Solução "caseira" para proteger carro do sol!

JFernandes

New member
Boas. Tenho um carro que está estacionado dentro de uma propriedade mas está todo o dia ao sol. Como o carro só é usado uma vez por semana, pensei numa solução para o proteger do sol neste mês de Agosto...

Pensei em cobri-lo com 2 ou 3 cobertores velhos daqueles que se usam na cama...
Claro que se chover ou estiver muita humidade estes são retirados...

Acham que há problema ou que danifica o carro de alguma maneira?

Existem redes de sombra, umas verdes, mas o melhor é plantares umas árvores nessa propriedade...[:D]

Tive o mesmo problema que tu.

Para resolveres o problema precisas de pelo menos 2 paredes.
Nessas parede abres 4 buracos num ponto suficientemente alto e colocas 1 bucha e um camarão em cada um desses buracos.
Depois é só arranjares um toldo e uma pequena corda em cada ponta do toldo para prenderes nos camarões.
Ficas sempre com o carro à sombra.
Cobertores em cima nem pensar na minha opinião.......é sinónimo de riscos e em dias de vento o pó entranha-se todo debaixo dos cobertores. Quando os tirares fazes a areia arranhar na pintura...

Os cobertores não são muito boa solução. O melhor seria mesmo plantar umas árvores ou arranjar um toldo nem que seja preso a 4 estacas.

Capas,mantas,ou seja o que fôr a tapar ou a embrulhar um carro que esteja ao ar livre,na minha opinião é a pior das soluções.
A humidade que se forma durante a noite,(no campo ainda pior),fica aprisionada debaixo das cobertas e dentro do carro,e depois leva com o Sol e o calor em cima,e é um festim para o bolor e fungarada.
Mal por mal,se não houver outra alternativa,deixa-o esturricar que ainda é o mais saudável.

Um tema interessante , pois amigos , a chuva nao faz mal nenhum , o sol e um crime , para mim e uma doença ter o carro ao sol , desde que me lembre de ter carro , ai a uns trinta anos , que carro meu pelo menos o interior , (painel de instrumentos ) nem de inverno queima ao sol , e automatico o tapa-sol , esta ali sempre a mao , quando nao o posso por na garagem tento arranjar sombra , se for possivel claro , mas o painel pelo menos nunca apanha sol , ate me doi e nao sao meus os carrinhos quer novos quer velhos a torrar , sera que nao ha um papelao para tapar o para brisas? o pessoal quer e ter isto e aquilo de que vale? ter um painel com os melhores plasticos XPTO etc. se conseguem abandonar o carro e deixa-lo a torrar, a derreter , que e isso que o sol faz aos plasticos ,o interior chega com facilidade aos 60 Graus sabiam ? toquem no tablier com essa temperatura ,ate apetece,aqui na minha rua e mato, e depois ,a e tal tenho barulhos aqui e ali sera de que?

Amigo faz muito bem protejer o seu carro do sol , da maneira que for possivel, so faz e bem , nao tendo possibilidade de arranjar sombra, invente desde que tape o sol , esta a protejer tudo, interiores e exteriores , borrachas principalmente.Abraço

Last edited:
Um tema interessante , pois amigos , a chuva nao faz mal nenhum , o sol e um crime , para mim e uma doença ter o carro ao sol , desde que me lembre de ter carro , ai a uns trinta anos , que carro meu pelo menos o interior , (painel de instrumentos ) nem de inverno queima ao sol , e automatico o tapa-sol , esta ali sempre a mao , quando nao o posso por na garagem tento arranjar sombra , se for possivel claro , mas o painel pelo menos nunca apanha sol , ate me doi e nao sao meus os carrinhos quer novos quer velhos a torrar , sera que nao ha um papelao para tapar o para brisas? o pessoal quer e ter isto e aquilo de que vale? ter um painel com os melhores plasticos XPTO etc. se conseguem abandonar o carro e deixa-lo a torrar, a derreter , que e isso que o sol faz aos plasticos ,aqui na minha rua e mato, e depois ,a e tal tenho barulhos aqui e ali sera de que?

Depois queixam-se que os plásticos descascam e que há demasiados barulhos parasitas. Muita da qualidade de um carro é o dono que a faz, se houver boa manutenção/condução/conservação um carro dura muito mais e mantêm-se impecável durante anos.

Ainda no outro dia tive uma discussão com um colega acerca disso.
A opinião dele era completamente contrária: um carro deve estar ao sol para os materiais cederem e dilatarem, para que passado uns anos, numa altura de ficar ao sol, não partam...
Enfim...

Ainda no outro dia tive uma discussão com um colega acerca disso.
A opinião dele era completamente contrária: um carro deve estar ao sol para os materiais cederem e dilatarem, para que passado uns anos, numa altura de ficar ao sol, não partam...
Enfim...
Nunca tal ouvi...

Estou a passar pela mesma situacao .
E por isso informei-me imenso.
Tinha o carro com detalhe em garagem e agora dorme em zonas cheias de sol. Era o meu orgulho sempre lavado e com algum nivel de detalhe e agora :(

tenho colocado numa zona privada e arranjei daquelas tendas 3x3m que custam 29€.
Depois tenta arranjar algo mais como uns palsticos para poderes alcançar uma cobertura maior ate uns 5 metros. o MEU OUTRO problema é a qunatidade de pó onde o coloco. Carro lavado dura 1 dia. O pó ,sol e resinas de arvores lixam tudo. Tinha o carro com detalhe e agora esta cheio de riscos no verniz... Vom arranjar mais plasticos para cobrir a tenda de modo a levar com menos pó possivel

NUNCA
- Colocar de baixo de arvore. É pior que sombra. A resina faz buracos no verniz
- Colocar algo sobre o carro. Mesmo um lençol acaba por riscar (fiz isso e nao deu muito certo).
- Capas proprias ainda pior. Nem deixam a pintura respirar. É pior que sol e com sorte vais agarrar a pintura . E a humidade ...ui

EVITAR
Zonas de pó e vento. Risca-te o verniz todo

Fazer
-Deixar sempre 1 ou 2 janelas ligeiramente abertas para nao haver picos de calor elevadissimos e colocar algo para reflectir o sol.
- Arranjar uma sombra como fiz (3x3m ) +2 m de toldo cobrem o carro 80% da luz solar.
- Nao deixar perto de arvores. E regularmente ir verificar se tens rezina e caso sim, apos carro ficar com a chapa fria lavar.
- Lavar regularmente (1 x semana) e colocar alguma cera q te proteja do sol (anti uv)

abraço

Existe uma tenda completa por 200€. Seria como ter o carro em garagem pq fecha totalmente. Mas para o sol existem uns toldos 3x3. Nao fica o carro todo mas com algum plastico extra consegue-se uns 3x4,5m

A única solução (sem erguer paredes de cimento ou madeira) é um toldo, mas de preferência um toldo que tape não só por cima mas também de lado.

Eu não percebi se o post inicial se refere apenas a um carro que está assim este mês de Agosto ou se é para ficar sempre assim (num futuro próximo previsível).

Se for só por este Agosto, tenham lá santa paciência mas isso seria mariquice a mais. Os meus carros são lavados com luva de pele de ovelha (and all that jazz...), e dois deles estão na rua porque têm de estar.
Nesses casos (que são a maioria), o que há a fazer é tentar ter o carro protegido no exterior e no interior, nomeadamente com as ceras e produtos de "hidratação" de plásticos.

De notar que essa protecção não deve ser feita só no Verão, mas sim o ano todo.
Basta experimentarem colocar em pleno inverno uma pala no tablier daquelas de cartão com letras/desenhos, e ver como ela fica ao fim de 3 meses.

Claro que a melhor forma de conservar seria não só não ter grandes variações térmicas como também grandes concentrações de humidade, mas não só isso é difícil em muitas garagens, como ao ser possível implicaria que o carro não saísse de lá...

...e para isso existem museus! [:D]

Ou seja, se eu tivesse uma propriedade fechada onde deixar o carro (como aparenta), iria certamente procurar uma solução que simulasse uma garagem (ou na versão toldo ou construir algo), mas se for só por um mês nem vale a pena pensar mais nisso.

Só convém é ir passando a ver se não estão lá bombas de pássaros que fiquem a corroer a tinta. [;)]

Back