Pobre Albuquerque. Será cagufa da Honda? Espero que os consiga convencer...
Acura/Honda de fora de Le Mans 2023 "dói" a Albuquerque
Filipe Albuquerque diz que “dói” saber que vai correr nas 24 Horas de Le Mans no próximo ano com um carro LMP2 quando a Acura tem um LMDh elegível para a classe superior.
O piloto português está inscrito para uma repetição de seus dois assaltos no Campeonato Mundial de Endurance da FIA e no Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar com as equipes United Autosports e Wayne Taylor Racing, respectivamente, para 2023.
No entanto, enquanto ele e seus companheiros de equipe WTR estarão enfrentando a primeira divisão da IMSA com o novo Acura ARX-06, o carro não estará disputando o WEC ou sua corrida central de Le Mans.
Qualquer empreendimento desse tipo provavelmente veria o ARX-06 baseado em Oreca rebatizado como Honda, mas até agora o fabricante japonês não mostrou nenhum interesse em um programa parcial do WEC do qual qualquer entrada em Le Mans provavelmente dependeria.
Falando ao Motorsport.com, Albuquerque não escondeu sua decepção que sem o Acura em Le Mans, ele estará competindo pelas honras secundárias no clássico francês novamente.
“No momento, a Acura está focada apenas no IMSA, mas com certeza, como piloto, dói fazer Le Mans em 2023 em um carro LMP2, sabendo que há um carro na garagem totalmente capaz de conquistar a vitória final”, disse Albuquerque.
“É por isso que eles fizeram os regulamentos assim, para que você possa fazer tanto Daytona quanto Le Mans e maximizar o investimento dos fabricantes. Quando isso não acontece, você fica desapontado.
“Eu entendo que é mais complicado do que isso porque a Acura é uma marca americana, e os japoneses da Honda precisam descobrir o que fazer, mas estamos prontos e temos experiência para fazer isso.”
Apesar de ser um dos pilares da classe LMP2 do WEC, Albuquerque correu na primeira classe em Le Mans em 2014-15 para a Audi, quando a marca alemã correu um terceiro carro LMP1.
Ele disse como foi doloroso não ter tido nenhuma oportunidade de lutar por honras definitivas em La Sarthe desde então.
“Meu principal objetivo é fazer Le Mans”, disse ele. “É o máximo e quero fazê-lo todos os anos em que corro. Comecei Le Mans imediatamente na primeira classe na LMP1, depois as coisas caíram.
“Durante oito anos, não havia como pilotar na primeira classe e conquistar a vitória à geral, o que estava me matando.
Agora eu sei que há uma chance [com o Acura LMDh], mas ainda não vamos porque o carro não está indo… isso me mata ainda mais!
“Eu só quero lutar pela vitória geral em Le Mans novamente, odeio ficar olhando no espelho. Tem sido ótimo pilotar e vencer na LMP2, tem sido de longe a classe mais competitiva, com 20 a 25 carros, mas ainda não é o melhor.”