Som de batida seca

hardmotion

New member
Olá a todos,

Tenho um Fiat Punto de 1999, o qual levou com dois pneus semi-novos atrás há duas semanas. Depois foi à inspecção e passou sem nenhuma anotação. Os pneus dianteiros estão quase no limite.
O carro trepida bastante acima dos 120 km/h...julgo que porque os pneus da frente não estão equilibrados mas ainda nao os equilibrei porque vou substitui-los dentro de pouco tempo. Hoje cheguei aos 130 na AE...coisa que não costumo.
Depois de sair da auto estrada, cheguei a um troço de via rápida e voltei a dar 120...altura em que ouço uma pancada seca, como se alguem tivesse fora do carro e desse um murro na carroçaria. Achei estranho, abrandei ligeiramente e voltei a acelerar...altura em que volto a ouvir o barulho mais uma vez.
Depois disso abrandei e entrei em cidade e não passei dos 50. Não voltei a ouvir o barulho. Alguém tem alguma ideia do que poderá ser.

Agradeço a ajuda.

Pneus semi-novos ou semi-velhos?
Deves gastar uma nota e colocar pneus novos e não andar assim.
Podem ter telas partidas ou mesmo bolhas que dão esse tipo de sintomas.

Telas partidas ou bolhas fazem com que se ouça uma pancada seca?

o que estranhei foi que os sons só deram duas vezes, apesar da elevada rotação dos pneus...ninguém teve alguma vez um problema semelhante?

Telas partidas ou bolhas fazem com que se ouça uma pancada seca?

o que estranhei foi que os sons só deram duas vezes, apesar da elevada rotação dos pneus...ninguém teve alguma vez um problema semelhante?

Está bem apertada a roda?

Lembrei-me duma situação

Um amigo, foi mudar as jantes e os pneus a uma oficina de esquina.
E ouvia um roçar a baixa velocidade (as vezes torna-se dificil ouvir devido a barulhos exteriores) e a velocidades superiores ouvia barulhos tipo pancadas.

Conclusão: meteram os parafusos errados, e os mesmos estavam a roçar/bater no disco. Vai ver isso com urgência, pois isso pode trazer graves problemas ou até mesmo desgraças maiores

Lembrei-me duma situação

Um amigo, foi mudar as jantes e os pneus a uma oficina de esquina.
E ouvia um roçar a baixa velocidade (as vezes torna-se dificil ouvir devido a barulhos exteriores) e a velocidades superiores ouvia barulhos tipo pancadas.

Conclusão: meteram os parafusos errados, e os mesmos estavam a roçar/bater no disco. Vai ver isso com urgência, pois isso pode trazer graves problemas ou até mesmo desgraças maiores

Como é que meter os parafusos errados vai fazer com que rocem no disco?

Nesse caso se fossem parafusos que não fossem adequados aquele modelo a essas velocidades e forças de torque associados já teriam partido..

Se não forem parafusos indicados no que toca ao seu comprimento, óbvio que vão roçar/bater em algum lado....

Continuo sem entender com é que parafusos errados vão fazer com que rocem no que quer que seja.

Se forem compridos não apertam até ao 'fim'. A jante fica solta.

Se forem curtos não chegam a apertar.

Como é que se consegue por uns parafusos a roçar num disco? Nem sequer partilham o mesmo espaço físico.

Continuo sem entender com é que parafusos errados vão fazer com que rocem no que quer que seja.

Se forem compridos não apertam até ao 'fim'. A jante fica solta.

Se forem curtos não chegam a apertar.

Como é que se consegue por uns parafusos a roçar num disco? Nem sequer partilham o mesmo espaço físico.

Isso não é verdade.
Um amigo meu colocou parafusos demasiado longos e a roda chegava a uma altura que parava porque a ponta roscada do parafuso batia nalguma coisa.

Isso não é verdade.
Um amigo meu colocou parafusos demasiado longos e a roda chegava a uma altura que parava porque a ponta roscada do parafuso batia nalguma coisa.

Depende do cubo, há cubos de rosca fechada e cubos de rosca aberta, de qualquer das formas, como é que os parafusos roçam no disco?

Ja aconteceu num 190d meterem pernos mais compridos atrás e deu cabo do sistema do travão de mão ;)

Back