Sr. Doutor

Tu lês os links que colocas? [:D]

Relativamente ao exemplo do Oxford para o ponto 3: "a Doctor of Philosophy / Law, Doctor Franks (= as a title / form of address)".

Mais alguma coisa?

leio e por isso é que os coloquei...

nenhum deles refere a colagem da palavra Doutor a quem exercia medicina, pelo que a tua interpretação é no mínimo enviesada.

fala-se do que ensina, de teólogos... nem uma palavra sobre médicos.

quanto ao exemplo bem me parecia que lá estaria. e como podes ver e como já tinha dito o uso da palavra doctor para outros profissionais que não médicos é complementado com a área de conhecimento.

Last edited:
Esta questão dos titulos é de facto engraçada, e normalmente nunca será consensual, mas eis o que penso e que vai de encontro ao que algumas pessoas já disseram por aqui.

No meio profissional, concordo que se trate seja por Doutor, ou Engenheiro a quem de direito, se o são e se querem ser tratados assim, por mim não há problema nenhum, se bem que seja sempre seguido do nome da pessoa. Nunca trato ninguém apenas por Doutor ou Engenheiro, e sinceramente faz-me um bocadinho de confusão quando isso acontece, e os intervinientes sabem o nome um do outro.

Na vida particular já não acho que seja assim, na rua vestidos de fato ou calções e chinelos são todos iguais, sejam senhores, doutores ou generais. O tempo em que em cada aldeia havia um Engenheiro, e que era o "Sr. Engenheiro" lá da terrinha já lá vai, e sinceramente não acho falta de educação chamar ninguém pelo nome, ou será que até aos 25 é normal, e a partir daí é falta de educação?
Mas não me importo de chamar Doutor ou Engenheiro a uma pessoa que se diz Doutor extra trabalho. Para mim é apenas uma forma de superiorização em relação ao próximo, mas se ela quer que a trate assim, trato. Se essa pessoa acha que a falto ao respeito se não a tratar por Doutor, eu trato-a pelo titulo. Acho estúpido, mas trato, e assim fica toda a gente contente.

Ah, e trato os médicos por Doutor. Acho que neste caso já se enraizou em conjunto com a profissão.

Há uns anos num centro de formação onde trabalhava tratava-se tudo por doutor, só faltava mesmo a empregada de limpeza. Um dia entra uma pessoa da secretaria na sala e disse-me "doutor, blablabla". Uma formanda que veio de França perguntou logo "O formador é médico?!" Eu disse logo que não, ao que ela respondeu "é que lá na França os doutores são os médicos...". Em parte concordo com ela e detesto o título, quando vou à Porto Editora saio de lá a vomitar com tanto "doutor isto, doutor aquilo..."

Realmente, existe a tradição de, em situações profissionais, tratar os profissionais de saúde, médicos, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas... e os advogados e juizes,por Dr.!
Mas o que realmente interessa é ser tratado com respeito!;)[;)]

Então que deixem de tratar os que estão a tirar doutoramentos por PhD.
É que, nos moldes actuais, não são doutores em philosofia.

Então que deixem de tratar os que estão a tirar doutoramentos por PhD.
É que, nos moldes actuais, não são doutores em philosofia.
Só para esclarecer os que não sabem (e não estou a dizer que não sabes, é apenas uma clarificação), o "Ph" de PhD não vem de filosofia, literalmente. Etimologicamente origina do grego philosophia que significa sabedoria ou sapiência.

Quanto a chamar Doutor aos doutorandos, nunca na minha faculdade ouvi tal.
Só quem tem um doutoramento é que tem, de facto, direito a ser tratado por Doutor.

Só para esclarecer os que não sabem (e não estou a dizer que não sabes, é apenas uma clarificação), o "Ph" de PhD não vem de filosofia, literalmente. Etimologicamente origina do grego philosophia que significa sabedoria ou sapiência.

Só quem tem um doutoramento é que tem, de facto, direito a ser tratado por Doutor.

Quem tem de sobrenome Doutor também pode ser chamado de Sr. Doutor. [:D]

Estás enganado. PhD significa "Phucking Doctor" [:cool:]

Quando li o título da notícia (até foi no Público), pensei que estava numa de humildade e tentar acabar com a mania dos títulos. Mas ao ler a notícia, é exatamente o oposto. Ele não quer um título que agora até a ralé utiliza. Quer uma coisa mais distinta.[:D]

[:D]

Mas algum dia a classe profissional mais corporativa, elitista e mimada* num país latino se rebaixava dessa forma?

*em forte concorrência com os juízes

Quando li o título da notícia (até foi no Público), pensei que estava numa de humildade e tentar acabar com a mania dos títulos. Mas ao ler a notícia, é exatamente o oposto. Ele não quer um título que agora até a ralé utiliza. Quer uma coisa mais distinta.[:D]

[:D]

Já eu cliquei na expectativa de ler algumas sugestões alternativas... fiquei desiludido.... assim é uma meia-notícia. Então o Sr. Bastonário ainda nem uma ideia teve?

É verdade. Depois de ler o artigo fiquei com a ideia que ele pretende que quando vamos ao centro de saúde, tratemos o médico por "sua sapiência" ou "sua sumidade".

No outro dia (caso verídico) tive de ir a uma faculdade (privada) de Lisboa falar com uma pessoa.
No corredores, os gabinetes dos professores tinham todos apenas duas coisas na porta:

Prof. Doutor Eng. XXXXX

Ou então:

Prof. Doutor Arq. XXXXX

Achei um exagero de todo o tamanho.

É verdade. Depois de ler o artigo fiquei com a ideia que ele pretende que quando vamos ao centro de saúde, tratemos o médico por "sua sapiência" ou "sua sumidade".
Sugiro algo mais simples do tipo: Mui exelso mestre da saúde.

Agora que o ministério do ensino superior deste país, no alto da sua enorme sapiência, validou um Curso Superior de Medicina Tradicional Chinesa...

...podes bem aplicar esse título [:D][:D]

Para além dos médicos, ninguém mais vê problema nenhum nisto.
E sinceramente não percebo qual o drama. Se fosse um curso de Medicina Homeopática, isso sim, seria grave.

A medicina tradicional chinesa tem resultados comprovadíssimos e não constitui um substituto ou uma alternativa à medicina tradicional, mas sim um complemento, para casos muito específicos.

Para além dos médicos, ninguém mais vê problema nenhum nisto.
E sinceramente não percebo qual o drama. Se fosse um curso de Medicina Homeopática, isso sim, seria grave.

A medicina tradicional chinesa tem resultados comprovadíssimos e não constitui um substituto ou uma alternativa à medicina tradicional, mas sim um complemento, para casos muito específicos.

É o mesmo problema que abrirem mais cursos/vagas para médicos, acabam com certos "benefícios" que o restrito número lhes dá...

Back