Esta questão dos titulos é de facto engraçada, e normalmente nunca será consensual, mas eis o que penso e que vai de encontro ao que algumas pessoas já disseram por aqui.
No meio profissional, concordo que se trate seja por Doutor, ou Engenheiro a quem de direito, se o são e se querem ser tratados assim, por mim não há problema nenhum, se bem que seja sempre seguido do nome da pessoa. Nunca trato ninguém apenas por Doutor ou Engenheiro, e sinceramente faz-me um bocadinho de confusão quando isso acontece, e os intervinientes sabem o nome um do outro.
Na vida particular já não acho que seja assim, na rua vestidos de fato ou calções e chinelos são todos iguais, sejam senhores, doutores ou generais. O tempo em que em cada aldeia havia um Engenheiro, e que era o "Sr. Engenheiro" lá da terrinha já lá vai, e sinceramente não acho falta de educação chamar ninguém pelo nome, ou será que até aos 25 é normal, e a partir daí é falta de educação?
Mas não me importo de chamar Doutor ou Engenheiro a uma pessoa que se diz Doutor extra trabalho. Para mim é apenas uma forma de superiorização em relação ao próximo, mas se ela quer que a trate assim, trato. Se essa pessoa acha que a falto ao respeito se não a tratar por Doutor, eu trato-a pelo titulo. Acho estúpido, mas trato, e assim fica toda a gente contente.
Ah, e trato os médicos por Doutor. Acho que neste caso já se enraizou em conjunto com a profissão.