Sportscars/Protótipos/Endurance

É que uma coisa é fazerem tempos de F1 (não sei se fazem mas acredito que não andem muito longe, gostava de esclarecer isso com alguém que saiba).

Eu posso responder-te a essa dúvida. Este ano os LMP1/2 e os F1 correram ambos em três circuitos: Spa, Hungaroring e Silverstone.

• Em Spa, Sébastien Bourdais (Peugeot) e Mark Webber (Red Bull) conquistaram a pole. O primeiro fez 1:57.884 e Webber fez 1:45.778
  • Em Hungaroring os mais rápidos em qualificação foram Danny Watts (Strakka) e Sebastien Vettel. Watts pilotou um LMP2 e fez 1:32.431, enquanto que o melhor LMP1 foi o da Rebellion Racing (conduzido por Jean-Christophe Boullion) em 1:32.888. Vettel fez 1:18.773.
  • Em Silverstone, Alan McNish conquistou a pole para a Audi, com 1:43.475. Nos F1, Vettel foi o mais rápido com o tempo de 1:27.615
  • Já agora deixo aqui também os tempos dos GP2:
      • Spa - Michael Herck (DPR) 2:15.661
      • Hungaroring - Sam Bird (ART) 1:27.864
      • Silverstone - Jules Bianchi (ART) 1:39.189
Portanto, como vês, ainda falta muito aos LMP1 para chegarem à velocidade de um F1. São carros com propósitos completamente diferentes, um é construído para ser rápido e outro para ser fiável e durável. Os motores dos LMP têm de aguentar mais de 24h num fim de semana, já os F1 não andarão mais de 3h por fim-de-semana. Porque é que achas que na F1 se tiram 700+bhp de um V8 2.4L e a Aston Martin só tira 650bhp do seu V12 6.0L em Le Mans?

Pelo que os comentadores da Eurosport iam dizendo durante a madrugada da última edição, os carros este ano já não serão tão rápidos.

Este ano os mais rápidos nas 24h Le Mans rodavam perto dos 3m20s. Para o ano, o ACO quer baixar esse tempo para os 3m30s

Last edited:
Não pensava que fosse uma diferença considerável. No entanto, segundo uma pesquisa que fiz este diferença é facilmente justificável com o seguinte a diferença de pesos. 640 Kg para um F1 e 925 Kg para o Audi R10 TDI. E se tivesse só os 640 Kg?? Pois...

Embora continue a dizer que o facto de terem propósitos diferentes (que ninguém tem dúvidas) e logo à partida regulamentos completamente diferentes não quer dizer que não estejam num grau de desenvolvimento de topo.

Não pensava que fosse uma diferença considerável. No entanto, segundo uma pesquisa que fiz este diferença é facilmente justificável com o seguinte a diferença de pesos. 640 Kg para um F1 e 925 Kg para o Audi R10 TDI. E se tivesse só os 640 Kg?? Pois...

Embora continue a dizer que o facto de terem propósitos diferentes (que ninguém tem dúvidas) e logo à partida regulamentos completamente diferentes não quer dizer que não estejam num grau de desenvolvimento de topo.

Ainda é uma diferença de desenvolvimento considerável, olhando para o formato e elaboração das asas, difusores, suspensão, etc, nota-se bem a diferença entre elas. O carro de LMP tem a desvantagem do peso mas ganha no facto de ter as 4 rodas cobertas, e de neste momento terem um cockpit fechado, em termos aerodinâmicos são ganhos bastante significativos, falamos em valores de ganho na casa dos segundos...

Ainda é uma diferença de desenvolvimento considerável, olhando para o formato e elaboração das asas, difusores, suspensão, etc, nota-se bem a diferença entre elas. O carro de LMP tem a desvantagem do peso mas ganha no facto de ter as 4 rodas cobertas, e de neste momento terem um cockpit fechado, em termos aerodinâmicos são ganhos bastante significativos, falamos em valores de ganho na casa dos segundos...

ainda que em recta a performance possa ser semelhante, o F1 é sempre mais rápido em curva

pois??

epa, se a minha avó tivesse tomates era o meu avô

o carro é um conjunto de tudo, eu que nem me irrito facilmente nao sei porque ao ler o argumento ate me saltaram as veias da testa...

Uma gaja de 120 kg nao pode ser modelo, mas se tivesse 50? Pois...

Last edited:
A nível tecnológico acredito que a F1 ainda esteja um pouco à frente, mas a diferença não deve ser assim tão grande, em qualquer uma dessas competições são aplicadas o melhor que existe hoje em dia, a nível tecnologico.
Não se pode comparar as suspensões, caixa, motor, etc de uma competição com outra uma vez que têm propósitos diferentes.
Quer os Peugeot quer os Audi estão num nível de desenvolvimento extremo, dificilmente consegue-se fazer muito melhor, pois tirando o próximo ano, as regras foram algo estáveis ao longo dos anos (excepto motor)

pois??

epa, se a minha avó tivesse tomates era o meu avô

o carro é um conjunto de tudo, eu que nem me irrito facilmente nao sei porque ao ler o argumento ate me saltaram as veias da testa...

Uma gaja de 120 kg nao pode ser modelo, mas se tivesse 50? Pois...

E não precisas mesmo de te irritar...

É que eu não estou a dizer que os F1 são mais rápidos também devido à diferença de peso, porque isso é lógico.

O que eu disse no primeiro post é que os LMP1 estão no nível de avanço muito elevado, talvez esteja muito perto da F1.

Posto isto, deves concordar que provavelmente poderia ser retirado peso aos LMP1 sem nenhuma tecnologia nova, isto é, eu não tenho a certeza mas diria que tal como noutros categorias (wtcc, wrc, etc etc) o peso destes carros é impostos pelo regulamente e se não fosse este facilmente se baixava o peso dos mesmos.

Sem qualquer diferença de tecnologia nova.

Então daqui se conclui que se realmente os LMP1 pudessem ser mais leves (e isto eu não sei, se poderiam ser e em que ordens de valores) até no andamento ficariam próximos do F1.

um LMP mesmo com menos peso não seria tão rápido que um F1, dado que têm principios de construção diferentes.

além dos motores serem mais pequenos e leves, um LMP é feito para sustentar elevadas velocidades em recta, mesmo sacrificando a velocidade em curva. (os carros são sempre projectados para Le Mans, e depois convertidos para os circuitos)

um F1 é feito para máximo downforce, não precisa de muita velocidade de ponta porque a maioria dos circuitos não o exige.

ou seja, se sacasse-mos 300kg a um LMP tinhas de refazer o estudo aerodinâmico do carro. todo.

por isso não são comparáveis

E não precisas mesmo de te irritar...

É que eu não estou a dizer que os F1 são mais rápidos também devido à diferença de peso, porque isso é lógico.

O que eu disse no primeiro post é que os LMP1 estão no nível de avanço muito elevado, talvez esteja muito perto da F1.

Posto isto, deves concordar que provavelmente poderia ser retirado peso aos LMP1 sem nenhuma tecnologia nova, isto é, eu não tenho a certeza mas diria que tal como noutros categorias (wtcc, wrc, etc etc) o peso destes carros é impostos pelo regulamente e se não fosse este facilmente se baixava o peso dos mesmos.

Sem qualquer diferença de tecnologia nova.

Então daqui se conclui que se realmente os LMP1 pudessem ser mais leves (e isto eu não sei, se poderiam ser e em que ordens de valores) até no andamento ficariam próximos do F1.

Ainda não entendeste... São muitos "se", ou falamos de LMP ou falamos doutra coisa qualquer. Os F1's ainda são os carros mais rápidos do mundo em circuitos tradicionais, por uma margem bastante confortável, ponto. Os LMP's para além do seu conceito ser diferente (não é um monolugar), tem um propósito diferente, ponto.

Pronto. Continuas a insistir em coisas que toda a gente sabe que são verdade, que são inquestionaveis mas que nada têm a ver como aquilo que eu disse. [:D]

Nem sei para que é que em tempos se dizia que os Grp B de rally estavam muito próximo da F1 nos níveis de inovação e desenvolvimento.

Afinal uns eram uns caixotes com 4 rodas, feitos para andar na lama com 2 pessoas dentro. E claro, os F1 eram mais rápidos (embora haja um história curiosa sobre Lancia Delta S4 do Toivonen Vs Formula 1 in Autódromo do Estoril). Portanto nem sei como se atreviam a dizer que esses carros de rally eram dos mais tecnologicamente avançados do mundo. Isso era tudo tretas pelos vistos.

Percebe uma coisa até porque eu não vou estar a explicar outra vez... Apesar de um F1 ser mais rápido, não quer dizer que esteja assim tão mais à frente em termos de novas tecnologias em relação a um LMP1 de topo.
[;)]

Pronto. Continuas a insistir em coisas que toda a gente sabe que são verdade, que são inquestionaveis mas que nada têm a ver como aquilo que eu disse. [:D]

Nem sei para que é que em tempos se dizia que os Grp B de rally estavam muito próximo da F1 nos níveis de inovação e desenvolvimento.

Afinal uns eram uns caixotes com 4 rodas, feitos para andar na lama com 2 pessoas dentro. E claro, os F1 eram mais rápidos (embora haja um história curiosa sobre Lancia Delta S4 do Toivonen Vs Formula 1 in Autódromo do Estoril). Portanto nem sei como se atreviam a dizer que esses carros de rally eram dos mais tecnologicamente avançados do mundo. Isso era tudo tretas pelos vistos.

Percebe uma coisa até porque eu não vou estar a explicar outra vez... Apesar de um F1 ser mais rápido, não quer dizer que esteja assim tão mais à frente em termos de novas tecnologias em relação a um LMP1 de topo.
[;)]

Já agora, e desculpem se entro um bocado off-topic, mas que história é essa do Toivonen com um F1?

Devo começar por dizer que como não há provas não passa de uma história. Há quem jure a pés juntos que é verdade, já ouvi relatar essa história como credível por alguém importante dos ralis, não sei se num documentário sobre os grpB ou sobre o Rally de Portugal, já não me lembro e a verdade é que qualquer entusiasta dos ralis que fosse vivo na época conhece a história.

Aliás, se pesquisares vais encontra-la em diversos fóruns internacionais.

Basicamente diz-se que em 1986 (ano trágico), Henri Toivonen deu umas voltas ao Estoril e o tempo da sua melhor volta colocaria-o em 6º lugar da grelha de partida para o GP Portugal de 1986, tendo em conta os tempos de qualificação. Naturalmente ao volante do seu Lancia Delta S4.

Esta história na altura foi inclusivamente relatada por uma jornal ou revista de automobilismo, daí ter ganho tanta força e ser tão conhecida mesmo a nível internacional.

Também já tinha ouvido falar disso, mas sinceramente custa-me muito a acreditar. Os F1 dessa altura rondavam os 1000cv, alguns tinham mais e eram mais leves do que um carro de rally, já para não falar dos componentes aerodinâmicos. Acredito que pelo menos 10, 15 segundos por volta os separasse. Mas isto é a minha opinião...[;)]

Devo começar por dizer que como não há provas não passa de uma história. Há quem jure a pés juntos que é verdade, já ouvi relatar essa história como credível por alguém importante dos ralis, não sei se num documentário sobre os grpB ou sobre o Rally de Portugal, já não me lembro e a verdade é que qualquer entusiasta dos ralis que fosse vivo na época conhece a história.

Aliás, se pesquisares vais encontra-la em diversos fóruns internacionais.

Basicamente diz-se que em 1986 (ano trágico), Henri Toivonen deu umas voltas ao Estoril e o tempo da sua melhor volta colocaria-o em 6º lugar da grelha de partida para o GP Portugal de 1986, tendo em conta os tempos de qualificação. Naturalmente ao volante do seu Lancia Delta S4.

Esta história na altura foi inclusivamente relatada por uma jornal ou revista de automobilismo, daí ter ganho tanta força e ser tão conhecida mesmo a nível internacional.

Hummm... Não conhecia a história! Obrigado [;)]

Mas para fazer um 6º lugar na grelha de partida, tinha que ser no maximo 1 segundo mais lento que o primeiro... Epá... Não me parece muito fácil...

[;)]

É bastante simples, faz uma análise onde achas que ambos os carros são próximos tecnologicamente e onde são menos próximos. Acho que vais ficar com todas as tuas dúvidas dissipadas. Quanto a essa história no Estoril, deixa-me muitas dúvidas, a velocidade em curva de um F1 nessa altura devia andar quase nos 4G e a sua velocidade em recta, bem, não tou a ver um grupo B fazer 300km/h numa recta de 1km...

[;)]

Um grupo B nunca conseguiria ser tão rápido como um Formula 1 em circuito. Essa estória é bonita mas não passa de uma fábula.

Um F1 está mesmo muito há frente em termos de tecnologia, de aerodinâmica, de limites mecânicos, etc.

Basta comparares os orçamentos de uma equipa de F1 ou de uma equipa de LeMans para teres uma ideia das diferenças de tecnologia que existem.

Só para teres uma ideia, até os GP2 são mais rápidos, em tempo por volta, que um LMP1. E um GP2 é um simples monolugar, sem qualquer possibilidade de evolução significativa.

Assim, julgo ser óbvio entender que a própria diferença de filosofias entre um protótipo e um formula, justificam as diferenças de andamento existentes. Embora o LMP1 seja mais eficiente aerodinamicamente que um F1 (cria menor arrasto), um F1 gera muito, muito mais downforce. Daí que seja imbatível em curvas.

Um Fórmula 1 utiliza compostos de pneus muito mais macios que os LMP, é muitíssimo mais leve, tem um motor mais potente e rotativo, etc. Tudo isto custa dinheiro.

Um grupo B nunca conseguiria ser tão rápido como um Formula 1 em circuito. Essa estória é bonita mas não passa de uma fábula.

Como é que sabes? :confused:

Eu também tenho dificuldade em acreditar. Acredito mais que o Toivonen tenha feito qualquer coisa com o Delta no circuito e depois extrapolou-se para essa história.

Mas, com todo o respeito..... Acredito mais depressa nas pessoas que estiveram em Sintra em 83, 84, 85, 86 e depois em Fafe nos anos de ouro.... e que hoje até são presidentes/dirigentes ligados aos rallys em Portugal do que em ti. E espero que não leves a mal. [;)] (embora esses falem mais com o coração do que com a razão)

Back