Sportscars/Protótipos/Endurance

A Peugeot está nesta semana no Estoril a fazer testes privados com 908, especula-se com uma versao hibrida e a testar pneus Michelin com pista molhada.

ILMC: Peugeot testou híbrido no Estoril
Data: 15/10/2011 08:00

Alexander Wurz, Nicolas Minassian e Stephane Sarrazin estiveram esta semana no Circuito do Estoril a testar o Peugeot 908 Diesel e a versãoo híbrida do mesmo protótipo que tem sido desenvolvida de uma forma muito discreta.

"Nós estivemos a testar alguns desenvolvimentos a curto e longo termo nos carros que vamos usar na corrida final na China e no próximo ano. É o normal processo de desenvolvimento ao longo da temporada da nossa equipa, principalmente antes de um corrida", disse fonte da Peugeot Sport ao SportMotores.com.

22596.jpg

Entre várias outras coisas, a Peugeot experimentou um LMP1 a Diesel que já preparado para obedecer às novas regras impostas pela organização de Le Mans, no que toca à capacidade do depósito de combustível e aos novos restritores que têm dimensões mais pequenas para o ano nos motores a diesel.

A Peugeot também esteve a testar entre nós o 908 Hybrid4 que utiliza um sistema baseado no princípio da recuperação da energia cinética da viatura durante as fases de travagem e da sua restituição nas fases de aceleração. A energia assim disponibilizada permite uma melhoria significativa do rendimento do grupo moto propulsor.

Após a apresentação do 908 HYbrid4, com a sua carroçaria branca, como novidade mundial no Salão de Genève, em Fevereiro, a Peugeot Sport pensava participar numa prova até final da temporada de resistência de 2011 com este LMP1. Contudo, a mesma fonte da marca que o piloto luso Pedro Lamy representou confirmou-nos que "este carro não irá à última corrida em Zhuhai."

Os pilotos da marca francesa tiveram ainda a possibilidade de testar a capacidade de resposta dos pneus a condições atmosféricas adversas. Para tal, os técnicos da Michelin, presentes no Circuito do Estoril desde o princípio da semana "encharcaram" a pista sujeitando máquinas e homens a testes limite em piso molhado, em condições de aderência aparentemente iguais.

Sportmotores.com

Agora que isto estava a ficar mais animado, a Peugeot vai-se embora:

Peugeot suspende programa para Le Mans

Numa péssima notícia para os adeptos das 24 Horas de Le Mans, a Peugeot anunciou hoje a suspensão com efeitos imediatos do seu programa desportivo de velocidade, com a marca gaulesa a justificar esta sua decisão pela conjuntura bastante difícil vivida na Europa.

f3088687.jpeg

A marca gaulesa anunciou hoje o final do seu envolvimento nas competições de resistência, invocando razões económicas. A marca de Sochaux preferiu concentrar os seus esforços a cem por cento nas vendas automóveis em 2012, tendo preferido concentrar recursos no lançamento de novos produtos para 2012.

A equipa havia ganho a primeira temporada do Intercontinental Le Mans Cup (ILMC) no ano passado, prevendo-se para este ano um grande duelo com a Audi e também com a Toyota no novo Mundial de Endurance e, sobretudo, nas 24 Horas de Le Mans.

Contudo, a severa crise financeira à escala global e a quebra nas vendas automóveis 'atiraram' a Peugeot para fora das competições de resistência.

Ler mais: Peugeot suspende programa para Le Mans - Autosport.pt
Peugeot suspende programa para Le Mans - Autosport.pt

Acaba por ser uma saída pela porta pequena. A única vitória em Le Mans acaba por saber a pouco face ao investimento da Peugeot. Esperemos que a Toyota atinja rapidamente um nível interessante de competividade para os Audi não andarem a correr sozinhos até chegar a Porsche.

Se Audi vs Peugeot já sabia a pouco, então Audi vs Audi... A Toyota com certeza não terá ainda andamento para lutar com eles. Mas surpreende-me o retorno da Toyota neste contexto a que o Japão também não está completamente imune. Quanto ao investimento da Peugeot, é assim mesmo... há quem invista e não chegue a ganhar uma única vez. Fica a curiosidade de saber como seria o novo Peugeot.

Esta doi, ainda que aquando da saída da Peugeot Portugal dos Rallies eu não auspiciasse nada de bom não esperava a desistência da Team Peugeot Total, se ainda fosse uma estrutura novata que estivesse a dar os primeiros passos ainda se percebia agora uma equipa experiente e competitiva manda-se assim para o lixo com o argumento que isto está mau? Para isso acabem com todo o desporto automóvel então! Porque quer dizer está mau está mau mas os modelos novos não param de nascer... :sh)

670x377image.jpg

Pode ser que a Peugeot use o dinheiro para fazer uns carritos mais bonitos, porque desde os 206 que eles me parecem todos iguais [:vm)]

Tenho pena é do Lamy, mas ele sendo um dos melhores pilotos em endurance facilmente arranjará um bom lugar numa equipa de topo. Ai se fosse alemão ou francês Lamy...

A FIA para mim deveria olhar para o futuro da modalidade e deveria impedir os protótipos de competir, qual a lógica desta classe??? esbanjar cerca de 70 milões de euros para correr com um carro destes?
È certo que exprimentam novas tecnologias e novas inovações técnicas mas as marcas tambem o podem fazer em carros derivados de série.Para mim estes protótipos são uma autentica aberração ainda mais com o clima de crise que se vai vendo sentido por todo o lado...
Carros derivados de série onde quase os podessemos ver quase todos os dias nas nossas estradas é que era... aliás um pouco como era nos anos 60, onde se podia comprar um Porsche num stand e correr com ele numa prova, claro que os tempos são outros, mas não seria nada impossível de se realizar e de certeza haveria o dobro ou triplo de marcas envolvidas a nível oficial.
Com esta realidade não irá ser só a Peugeot a dizer o adeus aos protótipos num futuro próximo quanto a mim.

A FIA para mim deveria olhar para o futuro da modalidade e deveria impedir os protótipos de competir, qual a lógica desta classe??? esbanjar cerca de 70 milões de euros para correr com um carro destes?
È certo que exprimentam novas tecnologias e novas inovações técnicas mas as marcas tambem o podem fazer em carros derivados de série.Para mim estes protótipos são uma autentica aberração ainda mais com o clima de crise que se vai vendo sentido por todo o lado...
Carros derivados de série onde quase os podessemos ver quase todos os dias nas nossas estradas é que era... aliás um pouco como era nos anos 60, onde se podia comprar um Porsche num stand e correr com ele numa prova, claro que os tempos são outros, mas não seria nada impossível de se realizar e de certeza haveria o dobro ou triplo de marcas envolvidas a nível oficial.
Com esta realidade não irá ser só a Peugeot a dizer o adeus aos protótipos num futuro próximo quanto a mim.

Desse ponto de vista a F1 também não deveria existir...

Desse ponto de vista a F1 também não deveria existir...

Por esse ponto de vista não deveria existir competição automóvel quase nenhuma porque mesmo esses "baseados em carro de série" na maior parte das vezes pouco mais que os faróis têm em comum.

Aberração foi o que tu escreveste.
Em clima de crise? Se as marcas não gastarem o dinheiro no desporto automóvel achas que o vão gastar a comprar comida para pessoas? Vê se percebes de uma vez por todas que o que está em causa no desporto motorizado de mais alto nível não é quem faz o melhor produto para o consumidor mas sim a imagem vencedora da marca.
A culpa de não haver mais marcas prende-se com a mesmas, achas que é fácil haver 8 marcas a competir a investirem milhões para no final apenas uma ganhar e as outras ficarem vistas com perdedoras? A ter que derreter milhões criam um trófeu da marca que é da maneira que ganha sempre a mesma marca.
Porque achas que a Audi ascendeu tão rapidamente a uma imagem de tecnologia e qualidade? Grupo B, Le-Mans e DTM.

Apesar de os motores usados em competição não se assemelharem em mesmo nada aos de estrada essa imagem de vencedores e de "know-how" é plantada no subconsciente das pessoas, e como essa imagem está presente no subconsciente coletivo eles reservam-se ao direito de te cobrar um valor mais elevado. Valor esse que depois vai ser usado para investir nestas competições e campanhas para promover a imagem da marca. Aquele folclore todo é pago pelas pessoas que compram carros da marca. Mas com mais ou menos dinheiro todas as marcas têm projetos motorsport.

Last edited:
Back