Sr. Doutor

Bluebelt

New member
O que é que vocês acham sobre esse titulo?

Eu pessoalmente sou contra de tratar as pessoas assim, acho que cria logo um buraco entre as pessoas, para mim é um bocado arrogante alguém introduzir-se como doutor não sei quê ou engenheiro não sei quantas.... não faz sentido e acho piada ao facto de haver pessoas que ficam muito ofendidas por não se lhes referirem pelo titulo.

Isto tudo porque recebi um e-mail que começava exactamente por Dr.ª, ora eu ainda nem sou licenciada, e já tenho direito a titulo lol foi a piada para o resto do dia. [:)]

Para mim, doutor é aquele senhor de bata branca que passa receitas e cura doenças.

para mim esse é médico. [:p]
Doutor pode e deve ser aquele que possui um doutoramento, mas vendo bem hoje em dia em varias profissoes tratam-se una aos outros por doutores. [;)]

No ambito da sua profissão, se tem o título, só fica bem em ser tratado por Dr/Dra.

Na vida privada não vejo nexo.

Hã muitos anos atrás, trabalhava num pronto-a-vestir, na altura de pagar, pedi ao sr. o B.I. era preciso (não me recordo para quê), ao qual me respondeu que não era sr., mas sim eng., lool.

No ambito da sua profissão, se tem o título, só fica bem em ser tratado por Dr/Dra.

Na vida privada não vejo nexo.

Hã muitos anos atrás, trabalhava num pronto-a-vestir, na altura de pagar, pedi ao sr. o B.I. era preciso (não me recordo para quê), ao qual me respondeu que não era sr., mas sim eng., lool.

Não tás bem a ver o ridículo que é em certas empresas onde 90% são licenciados tratarem-se todos por doutor. [:D]

Conheço uma senhora com o 9º ano e só porque foi trabalhar para a secretaría num Centro de dia para idosos exige que os idosos a tratem por Dra [8b][8b][8b][8b][8b][8b][8b]

Não tás bem a ver o ridículo que é em certas empresas onde 90% são licenciados tratarem-se todos por doutor. [:D]

Mas um licenciado é doutor? Se bem me lembro Dr. é um(a) doutorado(a) ou médico....

Nem todos os licenciados em engenharia 'são' engenheiros....

Acredito que esta panca mude a médio prazo, pois por vezes chega a ser ridículo isto dos títulos...

Claro que respeito e trato as pessoas pelo seu título, muitas vezes a muito custo por conhecer as suas habilitações académicas, mas faço-lhes a vontade.

É triste mas com a quantidade de licenciados a trabalhar em call-centers, lojas, etc, qualquer dia teríamos que pedir: - Dr., é um menu grande com batatas e cola. ou então: - Sr. Eng. é para embrulhar com talão de oferta....

Enfim, tudo tem limites de razoabilidade.

Eu como até gosto do meu nome, não necessito, também ainda não o tenho, de título antes do nome, mas aos olhos de alguma sociedade...

ah de facto é muito comico, na minha antiga escola os professores eram tratados pelos funcionarios como doutores, uns nem mestrado tinham. lol
mas até faz sentido porque ao que parece as pessoas tratavam-nos por apelidos como gordo, ou aquela gaja que se veste mal.
mas mesmo assim é um bocado piroso.

para mim doutores são mesmo os médicos também.
quando começar a trabalhar na área vou so usar o titulo apenas para marcar a distancia caso a pessoa seja mal educada, mesmo só para incutir respeito e para que veja que não se está a portar como deve ser e logo não estou interessada em ser amiga para lá do trabalho. no entanto ainda coloco muitas duvidas nesta questão e só tenho mesmo a certeza que não quero ser drª em lugar nenhum
.......
menos para os advogados, muitos deles são muito inchado e fica sempre bem dar a entender que há mais pessoas que andaram na universidade [:p]

tratar alguém por doutor só porque tem um curso??? não nascemos todos com o nosso nome? era mais o que faltava! o meu era bancário e havia muita gente que por ele ser subgerente (e podia ter sido gerente, mas nunca quis por causa as dores de cabeça) que o tratavam por doutor, ao que ele dizia logo que nao tinha nenhum curso.

outras pessoas que ele encontrava e que sabia que era quase pés rapados apresentavam-se como doutor e doutora... [:D] mania das grandezas...

por acaso no meu cartao de débito tem lá antes do nome Dr., mas foi o gerente do banco que conhecia bem o meu pai e qu o tinha vindo substituir que fez questão de por. e quando chegava lá ao banco, de camisa com fraldas de fora e casaco de couro ele tratava-me por doutor não sei das quantas e o pessoal que ia fazer lá depósitos ou "choramingar" por causa das contas ficava parvo!!! [:)]

estou completamente de acordo, para mim doutores são apenas os médicos ou juízes. tudo o resto é paisagem. Também acho ridículo algumas coisas que se vê aqui por estas bandas, e uma das piores é a impressão do título nos cheques de algumas pessoas, como se o DR à frente do nome fosse alguma garantia de pagamento [:D][:D]

É uma das alergias que tenho... Então agora nem se falar. Doutores é o que não falta aqui onde estou, mas doutores a sério com doutoramento, muitos deles em universidade que nós nem sonhamos lá entrar.

Porém, mesmo com tantos doutores, tudo se trata pelo primeiro nome! E sabe tão bem...

Mas pq é que é natural que alguém licenciado em medicina possa ser tratado por Dr. e outra pessoa licenciada em serviço social (p.ex.), não?

Doutor vem de Douto e que transmite o seu conhecimento, aquele que douta, por isso, e com mais propriedade, os verdadeiros doutores seriam os professores.

Outra coisa que mete impressão são os deputados e ministros, a chamarem-se uns aos outros por doutor e engenheiro. E então nos debates antes das eleições, cada vez que um se dirige a outro, é "O Sr. Engenheiro", ou "O Sr. Dr"... Ainda são obrigados a saber se o gajo é Dr ou Engº. Não seria muito mais fácil chamarem uns aos outros por SR? Que raio de complexo de inferioridade :sh)

Mas pq é que é natural que alguém licenciado em medicina possa ser tratado por Dr. e outra pessoa licenciada em serviço social (p.ex.), não?

Doutor vem de Douto e que transmite o seu conhecimento, aquele que douta, por isso, e com mais propriedade, os verdadeiros doutores seriam os professores.

Porque chamar Dr. a um médico é um hábito já muito antigo e é comum em qualquer lugar do mundo. Já os outros licenciados, só em Portugal e mais alguns poucos países com o mesmo complexo que o nosso.

Chama-se Doutor a alguem que fez o doutoramento, então temos de chamar a alguem que fez um mestrado, Sr. Mestre, ou Sr. Licenciado, se alguem só acabou o secundário chamamos de Sr. segundo? o/

Isso não faz sentido e só demonstra o quão triste é a pessoa que exige que a tratem por tal. É alguem no fundo sem nivel.

Os media, quando estão em entrevistas tratam advogados por Dr., mas quando entrevistam o Mourinho, é ... Mourinho, afinal ele é Doutor (penso eu).

Um primo é engenheiro de rolhas (lool) e muitos dos familiares até o tratam por eng.

Deixem-me apenas esclarecer a confusão que muitas pessoas ainda fazem relativamente à aplicação da palavra Doutor.

Doutor não são só os médicos, a diferença é está, para um doutorado, Doutor é um grau académico para os licenciados Doutor é apenas um Título.

Licenciado em medicina = Doutor (título)
Licenciado em Gestão (por exemplo) = Doutor (título)

Mestrado = Mestre (grau académico)

Doutoramento = Doutor (Grau académico)

A diferença está aqui, o que se costuma fazer para distinguir isto é:
Doutor = Doutoramento (grau académico)
Dr. = Licenciado (título)

As pessoas podem ter as convicções que quiserem mas é assim que as coisas estão definidas.

P.S. Já se sabe que o curso de Medicina é complexo (apesar de existirem outros tantos) mas não deixa de ser uma licenciatura (agora mudou com bolonha), isso é que o grau académico que é diferente do título.

Last edited:
Porque chamar Dr. a um médico é um hábito já muito antigo e é comum em qualquer lugar do mundo. Já os outros licenciados, só em Portugal e mais alguns poucos países com o mesmo complexo que o nosso.

Numa consulta, deslizei e tratei o médico por sr., levei logo com a taxa "... eu não andei consigo na escola, para me tratar por sr. é dr. ...".

Se as pessoas insistirem em usar títulos antes dos nomes, como é que se deve tratar um licenciado? Por "Sr. DR"? por "Sr. Licenciado"? Só por "Sr." E como se distingue então um licenciado duma pessoa com o 12º ano? E o que diria um Catedrático face a um simples doutorado? Exigiria ser tratado por "Sr. Professor Doutor"? E porque há-de um simples médico licenciado ser tratado por "doutor"?
Para responder a isso criaram-se convenções, como disse e muito bem o pmna.

Mas lá está, isso são meras convenções, e valem o que valem. O problema quanto a mim não está aí, acho que é uma questão falsa que desvia as atenções do que realmente interessa. E o que realmente interessa é que em Portugal dá-se demasiado valor ao culto do título. O que remete para um dos nossos defeitos, que consiste na aceitação tácita de uma estratificação social apriorística, que assume a existência de graus hierárquicos onde eles não têm necessariamente que existir. É uma tradição de deferência bacoca e bafienta, um "põe-te no teu lugar", que por cá temos há séculos, foi aprofundada nos tempos da ditadura e nunca mais desapareceu.

Numa consulta, deslizei e tratei o médico por sr., levei logo com a taxa "... eu não andei consigo na escola, para me tratar por sr. é dr. ...".

A única vez que isso me aconteceu e tratei alguém por senhor e me responderam "senhor não, Doutor", na primeira oportunidade devolvi-lhe, Rasec não, "Senhor Doutor", olhou-me de forma fulminante... mas foi remédio santo!

É daquelas patacadas que só num paísinho como Portugal é que faz sentido... falo com o CEO e VPs da empresa onde estou e trato-os a todos pelo primeiro nome... mentalidades.

Outra história gira foi na anterior empresa onde estava em Portugal, uma empresa do ramo alimentar onde o pessoal das linhas tem tendência a estar afastado hierarquicamente dos senhores doutores e engenheiros do planeamento, marketing, etc. Quando cheguei lá para gestor de produção e área de qualidade ia falar com o pessoal das linhas e e eles perguntavam sempre "é doutor ou engenheiro" e eu respondia, "chame-me só pelo nome" mas ainda houve uns quantos que me perguntaram "mas porquê, não tirou curso?" [:D][:D]

Back