Software mais utilizado na vossa area?

Já usei bastante Mastercam e Autocad, agora só esporadicamente o SAP, mas tenho algum receio em aprender mais do que aquilo que faço, não consigo fazer "undo" a nada, nem trabalhar "offempresa" para aprender. É uma empresa muito grande para estar arriscar e fazer borrada. Se alguém conhecesse um tutorial era excelente.

wrong só porque sim? podias fundamentar...
mais da metade do meu trabalho é feito em excel, uso-o até para gerar scripts.

Desculpa, era para ter continuado entretanto na conversa mas depois fui embora e só agora voltei. :)

Sim, o Excel pode ser (aliás, é!) bastante usado para planeamento de telecomunicações, e então para aquela malta que está na optimização de redes com logs e logs de tráfego deve ser mesmo a coisa mais usada.

Mas há muito mais nas telecomunicações para além disso. Se estiveres no projecto de ligações por feixes hertzianos então um software com cartografia extensa (incluindo topografia, orografia, tipos de solos, etc) é fundamental.

E, se das redes de telecomunicações passares para o projecto de equipamentos de telecomunicações, o Excel serve como uma calculadora +/- básica, mas software para simulação e CAD é fundamental.

Programação, uso Outsystems, plataforma de desenvolvimento , SQL Server e Visual Studio c#.

Alem disso, MS Excel, Word, Outlook, Project.

Economia/contabilidade/Auditoria Financeira.

MS Word e Excel

SPSS, Gretl

PHC, PRIMAVERA, PMR, SAP...

IDEA, Working Papers, ambos da CaseWare...

Trabalhas com a maioria e ao mesmo tempo? [:D]

Eu no meu trabalho principal (Auditoria Financeira) convém saber trabalhar com os programas que os diferentes clientes usam, só naquela para não fazer má figura (pelo menos no módulo de Contabilidade)... Posso meter mais se quiseres... [:p]

EDIT: Mas também podes continuar a falar daquilo que não sabes... (refiro-me à minha profissão, não meto em causa o teu conhecimento de alguns ou de vários desses programas...)

Last edited:
Mas eu disse alguma coisa dessas? Apenas quis saber porquê e o que achavas de usar esses que coloquei a bold...curiosidade e informação apenas. De repente, e vá-se lá saber porquê :confused:, respondes dessa forma.

Este pessoal anda muito quente...só pode.

Se não é para falar e trocar impressões, não sei o que vale estar num fórum. Se é só para responder com 2 pedras na mão e com um pé atrás.

Mas eu disse alguma coisa dessas? Apenas quis saber porquê e o que achavas de usar esses que coloquei a bold...curiosidade e informação apenas. De repente, e vá-se lá saber porquê :confused:, respondes dessa forma.

Este pessoal anda muito quente...só pode.

Se não é para falar e trocar impressões, não sei o que vale estar num fórum. Se é só para responder com 2 pedras na mão e com um pé atrás.

Peço desculpa, que não intrepertei assim... Também levado pelas minhas memórias. Peço desculpa então.

Sim, trabalho com a maioria, ao mesmo tempo em principio não... [;)]

O motivo è o explicado a cima...

Abraço

PS: Para a próxima, vou tentar não ver mais para além do que está escrito. Desculpa mais uma vez.

EDIT: Para mim o melhor ainda é o PMR, menos complexo, e em termos de contabilidade (só), no geral faz tudo o que os outros fazem... Já para não falar que alguns, tipo Primavera (penso que não me estou a trocar), deixam lançar um documento sem ficar saldado...:sh)

Last edited:
Basicamente é vassoura e esfregona.... [:p][:D]

Nas horas vagas..... DXTBmp, Zmod, Paint.net, Photoshop, Notepad, Wordpad, IE9, WinZip/RAR.......... fora os outros que vai sendo preciso mexer de quando em vez

Peço desculpa, que não intrepertei assim... Também levado pelas minhas memórias. Peço desculpa então.

Sim, trabalho com a maioria, ao mesmo tempo em principio não... [;)]

O motivo è o explicado a cima...

Abraço

PS: Para a próxima, vou tentar não ver mais para além do que está escrito. Desculpa mais uma vez.

No problem. Isto da net tem destas coisas. Neste caso foi mesmo só curiosidade minha em saber o que achavas deles, etc. Alguém que trabalhe com todos, e ainda por cima de forma recorrente, não é nada normal e é sempre uma mais-valia já que pode apontar opiniões com mais validade.

PMR não conheço. Os outros posso dizer que conheço, uns mesmo bem :)

No problem. Isto da net tem destas coisas. Neste caso foi mesmo só curiosidade minha em saber o que achavas deles, etc. Alguém que trabalhe com todos, e ainda por cima de forma recorrente, não é nada normal e é sempre uma mais-valia já que pode apontar opiniões com mais validade.

PMR não conheço. Os outros posso dizer que conheço, uns mesmo bem :)

Fiz um EDIT no post a cima, para responder o que acho "melhor"... Nessa classificação estou a pensar, naquele programa que faz o que se interessa, sendo mais intuitivo, e tendo mais funcionalidades que embora por vezes "estupidas" são muito uteis...

Por exemplo, conheço quem faça os quadros todos dos Anexos às Df´s e da IES directamente do PMR, claro está, que tem ali muito tempo e dinheiro investido para o programa fazer isso.

Eu normalmente, gosto mais do que complica menos e chega ao mesmo fim! E atenção que estou a pensar nos módulos de Contabilidade.

Claro que como ERP, não será o melhor... E ai depende como sempre de empresa para empresa. Tenho cliente com o SAP a servir de ERP e é um espectáculo e tenho clientes a utilizarem o PHC como ERP e também funciona um espectáculo. Depende da empresa, da área, da software house...

É como tudo, né, depende...

Last edited:
Desculpa, era para ter continuado entretanto na conversa mas depois fui embora e só agora voltei. :)

Sim, o Excel pode ser (aliás, é!) bastante usado para planeamento de telecomunicações, e então para aquela malta que está na optimização de redes com logs e logs de tráfego deve ser mesmo a coisa mais usada.

Mas há muito mais nas telecomunicações para além disso. Se estiveres no projecto de ligações por feixes hertzianos então um software com cartografia extensa (incluindo topografia, orografia, tipos de solos, etc) é fundamental.

E, se das redes de telecomunicações passares para o projecto de equipamentos de telecomunicações, o Excel serve como uma calculadora +/- básica, mas software para simulação e CAD é fundamental.

A pergunta era qual o software mais utilizado e a resposta, para mim, é o excel.

Eu trabalho em duas das tres áreas que citaste. em Planeamento e Optimização o excel é a ferramenta utilizada na maior parte do tempo. Utilizo mais 3 ou 4 ferramentas (prefiro não dizer o nome) mas servem apenas para criar scritps e commissioning files, e os cria a partir dos ficheiros excel que carrego.

Em Feixes Hertzianos utilizo o Pathloss (iQlink nalguns projectos) para dimensionamento e cálculos e, para não fugir, o excel para tratamento de dados e reports.
Para criar e configurar os links prefiro fazê-lo no excel e depois importar no Pathloss, dá muito menos trabalho para projectos complexos.

Para R&D tens razão, o excel serve para reports, listagens e pouco mais...

Last edited:
E o Gretl? Tens outra actividade para além da auditoria financeira? Ou foi durante a licenciatura que trabalhaste com ele?

Gretl e o SPSS usei na licenciatura, uso no mestrado e uso para algumas análises de avaliação de empresas, bem como simulação e analises binarias... Mas não uso na vida profissional com o detalhe usado em econometria por exemplo, mas é muito útil. Vá a MAIORIA das coisas dava para fazer no excel, mas tenho a mania hehehehe...

Tas em, ou fizeste economia?

EDIT: Sim, vou tentando fazer uns biscates para além da auditoria... ;) mas mesmo para auditoria poderia ser utilizado o gretl e o SPSS, devido ao risco, à amostragem, e à materialidade (estatística...). Mas isto, só na teoria... Na vida profissional salta-se isso e vai-se lá por aproximação... Hehehehe

Last edited:
Útil, sim..Apenas achei estranho uma lista tão vasta e ligados a áreas diferentes, se bem que alguns interligados.

Gretl e o SPSS usei na licenciatura, uso no mestrado e uso para algumas análises de avaliação de empresas, bem como simulação e analises binarias... Mas não uso na vida profissional com o detalhe usado em econometria por exemplo, mas é muito útil. Vá a MAIORIA das coisas dava para fazer no excel, mas tenho a mania hehehehe...

Tas em, ou fizeste economia?

EDIT: Sim, vou tentando fazer uns biscates para além da auditoria... ;) mas mesmo para auditoria poderia ser utilizado o gretl e o SPSS, devido ao risco, à amostragem, e à materialidade (estatística...). Mas isto, só na teoria... Na vida profissional salta-se isso e vai-se lá por aproximação... Hehehehe

Útil, sim..Apenas achei estranho uma lista tão vasta e ligados a áreas diferentes, se bem que alguns interligados.

É como começa esse post. Economia/auditoria financeira/contabilidade. Penso que têm muito a ver, umas com as outras. ;)

Last edited:
Back