos acerca dos smart´s!!!

Estive a pesquisar na net, e encontrei um site restrito apenas à smart, com todas as versões do roadster e vi que a versao bluewave vem equipada com o propulsor de 82cv´s.

Mas por uma questão de exclusao de partes, quero ter a certeza atraves do numero de chassis se realmente ha ou nao a hipotese de ser o motor brabus!!!

Por acaso vi que o motor nao tinha la escrito brabus, apenas tinha smart e tambem achei estranho!!!

É que o carro foi adquirido a bem pouco tempo, e o vendedor garantiu ser a versao brabus com motor 101cv´s!!!

hoje em dia quando se compra um carro, ja nao nos podemos aconselhar com os vendedores, porque senao somos realmente enganados..pessimo!!!

Pior que tudo, o meu amigo pagou 20 000€´s pelo carro, por lhe ter sido dito que era uma edição limitada que até vinha com as portas LSD e que so tinham sido produzidas X unidades.

Mas tirando todos estes "quês", posso adiantar a minha opinião pessoal sobre o carro...é um show!!! Adorei andar e so de pensar que o motor 82cv´s se mexe tao bem, gostaria realmente de exprimentar o de 101cv´s!!!

É impressionante, a forma como o motor de 82cv´s se mexe de forma tao expedita e cativa tanto a condução daquele que é considerado e o é realmente como um Kart!!!

O carro é excepcional e as portas a abrir para cima, realmente, marcam toda a diferença ;)

Quanto ao site podes divulgar, podemos não conhecer e é sempre mais um ;)

O facto de ser edição limitada, sim é, só foram produzidos, mas fica aqui o que retirei

" A special edition roadster, available only in Blue! Smart had announced their intentions to produce a Brabus modified car, however the engine was a long way off. In order to fill the gap they released the Bluewave, effectively a Brabus but without the engine or suspension. Leather was not standard either.
Only 350 Bluewave roadsters were made and 150 Bluewave coupes, of which only 125 were for the UK."

Desculpem estar em inglês mas penso que seja perceptível.
Cumprimentos,

Back