Stellantis em crise

É essa parte que lhes passa ao lado. Por cá um exagero de normas bem intencionadas, mas irrealistas, a que os chineses e americanos limpam o rabo.

Mário Draghi meteu o dedo na ferida há duas semanas apadrinhando um estudo da comissão europeia muito bem feito que deveria ser documento de orientação geral para ontém, até pela simplicidade.

Curiosamente, e contra o que eu estava à espera, os ambientalistas radicais nem precisaram de berrar muito. A comunicação social encarrrregou-se de abafar o assunto.

​​​Venham lá os carros chineses em jarda, é mais simples do que usar a cabeça para planear o futuro. Aprendizagem às cabeçadas também funciona mas dói mais.
​​​​​​

Topolino, já há algum tempo que reparei que adoptaste um perfil de trolar e descontextualizar o que escrevo. E neste contexto não estou disponivel para discutir contigo seja o que for.

Onde ficou claro no meu post que idolatro o gestor porque me recebeu bem a mim ou às 60 pessoas que estavam no local? Que necessidade tens de descontextualizar?...:confused:

Na minha idade e nos meus 40 anos de Gestor, há algo que já entranhei à muito: O cheiro da inveja, a mesquinhez, o escárnio e o mal dizer sobre qualquer tuga que se destaque, fora ou dentro desta espelunca....

A outra skill que desenvolvi, foi a profunda indiferença que sinto por toda esta espécie de tuga que pulula pelos foruns e redes sociais.

Get a life....​

Concordo plenamente com o que escreveste

Topolino, já há algum tempo que reparei que adoptaste um perfil de trolar e descontextualizar o que escrevo. E neste contexto não estou disponivel para discutir contigo seja o que for.

Onde ficou claro no meu post que idolatro o gestor porque me recebeu bem a mim ou às 60 pessoas que estavam no local? Que necessidade tens de descontextualizar?...:confused:

Na minha idade e nos meus 40 anos de Gestor, há algo que já entranhei à muito: O cheiro da inveja, a mesquinhez, o escárnio e o mal dizer sobre qualquer tuga que se destaque, fora ou dentro desta espelunca....

A outra skill que desenvolvi, foi a profunda indiferença que sinto por toda esta espécie de tuga que pulula pelos foruns e redes sociais.

Get a life....​

Uma peça algo extensa - cito só um parágrafo do meio - com mais opinião do que números, mas interessante: https://rogerboyd.substack.com/p/the-ongoing-collapse-of-the-western

The Ongoing Collapse of the Western Car Industry

A First Quarterly Report

​[...]

So by the end of 2026 the global car company sales leader board may have a leading pack consisting of an ailing and protected Toyota, a flourishing Hyundai-Kia and a flourishing BYD; with little difference in their global sales levels. Then a second pack made up of ailing and protected VW and Stellantis. Then a third group made up of Geely, Suzuki, Chery and ailing and protected Honda, Nissan, GM, Ford, and Renault-Nissan-Mitsubishi (RNM) Alliance, together with a flourishing Li, Huawei and possibly Xiaomi. And quite possibly an ailing and protected Tesla, as its lack of new products leads to losses in China, and increasing inroads by competitors (including Hyundai-Kia and Geely-Volvo) in the slow growing US market which it relies upon for the vast majority of its profits. A slow growing and increasingly competitive European market will offer little if any offset, and even there non-EU markets such as the UK may stay open to Chinese brands.

​[...]

Get a life....​

Deixa ver...

Primeiro tentaste descredibilizar a fonte.
Depois tentaste descredibilizar a notícia.
Depois asseguras que o gajo é à prova de erros e até referistes possidoniamente que privaste com ele, o que era completamente irrelevante para o assunto.
Acabas a considerar que todos os que não concordam contigo é por inveja e mesquinhez.

A minha análise:

Não aceitas opiniões discordantes.
Ainda não percebeste que ninguém é isento de critica e falhas.
Em vez de argumentares disparas para todo o lado e refugias-te no ataque ao mensageiro.
Com 40 anos de gestor espera-se mais.A maturidade implica perceber que todos falham.

Carlos Ghosn salvou a Nissan da decadência, foi considerado um guru da gestão e acabou a fugir escondido numa caixa de madeira.

P.S.
​​​​​​Chegaste a tomar chá com o Bava?
​​​​​image.png

Get a life....​

Tu não consegues ter uma discussão neste fórum sem recorreres ao ataque pessoal, o que diz muito sobre ti. Com a tua idade elevada já deverias ter outro tipo de maturidade. És aquilo a que os americanos chamam de "grumpy old man"[:D] Mas eu também não sei como vou lidar com a minha terceira idade, se um dia lá chegar.

Grumpy-older-man-Adobe-Stock-254230111.jpg

Se pesquisares por notícias sobre a Stellantis vais encontrar muitos comentários negativos em Inglês e de certeza que não são escritos por tugas. Um CEO de uma empresa tal como é responsabilizado quando os resultados são bons também tem de o ser quando há problemas.

Ultimamente vejo em cada vez mais discussões online (não só aqui) essa patranha da inveja e da dor de cotovelo. É confrangedora, esta falta de capacidade argumentativa e de aceitação de opiniões diversas. Será mesmo da idade? :confused:

Como competes com china nos EV com a legislação europeia ambiental em matéria de exploração de recursos naturais e emissões*?
Como produzir baterias, alumínio e outras ligas ao preço que o fazem os chineses sem qualquer controlo ambiental?

custa muito largar as baterias NMC e ir LFP, p.ex.?

Mas ainda assim vou dizer que em 2022 tive oportunidade de num evento do Clube Alpine (homenagem que o Clube Alpine Portugal lhe prestou) e realizado numa das Quintas do Carlos Tavares, em Lamego, de o conhecer e conhecer todo o seu trajecto profissional

Opiniáo parcial, nada mais. O resto está no meu anterior post...

custa muito largar as baterias NMC e ir LFP, p.ex.?

Se I problema fosse tecnológico, era fácil de resolver.

As tecnologias compram-se quando não se têm ou desenvolvem-se.

Mesmo com um time to market, superior a indústria europeia tem capacidade mais que suficiente.

Só que não é esse o problema.

A questão é que enquanto os governos europeus subsidiam os EV para reduzir as emissões (foco ambiental), o governo Chinês subsidia para rebentar com a concorrência (foco no negócio), isso enquanto continua a aumentar cada vez mais as emissões CO2 e poluentes, a produzir matérias primas sem respeitar as.mais elementares boas práticas de preservação do ambiente.

O que falta aqui, é uniformização das regras do jogo. Com a regulamentação ambiental e os os custos energéticos artificialmente elevados na Europa, nenhum fabricante consegue competir com a China.

É por esses motivos que as taxas salgadas aos carros chineses são inevitaveis.
​​​​​

Claramente

Os políticos idiotas de Bruxelas vão rebentar com a indústria automóvel europeia. Não é novidade.
A escumalha política europeia há muito que está desligada dos cidadãos e do mundo real. Vivem num mundo de fantasia woke.

Indústria. Volkswagen espirra e fabricantes europeus tremem

Imposição de emissões cada vez mais reduzidas por parte de Bruxelas, problemas nas cadeias de abastecimento e concorrência chinesa estão a pôr a indústria automóvel europeia à beira de um ataque de nervos.

O CEO da Stellantis diz-o há muito, principalmente aos trabalhadores do grupo e accionistas privados.

O CEO da Stellantis diz-o há muito, principalmente aos trabalhadores do grupo e accionistas privados.

Sim. Tem sido dos mais consistentes nesses avisos. Infelizmente apesar dos avisos os idiotas políticos não conseguem ver para além dos seus umbigos.

Sim. Tem sido dos mais consistentes nesses avisos. Infelizmente apesar dos avisos os idiotas políticos não conseguem ver para além dos seus umbigos.

Deixa lá que os land alemães vão elucidar a rapaziada fã da escória chinesa, produzida com trabalho escravo.

https://www.politico.eu/article/volkswagen-tesla-china-evs-europe-herbert-diess-elon-musk/

elucidativo.

In Europe, EV sales have dropped off, undercutting Tesla’s dominance. But Volkswagen has an additional burden — it still depends on combustion-engine car sales to prop up its revenue column, as EVs only accounted for 8.3 percent of sales last year. If that doesn’t change fast, VW will be hit with massive fines if it doesn’t meet new EU emissions requirements that take effect next year.

Europe’s car industry could face fines totalling €15 billion, warned Renault CEO Luca de Meo, who also heads European car lobby ACEA.

espero que não fechem a europa aos carros chineses,

Penso que não percebeste a coisa.

Bruxelas está prestes a aplicar impostos sobre importações de EVs chineses após uma investigação antissubsídios, enquanto Washington e Ottawa impuseram impostos de 100 por cento.

Enfrentando uma crise econômica em casa e mais barreiras comerciais no Ocidente, fabricantes chineses de EV como a BYD estão correndo para mercados alternativos como Brasil, México ou Marrocos . Em resposta, o Brasil está aumentando gradualmente as tarifas de EV — elas devem chegar a 35% em 2026.

Localizar a produção é a jogada do Mercosul — assim como é da UE impor suas próprias tarifas sobre as importações de veículos elétricos fabricados na China.

Back