Sportscars/Protótipos/Endurance

Quem são estes gajos... Estagiários? Pilotos de testes? Sinceramente não conheço.
Marcel Fassler:
3 vitórias no DTM com um Mercedes Benz CLK
Condutor do Safety car num GP do Canadá, em substituição de Bernd Maylander
Vencedor das 24h de Spa em 2007 num Chevrolet Corvette C6.R
2 pódios na Le Mans Series com um Aston Martin DBR9
Representante Suiço na A1GP em duas provas
2 vitórias no FIA GT1 num Chevrolet Corvette, com Jean-Deniz Deletraz
Ex Corvette Racing, Oreca e Swiss Spirit

Benoit Treluyer:
Campeão da Taça Europeia de F3 em Pau, 99.
Campeão da F3 Japonesa, 2001
Campeão da Fórmula Nippon, 2006
Campeão do SuperGT Japonês de 2008, Nismo GT-R
Pódio em 2002, Team Oreca, Dodge Viper GTS-R
Ex-Pescarolo Sport

André Lotterer:
Campeão de F3 Alemã
Campeão de F3 Britânica
Bi-campeão de Super-GT Japonês com Lexus SC430, 2006/2009
Ex Kolles Team

Se me disserem que os diesel são muito bons na relação andamento/consumo aí estamos de acordo. Mas em andamento puro nada chega perto da gasolina.
E a banda sonora também não se compara.
E como é que isso funciona a nível de nm? Ainda pensei meter o motor da R1 no meu 1600cc. Mas avisaram-me que depois aquilo não arrancava [s)]

E como é que isso funciona a nível de nm? Ainda pensei meter o motor da R1 no meu 1600cc. Mas avisaram-me que depois aquilo não arrancava [s)]

Usa o 1.6 THP da PSA. 200cvs e 275 Nm. Bem melhor que os 105 cvs e 240 Nm do 1.6 TDI.[:p]
Nem nos 1.6 se o Diesel se safa.

Mas por favor se queres discutir motores pensa no que estás a fazer. Se queres chamar motores de mota ao barulho tens que primeiro encontrar um motor diesel de mota.[:)]
Só falta agora ires chamar ao barulho motores de tanques.

Last edited:
Marcel Fassler:
3 vitórias no DTM com um Mercedes Benz CLK
Condutor do Safety car num GP do Canadá, em substituição de Bernd Maylander
Vencedor das 24h de Spa em 2007 num Chevrolet Corvette C6.R
2 pódios na Le Mans Series com um Aston Martin DBR9
Representante Suiço na A1GP em duas provas
2 vitórias no FIA GT1 num Chevrolet Corvette, com Jean-Deniz Deletraz
Ex Corvette Racing, Oreca e Swiss Spirit

Benoit Treluyer:
Campeão da Taça Europeia de F3 em Pau, 99.
Campeão da F3 Japonesa, 2001
Campeão da Fórmula Nippon, 2006
Campeão do SuperGT Japonês de 2008, Nismo GT-R
Pódio em 2002, Team Oreca, Dodge Viper GTS-R
Ex-Pescarolo Sport

André Lotterer:
Campeão de F3 Alemã
Campeão de F3 Britânica
Bi-campeão de Super-GT Japonês com Lexus SC430, 2006/2009
Ex Kolles Team

Obrigado [;)]

Isso teria de ser ajustado com as relações da caixa.
Mas como já disseram num outro tópico, era como meteres o motor de um GTR num camião.

Cumprimentos

Foi com alguma pena minha que vi mais uma vitória da audi....mas este ano, ao contrário do ano passado, dou os parabens à audi pelo andamento, sempre superior a peugeot.

Tenho pena que a peugeot nao tenha ganho. O ano passado diziam que a falta de fiabilidade os fez perder....este ano, a falta de ambição fe-los mesmo perder.

Se estavam com medo da fiabilidade podiam ter tentado por 1 dos carros a correr em max performance e os outros em normal....um pouco ao estilo da F1, onde se pode mudar a configuração do motor.

Parabéns a audi....foi superior.

Fantástica a vitória da Audi !

E incrivel o facto de já se conseguirem tirar 540 cv de um motor de 3.7 litros diesel com uma fiabilidade à prova de bala.

146 cv por litro num diesel e capaz de andar 24 hoas a fundo é notável.

A audi e peugeot capitalizam bastante em termos de imagem com estas participações.

[:D][:D][:D]

Já não ria tanto desde que disseram que um 35d chegava facilmente aos 550 cv.
Diz-me lá então porque é que a VW não fez o Veyron a gasóleo? Eles têm carradas de dinheiro e acesso a ligas super leves e resistentes.

Lembras-te do protótipo do Veyron que ardeu? Sim... Até chegarem ao design final que conhecemos, muita coisa aconteceu... Foi extremamente difícil e custou MUITO dinheiro para que existissem Veyrons fiáveis e que não fizessem do condutor um chouriço na brasa...

Imagina um motor a gasóleo com 8 litros, W16 e quatro turbos... Imagina só a quantidade e o tamanho dos radiadores para dissipar aquele calor todo. Imagina só o material necessário para evitar que o motor ardesse. Se já foi difícil arranjar Veyrons a gasolina, a gasóleo só com material extra-terrestre...
Mas se fosse possível, seria mais rápido? Na minha opinião, sim.[:cool:]

Aliás, lembro-me agora do protótipo a gasóleo do Audi R8... Ardeu e não existem R8s TDI à venda, apenas um carro de demonstração com caixa e embraiagem de um Audi normal.

É extremamente difícil com o sistema e materiais que dispomos, fazer um motor a gasóleo capaz de dar mesmo o máximo. Talvez fosse diferente, se não adoptássemos aquela coisa do Ethyl nos anos 30...

TILT said:
Hmm... não. Estamos sempre a comparar motores turbinados com atmosféricos, se puséssemos motores Otto e Diesel turbinados com cilindradas iguais não havia Diesel que valesse. Mas dou o desconto de serem Turbo-Diesel contra Ottos atmosféricos, apenas pedia que tivessem cilindradas iguais, o que não acontece.

Agora, hoje em dia? Sim... Mas garantes que isso continue amanhã? Os carros a gasóleo que correram no Le Mans 2011, como já aqui disse, trouxeram motores muito mais pequenos... De 5,5L passaram para 3,7... De V12, passaram para V6 e V8... E são mais rápidos! Se continuarem com isto, garantes poder dizer o mesmo em, sei lá, 2017/2018?

Agora, hoje em dia? Sim... Mas garantes que isso continue amanhã? Os carros a gasóleo que correram no Le Mans 2011, como já aqui disse, trouxeram motores muito mais pequenos... De 5,5L passaram para 3,7... De V12, passaram para V6 e V8... E são mais rápidos! Se continuarem com isto, garantes poder dizer o mesmo em, sei lá, 2017/2018?

o único obstáculo serão os regulamentos e não a capacidade de r&d

Esse site está errado, não foi a Audi que fez metade das coisas que falaram, nem a Peugeot teve a ideia depois da Audi, foi ao contrário, a Peugeot estava a desenvolver o motor antes da Audi mas demorou mais tempo, o resultado estava à vista, conseguiram extrair mais 50cv, 100Nm, conseguiram colocar caixa de 6v (5v no Audi) além de um bem estudado V12 a 101,xx graus (em vez dos 90 graus da Audi) de modo que o centro de gravidade do motor fosse zero.

"The efficiency of the diesel helped Audi win, but Peugeot was quick to recognize Audi's plans. The French manufacturer is among the world's leaders in clean-diesel technology and began a diesel racing program that showed well at Le Mans in 2008 and won in 2009."

Foi com alguma pena minha que vi mais uma vitória da audi....mas este ano, ao contrário do ano passado, dou os parabens à audi pelo andamento, sempre superior a peugeot.

Tenho pena que a peugeot nao tenha ganho. O ano passado diziam que a falta de fiabilidade os fez perder....este ano, a falta de ambição fe-los mesmo perder.

Se estavam com medo da fiabilidade podiam ter tentado por 1 dos carros a correr em max performance e os outros em normal....um pouco ao estilo da F1, onde se pode mudar a configuração do motor.

Parabéns a audi....foi superior.

A Peugeot deu tudo o que tinha. Houve inclusive uma altura que foi notória a alteração do mapa do motor para obter mais potência. Os 908 andaram no limite tal como os Audis andaram no limite. Por vezes pareciam até esquecer-se que era um prova de resistência tais foram os despiques. O que se retira desta edição é:

O falhanço monumental do ano passado foi episódico como ficou provado com todos os Peugeots a chegarem ao fim desta vez. Nesse campo a marca francesa trabalhou bem a questão fiabilidade.

A Audi investiu milhões num carro que provou ser super fiável como também super rápido. A fasquia está agora no R18 cabendo à Peugeot evoluir ainda mais o 908.

A Peugeot deu tudo o que tinha. Houve inclusive uma altura que foi notória a alteração do mapa do motor para obter mais potência. Os 908 andaram no limite tal como os Audis andaram no limite. Por vezes pareciam até esquecer-se que era um prova de resistência tais foram os despiques. O que se retira desta edição é:

O falhanço monumental do ano passado foi episódico como ficou provado com todos os Peugeots a chegarem ao fim desta vez. Nesse campo a marca francesa trabalhou bem a questão fiabilidade.

A Audi investiu milhões num carro que provou ser super fiável como também super rápido. A fasquia está agora no R18 cabendo à Peugeot evoluir ainda mais o 908.

Sim, concordo !

Ambas as marcas estão de parabéns, apesar da Audi ter conseguido fazer a pequena diferença que faz diferença.

Esta corrida foi absolutamente fantástica.

Fui acompanhando em diversas fases, principalmente no final e para uma corrida de 24 horas, foi de facto, épica.

A Audi esteve em excelente forma. Tirando na escolha do McNish como piloto[:D]

De resto, a Peugeot é marca que naturalmente não aprecio, por isso era a contra-gosto que apoiava o Lamy. Mas qdo vi o que lhe fizeram, com o objectivo como já disseram de ter uma vitória blue, passei a torcer pelo solitário Audi, com uma estética que parecia um tanque.

Parabéns Audi, fico à espera de ver o Albuquerque a correr por eles.

Esta corrida foi absolutamente fantástica.

Fui acompanhando em diversas fases, principalmente no final e para uma corrida de 24 horas, foi de facto, épica.

A Audi esteve em excelente forma. Tirando na escolha do McNish como piloto[:D]

De resto, a Peugeot é marca que naturalmente não aprecio, por isso era a contra-gosto que apoiava o Lamy. Mas qdo vi o que lhe fizeram, com o objectivo como já disseram de ter uma vitória blue, passei a torcer pelo solitário Audi, com uma estética que parecia um tanque.

Parabéns Audi, fico à espera de ver o Albuquerque a correr por eles.

Nada disso, fazia tudo parte do plano: assim na mesma corrida conseguem publicitar não só a rapidez dos seus carros mas também a segurança [:D]

Esse site está errado, não foi a Audi que fez metade das coisas que falaram, nem a Peugeot teve a ideia depois da Audi, foi ao contrário, a Peugeot estava a desenvolver o motor antes da Audi mas demorou mais tempo, o resultado estava à vista, conseguiram extrair mais 50cv, 100Nm, conseguiram colocar caixa de 6v (5v no Audi) além de um bem estudado V12 a 101,xx graus (em vez dos 90 graus da Audi) de modo que o centro de gravidade do motor fosse zero.

"The efficiency of the diesel helped Audi win, but Peugeot was quick to recognize Audi's plans. The French manufacturer is among the world's leaders in clean-diesel technology and began a diesel racing program that showed well at Le Mans in 2008 and won in 2009."

Um centro de gravidade não pode ser zero, a não ser que esteja na origem dos eixos cartesianos. Se me disseres um centro o mais próximo do chão acredito.

Pá, essa do Lamy ter só corrido 3 h foi esquisita... isto não é futebol, com titulares e suplentes. Se o gajo não tava à altura arranjavam outro, não é? Pois é, se calhar custava-lhes mta $$$ despedi-lo... assim pode ser q ele saia sozinho.

giro giro era para o ano ganhar com a audi lol

Back